Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: ASSimoes

Quando se fala em 180m2, por exemplo, estamos a falar de climatizar 180m2 úteis, certo? Por exemplo, uma lavandaria ou uma is de serviço onde n é necessário climatização não entram nas contas, certo?
    E esses 180m2 são num piso ou se forem 100m2 no piso 0 mais 80m2 no piso 1 os valores variam muito?
    são 180 M2 de Prh num único piso, em dois pisos aumenta uns quantos euros.

PS: como é óbvio é uma proposta orientativa para um determinado cenário que apesar de ser um caso real, não pode ser replicado indiscriminadamente em todas situações.
  2.  # 142

Colocado por: nasys007Acho que por vezes isto é mais um fórum com pessoas que se julgam "azes" e um fórum destrutivo que um fórum construtivo e de soluções...
    Mandar piadas é giro, mas ter a ideia de Xico espertisse não é grande forma de estaŕ
    tem piada que no seu caso tou farto de o ver mandar números para o ar sem referir marcas, modelos e quantidades, isso não poderá ser considerado como aproveitamento? Eu acho que é enganador.

Aliás foi lhe questionado como fazia um tecto radiante pelo valor que afirmou e esquivou-se.

Colocado por: tiagooliveira20depósito de inércia de 100,
    esse depósito é exagerado para a bomba de calor que quer, um com 50 litros era mais adequado.
  3.  # 143

Tiago, aproveite e peça para fazerem espaçamento 150mm, em termos de material são mais uns quantos metros de tubagem mas fica muito melhor.
  4.  # 144

Colocado por: jorgealvesé isso que a marca refere como mínimo mas somente nos casos de ser posteriormente aplicado um revestimento que admita alguma distribuíção de carga, se por exemplo for aplicada uma alcatifa tem que se aumentar a espessura da betonilha até ao limite defendido pela marca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    Entao no caso do revestimento ser soalho, sendo a madeira um mau condutor térmico, o ideal é aplicar apenas 8mm de betonilha liquida acima dos pitons de modo a tornar o sistema mais eficiente?
  5.  # 145

Colocado por: jorgealvestem piada que no seu caso tou farto de o ver mandar números para o ar sem referir marcas, modelos ou quantidades, isso não poderá ser considerado como aproveitamento? Eu acho que é enganador.

esse depósito é exagerado para essa bomba de calor, um com 50 litros era mais adequado.

Mas já agora, não sei se estou completamente enganado mas penso que o depósito de inércia serve para a BC trabalhar menos vezes correcto? Aquece a água do depósito e enquanto a água circular pelas tubagens e o depósito aguentar a água aquela temperatura, a BC não volta a aquecer a água certo?

Sendo o depósito maior, e para quem tem painéis fotovoltáicos (é o meu caso, tenho 12 que vou instalar lá em casa), se programar a bomba a aquecer mais a casa durante o dia para aproveitar a luz solar, depois à noite metendo a temperatura de conforto mais adequada irá demorar mais a voltar a ligar a BC ou estou errado?

Imaginemos, entre as 10h e as 16/17h meter a casa a aquecer até aos 22º, a partir dessa hora baixar para os 20º (que é a temperatura que acho mais adequada), ora a própria água do depósito estará mais quente por volta das 17h porque até aí esteve a aquecer mais a casa, a BC vai querer baixar a temperatura da casa e desliga, a casa vai demorar até atingir os 19º para voltar a circular água, e em voltando a circular ainda vai demorar a voltar a ligar a BC porque a própria água do depósito estará mais quente e tem muita água no depósito que faz com que ao entrar água menos quente não desça tanto a temperatura da água.

Está correcto o meu pensamento ou a ideia do depósito de inércia que tenho é completamente errada?

Colocado por: jorgealvesTiago, aproveite e peça para fazerem espaçamento 150mm, em termos de material são mais uns quantos metros de tubagem mas fica muito melhor.

Já pensei nisso, não é nos metros a mais de tubagem que vai aumentar muito o orçamento e é capaz de diminuir consumos.
  6.  # 146

Colocado por: tiagooliveira20Mas já agora, não sei se estou completamente enganado mas penso que o depósito de inércia serve para a BC trabalhar menos vezes correcto? Aquece a água do depósito e enquanto a água circular pelas tubagens e o depósito aguentar a água aquela temperatura, a BC não volta a aquecer a água certo?
    não é assim que deve funcionar pois o diferencial de temp é mínimo sendo tipicamente de 3° a 5°C, pelo que acumular calor tem que ser com temperaturas superiores e aí pode não compensar,

Os depósitos de inércia a montante das bombas de calor de baixa temperatura servem principalmente como distribuidores hidráulicos.

Mas isto descobre se no terreno com muitos conhecimentos teóricos e práticos á mistura, os distribuidores têm uma forte tendência para uma solução sem olhar á especificidade do imóvel e do uso esperado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagooliveira20
  7.  # 147

Colocado por: DR1982Entao no caso do revestimento ser soalho, sendo a madeira um mau condutor térmico, o ideal é aplicar apenas 8mm de betonilha liquida acima dos pitons de modo a tornar o sistema mais eficiente?
    o simples facto de ser madeira pode não ser Linear pois se por uma lado os 8mm cumprem com os mimos pode ser aconselhável usar um pouco mais para permitir ter uma base estável com mais massa ( volume e peso)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  8.  # 148

Colocado por: jorgealvesnão é assim que deve funcionar pois o diferencial de temp é mínimo sendo tipicamente de 3° a 5°C, pelo que acumular calor tem que ser com temperaturas superiores e aí pode não compensar,

Os depósitos de inércia a montante das bombas de calor de baixa temperatura servem principalmente como distribuidores hidráulicos.

Mas isto descobre se no terreno com muitos conhecimentos teóricos e práticos á mistura, os distribuidores têm uma forte tendência para uma solução sem olhar á especificidade do imóvel e do uso esperado.

Isso não foi falado com o distribuidor, ele aumentou o depósito de inércia na proposta sem eu ter pedido. Nem sequer lhe falei dos fotovoltaicos porque à partida será a empresa que mos vendeu que os irá voltar a instalar. Era só uma ideia minha. ;)
    • SrR
    • 8 abril 2020

# 149

Colocado por: tiagooliveira20

Mas já agora, não sei se estou completamente enganado mas penso que o depósito de inércia serve para a BC trabalhar menos vezes correcto? Aquece a água do depósito e enquanto a água circular pelas tubagens e o depósito aguentar a água aquela temperatura, a BC não volta a aquecer a água certo?

Sendo o depósito maior, e para quem tem painéis fotovoltáicos (é o meu caso, tenho 12 que vou instalar lá em casa), se programar a bomba a aquecer mais a casa durante o dia para aproveitar a luz solar, depois à noite metendo a temperatura de conforto mais adequada irá demorar mais a voltar a ligar a BC ou estou errado?

Imaginemos, entre as 10h e as 16/17h meter a casa a aquecer até aos 22º, a partir dessa hora baixar para os 20º (que é a temperatura que acho mais adequada), ora a própria água do depósito estará mais quente por volta das 17h porque até aí esteve a aquecer mais a casa, a BC vai querer baixar a temperatura da casa e desliga, a casa vai demorar até atingir os 19º para voltar a circular água, e em voltando a circular ainda vai demorar a voltar a ligar a BC porque a própria água do depósito estará mais quente e tem muita água no depósito que faz com que ao entrar água menos quente não desça tanto a temperatura da água.

Está correcto o meu pensamento ou a ideia do depósito de inércia que tenho é completamente errada?

Já pensei nisso, não é nos metros a mais de tubagem que vai aumentar muito o orçamento e é capaz de diminuir consumos.
    o deposito de inercia serve para garantir os minimos de condições de funcionamento da bomba de calor, ou seja ha bombas k necessitam um minima de x volume de agua e um x de caudal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagooliveira20
  9.  # 150

Obrigado a todos pela ajuda.
    Sr Jorge Alves podia fazer-me uma proposta?
  10.  # 151

Colocado por: Marco84Obrigado a todos pela ajuda.
    Sr Jorge Alves podia fazer-me uma proposta?
    o que pretende?
  11.  # 152

Colocado por: jorgealveso que pretende?

Pretendo bomba de calor para PRH e AQS com painéis de apoio. A moradia tem 170 m2, 2 andares e terá bloco térmico, capoto de 8 cm, alumínios de corte térmico e vidros planitherm.
  12.  # 153

Colocado por: Marco84Pretendo bomba de calor para PRH e AQS com painéis de apoio
    quer mais economico ou quer mais eficiente e fiavél?
    PS: depois envie-me as plantas por mail.
  13.  # 154

Colocado por: jorgealvesquer mais economico ou quer mais eficiente e fiavél?
    PS: depois envie-me as plantas por mail.

Podia facultar-me o seu e-mail? A nível de solução quero o melhor possível para no máximo 15k.
  14.  # 155

• DMG
    • 8 abril 2020

# 156

Colocado por: Marco84

Obrigado. Mas conhece alguma solução até 15k? Sem ser de topo mas com qualidade na mesma?

Ha outras opções como por ex piso giacomini BC Carrier, mas a optimização não é tanta como no sistema Rotex e não se deve poupar mais de 3,4 k.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
  15.  # 157

Colocado por: jorgealvestem piada que no seu caso tou farto de o ver mandar números para o ar sem referir marcas, modelos e quantidades, isso não poderá ser considerado como aproveitamento? Eu acho que é enganador.
    Enganador nunca, não julgue o que nada conhece.
    Marcas sem qualquer problema, já várias observações que por aqui fiz, as coloquei, posso também o informar de que o que mais trabalho é Diectrich, Mitsubishi electric, uponor, etc...
    Todos os números que indico, são sempre uma ideia de valor, claro que cada caso é um caso e só vendo projetos.
    Acerca aproveitar!!!
    Não, está enganado, não estou para conseguir nada neste fórum, como muitos preparam seus comentários para isso, estou neste fórum para apenas dar o meu parecer.
    Sou de uma palavra e não de dar palpites, Conforme a onda !!!

Aliás foi lhe questionado como fazia um tecto radiante pelo valor que afirmou e esquivou-se.

esse depósito é exagerado para a bomba de calor que quer, um com 50 litros era mais adequado.
  16.  # 158

Colocado por: Marco84

Podia facultar-me o seu e-mail? A nível de solução quero o melhor possível para no máximo 15k.

Isso deverá ser possível, fazer com PRH uponor, Bomba calor Mitsubishi e kit solar Diectrich
  17.  # 159

Colocado por: tiagooliveira20

Se é impossível ok. Que é o orçamento que tenho é, e comparando com outros orçamentos que tenho de valores já idênticos aos que aqui falam, só me falta esclarecer os vasos de expansão que não vêm discriminados nesta proposta, de resto tenho tudo igual, só muda marcas, e com mão de obra.

Só a BC fica em cerca de metade desse valor.

Já uma vez falei num tópico que agora não me recordo qual, de um engano que fiz e pedi orçamento a uma empresa que é armazém de venda de materiais e não faz instalações, e eles mandaram-me o preço com todos os materiais necessários para o PRH para a casa que estou a construir. Na altura ponderei em arranjar alguém que instalasse apenas e eu fornecia o material, mas desisti da ideia por uma questão de garantias. Na altura falei com a pessoa que me vai instalar agora o PRH e ele também se negou a instalar assim por causa de depois dar a garantia, assim como tem o apoio da empresa de climatização a garantia é dada por eles, mas como lhe mostrei o orçamento eles na altura garantiram que me forneciam os materiais pelo mesmo preço.
    Só estou a relembrar isto para lhe mostrar o orçamento de materiais, a diferença que tenho desse orçamento para o actual é o depósito de AQS de 300lts e o depósito de inércia de 100, a marca da BC (Preço final cerca de 8000€ já com Iva):
      Sem Título3.png

Este orçamento que aqui apresenta é do distribuidor, Macolis, conheço.
    Acho que se teimar com eles ainda conseguirá melhor preço...
  18.  # 160

Colocado por: nasys007
    Este orçamento que aqui apresenta é do distribuidor, Macolis, conheço.
    Acho que se teimar com eles ainda conseguirá melhor preço...
    em que ficamos antes era impossível e agora se teimar com eles ai da pode conseguir mais barato, haver se nos entendemos.

0.0378 seg. NEW