Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Marco84

Estaríamos a falar de uma bomba de que potência?
    Daikin altherma 5 kW reversível.
  2.  # 82

Colocado por: jorgealvesDaikin altherma 5 kW reversível.

É que recebi um orçamento com uma de 14kw.
    Orçamento incluído no preço de construção da moradia.
  3.  # 83

Colocado por: jorgealveseu como passo muito tempo a ver televisão e YouTube agora também faço operações cirúrgicas e não tenho tempo para estas minhoquices, afinal basta uns xizatos e uns alicates, no fim os gajos e as gajas acabam todos por morrer .......,,..,.....

Sim, comparando coisas que não são comparáveis.

Como disse, passar tubos, não tem assim tanto que saber esticar uma mangueira com as devidas distâncias. Agora as partes de ligações já não me aventurava a fazer, mas passar tubos e meter o EPS metia sem problema nenhum, e certamente que não iria apanhar ali problemas.
    O mesmo com o canalizador, faz a parte fácil de acordo com as ordens que os técnicos lhe dizem, e depois a parte complicada vêm os técnicos acabar.

Colocado por: Marco84Mas acham que até 15k não se arranja uma boa solução instalada por um profissional competente? Instalando material com qualidade. Acho que também não estou a pedir algo impossível. Ou estou?

Arranja, a 2ª proposta mais baixa que tenho são cerca de 14k com BC Daikin, já que é a marca que aqui tanto gostam!

Colocado por: jorgealvesTodos vão "funcionar".

Mas a diferença entre ter uma instalação com pés e cabeça garantindo o mais baixo custo possível, fiabilidade é absurdamente irrisória,

Agora são 2000 ou 3000 mas depois são mais 200€/mês para o resto da vida,

Para os desatentos são em média 600€ por ano, façam as contas....

Mas porque da maneira que estou a falar não hei-de ter uma instação com pés e cabeça? Engraçado falarem agora em 2 ou 3 k de diferença, mas até eu falar nos valores que tenho via diferenças de 5 ou 6k.

Colocado por: jorgealvesessa solução neste momento ronda os 12.000€ com iva e montagem incluídos. E sem chanatices.

...

Colocado por: rjmpires
    Acho que consegue, agora 10k para tudo nunca tinha visto.. principalmente porque só a bomba de calor costuma ser 4-7mil€.
    Ou então só tenho olho para coisas caras, às tantas é isso 😅

Tenho uma proposta com uma Daikin em que a BC fica a 3700€.

Colocado por: DR1982Mesmo assim eu preferia essa solução do que optar por equipamentos mais baratos de marcas que nao me inspiram tanta confiança!

Confesso que a marca da BC foi algo que me fez ficar relutante, mas andei a procurar informações sobre a mesma, é marca europeia, fabricada na Europa, e pelo que vi até fiquei agradado, por isso acabei por avançar.

Colocado por: jorgandNao sei então o espanto por o preço que falou o tiago, afinal ate e possível por pouco mais ter tudo e feito por técnicos credenciados.

Devem ter percebido mal o que disse, o preço que tenho é tudo controlado por técnicos credenciados. Eles vêm à obra dizer como é para fazer a parte que o canalizador consegue fazer, depois de feito essa parte voltam para confirmar, fazer ligações mais técnicas e testes finais. Eu poupo ali no custo de mão de obra que a especializada é mais cara que um canalizador, mas eles vêm dar os planos de passagem de tubagem e no fim vêm confirmar tudo.

Edit: Ah, e já falei com DO que têm PRH feito pelas mesmas pessoas neste sistema e que falaram em consumos baixissimos, e super satisfeitos com o sistema a funcionar. Não estou a falar de um canalizador que vá fazer isto pela 1ª vez, é alguém que tem esta parceria com os técnicos e já fez algumas instalações assim.
  4.  # 84

Colocado por: jorgealvesTodos vão "funcionar".

Mas a diferença entre ter uma instalação com pés e cabeça garantindo o mais baixo custo possível, fiabilidade é absurdamente irrisória,

Agora são 2000 ou 3000 mas depois são mais 200€/mês para o resto da vida,

Para os desatentos são em média 600€ por ano, façam as contas....

Agora fiquei preocupado, eu gastei em 2019 mais 600 euros a climatizar e fazer AQS
  5.  # 85

Colocado por: callinas
    Agora fiquei preocupado, eu gastei em 2019 mais 600 euros a climatizar e fazer AQS
    foste bem papado.lolol..........
  6.  # 86

Isso já são valores mais interessantes. Juntando depois os painéis devemos rondar os 15k para 170 m2. Já agora alguém tem uma ideia de consumos da bomba se formos associada a painéis fotovoltaicos?

A bomba consome o mesmo, quer tenha painéis FV ou não. =)
    O consumo da bomba depende das temperaturas exteriores, da temperatura de conforto e áreas a climatizar.
    Se tiver um painel de 280 watt pouco ou nada ajuda. Se tiver 6 muito vão ajudar, se não for na bomba, ajuda na casa.

Qual a sua dúvida em concreto?
  7.  # 87

A bomba consome o mesmo, quer tenha painéis FV ou não. =)
    O consumo da bomba depende das temperaturas exteriores, da temperatura de conforto e áreas a climatizar.
    Se tiver um painel de 280 watt pouco ou nada ajuda. Se tiver 6 muito vão ajudar, se não for na bomba, ajuda na casa.

Expliquei-me mal queria dizer estado ela associada a painéis quantos € custaria climatisar a moradia.
  8.  # 88

Expliquei-me mal queria dizer estado ela associada a painéis quantos € custaria climatisar a moradia.

Se tiver muitos painéis, na meia estação e no verão, o custo de climatização pode ser quase zero desde que haja sol.

Consumo de energia 1 Abril 2020

28 Junho 2019
  9.  # 89

Como tinha falado numa instalação de prh feita por um amador e que funciona 5*****
      20170101_143314.jpg
  10.  # 90

Que tubo é este
    ?
  11.  # 91

Se tiver muitos painéis, na meia estação e no verão, o custo de climatização pode ser quase zero desde que haja sol.

Consumo de energia 1 Abril 2020

28 Junho 2019

Vou ter que me informar sobre o preço de aquisição e instalação dos fotovoltaicos.
  12.  # 92

Vou ter que me informar sobre o preço de aquisição e instalação dos fotovoltaicos.

Passe ali no tópico ao lado.
    200 a 300 euros a instalação, pode ser gratuita se fizer você mesmo.
    1 kw de painéis mil euros.
    2 kw, dois mil euros.
    Os preços umas vezes sobem outras descem. Agora estão mesmo em promoção.
  13.  # 93

Colocado por: callinasQue tubo é este
    ?

Fazendo zoom parece um pedaço de fita igual à que está nas juntas do isolamento
  14.  # 94

Colocado por: callinasQue tubo é este
    ?
    acho que deve ser algum tubo de eletricidade mas não tenho a certeza.
    Pode que depois tenha também fita.
    • SrR
    • 7 abril 2020

# 95

Fita perimetral nem vela
  15.  # 96

Passe ali no tópico ao lado.
    200 a 300 euros a instalação, pode ser gratuita se fizer você mesmo.
    1 kw de painéis mil euros.
    2 kw, dois mil euros.
    Os preços umas vezes sobem outras descem. Agora estão mesmo em promoção.

Mesmo assim para produzirem o suficiente para suportar a bomba ainda é um grande investimento. Tenho que ver se terei capital para isso.
  16.  # 97

Mesmo assim para produzirem o suficiente para suportar a bomba ainda é um grande investimento. Tenho que ver se terei capital para isso.
    Nao precisa de colocar p necessario para aguentar com a bomba na totalidade sempre, tem de encontrar a media que consegue aproveitar sempre ou quase sempre, digo eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco84
  17.  # 98

Colocado por: SrRFita perimetral nem vela
    ai ainda nao tinha nao sei porque, mas levou em todos os sítios, porque sobrou muita que eu ainda a tenho em minha casa.
    • SrR
    • 7 abril 2020

# 99

A fita é primeiro e depois o isolamento
    Concordam com este comentário: jorgand, callinas, jorgealves
  18.  # 100

o tubo tem mais de 30cm entre eles!!!

se começar a fazer assim também faço muito mais barato, mas prefiro fazer como mandam as boas regras e os manuais do fabricante.
      2019-11-21 14.37.00.jpg

0.0160 seg. NEW