Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Sinceramente, não sei porque o Joel ficou tão zangado (?).
    Por outro lado, estou com o Montecristo, e também sou PSD, mas reconheço o grande esforço do Governo PS, que, já como disse várias vezes, penso que nos está a conduzir e bem, dadas as circunstâncias, circunstâncias estas que são globais.
    Vejamos por exemplo se podemos dizer que a nossa (mundial, nós) potência ultra os EUA, estava preparado (...). Não podemos dizer (nós o mundo) que estávamos preparados, mas, acho, estamos a fazer o melhor com o que temos. Portugal está claramente entre esses que estão a bem conduzir, com o positivo, não sei mas parece-me, sem espezinhar os restantes seus parceiros Europeus. Está na União.
    Por outro lado, há quem diga que está situação pode fazer enfatizar nacionalismos. O que é interessante, acho.
    Concordam com este comentário: marco1, Quilleute, Luis Santos Duarte, montecristoc11
  2.  # 2

3.  # 3

Colocado por: QuilleuteCom todo o respeito , se eu o conhecesse pessoalmente, e o JoelM estivesse doente sem dinheiro para medicamentos, a minha primeira reacção não seria dar-lhe uma coça sobre poupanças para tempos difíceis. Iria a correr a uma farmácia , comprar-lhe os medicamentos e garantir todo o apoio durante a sua convalescença e DEPOIS de curado , aí sim ... falaria consigo sobre a importância de poupar .

Isto é ser, humano ...

E é, a meu ver, porque o António Costa ficou revoltado. Com toda a razão. Ser humano, acima de tudo, é o que se espera de todos nós, compadecer. Seja qual a pátria. Caramba, Holanda foi realmente muito mázinha, isto não é business as usual, o coronavírus.
  4.  # 4

Colocado por: JoelMvoltando ao tópico... chegou a barreira dos 100 mortos... cada vez mais na trajectoria de Espanha e Itália infelizmente...

https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/covid-19-em-portugal-100-mortos-5170-infetados-e-43-recuperados

Eu sou um pouco mais optimista..

Das 100 mortes quantas não ocorreram em lares? Há talvez mais mortes relacionadas com lares do que na comunidade em geral.

Eu lembro-me de dizer que se o covid-19 chegasse aos lares iria ser uma razia. E é isso que se está a passar.

No entanto não estamos a ver um índice de morte extravagante. Estamos a ver algo que por esta altura já seria expectável.
    Mas se os funcionários de lares fossem testados todos os dias, se tivesse havido um maior cuidado não estaríamos a falar de 100 mas talvez 30 ou 40 mortes. Proibiram as visitas.. pelos vistos de nada serviu.
  5.  # 5

JoelM

eu não pretendo ser consensual, nem tão pouco estou a fazer analises económicas, de saúde publica etc...apenas dentro do meu senso comum estou a aconselhar ponderação e serenidade no que se diz, é preciso isso e ser positivo e proativo na medida do possível neste momento.
    Concordam com este comentário: CMartin, montecristoc11, Bricoleiro
  6.  # 6

Olhem, numa nota mais pessoal, temos uma amizade que é cientista ao serviço da ONU. Portanto, o trabalho dele é mesmo epidemias, doenças infecciosas, e a saúde global, percorrendo o mundo, para a aferir e contribuir a resolver.
    Voltou a semana passada dum trabalho a respeito.
    Portugal, disse-nos, está a surpreende-lo (a ele) agradavelmente, e o seu povo ordeiro. Temo-nos portado muito bem, muito melhor que muitos (não vale a pena quais..). "Vê-se bem que saímos duma ditadura" (numa outra nota, ou outro prisma).

Pior...os países de terceiro mundo, que esses nem médicos, nem equipamentos, nem meios nenhuns, vão ter que ser ajudados.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  7.  # 7

Colocado por: CMartinPior...os países de terceiro mundo, que esses nem médicos, nem equipamentos, nem meios nenhuns, vão ter que ser ajudados.

Fica isto, realmente, e os refugiados à espera para entrar na Europa, nos campos fronteiriços...enfim.
  8.  # 8

https://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/periodo-de-incubacao-de-novo-coronavirus-pode-durar-ate-24-dias
    A ser verdade este estudo, dificilmente serão controlados os focos de diseminação com os catorze dias de quarentena que até agora são regra.
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 9

Penso que todos nós estamos surpreendidos com a forma como o Governo esta a tratar da situação , e ainda mais surpreendido fico com os meios ao seu dispor e estando a dar cartas aos ditos países ricos , existe uma coisa que as pessoas têm de perceber , em termos de diplomacia estamos muito bem, não existem conflitos com nenhum país a prova disse é discurso do embaixador chines em PT, ja quanto ao amigo joel as contas dele , estão correctas , Portugal apenas têm o dobro da população da Noruega.
  10.  # 10

Isto veio mostrar as fraquezas dos países .
  11.  # 11

Colocado por: JoelM
    E quase 4x mais mortos e a subir exponencialmente... Matemática é lixada!

Joel espero que os deuses dos Vikings o ajudem nesta catástrofe , porque quanto ao resto está muito mal servido !
  12.  # 12

Na situação que estamos a viver , argumentar entre cores partidárias e/ou futebolísticas é supérfluo e fora de contexto.
    Defendo união entre todo o mundo especialmente o cientifico para tentar resolver esta anormalidade.
    Criar uma politica multicultural de estudo e investigação desta pandemia.
    Julgo não estar longe da verdade quando afirmo que esta situação vai durar muito tempo.
    O que se vê? Países mais ricos atropelarem as encomendas de material de proteção dos mais pobres.
    Gente a falar mal de governantes porque não tomaram medidas atempadamente.
    Eu não faço ideia (e se calhar vocês também não) o cansaço que deve dar , as conferencias de imprensa que a nossa ministra da saúde tem de aguentar todos os dias.
    Treinadores de bancada sempre tivemos , ponham-se no lugar dos nossos governantes.
    Peço desculpa ao Joel se cometi algum erro de sintaxe ou gramatical.
    Estou-me a ccagar para os partidos
    Concordam com este comentário: montecristoc11, CMartin
  13.  # 13

Eu fiquei sem trabalho e estou sentado no sofá e não invejo a posição dela.
    Ganhe juízo , você não faz ideia do que se passa na realidade.
  14.  # 14

Cada um sabe as limitações que tem, há que lhe dar crédito por isso!
    Não preciso do seu credito , até duvido que voÇê como ser humano tenha capacidade para me dar crédito.
    Acha que tem mais capacidade dos que estão ? Concorra nas próximas eleições.
  15.  # 15

Colocado por: iniciado1Defendo união entre todo o mundo especialmente o cientifico para tentar resolver esta anormalidade.
    Criar uma politica multicultural de estudo e investigação desta pandemia.
    Isto, sem dúvida, iniciado ! Era isto. Penso que existe na comunidade científica (?)
  16.  # 16

Colocado por: iniciado1Eu não faço ideia (e se calhar vocês também não) o cansaço que deve dar , as conferencias de imprensa que a nossa ministra da saúde tem de aguentar todos os dias.

Não sei o cansaço que lhe deve dar a ela, mas sei o cansaço que me dá a mim ligar a tv e estar sempre a levar com essa senhora.

Informação escrita para a comunicação social e menos show off, com dados objetivos e atualizados todos os dias seria mais útil e menos cansativo para todos.
    Concordam com este comentário: elnunes, 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elnunes
  17.  # 17

È isso que eu defendo desde o inicio CMartin.
    A união da comunidade cientifica a nível mundial....sem interesses monetários envolvidos.
    Julgo que seria mais rápida a solução....se calhar é uma utopia.
    È minha ideia que isto é ainda mais sério do que pensamos.
    Queira Deus que esteja enganado.
  18.  # 18

Colocado por: iniciado1união da comunidade cientifica a nível mundial

Isto existe a nível científico pq eles sabem que dependem do conhecimento de cada um deles. O problema é qdo os Estados se intrometem.
  19.  # 19

Não sei o cansaço que lhe deve dar a ela, mas sei o cansaço que me dá a mim ligar a tv e estar sempre a levar com essa senhora.

Só tem um canal de televisão?
  20.  # 20

Cooperação científica é boa e recomenda-se, mas só até certo ponto. Tão importante que isso para se obterem resultados rápidos e eficazes é haver competição entre laboratórios de investigação.

0.0775 seg. NEW