Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A malta tem o sonho de construir uma casa e depois sao escravos da casa toda a vida.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • DR1982
    • 19 abril 2020 editado

     # 22

    Colocado por: Iscao

    Onde se lê 5000 devia ser 2500, só agora é que me apercebi 😅

    A questão da execução de um T3 a 150k já percebi que tem pano para mangas, no entanto e começando pelo início dos indícios será que podem descrever os passos a dar/ter em consideração na escolha do terreno?

    O que convém ter em conta?
    (Tipo terreno nivelado, com ponto de electricidade,etc)

    Obrigado pelos comentários
    Acho que primeiro tem de dizer em que zona anda a procura para que se diga se sera ou nao possivel o que quer, se disser que quer isso em Cascais, esqueça!

    Depois para escolher um terreno, olhe boa pergunta :)
    Eu comprei um que ainda vou começar a tratar dos papeis para fazer a escritura, no meu caso acho que foi mais uma escolha emocional que racional, sei la, o terreno nao é plano, nao esta bem localizado (preciso de carro para tudo) nao tem grande potencial de valorização futura, mas é sossegado, conheço toda a gente que vive a volta pelo nome, so tem um vizinho de um lado (e mesmo esse talvez nao tenha), a inclinação é a nascente ou sul, nem sei:) permite a entrada por tras da casa como sempre quis, permite ter grandes vaos envidracados abertos de manha a noite, que ninguem ve nada para dentro, tem saneamento e agua da companhia, nao esta sujeito a condições de loteamento e por ai fora...
    O terreno perfeito nao existe, acho eu, tem é de ver o que é mais importante para si!
  2.  # 23

    Colocado por: SirruperA malta tem o sonho de construir uma casa e depois sao escravos da casa toda a vida.
    Em que sentido sirruper?
  3.  # 24

    Colocado por: DR1982A casa nao esta orientada pra lado nenhum:) acho que o desenhador que a fez nem sequer nunca ouviu falar nisso:)
    Tem a frente para a estrada, corredor ao meio e sala de um lado e cozinha do outro!
    Nao tem nada para aquecer, pelo menos nao tinha!
    Pois assim, os 100 mil podem ser caros :S
  4.  # 25

    Colocado por: DR1982Em que sentido sirruper?


    Passam grande parte da sua vida para a pagar. Ou então pela manutenção que uma casa traz. - Das duas uma :)

    Acho que era esse o ponto do forista Sirruper.
  5.  # 26

    Acho que no terreno tem de ter em conta a orientação solar, de verificar se pode construir, qual o índice de construção, se é ou não um loteamento. Tudo questões que podem ditar se um terreno vale o que estão a pedir por ele ou não.
    Depois de ter o terreno, fale com um arquiteto, diga-lhe o orçamento que tem, explique que quer uma casa simples, termicamente eficiente e funcional. Ele logo lhe dirá de o orçamento dá para cumprir ou não (Dê um desconto de 20% aos valores apresentados, porque derrapar nesta percentagem acho que é frequente).

    Boa sorte na vossa procura.
  6.  # 27

    Boa sorte com isso! Pela conversa, suspeito que ainda nem sequer foram aos bancos para terem uma ideia do que vos "podem" emprestar. Eu já comprei terreno, e os bancos nem querem saber disso. Não me querem emprestar 90% do valor da construção (e eu já estou a contar pagar, sem dinheiro do banco, todos os projetos, taxas e taxinhas). Dizem-me que tenho de vender primeiro o meu atual apartamento ( e, com o adiantar da crise do vírus, os bancos só vão ter tendência a dificultar o acesso ao crédito).

    Isto de construir não é para quem quer... é para quem pode.
  7.  # 28

    Colocado por: HAL_9000Pois assim, os 100 mil podem ser caros :S
    Nao acho, neste caso a outra opção com os cerca de 130 mil que gastou era comprar usado, assim sempre tem ao gosto dele e melhor do que se fosse usada!
  8.  # 29

    A localização será na periferia do Porto, Vila do Conde, Gaia, Maia, Gondomar, Valongo.

    As minhas dúvidas são mais a nível de burocracias. Tipo, encontro um terreno:

    Qual o desenrolar do processo até ir ter com um gabinete de arquitectura para fazer a planta?

    Como é que tenho a certeza de que dá para construir o que pretendo? Esse processo para saber é fácil? Rápido? Dispendioso?

    Tipo, num apartamento pede se a caderneta predial que é fácil, barato e têm lá a informação toda..
  9.  # 30

    Colocado por: IscaoComo é que tenho a certeza de que dá para construir o que pretendo? Esse processo para saber é fácil? Rápido? Dispendioso?
    Pedido de informação prévia ou pedido de direito à informação, na Câmara municipal. Paga um valor irrisório.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iscao
  10.  # 31

    Colocado por: HAL_9000Pedido de informação prévia ou pedido de direito à informação, na Câmara municipal. Paga um valor irrisório.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Iscao

    Irrisório... Depende dos municípios. Um PIP em Matosinhos são acima de 150€ em taxas, e a isso é preciso somar os honorários do Arquiteto.
  11.  # 32

    Colocado por: ricardo.rodriguesBoa sorte com isso! Pela conversa, suspeito que ainda nem sequer foram aos bancos para terem uma ideia do que vos "podem" emprestar. Eu já comprei terreno, e os bancos nem querem saber disso. Não me querem emprestar 90% do valor da construção (e eu já estou a contar pagar, sem dinheiro do banco, todos os projetos, taxas e taxinhas). Dizem-me que tenho de vender primeiro o meu atual apartamento ( e, com o adiantar da crise do vírus, os bancos só vão ter tendência a dificultar o acesso ao crédito).

    Isto de construir não é para quem quer... é para quem pode.
    Isso certamente so acontece porque fica com uma taxa de esforço alta com os dois créditos,(casa+apartamento).
  12.  # 33

    Colocado por: DR1982Isso certamente so acontece porque fica com uma taxa de esforço alta


    Sim, com certeza. De qualquer modo, a minha recomendação, para quem não tem alguma folga financeira para desvios nesta demanda que é construir uma casa, é comprarem uma qualquer usada. Se o dinheiro é curto, vão logo começar por cortar a direito nos projetos, depois pode ser que tenham sorte com a omissão do ensaio ao solo, dos projetos de execução, com a omissão de uma fiscalização presente, com um empreiteiro que faz assim à 30 anos e nunca teve problemas, para não falar do inevitável já agora (porque todos pensamos que temos muito autocontrolo e racionalidade, mas durante o processo de construção, passam muitos anos para dar tempo de fazer compras por impulso).
  13.  # 34

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Sim, com certeza. De qualquer modo, a minha recomendação, para quem não tem alguma folga financeira para desvios nesta demanda que é construir uma casa, é comprarem uma qualquer usada. Se o dinheiro é curto, vão logo começar por cortar a direito nos projetos, depois pode ser que tenham sorte com a omissão do ensaio ao solo, dos projetos de execução, com a omissão de uma fiscalização presente, com um empreiteiro que faz assim à 30 anos e nunca teve problemas, para não falar do inevitável já agora (porque todos pensamos que temos muito autocontrolo e racionalidade, mas durante o processo de construção, passam muitos anos para dar tempo de fazer compras por impulso).
    Pode ser uma solução, pelo menos sabe quanto paga no total!
  14.  # 35

    Colocado por: fredcunha
    Irrisório... Depende dos municípios. Um PIP em Matosinhos são acima de 150€ em taxas, e a isso é preciso somar os honorários do Arquiteto.
    Tem razão, respondi com base apenas no meu município.
  15.  # 36

    Colocado por: enf.magalhaes
    5000 m2 ...
    Devo ser muito maçarico . Eu com 1200 m2 já me vejo lixado para ter o exterior arranjadinho e bonito


    Podes crer que és!

    5000m2 não é nada por aí além. A ser honesto, nem para uns animais e um bom pomar para um bom pomar dá.
  16.  # 37

    Olha-me este! Quer a papinha toda feita! Andam uns a estudar e este quer tudo de mão beijada! Vá estudar e senão sabe vá para as obras aprender! É com cada um que aparece neste fórum!

    ... é chato ouvir isto não é? Pois foi o que tive que ouvir quando decidi abrir este tópico (https://forumdacasa.com/discussion/68269/1/aprender-a-consturir-uma-casa/)

    Vivemos no país da palhaçada! Onde existem taxas e taxinhas para tudo. Onde no município ao lado se faz de maneira completamente diferente. Onde não se consegue ter uma ideia geral do que se vai apanhar pela frente (pois é preciso fazer análise financeira das coisas e apenas com informação sólida é que conseguimos ter um planeamento).
    Vivemos no país dos mesquinhos, corruptos e dos espertinhos (esperteza saloia). Onde o cliente não tem informação nenhuma e nem sabe o que lhe vai aparecer.

    Vivemos no país onde as empresas (grande parte delas constituídas por dois engenheiros/patrões e o resto é tudo corrido a "mercenários" da construção civil - pessoal que trabalha ao dia) não tem dinheiro para investir em projecto, desenvolvimento e pesquisa de novos produtos bem como o teste/estudo de novas soluções. E porquê!? Uns porque são azeiteiros e burros como uma porta e constroem casas como aprenderam, lá em 1970 (afinal nunca caiu é porque está bom!). Outros porque não tem infraestrutura económica para conseguir levar as suas pequenas/médias empresas para o patamar seguinte. Porque estão sempre a competir com os tais azeiteiros que fazem sempre o serviço muito mais barato e que rebentam com o mercado. Pois o que existe são os amigos e compadrios que esses azeiteiros corruptos conhecem bem!

    O que não faltam neste excelente fórum são exemplos de um mercado pejado de empresas biscate. O que as pessoas mais se queixa é que ora as coisas atrasaram e ninguém se responsabiliza ora as soluções que foram instaladas/construídas não atendem as necessidades da casa do cliente. Basicamente as coisas são construídas porque nas obras passadas assim o fizemos e até agora não deu problema.

    E ainda não falamos das leis e dos decretos leis. O que se vê mais neste fórum são pessoas a falar das leis mas poucos são aqueles que colocam os links para as ditas leis. Por isso, rapidamente, as coisas acabam em uma simples conversa de café!

    Nota: obviamente que existem empresas e profissionais em condições. Mas mesmo sendo bons acabam por ter que ser iguais aos outros. Porque estão numa luta desigual e é preciso não perder o cliente. Enquanto não existir uniformização nos processos, transparência e auditorias as coisas nunca vão endireitar.

    Espero que não. Mas das duas uma:

    1-Vão acabar por entregar a obra a uma empresa qualquer e daqui a uns anos está aqui a fazer uma série de publicação a narrar a palhaçada que estão a passar (é o que se lê mais neste fórum);
    2-Vão desistir de construir a casa dos vossos sonhos porque são inteligentes o suficiente para não investir em um projecto que apresenta um caminho muito escuro e confuso;

    Boa sorte!
  17.  # 38

    Colocado por: IscaoPanorama actual:algum mas pouco dinheiro poupado pelo que obviamente vamos recorrer a empréstimo na maior % possível do orçamento da casa e terreno.

    Sonho:Comprar terreno grande que permita implantar uma moradia +/- com 150 m2, garagem, jardim, e ainda algum espaço para cultivo horta, árvores fruto, etc.

    Passos a dar:

    1º) Encontrar/comprar terreno - Estamos a ver terrenos entre 1500 e 5000 m2
    2º) Pedir empréstimo (para terreno + casa) - O limite seriam 200K
    2º) Construir casa térrea com cerca de 150m2


    200k é curto.

    depois só existe emprestimo para terreno+casa se o terreno tiver projecto aprovado na camara. Este é o maior entrave para quem quer construir, quando não tem terreno, nem tem dinheiro para o comprar. Obriga a procurar outras formas de financiamente, nomeadamente um credito pessal para comprar o terreno (nem que fique a pagar só juros) fazer o projecto, pedir o crédito habitação e depois conciliar os dois créditos. Não sendo impossivel, os custos deste processo não são de desprezar.

    Se der para esperar, eu sugeria esperar para ver o que vai resultar da situação economico do pais e do mundo depois desta pandemia. E juntar todos os trocos (subsidios de férias, de natal, reembolso de IRS) para aumentar as poupanças para ajudar na compra do terreno.
  18.  # 39

    Olá, percebi bem? Espera encontrar terreno 1500-2500m2 por 50'000€ na zona do Porto?
    Concordam com este comentário: DR1982
  19.  # 40

    Caramba...na freguesia de odivelas, um terreno de 340m2 já se vendeu há pouco tempo nos 100mil euros...
 
0.0245 seg. NEW