Colocado por: Marco84Daikin altherma 5 kW reversível.
Estaríamos a falar de uma bomba de que potência?
Colocado por: jorgealvesDaikin altherma 5 kW reversível.
Colocado por: jorgealveseu como passo muito tempo a ver televisão e YouTube agora também faço operações cirúrgicas e não tenho tempo para estas minhoquices, afinal basta uns xizatos e uns alicates, no fim os gajos e as gajas acabam todos por morrer .......,,..,.....
Colocado por: Marco84Mas acham que até 15k não se arranja uma boa solução instalada por um profissional competente? Instalando material com qualidade. Acho que também não estou a pedir algo impossível. Ou estou?
Colocado por: jorgealvesTodos vão "funcionar".
Mas a diferença entre ter uma instalação com pés e cabeça garantindo o mais baixo custo possível, fiabilidade é absurdamente irrisória,
Agora são 2000 ou 3000 mas depois são mais 200€/mês para o resto da vida,
Para os desatentos são em média 600€ por ano, façam as contas....
Colocado por: jorgealvesessa solução neste momento ronda os 12.000€ com iva e montagem incluídos. E sem chanatices.
Colocado por: rjmpires
Acho que consegue, agora 10k para tudo nunca tinha visto.. principalmente porque só a bomba de calor costuma ser 4-7mil€.
Ou então só tenho olho para coisas caras, às tantas é isso 😅
Colocado por: DR1982Mesmo assim eu preferia essa solução do que optar por equipamentos mais baratos de marcas que nao me inspiram tanta confiança!
Colocado por: jorgandNao sei então o espanto por o preço que falou o tiago, afinal ate e possível por pouco mais ter tudo e feito por técnicos credenciados.
Colocado por: jorgealvesTodos vão "funcionar".
Mas a diferença entre ter uma instalação com pés e cabeça garantindo o mais baixo custo possível, fiabilidade é absurdamente irrisória,
Agora são 2000 ou 3000 mas depois são mais 200€/mês para o resto da vida,
Para os desatentos são em média 600€ por ano, façam as contas....

Colocado por: callinasfoste bem papado.lolol..........
Agora fiquei preocupado, eu gastei em 2019 mais 600 euros a climatizar e fazer AQS
Colocado por: Marco84
Isso já são valores mais interessantes. Juntando depois os painéis devemos rondar os 15k para 170 m2. Já agora alguém tem uma ideia de consumos da bomba se formos associada a painéis fotovoltaicos?
Colocado por: callinas
A bomba consome o mesmo, quer tenha painéis FV ou não. =)
O consumo da bomba depende das temperaturas exteriores, da temperatura de conforto e áreas a climatizar.
Se tiver um painel de 280 watt pouco ou nada ajuda. Se tiver 6 muito vão ajudar, se não for na bomba, ajuda na casa.
Expliquei-me mal queria dizer estado ela associada a painéis quantos € custaria climatisar a moradia.

?Colocado por: callinas
Se tiver muitos painéis, na meia estação e no verão, o custo de climatização pode ser quase zero desde que haja sol.
Consumo de energia 1 Abril 2020
28 Junho 2019
Vou ter que me informar sobre o preço de aquisição e instalação dos fotovoltaicos.
Colocado por: callinasQue tubo é este?
Colocado por: callinasQue tubo é esteacho que deve ser algum tubo de eletricidade mas não tenho a certeza.?
Colocado por: callinas
Passe ali no tópico ao lado.
200 a 300 euros a instalação, pode ser gratuita se fizer você mesmo.
1 kw de painéis mil euros.
2 kw, dois mil euros.
Os preços umas vezes sobem outras descem. Agora estão mesmo em promoção.
Colocado por: Marco84Nao precisa de colocar p necessario para aguentar com a bomba na totalidade sempre, tem de encontrar a media que consegue aproveitar sempre ou quase sempre, digo eu
Mesmo assim para produzirem o suficiente para suportar a bomba ainda é um grande investimento. Tenho que ver se terei capital para isso.
Colocado por: SrRFita perimetral nem velaai ainda nao tinha nao sei porque, mas levou em todos os sítios, porque sobrou muita que eu ainda a tenho em minha casa.