Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Pois, mas minhas duvidas mantêm-se. Vejam este exemplo da Daikin.
    FTXG25JV1BS / RXG25J2V1B
    potencia consumo COP
    Minima 1,3 0,32 4,06
    Nominal 3,4 0,78 4,36
    Maxima 4,5 1,32 3,41
    (Dados retirados do site da DAIKIN)

O COP nominal é o mais alto, na potencia minima o COP desce um pouco.

Será a regra ou a excepção??

Colocado por: jorgealves

tal como tinha respondido anteriormente, estava enganado

os equipamentos modulantes conseguem consumir menos que os convencionais tudo ou nada, pelo simples facto de não desligarem a potencia totalmente e fornecerem sempre alguma potencia útil, gastando muito menos do que aquilo que eu próprio pensava,

em teoria qualquer maquina que funcione abaixo do regime aumenta as perdas, acontece que os inverter´s além de reduzirem a velocidade de rotação do compressor, reduzindo com isto a potencia útil, compensam a quebra de rendimento com o ajuste das válvulas expansoras também elas modulantes, e assim faz com que a potencia útil diminua mas o consumo diminui muito mais chegando ao caso da maquina 4MXS 80 debitar 4,5Kw de energia com um consumo de apenas 0,72Kw, claro que neste caso o COP (como relação de potencias) é assombroso, mas o COP é definido em regime normal com plena potencia, logo será mais baixo, e esse é o valor que aparece nas tabelas

as minhas desculpas pelo anterior comentário, que não estava correcto,
  2.  # 382

Olá System32,

Mais do que haver uma regra ou não, a meu ver é importante analisar-se caso a caso, e não levar em conta apenas o COP na potência nominal, mas também o máximo e em especial o mínimo. Tal parece-me particularmente importante em sistemas multisplit, nomeadamente quando poderão não estar todas as unidades ligadas ao mesmo tempo. O uso que se pretende fazer das máquinas é importante e pode determinar a melhor escolha.

Do estudo que fiz na altura que comprei o meu ar condicionado, penso que era regra que o COP diminuía na potência máxima, o que é lógico.
    Quanto à potência mínima, penso que é mais frequente o COP aumentar, pelo menos é o que acontece nos sistemas que possuo, contudo pode haver casos como o que indica que tal pode não acontecer, contudo se houver perdas devem ser baixas.

Embora estes dados sejam bons indicadores ficamos sem saber qual o consumo intermédio entre o mínimo e o nominal, que deve ser onde o ar condicionado se encontra a maior parte do tempo. Podemos presumir que o COP andará entre um valor e o outro, contudo pode não ser bem assim.
  3.  # 383

Em que fase se instala o piso radiante, quando a casa está fechada com caixilharia ou pode ser antes?
  4.  # 384

Eu aconselhava antes... Aquilo não é assim limpinho na colocação da argamassa...
  5.  # 385

E porque tem a casa de estar fechada? Julgo que antes de estar fechada é melhor...evita-se sujar caixilharia e vidros! E quanto tempo em média demora instalar o piso, são 220m2
  6.  # 386

ah bom! vendo por esse prisma concordo, julguei que houvesse outro motivo... E quanto à duração de instalação do sistema é relativamente rápido né?
  7.  # 387

Pelo que já vi em video na net não parece ser uma coisa demorada...
  8.  # 388

Era só para ter uma ideia por mera curiosidade.
    Sabe responde, não sabe abstenha-se de comentários...
  9.  # 389

é isso! até parece que ajudou em alguma coisa para me chamar ingrato... as suas respostas parece de quem está a falar para um miúdo de 4 anos!
    Ah! Ingrato e mal agradecido é a mesma coisa :)
  10.  # 390

Ouvi! Só que eu coloquei uma questão e você não respondeu... Bom Fim de Semana.
  11.  # 391

Colocado por: Anonimo16062021
    Isso ai já tem que pergunta o Sr ?

Esta :)
  12.  # 392

Ah! Podia ter dito logo... Como colocou um"?" julguei que me estava a dizer que devia perguntar ao meu instalador :)
    É o que dá utilizarem nicks esquisitos...
  13.  # 393

Pois, mas não associei ao utilizador em causa...
    Acho que enquanto discutimos neste tópico já instalaram o piso radiante:)
  14.  # 394

Há-de estar...
  15.  # 395

Esta ultima dos nicks esquisitos é minha e foi em tom irónico. Se ler os meus últimos posts e do Dia Borges vai entender.
    Mas então porque tem que estar fechada a casa senão pelos possíveis roubos de material!?

É que até ao momento nunca faltou nada e olhe que la tem ficado muito material...
  16.  # 396

Eu salvo-o, não se preocupe :) O amigo ? é que tem que ler tudo senão não entende :)
  17.  # 397

não consigo perceber a imagem!

Aquela parte branca visível faz parte do piso? Mais parece um mau trabalho efectuado...
  18.  # 398

Estas fotos estão qualquer coisa!
    Até o mais desconhecedor de como se deve fazer lhe deve parecer estranho aquilo.
    Digo eu...
  19.  # 399

E diz bem... porque eu não percebi népia da foto :)

Quanto à marca não sei qual é... tenho que perguntar ao instalador! Tenho a pré-instalação feita com os colectores de cada piso... Mas por aí julgo que não dá para ver a marca porque está fechado.
  20.  # 400

Parece-lhe bem a forma como o isolamento termina?
    Não há nenhuma "cofragem" para a argamassa.
    O isolamento parece que foi cortado à dentada...

0.0790 seg. NEW