Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Oh diabo... O armario com os livros está encostado a uma parede, isso é bom ou é mau?

    Aquilo de certeza que é um peso bruto, são os livros dos meus pais, os meus, alguns dos meus filhos... Bem, o que me deixa tranquila é que se não caiu até agora também não deve cair mais tarde, não?

    Não há forma a olhometro de medir mais ou menos o peso de um armario cheio de livros pois não? A parede deve ter uns 5m de largura e 2.60m de altura.

    Quando dizem "só cai aos 750kg.." é mesmo cair? Para o vizinho de baixo? Ou é começar a estalar o tecto do vizinho de baixo?

    Obrigada!!
  2.  # 2

    É cair ao res do chao
  3.  # 3

    Deviam proibir pessoas com mais de 200k andar em terraços...
  4.  # 4

    Olhe que não são assim tão raras as pessoas com mais de 200Kg. Já me chegaram várias ao Hospital, se um terraço não aguenta com elas, imagine nós que muitas vezes temos de virar os pacientes..

    Mas agora que fala deixou-me a pensar. Vou ter de colocar uma balança à entrada do terraço, se lá forem pessoas com cerca de 200Kg não as posso deixar andar lado a lado senão vão-me parar ao rés do chão.

    Fora de brincadeiras, agradeço a vossa ajuda. Pelo que me dizem a piscina com 190Kg/m2 (já exagerado) não será problema.

    Preocupa-me muito mais o movel que tenho com os livros. Ou o engenheiro que fez o meu prédio abusou na segurança ou então aquilo está prestes a furar o chão! Como já lá está há uns 15-20 anos acredito mais na primeira opção!

    Obrigada a todos
  5.  # 5

    Agora com as regras do distanciamento social ainda vão facilitar mais no calculo das lajes :)
  6.  # 6

    Preocupe-se também com a resistência dessa piscina. Pode criar problemas ao vizinho de baixo com infiltrações.
  7.  # 7

    Relativamente à estante de livros, se está mesmo preocupada, é simples fazer as contas por alto. Mede as 3 dimensões e calcula o volume total da estante. Despois empilha meia dúzia de livros com as mesmas dimensões e pesa numa balança de cozinha. Divide pelo volume dos livros e multiplica pelo volume da estante.

    Finalmente divide pela área ocupada pela estante.
  8.  # 8

    Caro Belhinho,

    O vizinho de baixo sou eu. Tenho o meu apartamento no último andar e tenho um terraço por cima do meu apartamento! Mas agora levantou-me uma boa questão. A piscina leva sensivelmente 1000 litros de água, qual a melhor forma para depois a esvaziar? Aos poucos? Tenho um terraço muito grande, é da área de quase o meu apartamento todo, por isso posso ir dividindo a agua pelos vários caleiros.

    Caro Ricardo Rodrigues,

    Agradeço a forma engenhosa que me sugeriu para fazer as contas. Estive ainda agora mesmo a fazer e a conta final dá-me cerca de 520-550 Kg/m2 (depende um pouco dos livros, não sao todos iguais).
    Mas como vêem o armário é mesmo muito grande, eu tenho de usar escadote para retirar alguns livros e o mesmo é bastante fundo (eu consigo meter 3 fileiras de livros em cada prateleira).

    Ora bem isto é preocupante não é? Volto a lembrar que o mesmo encontra-se encostado a uma parede (não sei se é bom ou mau). Já o tenho assim cheio há uns 15-20 anos (os novos livros vão para outro armário, mas mais pequeno). Nunca tive queixas do vizinho de baixo.

    O que faço? Retiro alguns livros de lá? É que também não tenho outro sitio para os meter! São muitos! Se até agora nunca tive nenhum problema, deixo tudo como está?

    Obrigada
  9.  # 9

    Colocado por: ricardo.rodriguesRelativamente à estante de livros, se está mesmo preocupada, é simples fazer as contas por alto. Mede as 3 dimensões e calcula o volume total da estante. Despois empilha meia dúzia de livros com as mesmas dimensões e pesa numa balança de cozinha. Divide pelo volume dos livros e multiplica pelo volume da estante.

    Finalmente divide pela área ocupada pela estante.


    Saber apenas a pressão exercida não é suficiente.
    Segundo as interwebs, a area média da planta do pé humano são 100 cm^2 (.01 m^2). Ora, um tipo com 200 kg, em dois pés, aplicaria uma pressão de 10 t/m^2

    A métrica dos 2 kN/m^2 refere-se a uma carga distribuída uniformemente ao longo de todo o elemento.
  10.  # 10

    Colocado por: JoanaAlmeidaO vizinho de baixo sou eu. Tenho o meu apartamento no último andar e tenho um terraço por cima do meu apartamento! Mas agora levantou-me uma boa questão. A piscina leva sensivelmente 1000 litros de água, qual a melhor forma para depois a esvaziar? Aos poucos? Tenho um terraço muito grande, é da área de quase o meu apartamento todo, por isso posso ir dividindo a agua pelos vários caleiros.


    com uma bomba.
  11.  # 11

    O mínimo que deve fazer é procurar onde estão os pilares e colocar a "piscina" sobre um pilar, nunca a meio de um vão.

    Quanto à sobrecarga considerada no projecto, só consultando o projecto, e mesmo que o projectista tenha colocado 1.5KN, se o empreiteiro em vez de 5cm de betonilha colocou 10cm por causa das pendentes, lá se foram 1,2KN à vida. A sorte é que existem os coeficientes de segurança.
  12.  # 12

    Colocado por: JoanaAlmeidaA piscina leva sensivelmente 1000 litros de água, qual a melhor forma para depois a esvaziar? Aos poucos? Tenho um terraço muito grande, é da área de quase o meu apartamento todo, por isso posso ir dividindo a agua pelos vários caleiros.

    Com um alfinete, vai demorar uma semana a esvaziar :-)
  13.  # 13

    Estou a ver que vou ter de proibir as pessoas de andarem em bicos de pés no meu terraço! Em bicos de pés furam-me todos o chão! (Estou a brincar).

    Mas esta questão veio-me agora fazer lembrar uma outra questão. Então e as festas rooftop que muitas vezes são moda agora no Verão? Tenho a certeza que os terraços desses muitos prédios não foram projectados para a existência de festas com o terraço cheio de gente aos pulos. Será que alguém já pensou nisso??

    Em relação à piscina, caro Picareta, agradeço imenso a dica. Terei de ver onde se encontram os pilares para colocar numa localização segura, mas honestamente isso já não me preocupa estamos a falar de 190Kg/m2. Preocupa-me mais o meu armário que segundo as contas que fiz pesa cerca de 520-550kg/m2!!

    Em relação à forma de esvaziar a piscina, caro RRoxx, eu não tenho bomba, acho que será "ao balde" mas acham que devia dividir a água retirada nos vários caleiros?

    Obrigada!!
    •  
      RRoxx
    • 26 maio 2020 editado

     # 14

    Joana, o seu armaário não é contabilizado ao m2, é uma carga de faca, não tem nada a ver.

    Compre uma bomba, é barato e os seus braços vão agradecer. No aki arranja uma bomba por 60€, não me pergunte se é boa que não faço ideia. mas é melhor que um balde.

    quanto a dividir a água, acha que precisa? quantos m3 consegue tirar a força de balde por hora?
  14.  # 15

    UM POUCO DE OFFTOPIC:

    Uma vez estive em trabalho na EMSA em Lisboa, no terraço do edifício o patamar eram placas quadradas 50x50 ou 40x40 com cerca de 4 a 5 cms de espessura, suspensas nos cantos por uns "Pés" em aço. Não sei o nome técnico desculpem.

    Um dos funcionários da Agência, foi "proibido" de ir ao terraço porque cada vez que lá ia, partia as placas...
    (Pesava garantidamente mais de 200kg..)
  15.  # 16

    Caro RRoxx,

    Muito obrigada! Deixa-me mais descansada embora não fazer ideia o que significa "uma carga de faca" :)

    Em relação à bomba, vai-me ficar mais cara que a própria piscina! Mas vou considerar sim! Acho que a sugestão do caro Picareta do alfinete também não seria má! Embora quero ter a piscina para mais uns anos :) :)

    Devo depois apontar a bomba para os vários caleiros do terraço certo? Para não sobrecarregar apenas um? Ainda são mil litros!

    Obrigada a todos!!!
  16.  # 17

    Já encheu a piscina?
    Certamente existirá pessoas aqui que queriam acompanhar a situação 👌 😁
    Eu sou um deles, porque também o queria fazer.
  17.  # 18

    Colocado por: JoanaAlmeidaCaro Belhinho,
    levantou-me uma boa questão. A piscina leva sensivelmente 1000 litros de água, qual a melhor forma para depois a esvaziar?

    Obrigada


    As piscinas da Intex/Bestway têm uma válvula de vazamento. Em alguns casos dá para ligar lá uma mangueira. Então é só por a outra ponta da mangueira no caleiro e pronto, ela vai-se esvaziando aos poucos.

    [EDIT] Andei a ver reviews na amazon e neste modelo é frequente ocorrerem furos e sair ar de um dia para o outro. E com isso é aguinha pelo terraço fora que é uma beleza. Talvez não seja o modelo ideal para aí.
  18.  # 19

    Colocado por: hnogueiraUM POUCO DE OFFTOPIC:

    Uma vez estive em trabalho na EMSA em Lisboa, no terraço do edifício o patamar eram placas quadradas 50x50 ou 40x40 com cerca de 4 a 5 cms de espessura, suspensas nos cantos por uns "Pés" em aço. Não sei o nome técnico desculpem.

    Um dos funcionários da Agência, foi "proibido" de ir ao terraço porque cada vez que lá ia, partia as placas...
    (Pesava garantidamente mais de 200kg..)


    Chamam-se lajetas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hnogueira
  19.  # 20

    Caro Blinco,

    Ainda não a montei, apenas o farei no sábado de manhã pois estarei de folga sábado e domingo. Mas no sábado digo-vos alguma coisa!

    Caro Ruicarlov,

    Não sabia que tinham a válvula! Assim sendo nem preciso de comprar bomba para nada! Em relação às reviews que me relata isso é que já são más noticias.. Eu já comprei a piscina embora ainda esteja na caixa, não a abri.

    Para ser sincera, as outras piscinas que vi eram as da Decathlon, mas essas levavam muitos mais litros e também não queria abusar no peso, daí achar esta a ideal! Agora se me rebenta é que é pior!!

    Mas vou arriscar! Vou dizer aos rapazes para cortarem as unhas antes de lá entrarem! :)

    Obrigada!!
 
0.0236 seg. NEW