Colocado por: zedasilvaPelo que percebi o seu projeto prevê uma solução de ensoleiramento geral é isso?
A solução foi com base nos resultados desse estudo?
Tem ali terreno firme a cerca de 2 m para uma solução de sapatas com exceção de 2 pontos onde estará mais fundo.
A solução de poços de betão ciclópico ficava mais cara?
Colocado por: WilgaA solução actual é com sapatas corridas e inclui+- 20 pilares.
Colocado por: WilgaA minha preferência (inicial e actual) é por ensoleiramento geral
Colocado por: Wilgaa minha preferência vai para ensoleiramento mas como percebe, é preciso um aterro de dimensões consideráveis (área de implantação nos 170m).
Colocado por: zedasilva
Aterro porquê?
A cota natural do terreno está abaixo da cota de implantação da casa?
Colocado por: WilgaAterro ate ao firme (aproximadamente) foi a opinião dos técnicos.
Colocado por: WilgaPara efetuar o ensoleiramento seria necessário desaterro e depois aterro com compactação, se entendei corretamente.
Colocado por: WilgaA minha dúvida prende-se com a necessidade de ir ao firme mesmo para ensoleiramento geralEu descartei a hipótese de ensoleiramento por causa disso, segundo o engenheiro tinha na mesma de fazer poços em betão ciclopico até ao firme.
Colocado por: DR1982segundo o engenheiro tinha na mesma de fazer poços em betão ciclopico até ao firme.
Não necessariamente, para isso é que serve o estudo. Para saber a capacidade de carga do terreno na cota em que está.
No limite tirar a terra vegetal e criar uma plataforma mais estável para o ensoleiramento.
Não foi isso que os seus técnicos lhe explicaram?
Colocado por: zedasilvao engenheiro que me disse isso usa isso, só se for por isso :)
Contrata engenheiros de CYPE.
:)))
Contrata engenheiros de CYPE.
:)))
Colocado por: riscosNinguém com um bocadinho de juízo faz fundações ou ensoleiramento em cima de aterros porque não tem o mínimo de tensão necessária para suporte de uma fundação.