Iniciar sessão ou registar-se
    • Zafa
    • 5 abril 2020 editado

     # 1

    E agora começa a nossa aventura. Algo que até ao fim de Janeiro/2020 nunca nos tinha passado pela cabeça até ao senhorio nos ligar.

    Muitos dirão que tivemos um azar desgraçado em iniciarmos este projecto logo agora com toda a pandemia e instabilidade económica, nós já pensamos o mesmo mas o que tem que ser tem muita força e já estamos cansados de ouvir a vizinhança a fazer barulho, o que é ainda pior agora nesta altura em que as escolas estão fechadas e as crianças são obrigadas a estar em casa com os pais. Ainda ontem para tratar do IRS tivemos que ir falar com os vizinhos porque o barulho era tanto que nem nos conseguíamos concentrar. Já para não falar quando acordamos de madrugada com os gemidos das vizinhas!!!!Este ano e como o senhorio nos queria aumentar a renda, o que felizmente não aconteceu porque ele se esqueceu mas duvido que se volte a esquecer para o ano, e tanto no nosso prédio e até mesmo no bairro T2 iguais ao nosso com 82m2 mas sem parqueamento já pagam mais de 500€ de renda e tivemos um vizinho que viu a renda aumentar 50€ e nós ainda estamos a pagar bastante menos, pensamos bem na situação e decidimos que a ter que pagar um valor tão alto, mais vale ser para algo nosso e então começamos a ver terrenos para comprar.Assim vamos para uma urbanização com um vizinho emigrante com quem confrontamos a sul e junto a nós num raio de 50mt, tirando esta confrontação, não haverá para já, mais vizinhos pois os terrenos nem estão há venda e nas traseiras é zona agrícola.
    Já temos a escritura do terreno marcada para finais de Maio/2020 para um terreno com 590m2 (+/-20x25mt frenteXprofundidade) numa urbanização perto da Base Aérea Nº5 em Monte Real.

    Utilizamos a aplicação Floorplanner para para desenhar a nossa "casa de sonho" dentro das nossas parcas posses com aproximadamente 130m2 de área útil fazendo a regra dos 20% para as paredes e os etcs, ficará no final com +/-150m2. O nosso objectivo, seria construir algo muito semelhante a isto por 120000€ c/IVA. Obviamente sabemos que temos que fazer escolhas a nível dos materiais e tudo o mais e aproveitar campanhas/promoções para comprar algumas coisas. Ora por exemplo se conseguirmos ser nós a comprar por exemplo o chão da garagem no Leroy e aplicarmos os 20% do desconto na primeira compra, já temos uma poupança. Ou montarmos nós a cozinha do IKEA, já poupamos algum dinheiro, mas ganhamos outras dores de cabeça provavelmente.

    Optamos por construir em LSF, pois estamos literalmente fartos do barulho das vizinhanças e desejosos de sair daqui.

    Já pedimos orçamentos a várias empresas e para já as que nos responderam foram as, Kitur, Evohouse, Conmarfel, Metawise, Betonit, Hpronta e Modiko, mas para casa chave na mão sem entrarmos em grandes detalhes, andam todos entre os 1000€ e 1400€ o m2 c/IVA e com algum mobiliário já incluído seja a nível de cozinha e wcs seja roupeiros, bem como alguns equipamentos tipo termosifão, A/C, estores eléctricos, etc.Infelizmente com esta situação do Covid-19, está a ser extremamente complicado falar com as empresas. Pelo que não estamos a conseguir transmitir-lhes ao certo o que pretendemos para ter uma melhor noção do preço final antes de avançarmos para a adjudicação e processo de crédito bancário.Por norma, não incluem nos preços as típicas licenças camarárias, ligações aos ramais públicos, muros a delimitar o terreno, arranjos exteriores e os etcs da praxe.

    Também estou a aguardar orçamento da Clickhouse, se bem que julgo que eles não usam LSF, mas sim algum tipo de painéis sandwich com poliuretano. Pelo que vi no site, parece-me que será uma dor de cabeça, se for preciso fazer algum tipo de trabalhos no interior das paredes após a construção estar terminada. Julgo que a nível de LSF, será apenas desapertar o pladur, fazer a obra, voltar a aparafusar, retocar e pintar, correcto?

    No nosso caso apenas precisamos de mobilar cozinha/lavandaria e no IKEA com forno, exaustor de recirculação e placa de indução, sem transporte nem montagem, fazemos a festa por pouco mais de 4000€. A nível das I.S. conseguimos equipar cada uma com bidé+sanita da Sanitana (Gamas Munique ou POP) por 130€ a 200€ consoante o fornecedor.

    Iremos tentar sempre que haja novidades colocar aqui mais informação do nosso caso, pois já reparamos que muita gente procura informação sobre este tipo de projectos mas existem poucos testemunhos reais de quem esteja a passar por este trabalho de pesquisa por empresas, adjudicação, construcção e tudo mais ou então quem tenha relatado o seu processo de inicio ao fim, salvo esta moradia construída nos Açores.

    Deixo em anexo o nosso "projecto", feio por totós :) para ser esmiuçado pelos entendidos. :D

      screenshot-floorplanner.com-2020.04.05-17_38_47.png
    • Zafa
    • 5 abril 2020 editado

     # 2

    Cozinha Ikea
      screenshot-kitchenplanner.ikea.com-2020.04.05-18_52_14.png
  1.  # 3

    Lavandaria Ikea
      screenshot-kitchenplanner.ikea.com-2020.04.05-18_53_55.png
  2.  # 4

    Caro Zafa não sou um entendido. Mas, dito isso, esse desenho do floorplan precisa de alguém que saiba o que está a fazer. Nomeadamente um arquitecto. :)

    Eu também gosto de brincar ao floorplan e ver programas de casas na TV e tenho a dizer-lhe que você foi a primeira pessoa que alguma vez vi que põe a porta da entrada da casa a dar para o quarto principal da mesma.

    Pegue nas suas ideias, pense como é que vive em sua casa, as rotinas, as manias e entregue tudo isso a alguém que lhe desenhe uma casa para si.
  3.  # 5

    150m2 por 120k. em LSF não sei se consegue construir a 800€ o m2. Mesmo em alvenaria já é dificel (mas não impossivel consoante a zona do pais).

    compre o terreno, vai falando com o arquitecto e deixe passar estes tempos do covid-19. Acredito que até final do ano muita coisa vai mudar no preço medio de construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RASP
  4.  # 6

    Qual a estratégia que vai usar para contratar o arquiteto? Depois manda lhe as plantas discutidas no fórum da casa ?
  5.  # 7

    Tal como referi no inicio isto é apenas um esboço do layout que pretendemos e não um projecto.
    Temos perfeita noção que terá que haver alterações por motivos diversos ao nosso esboço mas basicamente queremos um layout deste estilo.

    Colocado por: pacferreira... foi a primeira pessoa que alguma vez vi que põe a porta da entrada da casa a dar para o quarto principal da mesma.


    Julgo que confundiu a janela do quarto que dá para a frente da casa com a porta da rua. A porta da rua, está no corredor que aparece a amarelo.

    Colocado por: pauloagsantos150m2 por 120k. em LSF não sei se consegue construir a 800€ o m2. Mesmo em alvenaria já é dificel (mas não impossivel consoante a zona do pais).

    compre o terreno, vai falando com o arquitecto e deixe passar estes tempos do covid-19. Acredito que até final do ano muita coisa vai mudar no preço medio de construção.


    Os orçamentos que me estão a dar chave na mão para construção aqui em Leiria, andam todos entre os 140k€ a 150k€, para este desenho. Mas são os tais orçamentos genéricos. Tenho tentado agendar video-chamadas ao final da tarde ou aos sábados, pois a empresa onde trabalho continua a laborar normalmente, para tentar perceber o que estão a incluir por exemplo a nível das louças nas instalações sanitárias, porque nós queremos da marca Sanitana pois é mais em conta e para o fim a que se destinam é suficiente, contudo não estou a conseguir falar com ninguém. Basicamente desde que estourou a pandemia em Portugal que não tenho tido grande feedback de ninguém.

    Também quero acreditar que até ao final do ano, haverá um ajustamento em baixa dos preços.
    Pelo andar da carruagem, antes do final do ano também não me parece que vá ter grandes desenvolvimentos, pois até a escritura do terreno me parece que irá ser adiada.

    Colocado por: brunomrosaQual a estratégia que vai usar para contratar o arquiteto? Depois manda lhe as plantas discutidas no fórum da casa ?

    Como todas as construtoras dizem que o projecto está incluído no preço, basicamente enviei-lhes este esboço para ver as propostas e de seguida depois de analisarmos as respostas estávamos a contar reunir com aqueles que nos interessassem mais a fim de conversar melhor e depois adjudicar a obra. Já equacionamos fazer o projecto à parte e depois apresentar ás empresas. Julgo que a única parte positiva de ter o projecto feita por outra entidade seria pela imparcialidade na análise do projectado com o edificado ao longo do processo.
    Tenho ideia que um projecto de arquitectura anda em torno dos 5k€, pelo que tenho visto por aqui.
    Mas não tenho noção real dos preços nem a nível nacional nem local.
  6.  # 8

    Colocado por: ZafaOptamos por construir em LSF, pois estamos literalmente fartos do barulho das vizinhanças e desejosos de sair daqui.

    O que é que o LSF tem a ver com o barulho dos vizinhos?
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • Zafa
    • 5 abril 2020 editado

     # 9

    Colocado por: Picareta
    O que é que o LSF tem a ver com o barulho dos vizinhos?


    Pelo que leio, tem melhor isolamento acústico. Mas principalmente eu diria 90% da decisão é por ser mais rápida a construção.
  7.  # 10

    Colocado por: ZafaPelo que leio, tem melhor isolamento acústico.

    Anda a ler tudo mal, acha que uma casa LSF com 10cm de lã de rocha nas paredes exteriores tem melhor isolamento acústico do que uma casa em alvenaria com 20cm de lã de rocha?


    Colocado por: ZafaMas principalmente eu diria 90% da decisão é por ser mais rápida a construção.

    Isso é um mito.
    O processo de licenciamento demora cerca de 12meses e é igual para as duas soluções, os acabamentos demoram o mesmo tempo, com o LSF pode demorar menos 2 meses na estrutura.
    Isto resumido dá 24 meses para a construção em alvenaria e 22 meses para o LSF, isto se tiver sorte com os empreiteiros.
  8.  # 11

    Colocado por: Zafa
    Deixo em anexo o nosso "projecto", feio por totós :) para ser esmiuçado pelos entendidos. :D
    nem me vou dar ao trabalho de comentar a planta...

    Colocado por: Zafaapenas um esboço do layout que pretendemos e não um projecto.
    ?? .. la está. se vai gastar dinheiro num arquitecto nao se agarre em damasia ao desenho qque tem aí.. desenho esse que nao faz qq sentido

    Colocado por: Zafa
    Os orçamentos que me estão a dar chave na mão para construção aqui em Leiria, andam todos entre os 140k€ a 150k€, para este desenho.
    como é que alguem lhe pode dar qq tipo de orçamento com esses desenhos? nao tem dados suficientes para poder orçamentar o que seja..

    Colocado por: ZafaComo todas as construtoras dizem que o projecto está incluído no preço
    bons construtores esses... ja vi muita coisa mas cada vez fico mais tolo como o que leio por aqui...
  9.  # 12

    Colocado por: ZafaOptamos por construir em LSF, pois estamos literalmente fartos do barulho das vizinhanças e desejosos de sair daqui.


    Claramente você não sabe do que fala.

    Das duas uma, ou quer construir em laf porque acha que o método e bom. Ou então quer construir bem porque quer uma casa que cumpra os requisitos, e isto e verdade para qualquer método de construcao, seja lsf, seja alvenaria, seja madeira seja plástico.

    Posto isto: esqueça empresas modulares, os preços são "competitivos" porque são coisas standard. Se quer premium, ou tem requisitos especificos, reuna com gabinetes de arquitectura e especialidades e escolham o método construtivo a adoptar, saberão certamente melhor que você.

    Depois consulte o mercado, e vai ver quantas dessas empresas estão dispostas a alterar o produto que vendem para acomodar as suas necessidades.

    Faca um favor a si mesmo e gaste dinheiro com os arquitectos, desde que não lhe metam um projecto de gavetas pela garganta.
  10.  # 13

    Péssima planta.
  11.  # 14

    como ficará essa planta no terreno?

    isto é mesmo de quem está mesmo muito muito fresquinho, no fundo estão a replicar um apartamento.
    não deviam começar desta forma.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  12.  # 15

    Oh Zafa, larguem lá o floorplanner lol procure um gabinete de arquitetos, falem com a malta, digam como é a vossa vidinha em casa, o tamanho que querem e tal e deixem os entendidos trabalhar. Essa planta, pra Moradia... tá péssima.... parece aquelas moradias velhinhas e pequeninas.
  13.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Anda a ler tudo mal, acha que uma casa LSF com 10cm de lã de rocha nas paredes exteriores tem melhor isolamento acústico do que uma casa em alvenaria com 20cm de lã de rocha?



    Isso é um mito.
    O processo de licenciamento demora cerca de 12meses e é igual para as duas soluções, os acabamentos demoram o mesmo tempo, com o LSF pode demorar menos 2 meses na estrutura.
    Isto resumido dá 24 meses para a construção em alvenaria e 22 meses para o LSF, isto se tiver sorte com os empreiteiros.

    Mito para alguns, o meu projeto entrou na Câmara em janeiro de 2019 e já estou a viver na casa à duas semanas.
    E quanto ão apartamento sei o que é viver num e agora vejo as diferenças, não tem nada a ver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RASP
  14.  # 17

    Colocado por: Mendes dinisMito para alguns, o meu projeto entrou na Câmara em janeiro de 2019 e já estou a viver na casa à duas semanas.
    E quanto ão apartamento sei o que é viver num e agora vejo as diferenças, não tem nada a ver.


    O mito era referente ao isolamento. E isso e independente da minha opinião, da sua, ou de seja quem for. Um isolamento continuo, sem pontes, da mesma espessura sobre alvenaria ou lsf tem melhor comportamento a de alvenaria que a de lsf. Faca as contas ao abrigo do rrae e veja.
  15.  # 18

    Mais um que vai nas modas do LSF...
    LSF até resolve o problema acustico dos vizinhos barulhentos. Sendo só possivel tal coisa em lsf...


    O pessoal que construi em LSF nao pensa numa coisa importante que é na altura de uma suposta venda futura da casa está a eliminar uma percentagem de interessados ao saberem que a moradia é construida em LSF.


    Já andei por esse lado a pensar em construir em LSF e pelo que apercebi-me o metodo construtivo está em constantes evolução...ora usam OSB que n existe melhor...depois já n se usa OSB que incha...usam placas cimento..depois outros usam xxxx numas coisas..outros usam xy.

    Preços sobrevalorizados...etc etc.
    Promesas de preços competitivos mas na altura de projecto e orçamento sério é ver os preços a disparar...ou pq tem que levar muros de contenção etc etc.ou porque não está incluido x e y. Etc etc.l

    Patologias desconhecidas futuramente.
    Muitos relatam estalos que se ouvem pela habitação nas diferenças de temperaturas.

    Isto é a minha opinião que vale de pouco.
    LSF sim, mas o preço tem q ser competitivo.
    A partir do momento que é igual ou mais caro que o de alvenaria perde todo o sentido.
    •  
      RRoxx
    • 8 abril 2020 editado

     # 19

    Colocado por: elastikmanLSF até resolve o problema acustico dos vizinhos barulhentos. Sendo só possivel tal coisa em lsf...


    Percebi isto como ironia e acho não estar errado na percepção, mas só para clarificar e não induzir em erro quem possa ler isto: o lsf nada contribui para o isolamento acústico, o que confere um bom comportamento acústico ou térmico a qualquer tipo de construcao são os materiais isolantes que se aplicam, não o sistema, seja lsf, tradicional, madeira ou outro
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, elastikman
  16.  # 20

    se quiser orçamento para os projetos, diga!
    [email protected]
 
0.0279 seg. NEW