Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Pois, em Inglaterra , e segundo os jornais ingleses de hoje, eles ja começaram a ver a contagiosidade e perigosidade dos transportes publicos, tanto que querem reduzir a lotação dos transportes publicos para um maximo de 10 por cento, repito, 10 por cento! Aqui são dois terços, e na horas de ponta ja vi videos em reportagens televisivas em comboios na Azambuja onde a lotação suplanta claramente os 100 por cento. Mas infelizmente falta.nos tb. aos srs jornalistas nas conferencias de imprensa da DGS diarias, perguntar sobre isto, e não serem meras correias de transmissão ...

Querem no U. Kingdom que as pessoas se desloquem para o trabalho sobretudo em bicicletas e trotinetas electricas!

Colocado por: AMVP

Independentemente da lotação dos comboios a verdade é que uma das fábricas não fechou até agora e as pessoas já se deslocariam de comboio antes. Ou seja, a verdade é que podemos ficar contagiados em qualquer local.
    Quanto à questão das máscaras, de facto se calhar nos transportes públicos sendo possível deveríamos usar as máscaras cirúrgicas, à falta de outras melhores, mas também é verdade que há problemas com a quantidade destas e com o preço das mesmas. Apesar do preço já ter baixado a verdade é que mesmo assim não é aceitável que em Portugal, neste momento, as máscaras descartáveis vendidas no supermercado custem 0,46€/unidade e em França sejam vendidas a 0,5€.

Mas alguém já a seguir irá dizer que é o mercado a funcionar, que se não for assim não há à venda, etc, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  2.  # 262

Colocado por: JoelMÉ ver a data e perceber que o crash do petróleo começou ANTES dos lockdown na Europa.... Detalhes...

Errado.
    É só dar uma vista de olhos aos gráficos antes de escrever para não dizer disparates desses. Os dois índices, Crude e Brent servem de referência para o mercado internacional, não é só o Brent. mas foquemo-nos no Brent: no final de fevereiro, princípos de Março, quando começou o lockdown a cotação era mais alta do que tinha sido na maior parte do tempo nos anos de 2015, 2016 e 2017, portanto crash antes dessa data só se for na sua cabeça.
      Capturar.JPG
  3.  # 263

Colocado por: carlosj39Mas infelizmente falta.nos tb. aos srs jornalistas nas conferencias de imprensa da DGS diarias, perguntar sobre isto, e não serem meras correias de transmissão...

A sra Desgraça Feita na conferência da DGS de hoje:

Em Portugal e até à data ocorreram nestes lares 450 óbitos que obviamente lamentamos (...)

Sou só eu que acho a palavra obviamente estranha no contexto da frase e da situação que estamos a viver? Já para não falar da forma en passant como a frase foi proferida (tem de ser visto mesmo).

O obviamente será para nos convencer? Ou será que é a própria sra que não está convencida do que diz?

Obviamente que nós não somos parvos.

Convém não esquecer:

Graça Freitas:
    Não há grande probabilidade de chegar um vírus destes a Portugal.
    Não, não temos que estar alarmados, portanto a Natureza é assim, aparecem novos vírus. É preciso é estarmos atentos.
    (15/01/2020)

https://www.youtube.com/watch?v=YN3gtVIBzkg

Até apelo que vão visitar os idosos que estão nos lares, que sejam solidários, que os visitem, que os acompanhem porque à data não há restrições nesse sentido
    (06/03/2020)

https://www.youtube.com/watch?v=pURHwxctC1U

Reduzir ao mínimo levar as nossas mãos à nossa cara, porque é o contacto das mãos contaminadas com o nariz e a boca que nos infectam (...)
    Não se fiarem na falsa sensação de uma máscara, a máscara neste momento não é a panaceia para tudo e portanto não vale a pena estarmos a usar máscaras que nem sequer são impermeáveis. Servem para practicamente nada, só dão falsa sensação de segurança (...) Não use máscaras!

https://www.youtube.com/watch?v=dasitpCcy98

Eu sei que não vivemos num Estado de Direito mas o Ministério Público não pode estar a dormir e que actue perante tamanha ignorância e incompetência que se revelou mortal e como já aqui tinha referido é criminosa. Por mais que se queira dobrar a realidade não há volta a dar...
  4.  # 264

A somar a isso tudo há o facto brilhante de devolver doentes de lares internados em hospitais , ainda infectados, aos lares de origens, porque tal como os outros doentes, deveriam ser tratados nas suas residencias. Brilhante, não obstante as queixas das em vão dessas instituiçoes, de facto!

E ha ainda o facto brilhantissimo da ideia da cerca sanitaria do Porto!

Não estamos numa monarquia mas ate parece, só nos saem é duques!

Colocado por: wuxing

A sra Desgraça Feita na conferência da DGS de hoje:

Em Portugal e até à data ocorreram nestes lares 450 óbitos que obviamente lamentamos (...)

Sou só eu que acho a palavra obviamente estranha no contexto da frase e da situação que estamos a viver? Já para não falar da formaen passantcomo a frase foi proferida (tem de ser visto mesmo).

Oobviamenteserá para nos convencer? Ou será que é a própria sra que não está convencida do que diz?

Obviamente que nós não somos parvos.

Convém não esquecer:

Graça Freitas:
    Não há grande probabilidade de chegar um vírus destes a Portugal.
    Não, não temos que estar alarmados, portanto a Natureza é assim, aparecem novos vírus. É preciso é estarmos atentos.
    (15/01/2020)

https://www.youtube.com/watch?v=YN3gtVIBzkg

Até apelo que vão visitar os idosos que estão nos lares, que sejam solidários, que os visitem, que os acompanhem porque à data não há restrições nesse sentido
    (06/03/2020)

https://www.youtube.com/watch?v=pURHwxctC1U

Reduzir ao mínimo levar as nossas mãos à nossa cara, porque é o contacto das mãos contaminadas com o nariz e a boca que nos infectam (...)
    Não se fiarem na falsa sensação de uma máscara, a máscara neste momento não é a panaceia para tudo e portanto não vale a pena estarmos a usar máscaras que nem sequer são impermeáveis. Servem para practicamente nada, só dão falsa sensação de segurança (...) Não use máscaras!

https://www.youtube.com/watch?v=dasitpCcy98

Eu sei que não vivemos num Estado de Direito mas o Ministério Público não pode estar a dormir e que actue perante tamanha ignorância e incompetência que se revelou mortal e como já aqui tinha referido é criminosa. Por mais que se queira dobrar a realidade não há volta a dar...
    Concordam com este comentário: wuxing
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wuxing
  5.  # 265

Colocado por: JoelM

então de que adianta manter tudo aberto se morrem mais pessoas e a economia afunda ba mesma? lógica da batata...

esta é a prova que até para se ser ironico é preciso saber ler, eu referi os custos do lockdown na economia, porque o virus veio sem ninguém escolher... agora alguns é que dizem que o lockdown foi o unico responsavel por a crise instalada... mas quando se mostra que países sem lockdown também estão com recessões do mesmo nível dos outros, acabam-se os argumentos...

este deve pensar que os mais velhos são flores de estufa como ele... gente que comeu o pão que o diabo amassou vai agora "perder anos de vida" por umas semanas (meses) sem contacto directo (até porque se podem ver desde que mantendo distâncias de segurança e seguindo regras)com os familiares por uma bem maior... enfim...

para os meus pais foi espectacular, até aprenderam a mexer nas novas tecnologias e para quem até há uns meses nem uma sms sabiam enviar, já sabem fazer vídeo chamadas em grupo...

P. S. O mais engraçado é vir alguém com este artigo de opinião que ainda há uns dias dizia que o lockdown devia ser só para grupos de risco (onde se incluem idosos) 😅😅

Na próxima vez vou perguntar ao caríssimo se concorda com um artigo antes de o partilhar!
  6.  # 266

Colocado por: AMVP

Tem dados que demonstrem que a economia não estava já em desaceleração?

Íamos perder 6 ou 7% do PIB este ano? Onde viu essas previsões em Dezembro de 2019 ou Janeiro de 2020? Onde viu que o desemprego ia chegar aos valores agora previstos? Que vão ser maiores no final do ano na minha opinião! Em que previsão viu que nos EUA iam haver mais de 20 milhões de desempregados em 2 meses??
    Isso não é minimamente discutivel
  7.  # 267

O que o sr quer dizer é que as familias que neste momento estão a passar necessidades não é culpa da pandemia, os milhões de novos desempregados desde março não é culpa do covid o petróleo ter caído não é culpa do covid.

Tenha respeito por quem está a sofrer com as consequências econômicas da pandemia, temos que aceitar que a quarentena foi feita bem ou mal já está feito, agora o importante é encontrar soluções.

No meu ponto de vista que vale tanto como o seu que é tanto como nada, deveriam todos os países começar a testar massivamente a população tanto ao vírus como aos anti corpos e meter todo mas todo mundo a trabalhar pelo menos aqueles que ainda tem trabalho pois muitos já não vão ter.

A única vacina que temos neste momento é a imunidade de grupo, portanto é a que temos que aplicar com justiça social, não podemos aceitar criar uma imunidade de grupo á custa dos pobres que têm que trabalhar enquanto que outros se vão poder resguardar, ou acha correcto uns terem que trabalhar ter atendimento ao público ter de se deslocar em transportes públicos que muitos criticam porque vão cheios ou que vão com mais lotação que neste momento a lei premite, eu não sei se neste momento nas horas de ponta existem o triplo dos autocarros para que os pobres que neles andam possam respeitar a distância de segurança, pois se antes iam cheios se não reforçaram o numero de autocarros como é que as pessoas vão trabalhar? Se chegarem atrasados porque não entraram no autocarro ou comboio tem a falta justificada?

É muito fácil falar no que os outros devem fazer e como deve ser feito, mas a realidade é que a tempestade existe mas não vamos todos no mesmo barco.
  8.  # 268

Colocado por: JoelMComo pode verificar neste site, a quedo dos preços começou a 6 de Janeiro...

No último ano podemos identificar mais de meia dúzia de subidas e outras tantas descidas, mas nenhuma como a que ocorreu seguir a fevereiro de 2020.
  9.  # 269

Colocado por: carlosj39A somar a isso tudo há o facto brilhante de devolver doentes de lares internados em hospitais , ainda infectados, aos lares de origens, porque tal como os outros doentes, deveriam ser tratados nas suas residencias. Brilhante, não obstante as queixas das em vão dessas instituiçoes, de facto!

Isso é grave!
    Não sabia disso, passou nas notícias? Obrigado por partilhar essa informação.

Na Bélgica, Itália, França, Espanha e Reino Unido foi o que se viu...

Nos EUA têm estado a criticar o Gov Cuomo, do Estado de NY, precisamente pela forma como lidou com a situação nos lares:

NY's Cuomo criticized over highest nursing home death toll
    New York leads the nation in the number of coronavirus deaths in nursing homes, and Gov. Andrew Cuomo is coming under increasing criticism for his handling of the crisis
    https://abcnews.go.com/Health/wireStory/nys-cuomo-criticized-highest-nursing-home-death-toll-70596950

Uma doença que só mata idosos... será que houve algo mais que "só" incompetência e ignorância?
  10.  # 270

Colocado por: wuxingUma doença quesó mata idosos... será que houve algo mais que "só" incompetência e ignorância?

Eu acho que sim. Desconfio que os sistemas de segurança social e pensões criaram esta doença para aliviarem as suas contas cada vez mais deficitárias.
    Aliás, já antes tinham feito o mesmo com outras doenças como a gripe, o cancro e as doenças de coração que, estranhamente, afetam maioritariamente os mais velhos.
    Já repararam que só uma pequena minoria vive mais de 90 anos?! Muito estranho...
  11.  # 271

Joel, sabe a diferença entre descer umas escadas e cair de uma falésia abaixo?
    Basicamente o petróleo estava a baixar um bocado e de repente até ficou em terreno negativo.
    Capiche?
  12.  # 272

Aliás, vou revelar um segredo da area da aviação. A paragem de quase todas as linhas aéreas não se deveu á pandemia. O problema é que se descobriu que o "virus" que começou no Boeing 737-500 era contagioso e propagava-se a todos os aviões que se encontravam na placa ou se cruzavam no ar a menos de 2000' pés.
  13.  # 273

Final de fevereiro dá para ver pelo seu gráfico.
    Em final de fevereiro já se começava a ver que isto ia espalhar a sério. Não conseguir ver que estão relacionados...

Pronto, não ficou negativo mas perdeu quase 80% do valor em bolsa em 2 meses...
  14.  # 274

Colocado por: J.FernandesJá repararam que só uma pequena minoria vive mais de 90 anos?! Muito estranho...

Eu acho ainda mais estranho ninguém viver até aos 140 anos. A minha cabeça não consegue perceber tal coisa!!!
      Capture+_2020-05-10-13-58-13~2.png
  15.  # 275

Colocado por: J.Fernandes
    Eu acho que sim. Desconfio que os sistemas de segurança social e pensões criaram esta doença para aliviarem as suas contas cada vez mais deficitárias.
    Aliás, já antes tinham feito o mesmo com outras doenças como a gripe, o cancro e as doenças de coração que, estranhamente, afetam maioritariamente os mais velhos.
    Já repararam que só uma pequena minoria vive mais de 90 anos?! Muito estranho...

Mais uma vez dificuldade de interpretação. lol
    Veja se ainda existe o programa novas oportunidades e se há para o ensino primário.

Ou então é um troll...
    De qualquer forma, peço desculpa mas vou deixar de responder aos seus posts.
    • AXN
    • 10 maio 2020

# 276

Sr Joel, assim como afirma que devem deixar a arquitetura a quem de direito, o Sr deve deixar de comentar assuntos económicos, não a uma que se aproveite.
  16.  # 277

Sim isso passou nas noticias nomeadamente televisivas há algum tempo, não me lembro se foi na sic noticias ou noutro canal , vejo quase todos em zapping, isso foi há cerca de 3 ou 4 semanas, creio que será possivel pesquizar arquivos recentes de telejornais digitais pela net , pelo menos os da RTP creio que dá.

O correcto seria que os hospitais devolvessem esses doentes a unidades hoteleiras ou afins , ou em instalaçoes militares, agora eles reentrarem nos lares nessas condições, por muito isolamento que esses lares tenham , é meio caminho andado para contagiarem outros doentes ou pessoal que trabalhe nos lares...

Colocado por: wuxing

Isso é grave!
    Não sabia disso, passou nas notícias? Obrigado por partilhar essa informação.

Na Bélgica, Itália, França, Espanha e Reino Unido foi o que se viu...

Nos EUA têm estado a criticar o Gov Cuomo, do Estado de NY, precisamente pela forma como lidou com a situação nos lares:

NY's Cuomo criticized over highest nursing home death toll
    New York leads the nation in the number of coronavirus deaths in nursing homes, and Gov. Andrew Cuomo is coming under increasing criticism for his handling of the crisis
    https://abcnews.go.com/Health/wireStory/nys-cuomo-criticized-highest-nursing-home-death-toll-70596950

Uma doença quesó mata idosos... será que houve algo mais que "só" incompetência e ignorância?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wuxing
  17.  # 278

Não vale a pena. Quando não é se é capaz de relacionar a maior queda de sempre da procura do petróleo com a maior queda do preço deste, tudo no mesmo período, não há mais nada que se possa dizer.
    • smart
    • 10 maio 2020 editado

# 279

hum...
    os mercados bolsistas vivem da realidade
    mas mais do que a realidade vivem de espectativas
    e as expectativas são factualidades que ocorrem antes dos acontecimentos
    muito antes do lockdown, quer seja pela informação privilegiada ou constatada,ocorreu uma inversão massiva de posições longas para curtos. Assim que os grandes players do mercado perceberam a gravidade da situação, posicionaram-se logo. Acham que pagam milhões a equipas para obter vantagem na informação para depois partilhar??
    quando se ouviu a noticia de lockdown, já há muito estavam posicionados nas suas carteiras..
    e não estou a falar de fundos..
    esses são meninos...
    daí a velha máxima, buy de rumor, sell the news...
    falta esta consideração p+ara uma correcta analise da questão.
    é verdade que a economia estava a dar sinais de abrandamento.
    mas com o aparecimento do novo coronavirus sars-cov-2, quando se constatou a gravidade, facilidade de propagação e ausência de antidoto, perceberam logo o que aí vinha...
    Com o lockdown, o mundo parou.
    não existe outra expressão para descrevêr melhor.
    rapidamente não existe local para armazenamento de petroleo
    e estão a caminho de ter de para a produção se assim continuar mais um pouco
    E dá logo para perceber o abrandamento economico que aí vem
    lembrem-se que até agora, as previsões economicas têm sido sempre erradas
    mas dão esperança
    que não se pode perder, para não existir crise de confiança.
    Na minha opinião, a partir desta semana, os mercados irão cair mais 25%/30%, não obstante a mão de Deus na variação dass cotações/injecção liquidez.
    Considero, na minha opinião, respeitando outras distintas, que:
    1 - A doença COVID19, é grave, atacando a hemoglobina do sangue, responsável pelo transporte do O2 às células, colocando em crise diversos orgãos como coração, rins, pulmões, cerebro, entre outros, conforme o estado do sistema imunitário do doente e o grau de exposição.Mas querem fazer crer que é uma constipação...
    2 - Ataca as celulas do sistema imunologico designadas linfocitos T, responsáveis tb pelo glóbulos brancos, que têm a função de preservar o bom funcionamento imunitário.
    3 - O procedimento tem semelhanças á actuação do HIV, pelo que as consequências a longo prazo ainda estão por adquirir.
    4 - A vacina provavelmente só no próximo ano estará disponível e para produção em massa, que chegue a todos, desconhece-se.
    5 - Existe casos de reinfecção que se estimam em vários países entre 5 e 15%.
    6 - Os registos de casos/falecidos não são fiáveis, existindo países poe ex. em que os falecidos em lares não são contabilizados.
    7 - Repito o caso da criança de ST Maria da Feira que faleceu doente com COVID19, que padecia tb de menigite e não foi contabilizada nas estatistitas (não existem registos de crianças falecidas), por alegadamente ter sido a menigite que provocou o falecimento. Bem, então afirmo que ninguem morre de covid, mas sim das patologias que possa originar ou agravar....(é só um caso).
    8 - Não havendo antídoto, mas tão só eventual tratamento, a maioria de nós acabará portador do SARS-COV-2.
    9 - Falar é imunidade de grupo num país de 10 milhões, com 25 mil casos registados, mesmo com muitos assintácticos, não registados é brincadeira...vejam só a diferença de grandeza dos números...
    10 - Comparam registos de países e eu afirmo que o que tem melhor performance é a Coreia do Norte ou os países africanos, talvez a Etiópia, pois não têm casos........Toda a gente come os números que lhe dão, mesmo sabendo que não correspondem á realidade como se extrapola e afirmou o ministro Belga, mas mesmo assim considera-se como garantido o sucesso das politicas.
    11 - Se o SNS poucas mais centenas camas disponíveis na UCI e só se verificaram 25 mil casos entre outros assintácticos não registados cujo nº se ignora, num país de 10 milhões, que começará a abrir a actividade e a receber turistas espanholes british e outros, sendo atingido o break even da disponibilidade de recursos, deixa de haver capacidade de chegar a todos, e quem resistir, resiste.
    12 - Por outro lado, como no Brasil, sem medidas de contenção, o resultado pouco pior será, uma vez que atingida a capacidade dos recursos do SNS, não há mais...
    13 - A diferença, é que nos países mais abertos, vão adquirindo imunidade de grupo, com as consequência referidas, mas a economia vai funcionando.
    14 - Já pensaram em Portugal quantos morreram por falta de cirurgias, cuidados medicos, e quantas doenças oncologicas ficaram por diagnosticar e tratamentos por fazer, que vão resultar em morte brevemente? E quantos se salvaram de Covid com as medidas impostas?
    15 - No fim é que se fazem contas....
    16 - O confinamento só resultaria se a vacina estivesse breve
    17 - Acham que podemos confinar e desconfinar durante 1 ano? 2 anos?. As pessoas estão a ficar sem € e o estado também.... As linhas de credito já se esfumaram...Se as empresas que voltaram a produzir não venderem os produtos, fecham portas e mandam para o desemprego..imaginem a Auto Europa....Naquela região, imaginem o impacto se não se venderem carros ...
    18 - Não defendo posições, mas começo a pender para o lado em que se não houvesse desconfinamento, mais falecidos resultariam, mas sim, agora estaríamos a falar em imunidade de grupo, dado que toda a sociedade teria estado em contato com o virus...
    19 - Sem vacina, vão mantêr os idosos aprisionados para sempre? vão deixar de os contactar para não os infectar mais 1 ano? Como trabalho na linha da frente, vou deixar de contactar com a minha familia/filhos e dormir fora?
    20 - Penso que o pessoal não ouve o que a OMS, FMI, FED e BCE estão a dizer...A maior crise dsdee 1929... e agora já falam dos ultimos 200 anos. Não é para alarmar, mas é para pensarem nisto...
    21 - Só uma palavra de indignação, de como neste país, cancelam-se espectáculos, festas, locais de culto, futebol e depois irá assistir-se á festa do Avante, de acordo com as intenções adiantadas, que no fundo, contraria o que se pretende proteger..Todas figuras do país estão receptivas se se respeitarem o distanciamento...sério???, como se tal fosse possível. Isto retrata bem como vai a politica do nosso país...se fosse comunista tinha vergonha. tanta igualdade de direitos e querem tratamento distinto... Então pq acabaram com os concertos na mesma altura?enfim...toda a gente bate palmas. ninguém nos defende
    22 - Se alguém ousa, de forma concertada confrontar a origem da pandemia, está sujeito a estalar um mega conflito...já li guerras a começarem por menos...
    Concordam com este comentário: rsvaluminio
    • smart
    • 10 maio 2020 editado

# 280

hum...
    os números serão estes...
    Capacidade limite 1200 internamentos e 300 na UCI
    https://expresso.pt/sociedade/2020-05-09-Covid-19.-SNS-nao-aguenta-pico-acima-do-registado-em-abril
    Dados até ao momento
    797 internados e 112 na UCI.
    https://www.sapo.pt/noticias/covid19
    Atingindo-se o limite, sem vacina, vamos hibernar ??
    até à vacina ou até à abertura de vaga que chega a demorar semanas???
    come-se o quê??
    Não existem mais doentes???
    sendo assim, então quando acabar o COVID, podem fechar alguns hospitais...
    quem nos governa pensa nsito tudo...
    vejam a dificulade em tomar a decisão mais adequada...

0.1084 seg. NEW