Iniciar sessão ou registar-se
    • SrR
    • 6 março 2020

# 1

Colocado por: nasys007SrR, pelo que dono casa disse, já o fez nos radiadores, mesmo alterando velocidade ao circuladora. Volto a repetir o que já disse umas 3 vezes...
    Aquele sistema, só dá para trabalhar se for para aquecer menos elem. Mesmo tempo.
    Com testes que foram feitos, já foi tudo dito.
    Até porque instalação, está razoável.
    Falta POTÊNCIA
    e fez aonde, na termostactica ou retenção? O que nao falta sao recuperadores con 19kw agua a aquecer centos e tais elementos, e mesmo nas suas contas a 160w o elemento ainda nao ultrapassa os 19kw, tenha calma a ver como corre, eu ja dei a minha opção que seria desviar da inercia com uma 3 vias e siga directo pros radiadores. Nao se enerve, nao é o único nestas andanças
    • SrR
    • 6 março 2020

# 2

Colocado por: TreblionApenas tenho regulação no radiador.
    regule o passador de baixo, com circuitos tao longos desde o colector ate aos radiadores há muita agua nessas tubagens, vá por partes ate porque andar a substituir recuperadores deve ser a última opção
  1.  # 3

Colocado por: SrRregule o passador de baixo, com circuitos tao longos desde o colector ate aos radiadores há muita agua nessas tubagens, vá por partes ate porque andar a substituir recuperadores deve ser a última opção

Ainda não experimentei a sua dica. Fechar passadores dos radiadores e diferencial de 20°C se conseguir.

Assim que experimentar dou feedback.
    • SrR
    • 6 março 2020

# 4

Colocado por: Treblion

Ainda não experimentei a sua dica. Fechar passadores dos radiadores e diferencial de 20°C se conseguir.

Assim que experimentar dou feedback.
    diferencial de 20 em cada um, pega num termômetro laser e mede a entrada e a saida
  2.  # 5

Se não consegue ter temperaturas nos radiadores, como faz regulação diferencial 20 graus ?
  3.  # 6

Já testei conforme disse o SrR. Radiadores com 20°c de delta. Bomba quase no mínimo e radiadores ficam com cerca de 1/4 de volta abertos. Ouve-se um bocadinho a água a passar nos radiadores. Consegui manter o recuperador com cerca de 62°C com todos os radiadores abertos. Acho que isso devia dar mais...
    Segundo o fabricante o recuperador dá até 136 elementos... Tenho menos.
    Encontrei umas fotos da hotte entretanto vou ver se consigo colocar.
    • SrR
    • 7 março 2020

# 7

Mas aqueceram ou nao?
    • SrR
    • 7 março 2020

# 8

Se tiver fotos das ligações do recuperador poste ai
  4.  # 9

Colocado por: SrRMas aqueceram ou nao?

Aqueceram pois.
    • SrR
    • 7 março 2020

# 10

Agora so falta tirar a duvida das ligações no recuperador
  5.  # 11

Aqui vão mais umas fotos:

- Recuperador: https://ibb.co/QnVY99C

- Entrada: https://ibb.co/ThnqwWz

- Saída: https://ibb.co/0r2Pvgv

- Tubagem: https://ibb.co/JpmQ5PS
    • SrR
    • 7 março 2020

# 12

Isso agora com uma regulação mais precisa de caudais fica no ponto, depois à medida que os espaços forem aquecendo a agua tambem vai aquecendo ainda mais, portanto ir tentando afinar a instalação e escusa de andar a trocar de recuperador
    • SrR
    • 7 março 2020

# 13

Colocado por: TreblionConsegui manter o recuperador com cerca de 62°C com todos os radiadores abertos. Acho que isso devia dar mais
    isto tambem pode ter a ver com os caudais da bomba do recuperador, pode diminuir um pouco aqui a ver como se comporta
  6.  # 14

Claro que fico satisfeito, se problema da casa ficar resolvido.
    Mas de qualquer modo não acho fácil.
    Decerto a atingir temperaturas desejadas, em vez de 1,5h se calhar vai ter aguardar um bom bocado mais até que o consiga em todas as divisões ao mesmo tempo.
    Já por si, sistema deste gênero de lenha é um sistema demorado, neste caso acho que ficará demais.
    Agora se dono da casa, estiver bastante tempo em casa e conseguir trabalhar/abastecer este equipamento 6 a 8h por dia no minimo, óptimo.
  7.  # 15

Sem Treblion, já agora, esclareça.me uma curiosidade, quais as temperaturas que conseguiu atingir na ida e retorno dos radiadores e em quantos radiadores conseguiu ?
    A que horas do dia o fez ?
    Qual era temperatura ambiente quando início a queima no recuperador ?
    • SrR
    • 8 março 2020

# 16

E presumo que os tubos no recuperador nao estao trocados, 😁 tambem nao era a primeira vez, ja apanhei isso nuns paineis e aquilo nao aquecia nada de nada, aliás o deposito nunca passou dos 30graus
  8.  # 17

Colocado por: SrRIsso agora com uma regulação mais precisa de caudais fica no ponto, depois à medida que os espaços forem aquecendo a agua tambem vai aquecendo ainda mais, portanto ir tentando afinar a instalação e escusa de andar a trocar de recuperador

Quando fala em regulação mais precisa estamos a falar de que?

Colocado por: SrRisto tambem pode ter a ver com os caudais da bomba do recuperador, pode diminuir um pouco aqui a ver como se comporta

Bomba já está no mínimo.

Colocado por: nasys007Sem Treblion, já agora, esclareça.me uma curiosidade, quais as temperaturas que conseguiu atingir na ida e retorno dos radiadores e em quantos radiadores conseguiu ?
    A que horas do dia o fez ?
    Qual era temperatura ambiente quando início a queima no recuperador ?

57°C na ida e cerca de 37 a 38°C no retorno.
    Comecei a queima por volta das 19h e atingiu a temperatura de 62° cerca das 22h.
    Temperatura ambiente no início da queima cerca de 17°C por volta das 22h estava com 19°C a 21°C nas divisões.

Colocado por: SrRE presumo que os tubos no recuperador nao estao trocados, 😁 tambem nao era a primeira vez, ja apanhei isso nuns paineis e aquilo nao aquecia nada de nada, aliás o deposito nunca passou dos 30graus

Não me parece que estejam trocados...
    • SrR
    • 8 março 2020

# 18

Colocado por: TreblionQuando fala em regulação mais precisa estamos a falar de que?
    ir vendo entre radiadores os mais desfavoráveis e garantir o caudal nesses
    • SrR
    • 8 março 2020

# 19

Para alem disso se nao for o suficiente entao pode equacionar o tal bypass que falei, inves de ser recuperador, inercia, radiador seria recuperador, radiador directo
  9.  # 20

Colocado por: SrRir vendo entre radiadores os mais desfavoráveis e garantir o caudal nesses

E deixar o delta T de 20°C na maior parte dos radiadores certo?

0.0290 seg. NEW