Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: antonylemosgosto da relva dos renders


    já precisava de uma cortadela!
  2.  # 162

    Mais alguma opinião acerca da planta e dos 3D´s publicados! Obrigado
  3.  # 163

    ... bom eu tb gosto da relva.. Mas realmente, já precisa de uma aparadela... veja isso com o arquitecto ;)
  4.  # 164

    Colocado por: Pedro Barradas... bom eu tb gosto da relva.. Mas realmente, já precisa de uma aparadela... veja isso com o arquitecto ;)


    estou a pensar alinhar a parede oeste do wc principal e aproveitar o aumento de espaço para colocar uma lavandaria ou arrumos! alguma sugestão para essa alteração!
    •  
      Mk Pt
    • 22 setembro 2020 editado

     # 165

    Colocado por: JP PassosMais alguma opinião acerca da planta e dos 3D´s publicados! Obrigado

    O quarto mais próximo à sala não vai ver sol durante o inverno, devido à cobertura da sala e alpendre, e mesmo o segundo quarto nos dias mais pequenos/frios também pouco ou nenhum sol vai apanhar. Ou seja, no inverno só o ultimo quarto apanha sol mais à vontade.

    Como é conhecido, o sol no inverno está mais baixo, e isso pode ser aproveitado para ter coberto/protecção que crie sombra de verão e deixe entrar sol no inverno.
    Mas da maneira como está a sala, o primeiro quarto vai ficar à sombra quando se podia/devia aproveitar o sol, que é no Inverno.

    Pode calcular a posição do sol, ao longo do ano, em altura e posição em relação ao norte aqui: https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php?lang=pt

    É só pesquisar pela terra onde será construida a casa, e confirmar que a hora está em GMT (0).~

    Aí pode verificar que se considerar Oeste como 0º, no solestício de inverno o sol põe-se 30º abaixo de Oeste.
    Quando começa o Inverno e até começar a Primavera coloca-se 15º abaixo de Oeste.

    Se tiver em consideração que na ultimas horas de sol já vai baixo (portanto a sala/cobertura/pilar largo faz sombra), o primeiro quarto nunca vê sol no inverno e mesmo o segundo pouco vê.


    Não sou contra quartos a Poente, mas têm que ter protecção solar no Verão e deixar entrar sol no Inverno.
  5.  # 166

    Já agora

    essa pala ou outra coisa do genero ali não serve para nada, o sol de poente já é baixo, pode é no proprio jardim prever arvores ou outra coisa para cortar o sol rasante ali no verão, pois no inverno essa fachada a partir ai das 17.00 já não apanha sol.
    realmente não percebo o seu arquiteto com essa pala.
    • Sira
    • 22 setembro 2020

     # 167

    Porque não encosta a casa mais a norte para ficar com maior área de jardim a sul? Aquele espaço todo a norte terá algum propósito especial?

    Ou a ideia é mesmo ficar com um espaço exterior resguardado do sol de verão?
  6.  # 168

    .. realmente, tem uma linda relva...linda relva... transmite uma sensação de frescura fenomenal...
  7.  # 169

    É relva barcelense
  8.  # 170

    Colocado por: Mk Pt
    O quarto mais próximo à sala não vai ver sol durante o inverno, devido à cobertura da sala e alpendre, e mesmo o segundo quarto nos dias mais pequenos/frios também pouco ou nenhum sol vai apanhar. Ou seja, no inverno só o ultimo quarto apanha sol mais à vontade.

    Como é conhecido, o sol no inverno está mais baixo, e isso pode ser aproveitado para ter coberto/protecção que crie sombra de verão e deixe entrar sol no inverno.
    Mas da maneira como está a sala, o primeiro quarto vai ficar à sombra quando se podia/devia aproveitar o sol, que é no Inverno.

    Pode calcular a posição do sol, ao longo do ano, em altura e posição em relação ao norte aqui:https://www.sunearthtools.com/dp/tools/pos_sun.php?lang=pt

    É só pesquisar pela terra onde será construida a casa, e confirmar que a hora está em GMT (0).~

    Aí pode verificar que se considerar Oeste como 0º, no solestício de inverno o sol põe-se 30º abaixo de Oeste.
    Quando começa o Inverno e até começar a Primavera coloca-se 15º abaixo de Oeste.

    Se tiver em consideração que na ultimas horas de sol já vai baixo (portanto a sala/cobertura/pilar largo faz sombra), o primeiro quarto nunca vê sol no inverno e mesmo o segundo pouco vê.


    Não sou contra quartos a Poente, mas têm que ter protecção solar no Verão e deixar entrar sol no Inverno.


    Esse estudo solar já tinha feito anteriormente por acaso no site que indicou!

    Por isso acho interessante um pérgola com tela removível no inverno para aproveitar um pouco melhor o sol de inverno! Como é óbvio sei que uma casa em L tem algumas limitações nesses aspetos! Mas a pérgola pode ser uma solução interessante!

    No que diz respeito ao verão, sei que o sol quando começa a baixar irá incidir nas janelas, contudo como estou a pensar colocar estores (pk preciso de luz zero para dormir, além de por vezes dormo de dia) penso que os estores ajudaram a impedir o sol de verão de entrar nos quartos!
  9.  # 171

    Colocado por: SiraPorque não encosta a casa mais a norte para ficar com maior área de jardim a sul? Aquele espaço todo a norte terá algum propósito especial?

    Ou a ideia é mesmo ficar com um espaço exterior resguardado do sol de verão?


    Chegar a casa a muito a norte pode trazer dificuldades de implantação e pela topografia do terreno vai obrigar a que a rampa de acesso à garagem seja mais acentuada! Posso chegar mais a norte mas nunca poderá ser muito!

    A ideia também é ter um espaço exterior de lazer abrigado do sol de verão e com sol de inverno (pk aquela árvore que tem junto ao espaço de lazer é um cerejeira de folha caduca)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
  10.  # 172

    Vamos lá apresentar o projeto e ouvir as opiniões!
  11.  # 173

    Bora

    Colocado por: JP PassosVamos lá apresentar o projeto e ouvir as opiniões!
  12.  # 174

    .
      13.jpg
      2.jpg
      3.jpg
  13.  # 175

    -
      6.jpg
      5.jpg
      4.jpg
  14.  # 176

    .
      7.jpg
  15.  # 177

    não sei como é a envolvente, mas se fosse para mim fazia um mirror entre norte e sul. garagem e cozinha para norte e quartos para sul.
  16.  # 178

    Para poente a vista da varanda com churrasqueira é um vinhedo cultivado, para norte a vista é mais desimpedida, para sul a vista será uma sede verde (pk tem habitações e uma oficina), para nascente é a via pública.
  17.  # 179

    Essa pala a poente é quase irrelevante e vai custar uma pipa de massa (além de obrigar a uma solução de apoio que irá aumentar também o custo da parede nessa zona).
    O aproveitamento solar eficiente faz-se sobretudo a sul.
    Mas pode ter árvores de folha caduca a poente; não é perfeito em termos de contorlo geométrico, mas é bom e barato.
  18.  # 180

    Colocado por: nunogouveiaEssa pala a poente é quase irrelevante e vai custar uma pipa de massa (além de obrigar a uma solução de apoio que irá aumentar também o custo da parede nessa zona).
    O aproveitamento solar eficiente faz-se sobretudo a sul.
    Mas pode ter árvores de folha caduca a poente; não é perfeito em termos de contorlo geométrico, mas é bom e barato.

    A poente à frente dos quartos o que terá é uma pérgula com vinha ou trepadeira de folha caduca, a pala foi uma ideia que já passou!
 
0.0450 seg. NEW