Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Falta saber é a qualidade dos professores ;)

    Cumprs
  2.  # 62

    Título alterado.
  3.  # 63

    Belo título que arranjou Nandogonça!Muito bom.
    :O)
    •  
      CMartin
    • 21 outubro 2009 editado

     # 64

    on with my opinion..Como ser um cliente de excelência
    4 - Cuidado com os serviços a serem prestados.
    Como já vimos o material é muito importante. Os serviços tão ou mais importantes. De nada vale ter um bom material a ser aplicado às 3 pancadas pelos srs. das obras. Tente verificar muito bem junto do seu empreiteiro para garantir qualidade também na instalação.
    Por exemplo, no caso das janelas, como fazem o isolamento (silicones, etc) e qual o espaço -folga - deixado entre o caixilho e a parede. Não vale a pena entrar em minuciosices mas há o genérico, o comum, que convém sempre saber e garantir que seja respeitado.
    Exemplo prático: Um hotel novinho em folhinha em Cascais cheio de janelas mal instaladas, mas de excelente marca. Todas a caírem.
  4.  # 65

    5- Se não domina peça ajuda

    De que me vale ter um projecto todo pipi se depois ninguem controla a sua correcta execução na obra.
  5.  # 66

    Colocado por: CMartinPor exemplo, no caso das janelas, como fazem o isolamento (silicones, etc) e qual o espaço -folga - deixado entre o caixilho e a parede. Não vale a pena entrar em minuciosices mas há o genérico, o comum, que convém sempre saber e garantir que seja respeitado.
    Exemplo prático:Um hotel novinho em folhinha em Cascais cheio de janelas mal instaladas, mas de excelente marca. Todas a caírem.
    Já agora, o exemplo poderia ser mais detalhado.
    Quanto deveria de ser o espaçamento/folga?
    Que tipo de isolamento deveria de ser?
    •  
      CMartin
    • 21 outubro 2009 editado

     # 67

    Não faço ideia. Deveria? Quando eu e o meu marido escolhemos as janelas para a nossa casa ele verificou este assunto como o nosso fornecedor- as folgas e os reforços interiores (penso que em aço) e o silicone e isolamentos a usar nas juntas, na instalação das janelas.O conselho é que se faça o mesmo.
    Lembro-me que o fornecedor nos contou o caso de um cliente que não queria o mínimo de folga entre o caixilho e a parede, queria aquilo juntinho, juntinho, o que explicou o fornecedor não era correcto nem ia dar bom resultado passado um tempo, mas o senhor assim quis porque achava que garantia o melhor isolamento.
    •  
      CMartin
    • 21 outubro 2009 editado

     # 68

    mafgod,

    Como eu disse em cima: Não vale a pena entrar em minuciosidades mas o genérico, o comum, que convém sempre saber e garantir que seja respeitado.

    Aliás, tal e qual como sugere neste seu comentário em baixo, é o que eu sugiro que se faça também.

    Colocado por: mafgod
    Colocado por: PauloCorreiaAcredite que a escolha do material é apenas parte do problema ou apenas 1/10 do problema. A maioria prendesse com a aplicação ou a execução

    E aqui não há nada a fazer para além de se contratar bons profissionais e com boas referências e rezar que assim continume pelo menos na nossa obra, certo?
    Penso que há alguns truques básicos que todos deveríamos de ter conhecimento, por ex. como colocar chão flutuante, como/quando pintar, como colocar mosaicos/azulejos, ... pelo menos para garantir que após 5 anos não tenhamos problemas.... ;-)
  6.  # 69

    eu sinceramente já pensei em montar uma empresa de consultadoria, e começar a levar por consulta :) é um bom negócio...pelos enganados propositadamente ou sem intenção, que tenho encontrado que acabam com casa horriveis, mal tratados e de bolsos vazios, e muitas vezes em tribunais.
    é dificil não ser enganado...talvez começar a não ouvir em facilidades e informar-se o minimo possivel.
    •  
      CMartin
    • 22 outubro 2009 editado

     # 70

    E já agora deixo um artigo publicado na máxima interiores, que penso ser importante para o tema em discussão.
    fonte: http://www.maximainteriores.xl.pt/1009/esp/200.shtml

    A arquitecta responde...
    Com uma vasta experiência na área da habitação, Susana Catarino defende que a boa relação entre cliente e arquitecto é fundamental para o bom resultado da obra.
    Qual a melhor forma de escolher um arquitecto?
    Saber quem é o autor das obras com que mais se identifica. Outra alternativa é pedir o portefólio do arquitecto escolhido de forma a conhecer melhor o seu trabalho.
    O que deve ser falado na primeira reunião?
    Deve definir-se um programa preliminar, ou seja, discutir os requisitos do projecto: quantos quartos e salas, quais as zonas de maior permanência, áreas exteriores e áreas técnicas.
    Quantas reuniões serão necessárias até o projecto ficar concluído?
    Por vezes, há tendência de se apressar o projecto para que se possa começar a construir mais depressa, mas é importante que, quer o projecto de arquitectura quer o de especialidades, fiquem o mais definidos possível, para que durante a obra não surjam surpresas nem atrasos. Um projecto de arquitectura é composto por cinco fases e a passagem à fase seguinte só se faz com a aprovação da anterior. Portanto, serão necessárias, pelo menos, cinco reuniões, mas são sempre mais.
    O que é decidido nas reuniões?
    A primeira é a de definição do Projecto Preliminar. A segunda, é a do chamado Estudo Prévio, em que o arquitecto desenvolve uma proposta de acordo com o programa combinado. É também aqui que se iniciam os projectos de especialidades. Na terceira, é desenvolvido o Projecto Base para a entrega na Câmara Municipal. Após a aprovação dos diversos projectos, é preparada a quarta fase, o Projecto de Execução, onde são desenvolvidos os desenhos de pormenor e os mapas necessários à boa execução da obra. A última fase consiste na Assistência à Obra para esclarecimento de dúvidas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: L3G.ARQUITECTOS
  7.  # 71

    Tectos Falsos
    Aumentar a distancia entre o alumínio e diminuir a sua quantidade!
    Cobertura em madeira
    Orçamento com "substituição de vigas em mau estado" e no final todas as vigas de madeira estavam em bom estado para o empreiteiro e podres para o dono da obra
    Tem competências para fazer este trabalho?
    Dificilmente vão dizer que não. Todos os empreiteiros sabem fazer tudo e têm experiencia... no final o terraço mete agua porque foi a primeira vez que fez...
    • eu
    • 8 abril 2010

     # 72

    Colocado por: PauloCorreia Ganhei nas ultimas 2 semanas quase 1.8 milhões de euros em obras


    Já merecia um prémio de 1% sobre esse valor...
  8.  # 73

    [desabafo on]
    a sério? Em Outubro disseram-me: Não fizeram mais do que a vossa obrigação. A 15 de Novembro tinha o meu site online. Coincidência apenas, claro. E nessas obras, apenas numa vez, tinha o melhor preço. Nas outras todas, estava sempre com preços abaixo de meio da tabela. A jóia da coroa, foi passar de 13º e penultimo para 1, numa obra de 1 milhão de euros.

    Há coisas que são imperdoáveis.
    [desabafo off]
    • eu
    • 8 abril 2010 editado

     # 74

    Uma das coisas mais graves numa organização é quando não se reconhece e premeia o mérito dos colaboradores. E Portugal está cheio de maus exemplos deste tipo. Normalmente, não premeiam quem merece, mas sim os amigos e os lambe botas.

    Lamentável...
    Concordam com este comentário: bmxer, maria rodrigues
  9.  # 75

    Concordo plenamente, infelizmente, com o "eu". Não o sinto directamente, sinto-me reconhecida por a quem reporto directamente mas acho que sou caso raro porque há pessoas, eu vejo-as, com competência até acima das da chefia, e a chefia não tem sequer a sabedoria para lhes conseguir reconhecer o mérito.
    • cc121
    • 20 abril 2010 editado

     # 76

    Ser uma pessoa esclarecida ajuda muito. Por exemplo o primeiro apartamento que comprei tem cá cada falha que nunca o devia ter comprado sem exigir a reparação. Uns anos depois andou aqui um pedreiro empregado de quem construiu o meu apartamento a tapar fissuras, pintar etc e contava-me coisas do tipo: "ele(construtor) quer-lhe pôr aqui uma tinta de "marca branca", mandou-me inclusive vertê-la no balde da tinta de origem". Na altura da construção tb me amolgou o tubo da chaminé da cozinha todo e não quis fazer uma parede falsa para tapar aquilo. Deixou-me anos o tubo à mostra. Teve a cara de pau de trazer cá um dos empregados para "atestar" o que ele dizia. Que "não dava". Eu na altura tinha 21 anos... :D é claro que me deram a volta. Um dia resolvi mandar vir cá alguém comigo a pagar e em meia hora ficou feito.. Tenho um parapeito de janela na cozinha que a pedra ficou curta e literalmente ele colou lá um pedaço para acrescentar. Um trabalho miserável mesmo. Assentou mal uma banheira que andou meses a deitar água para a cave (estou no r/c). Veio cá n vezes pôr silicone, nunca a quis tirar e fazer de novo. Acabou a resolver aquilo colando a banheira com "cimento" onde o silicone deixou de funcionar. De ressaltar que esse construtor é conhecido em todo o lado. É o maior vigarista que já me passou pela frente. Chegou a apropriar-se de um dos apartamentos do prédio, sem o comprar. O sócio fez queixa dele, foi uma pouca vergonha... foi despejado... andavam pedreiros ucranianos sempre aqui em volta a pedir salários que ele não pagou... Por isso eu digo que o melhor é sermos pessoas esclarecidas e aproveitar para tirar lições dos erros dos outros. Procurar referências das pessoas em vez de olhar primeiro ao preço. Uma boa salvaguarda quando se parte para a construção de moradia é arranjar um BOM arquitecto que nos ajude a contornar muitos destes problemas, através de um caderno de encargos. E não escolher sempre o mais barato, só porque é mais barato. Como digo, é sermos esclarecidos e procurar saber por que é que é mais barato ou por que é que é mais caro. Se não estudarmos um bocado vamos ser sempre enganados.
 
0.0228 seg. NEW