Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: w.wnão sei se repararam,mas só falam em "donos de obra" e "empreiteiros"...e os outros antes dos empreiteiros?? ninguém fala??



    Colocado por: nandogonca (desde o projecto até à fase de construção), durante a nossa aventura no Mundo do construir. Tudo serve, desde histórias, voltas a dar para nos passar a perna, maneiras de conseguir encontrar esses "erros", tudo...
  2.  # 22

    E histórias para partilhar????
    De como descobriram as mãnhas dos menos honestos????
  3.  # 23

    Colocado por: pagcLembre-se que as pessoas controlam aquilo que fica à vista e a qualidade define-se muito por aquilo que está escondido, os isolamentos, as impermeabilizações, os cimentos colas, as juntas de transição entre materiais etc. Um pequeno exemplo:

    O cimento cola para colar cerâmicos ou cantarias no exterior ou sobre gesso, fica +/- em 5€/m2 se as peças forem pequenas e em 8€/ se forem peças grandes, porque exigem colagem dupla. Se meter cimento cola normal custa 0.50€/m2 ou 0.80€/m2, Multiplique por 200m2 e veja a diferença. Se eu for um pouco mais consciente, misturo latex no cimento cola mais barato, para lhe dar propriedade + elásticas, mas já poupei 1000€. Garantias? não se preocupe, aguenta os cinco anos. Conheço empreendimentos de luxo em Lisboa, onde esta alteração poupou 80.000€. Se caírem alguns, ainda assim fica mais barato ir lá reparar.

    Pavimentos flutuantes, em vez de AC4 meto AC3 e são 10€/m2 de diferença e até arranjo pavimento marcado AC4, a 8€ e sei que não presta

    Tintas: Tinta de excelente qualidade, que é despejada diáriamente para baldes de marca e toda a gente fica muito satisfeita. Compra você? não há crise, também se troca

    Como vê, se não der de um lado, dá do outro

    Cumps



    Aqui está um exemplo tirado de outro tópico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  4.  # 24

    Histórias para partilhar:
    O costume.

    1. O DONO DE OBRA: Esta é recorrente. A construção da moradia corre razoavelmente bem, com a empresa a esforçar-se por fazer com qualidade e por cumprir os prazos. Quando a obra está 95% pronta o cliente recusa-se a pagar a totalidade do auto mensal porque "fica com muito pouco dinheiro para o fim" (quando, está previsto que depois do último auto ainda lhe faltará pagar 10% do valor total)!
    Depois disto, com que vontade fica o empreiteiro de investir na conclusão da obra (para correr o risco de ainda ficar com um calote maior quando a casa estiver habitável?)?

    2. O FORNECEDOR: Encomendamos materiais a uma empresa que nunca falhou (pelo menos nada de escandaloso) nos prazos. De repente, uma série de encomendas começam a atrasar-se sucessivamente. Devia ser 1 mês, mas passaram a 2. É para a semana, é na 3ª feira, é na 6ª feira. E nós com a obra SÓ À espera daquilo e sem alternativa (porque noutra empresa poderá levar mais de 1 mês, e pode acontecer-nos o mesmo).
    Ou, como me aconteceu por DUAS vezes numa obra recente: o material proveniente de 2 fábricas do Centro/Norte que nada têm a ver uma com a outra foi entregue em Faro em vez de o ser em Lisboa (e, em ambos os casos, levou mais de uma semana a vir para Lisboa).
    E quem passa por aldrabão? É o empreiteiro, claro.

    3. OS OPERÁRIOS: Parece-me que isto está melhor (de há 25 anos para cá). Mas continua a reinar um espiritosinho malandreco: "Deixa cá fazer &%$# (=porcaria) a ver se o Engenheiro/o Fiscal topa".

    4. A "JUVENTUDE" (esta é para o Ideaqua): a impressão que eu tenho é exactamente a contrária. Pelo que ouço dizer, os mais novos querem ganhar num ano aquilo que os mais velhos levaram décadas a amealhar. E estou a referir-me especificamente a tentativas de extorquir subornos a empreiteiros.
  5.  # 25

    Colocado por: nandogonca
    Aqui está um exemplo tirado de outro tópico.

    O pagc era eu (depois mudei de nick) Paulo ag Correia :)

    É isso que você quer? em todos as empreitadas existe maneira, só que são tantas que nem sei por onde começar :)
    • mafgod
    • 14 outubro 2009 editado

     # 26

    Penso que a ideia inicial deste tópico era obter respostas semelhantes à do nandogonca.
    Ou seja, para leigos, há diferenças que nos passam completamente ao lado.

    Por ex. qual a diferença entre o pavimento AC4 e AC3?
    Se o construtor me disser que o AC3 é bom e barato vou atrás dele.... e mesmo que eu explicasse ao dito que queria AC4, como teria a garantia do produto colocado?
    Olhar para recibos ou labels não vale, são facilmente forjadas, que características visíveis ou comportamentos tem de ter para ser AC4?

    A respeito do cimento cola dos azulejos o mesmo, depois de misturado sabemos lá o que contém.... agora se ter em atenção na preparação da mesma e reparar que misturam latex por ex., já sei que estão a por a mão no meu bolso.... e que poderei ter chatisses a médio prazo.

    Acho que todos ficamos a ganhar com estes "truques" que os construtores tem a fim de ganhar aqui o que perderam ali.
    Agora, claro que nem todos o fazem apenas para nos sacar o dinheiro... alguns inocentemente sempre trabalharam assim.... e outros porque o cliente assim o quer.

    E não me intrepetem mal, há bons e maus profissionais em todo o lado.
  6.  # 27

    É isso que você quer? em todos as empreitadas existe maneira, só que são tantas que nem sei por onde começar :)
    Força :-)
    • eu
    • 14 outubro 2009

     # 28

    Eu fui enganado na fase do projecto: https://forumdacasa.com/discussion/934/estarei-a-ser-burlado/

    Felizmente depois as coisas correram muito bem e agora, durante a construção, está tudo a correr às mil maravilhas.
  7.  # 29

    Colocado por: mafgodPenso que a ideia inicial deste tópico era obter respostas semelhantes à do nandogonca.
    Ou seja, para leigos, há diferenças que nos passam completamente ao lado.

    Eu percebi desde inicio, o problema é que isso é quase impossivel de explicar de forma generalista, a menos que se compile um manual do engananço

    Colocado por: mafgodSe o construtor me disser que o AC3 é bom e barato vou atrás dele....

    Mas ai é que está o problema. O construtor não lhe devia dizer nada, era o seu projectista que devia especificar isso, e era você que devia ter escolhido em tempo útil, isto é, antes do inicio da construção

    Colocado por: mafgodA respeito do cimento cola dos azulejos o mesmo, depois de misturado sabemos lá o que contém.... agora se ter em atenção na preparação da mesma e reparar que misturam latex por ex., já sei que estão a por a mão no meu bolso.... e que poderei ter chatisses a médio prazo.

    Acredite que a escolha do material é apenas parte do problema ou apenas 1/10 do problema. A maioria prendesse com a aplicação ou a execução
    •  
      CMartin
    • 14 outubro 2009 editado

     # 30

    Colocado por: w.w
    Colocado por: CMartindesculpe esta minha "intromissão" sem interesse nenhum na conversa..apeteceu-me!



    ainda bem que reconhece!!


    ww,
    Eu estava a usar a ironia.
    Quando eu disse "discutir o sexo dos anjos" não queria dizer que o assunto não tem interesse: antes que não se chega a grandes conclusões que marquem definitvamente uma mudança ou "abertura de olhos" como acho que pretende o nandogonca.
    Quando eu disse que a minha intervenção não tinha interesse - mais uma vez ironia - eu acho que tem imenso interesse, especialmente a parte em que eu digo que "está no sangue" - fornecedores e clientes não são um mundo à parte um do outro, são pessoas capazes ou não de, em determinadas circunstâncias, enganar.

    E aproveito desde já para lhe dizer que quando fala dessa forma tão grosseira lembre-se que não está a falar para o "ar" está a dirigir-se a uma pessoa, que sou eu. Num forum que é público.
    Obrigada.
  8.  # 31

    Colocado por: PauloCorreiaAcredite que a escolha do material é apenas parte do problema ou apenas 1/10 do problema. A maioria prendesse com a aplicação ou a execução

    E aqui não há nada a fazer para além de se contratar bons profissionais e com boas referências e rezar que assim continume pelo menos na nossa obra, certo?
    Penso que há alguns truques básicos que todos deveríamos de ter conhecimento, por ex. como colocar chão flutuante, como/quando pintar, como colocar mosaicos/azulejos, ... pelo menos para garantir que após 5 anos não tenhamos problemas.... ;-)
  9.  # 32

    Colocado por: Luis K. W.Histórias para partilhar:
    O costume.

    ....

    4. A "JUVENTUDE" (esta é para o Ideaqua): a impressão que eu tenho é exactamente a contrária. Pelo que ouço dizer, os mais novos querem ganhar num ano aquilo que os mais velhos levaram décadas a amealhar. E estou a referir-me especificamente a tentativas de extorquir subornos a empreiteiros.



    Eu estava-me a referir numa generalidade, pois conheço muito mais "juventude" honesta do que nas gerações anteriores.
    No caso de haver alguns que queiram ganhar num ano aquilo que os mais velhos levaram décadas a amealhar também existe mas, sinceramente, não se aguentam por muito tempo (e eu também falei nesses casos).

    Eu pessoalmente tenho trabalhado com a geração mais nova, pois a maior parte das vezes que o tentei fazer com outras gerações anteriores senti-me aldrabado, o que não se justifica estando eles à tanto tempo no mercado. Atenção que também já apanhei pessoas da geração mais nova a tentar fazer o mesmo mas neste caso, e como eram novos, não segui em frente e considero que muitas pessoas o tenham feito também. Portanto que futuro têm os mais novos?
    Se forem honestos, certamente que terão um grande futuro pela frente, se não o forem o mais certo é ganharem num ano o que muitos ganham em dois mas a queda é inevitável.
  10.  # 33

    Sinceramente com respeito por quem iniciou o topico e outros na mesma linha de preocupações, acho que não é este o caminho

    pois no limite teriamos que todos ter conhecimentos para ser construtor instalador disto e daquilo etc, não parava.

    ou seja deixa-me saber como ser chico esperto mas apenas para me prevenir contra os chicos espertos.

    penso que a busca pelo profissionalismo só se poderá fazer com uma mentalidade de excelência nos dois sentidos, ou seja procurar pagar o justo por determinado serviço e exigir credênciais sérias a quem o executa, apostar quer na concepção quer no planeamento e ainda na fiscalização habilitada.
    Tudo o resto são tiros ao boneco em que se acertam uns e falham, talvez muitos outros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, mafgod, ifnunes
  11.  # 34

    Plenamente de acordo com marco1.
    Especialmente a mentalidade de excelência em ambos os sentidos - de resto dificilmente podemos generalizar.
  12.  # 35

    Mas eu não pretendo tirar nenhum curso de engenharia, nem de trolha, nem de serralheiro,nem de canalizador, isso era o "ideal", cada um saber um pouco de tudo. Não, isso não é solução, a minha ideia continua a mesma, só ter aqui um "manual/diário de como podemos ser enganados, em todo o processo de construção.
    Histórias que se passaram com vocês, e de como detectaram os "desvios".
    Colocado por: PauloCorreia
    ... a menos que se compile um manual do engananço

    Vamos tentar?????
  13.  # 36

    nandogonça,
    Mas não acha que isso é como "compilar" um "manual de enganaço" para a vida em geral? - Como não ser enganado por um amigo? Pela EDP? Como evitar ser enganado pelo colega de trabalho?
    O que estou a dizer é - tem que se ter a experiência para saber como lidar com ela, a experiência é sempre pessoal e estabelecer regras de como evitar é demasiado generalista - pois cada caso é um caso. Porque não fazer antes, o contrário, um manual de bons procedimentos?
    Como ser um cliente de excelência.
    Como ser um profissional de excelência.
    Apenas uma ideia, talvez vendo as coisas por um lado mais positivo se consiga ser mais "construtivo" (?).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ideaqua
  14.  # 37

    Colocado por: nandogoncaVamos tentar?????
    É dificil, devido à quantidade de erros que se podem cometer, à quantidade de materiais diferentes que se podem aplicar, à quantidade de locais de aplicação.

    O que você pretende, e julgo que bem mais útil, é um exemplo do sistema de controle de qualidade, uma ficha que lhe permita verificar a qualidade de execução. Infelizmente não tenho muitas, apenas algumas. Vou pòr uma online e depois falamos.

    De qualquer maneira, isso requer um pouco de tempo, mas vou tentar começar a montar a estrutura de uma coisa dessas.

    Mas verdadeiramente, quem têm razão é o marco.
  15.  # 38

    Colocado por: CMartinnandogonça,
    Mas não acha que isso é como "compilar" um "manual de enganaço" para a vida em geral? - Como não ser enganado por um amigo? Pela EDP? Como evitar ser enganado pelo colega de trabalho?
    O que estou a dizer é - tem que se ter a experiência para saber como lidar com ela, a experiência é sempre pessoal e estabelecer regras de como evitar é demasiado generalista - pois cada caso é um caso. Porque não fazer antes, o contrário, um manual de bons procedimentos?
    Como ser um cliente de excelência.
    Como ser um profissional de excelência.
    Apenas uma ideia, talvez vendo as coisas por um lado mais positivo se consiga ser mais "construtivo" (?).


    Isso de facto era o ideal, mas isso não o impedirá de ser enganado se não se souber defender.

    Perante tanta conversa que se ouve de burlas com empreiteiros, má construção, maus materiais, etc, acho muito bem que se ajude quem está mais vulnerável por falta de conhecimento e que assim fica nas mãos de quem o quiser enganar. Eu já tive pelo menos 2 situações em que fui mal servido e em que talvez me pudesse ter defendido se tivesse mais conhecimentos.
  16.  # 39

    Não me interpretem mal.
    Eu também, ando agora na fase de escolha de arquitecto, e como tenho lido muita coisa neste fórum, neste último ano, (e desde já digo que aprendi muito), li muitas dessas histórias e aprendi muito ao ler isso.
    Por isso o meu apelo neste tópico a colocar aqui as histórias por que já passaram para abrirmos os olhos ainda mais. Mas se formos pelo caminho contrário (boas técnicas) ainda melhor.
    Posso desde já dizer que estou com muito receio de começar a construir, primeiro porque como não posso acompanhar a obra todos os dias nem todas as semanas, fico à mercê do engenheiro responsável (posso ter sorte ou não)(vou ter que ter muita confiança nele), segundo quando contractar o empreiteiro, posso não discernir um bom dum mau profissional e depois....

    Sou do tipo de pessoa, que gosta de ter tudo muito bem delineado, e só me meto numa coisa quando souber muito bem onde me meto, se posso avançar ou não, saber resolver/esperar possíveis desvios que possam acontecer, por isso é que só agora pretendo avançar com o meu sonho.

    Quando pergunto aos meus amigos, que também estão a costruir, pequenos promenores que li aqui e eles perguntam "- O que é isso????" fico contente por saber que aprendi e por saber que posso "ensinar"(nem que seja ensinar a vir ao fórum da casa, para aprenderem também).

    É tudo muito bonito na fase de ganhar um cliente (eu que o diga, e só estou na fase da procura de arquitecto...), o pior vêm depois, se não acertarmos no indivíduo certo.
    Não me julguem do tipo desconfiado, mas também não me atiro de cabeça e de olhos fechados para o Mundo.

    Gosto muito de ler histórias e aprender, e acho que todos os foristas também.
    Muito obrigado a todos.
    Concordam com este comentário: skypt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
    •  
      CMartin
    • 14 outubro 2009 editado

     # 40

    Posso começar, se der licença.

    Como ser um cliente de excelência.
    1 - Antes de contratar, informe-se e procure referências anteriores do profissional, de obras e trabalhos realizados no passado e também da sua situação actual.
    Há empresas que nunca foram boas. Há empresas que já foram muito boas mas que por força das circunstâncias deixaram de o ser e agora realizam maus trabalhos, há outras quase a fechar as portas e seria desagradável descobri-lo com as suas obras a meio ou já depois de prontas, feitas com material que sobrava lá no armazém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
 
0.0257 seg. NEW