Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 15 maio 2020 editado

# 401

Colocado por: rsvaluminioTodos os virulogistas afirmam que não vai haver vacina este ano, que muito provavelmente a haver vacina para 2021 será um milagre, muitos já afirmam que pode nem vir a haver vacina.

Nem todos dizem isso. As equipas que estão a desenvolver as vacinas (e são muitas) dizem que será possível ter uma vacina e se tudo correr bem, logo nos primeiros meses de 2021.

Colocado por: rsvaluminioA doença mata mas a crise vai matar muitos mais

Falas do medo, mas este tipo de frases a dizer que "a crise vai matar muitos mais" não é também um medo exagerado? Mas alguém vai morrer em Portugal por causa da crise?

De qualquer forma, o lockdown está a acabar, o Estado já não impede (quase) ninguém de trabalhar. Chega de queixinhas sobre o lockdown, toca a trabalhar.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  1.  # 402

Colocado por: Bricoleiro

Isto é redondamente falso e todas as pessoas com bom senso sabem disso.
    Andar a promulgar estas ideias só mesmo ideologias sem noção do que se passa.

https://www.jn.pt/mundo/a-suecia-e-o-modelo-do-futuro-ou-so-o-maior-espalhanco-europeu-12144175.html
  2.  # 403

Colocado por: euNem todos dizem isso. As equipas que estão a desenvolver as vacinas (e são muitas) dizem que será possível ter uma vacina e se tudo correr bem, logo nos primeiros meses de 2021.

Eu espero que seja possível. mas e se não for?

Colocado por: euFalas do medo, mas este tipo de frases a dizer que "a crise vai matar muitos mais" não é também um medo exagerado? Mas alguém vai morrer em Portugal por causa da crise?

https://setorsaude.com.br/crise-financeira-internacional-de-2008-causou-a-morte-de-500-mil-pessoas-no-mundo/

Colocado por: euDe qualquer forma, o lockdown está a acabar, o Estado já não impede (quase) ninguém de trabalhar. Chega de queixinhas sobre o lockdown, toca a trabalhar.

A economia não trabalha por decreto, as pessoas precisam de ganhar confiança para gastar para investir e espero que ganhem o mais rapidamente possível.
    • eu
    • 15 maio 2020 editado

# 404

Colocado por: rsvaluminio
    https://www.jn.pt/mundo/a-suecia-e-o-modelo-do-futuro-ou-so-o-maior-espalhanco-europeu-12144175.html

Entretanto, desde que esse artigo foi escrito...

Morreram mais 1000 pessoas na Suécia.

Em Portugal, morreram mais 170 .

Mas o sistema deles de facto funciona: depois de morrerem todas as pessoas vulneráveis, a taxa de mortalidade vai baixar consideravelmente.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, Anonimo1710
    • eu
    • 15 maio 2020 editado

# 405

Colocado por: rsvaluminioA economia não trabalha por decreto, as pessoas precisam de ganhar confiança para gastar para investir e espero que ganhem o mais rapidamente possível.

Então parem de culpar o lockdown e o Estado.

O vírus existe, está espalhado por todo o lado, está a matar milhares de pessoas e é natural que exista medo.

Não podemos fingir que está tudo bem e que podemos regressar à vida que tínhamos antes.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  3.  # 406

Colocado por: eu

Mas o sistema deles de facto funciona: depois de morrerem todas as pessoas vulneráveis, a taxa de mortalidade vai baixar consideravelmente.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Não estou a dizer que os suecos fizeram tudo bem nem que nós fizemos tudo mal
  4.  # 407

Colocado por: euFalas do medo, mas este tipo de frases a dizer que "a crise vai matar muitos mais" não é também um medo exagerado? Mas alguém vai morrer em Portugal por causa da crise?

Vai matar muitos milhões de fome no mundo inteiro.
    Em Portugal houve um aumento de cerca de 4000 óbitos não COVID em relação ao mesmo período do ano passado que se suspeita serem de pessoas que não procuraram ajuda médica; exames de diagnóstico, nomeadamente cancro, diminuíram neste período entre 20% e 30%, ora cancros detectados mais tarde implica mais mortalidade.

Em conclusão a crise mata e mata mais que o COVID-19 e é bom que se contabilizem muito bem estes números todos para a próxima não se cometer a estupidez suicida que está a ser este lock down. E o pior é que perante tanta evidência de que nada disto se justifica continuamos com grande parte da economia fechada e com regras de abertura que vão impedir um funcionamento minimamente decente e rentável.
    • eu
    • 15 maio 2020

# 408

Colocado por: J.FernandesEm Portugal houve um aumento de cerca de 4000 óbitos não COVID em relação ao mesmo período do ano passado

Fonte desses dados?
  5.  # 409

Colocado por: euFonte desses dados?

Estão aí na comunicação social e já foram discutidos aqui mesmo, é procurar.
  6.  # 410

Colocado por: JoelMCom ou sem medo, com ou sem lockdown, a crise está aí de qualquer maneira,

Você insiste.
    A crise está aí porque as grandes (mas também quase todas as outras) economias do mundo estão em lockdown. Apenas.
  7.  # 411

J. Fernandes, pode-me dizer de novo o que teria feito de diferente?

Era preferível entupir numa semana o SNS?
    Vá ler relatos de médicos e enfermeiros acerca do que se passou nos hospitais, a culpa deve ser do LockDown. (que nem foi bem, há empresas que não pararam um único dia.)

E olhe para o exemplo de países onde o SNS colapsou, e veja as mortes nesses países.
  8.  # 412

Colocado por: JoelMa evidencia que a suecia não teve lockdown, está em crise como os outros e tem muitos mais mortos que os outros?

Deve ser novidade para si mas vivemos numa economia globalizada em que grande parte da economia se baseia nas importações e exportações. Logo, não há como escapar às crises de clientes e fornecedores.
  9.  # 413

Colocado por: J.Fernandes
    Você insiste.
    A criseestá aí porque as grandes (mas também quase todas as outras) economias do mundo estão em lockdown. Apenas.

Não. A crise está aí porque apareceu o vírus que motivou tudo o resto, imperiosamente.
    Você já está como o slogan usado durante a guerra fria “Mais vale vermelhos do que mortos” por muitos dos que se opunham às armas nucleares, subentendendo assim que entre a ditadura comunista ou a morte numa guerra nuclear, só que de forma inversa, pelos vistos para si antes mortos que pobres.
  10.  # 414

Colocado por: JoelMisso quer dizer que TODOS esses países são um imbecis, deviam ter vindo ao forum da casa perguntar ao J.Fernandes qual o melhor rumo para eles e para as suas populações....

Independentemente de se achar que as coisas foram bem ou mal feitas, os factos estão aí e não são bonitos.
    O que é imbecil é achar que como foram medidas tomadas para defender a saúde das pessoas - e eu não ponho em causa as boas intenções - não há graves consequências económicas, mas também de saúde, de se fechar comércios e empresas.
  11.  # 415

Colocado por: BricoleiroNão. A crise está aí porque apareceu o vírus que motivou tudo o resto, imperiosamente.
    Você já está como o slogan usado durante a guerra fria “Mais vale vermelhos do que mortos” por muitos dos que se opunham às armas nucleares, subentendendo assim que entre a ditadura comunista ou a morte numa guerra nuclear, só que de forma inversa, pelos vistos para si antes mortos que pobres.

Defender a economia é também defender a saúde e a vida. Tenho muitas dúvidas de que o fecho das economias tenha salvado vidas se metermos nas contas as vítimas da crise dos países pobres que irão morrer.
    • eu
    • 15 maio 2020

# 416

Estão aí na comunicação social e já foram discutidos aqui mesmo, é procurar.

Pelos vistos, esse valor não é muito consensual: https://www.rtp.pt/noticias/pais/dgs-nega-excesso-no-aumento-da-mortalidade-de-doentes-sem-covid-19_n1224450
  12.  # 417

Colocado por: euÉ difícil extrapolar informação útil a partir desses dados de deslocações, porque muitas das deslocações anteriores não eram feitas em trabalho e muitas pessoas deixaram de se deslocar mas continuaram a trabalhar (em teletrabalho

Sim, muita gente continuou a trabalhar, muitas com quebras de produtividade. E as deslocações que não eram feitas em trabalho, eram fonte de rendimento de muita gente.

Isto sim é um bom indicador do custo económico das medidas de lockdown. E vai doer... ;(
    Mas mesmo assim, é mais fácil recuperar rendimento que recuperar da morte.

Então prepare-se : em Espanha avisam para nova vaga "devido à baixa taxa de imunidade".

Falas do medo, mas este tipo de frases a dizer que "a crise vai matar muitos mais" não é também um medo exagerado? Mas alguém vai morrer em Portugal por causa da crise?

https://leitor.expresso.pt/semanario/semanario2478/html/primeiro-caderno/capa-expresso/milhares-de-cancros-ficaram-por-detetar
    Médicos alertam para quebra acentuada de diagnósticos. Redução de 80% nas análises clínicas, 95% na imagiologia e 100% em exames de cardiologia ou de gastrenterologia. Transplantes caem a pique.

Isto é efeito do foco exclusivo. Da crise, virão daqui a pouco.

De qualquer forma, o lockdown está a acabar, o Estado já não impede (quase) ninguém de trabalhar. Chega de queixinhas sobre o lockdown, toca a trabalhar.

Quase ninguém? Estou banzado.

A pergunta é: os suecos reconhecem que protegeram mal os mais velhos, dado que grande parte das mortes acontecem nos lares de idosos. Se excluir esse efeito, qual é a diferença em relação a nós? E mais: como vamos retomar actividade, no seu entender seguramente vamos ter um disparo dos casos - até porque se isso não acontecer, a ideia do isolamento fica colocada em causa..
  13.  # 418

Colocado por: eu
    Fonte desses dados?

https://www.euromomo.eu/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  14.  # 419

Defender a economia é também defender a saúde e a vida. Tenho muitas dúvidas de que o fecho das economias tenha salvado vidas se metermos nas contas as vítimas da crise dos países pobres que irão morrer.

Se tiver que escolher entre salvaguardar a vida de um filho ou de uma tribo de índios que não conhece, escolhe quem primeiro?
    É normal que cada país reaja adoptando medidas que visam proteger os seus cidadãos primeiro.
  15.  # 420

Colocado por: BricoleiroSe tiver que escolher entre salvaguardar a vida de um filho ou de uma tribo de índios que não conhece, escolhe quem primeiro?
    É normal que cada país reaja adoptando medidas que visam proteger os seus cidadãos primeiro.

A mesma questão dentro de um mesmo país, como ainda há minutos aqui escrevi, provavelmente já morreu muito mais gente em Portugal por causa da histeria do que propriamente por causa do vírus.

0.1226 seg. NEW