Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: NTORION

Mas aqui já vai em 50%, qd o normal seriam cerca de 30%. Se ele abandonar a obra nessa fase não arranja que lhe faça o resto da obra pelos restantes 50%

mandar numeros para ao ar sem conhecer a obra e o mapa de quantidades pode causar alguma confusão.

usar valores genéricos para todas as obras e não ter em conta as especificidades de cada uma é como usar os 1000€ por m2 como referencia. Os 1000€ por m2 não invalida que não se possa construir por 800€ por m2

quando a obra chego à placa do piso e tive que pagar ao empreiteiro, este previa que a obra estaria a 20% nessa fase, o avaliador do banco avaliou a obra a 18%, as minhas contas pelo mapa de quantidades dava-me um valor equivalente.

ora se o avaliador do banco avalia a obra a 18% quando chega à placa do piso, não me parece que vá avaliar apenas a 30% quando chegar ao telhado montado e rematado.
    Concordam com este comentário: Macneon
  2.  # 62

Aprendi na primeira página que deve optar por um que tenha um Renault 21 :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  3.  # 63

As avaliações dos bancos tem pouco rigor, são feitas a olho, nuns casos até ficam perto do valor real, noutros podem existir grandes diferenças.

@ pauloagsantos
    Um mapa de quantidades só por si, não dá garantia nenhuma de que o empreiteiro receba dinheiro adiantado, muitos empreiteiros "martelam" os preços dos orçamentos, e os donos de obra mais distraídos não topam. Se um empreiteiro pretende ganhar 20.000€ numa obra chave na mão, em vez de distribuir esse lucro por todos os artigos do orçamento, coloca os 20.000€ de lucro nas escavações, estrutura e alvenarias, e nos restantes trabalhos o preço do orçamento é igual ao seu preço de custo, assim no final das alvenarias já fica com o lucro do lado dele, se o dono de obra o mandar embora, é um favor que lhe faz.
    É por isso que nesta fase inicial de consultas a empreiteiros os donos de obra já deveriam ter o apoio do fiscal.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, NTORION
  4.  # 64

Colocado por: JotaPAprendi na primeira página que deve optar por um que tenha um Renault 21 :D

Um empreiteiro que trabalha 12h por dia, incluindo sábados e muitas vezes domingos, investe milhares de euros em equipamentos e instalações, tem a responsabilidade por pagamento de vários ordenados todos os meses, se lhe faltar trabalho não pode mandar o pessoal embora sem indemnizações, e não consegue comprar um bom automóvel é mau sinal. Se é para andar num carro velho, vale mais trabalhar por contra de outro e dormir descansado.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  5.  # 65

Colocado por: pauloagsantosmandar numeros para ao ar sem conhecer a obra e o mapa de quantidades pode causar alguma confusão.

Cada 1 gere o seu dinheiro e a sua obra como achar melhor, foi apenas a minha opinião.

Para mim o mapa de quantidades de quantidades nesse aspeto n influencia nada, pq o betão irá ser posto nas fundações/estrutura, pelo que basta carregar nesse item que é colocado 100% nas primeiras fases e aliás é como o Picareta refere:

Colocado por: Picaretae um empreiteiro pretende ganhar 20.000€ numa obra chave na mão, em vez de distribuir esse lucro por todos os artigos do orçamento, coloca os 20.000€ de lucro nas escavações, estrutura e alvenarias, e nos restantes trabalhos o preço do orçamento é igual ao seu preço de custo
    Concordam com este comentário: vitor_fernandes
  6.  # 66

Colocado por: NTORIONPara mim o mapa de quantidades de quantidades nesse aspeto n influencia nada, pq o betão irá ser posto nas fundações/estrutura, pelo que basta carregar nesse item que é colocado 100% nas primeiras fases e aliás é como o Picareta refere:

Eu também disse que essas situações são muito fáceis de apanhar, mas acontecem com os mais distraídos.
  7.  # 67

Colocado por: Picaretanão consegue comprar um bom automóvel é mau sinal.

Eheh, por isso é que depois de 1 semana de pandemia já dizem não ter liquidez.

Mais a sério, é sem dúvida um factor a ter em conta. Se para o mesmo produto/serviço, um fornecedor leva muito mais caro e chega à primeira reunião comercial num carrão.... para onde se suspeita a diferença nos valores? Para a qualidade do serviço? Ou para os bolsos do sujeito?

Obviamente que não é taxativo. Pode efectivamente o serviço ser melhor, imune a deslizes orçamentais (nem que seja por já haver protecção), recursos humanos mais experientes e competentes, etc.

O mais eficaz é projectar uma imagem de sucesso, mas não de ostentação.
  8.  # 68

Colocado por: pguilhermeMais a sério, é sem dúvida um factor a ter em conta. Se para o mesmo produto/serviço, um fornecedor leva muito mais caro e chega à primeira reunião comercial num carrão.... para onde se suspeita a diferença nos valores? Para a qualidade do serviço? Ou para os bolsos do sujeito?

Por isso é que muitos deixam o mercedes na garagem, e só o usam ao fim de semana :-))
    Durante a semana andam no renault 21
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues, vitor_fernandes
  9.  # 69

Colocado por: Picareta
    Por isso é que muitos deixam o mercedes na garagem, e só o usam ao fim de semana :-))
    Durante a semana andam no renault 21

Pelo menos os espertos eheh :)

É curioso: não é bom ostentar perto dos clientes, sob este risco que escrevemos. Também não se deve ostentar perto dos fornecedores para não terem a tentação de inflacionar propostas. Mais vale é vender o mercedes lol
  10.  # 70

Colocado por: Anonimo12122020agora lhe digo que um empresário que trabalhe a par com o seu pessoal por norma leva sempre mais barato, pois o pessoal a manter é menos

Isso é verdade, é bom para os seus clientes, faz preços baratos, e nunca chega a ganhar dinheiro para um bom carro, eu conheço quem ganhava mais se trabalhasse por conta de outrem, e com muito menos horas de trabalho e menos chatices.
    Mas felizmente que também existem aqueles que tem outras ambições e criam grandes empresas, dão trabalho a muita gente, ajudam ao desenvolvimento do país, e andam com o mercedes durante a semana.
  11.  # 71

Colocado por: Anonimo12122020Mas eu prefiro ter na minha obra uma pequena empresa com qualidade do que uma grande empresa onde devido a falta de mão de obra qualificada muitas vezes deixam serviços a desejar na qualidade

isso da falta de mao de obra qualificada é transversal nas grandes e nas pequenas. Há empresas de pessoas a querer fazer bem e com conhecimento para tal, e ha empresas de pessoas a querer ganhar dinheiro de qualquer maneira, que não se importam de por um servente a assentar ladrilho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RUIOLI
  12.  # 72

Colocado por: Anonimo12122020Mas as grandes empresas teem mais dificuldade em mão de obra de qualidade, pois o dinheiro vai para chefe de projeto, desenhador, orcamentistas, e por aí fora. Numa pequena empresa não, da mais ao que anda na obra. Trabalhei alguns anos em Portugal, tive várias ofertas de empresas grandes de quem por vezes éramos sub empreiteiros, e nenhuma foi capaz de cobrir o salário e condições que tinha.

lá está tem que ir para o bmw do patrão. infelizmente é essa a mentalidade do empresário portugues.

a unica coisa que fez-me pensar se devia entregar a obra ao meu empreiteiro ou não foi o facto da equipa dele se resumir a ele e a um empregado. Fiquei apreensivo se duas pessoas faziam a casa dentro do prazo esperado. Falei com outras pessoas para os quais ele tb fez a casa e todas elas me dizeram que apesar de serem apenas duas que iam cumprir o calendário.

tenho que reconhecer que o homem trabalha por dois ou três e tem as máquinas todas que pecisa para trabalhar. O problema é que só faz uma obra de cada vez, mas se calhar o lucro dele é maior assim e tem menos chatisses do que ter várias equipas a fazer várias casas ao mesmo tempo, em que ia perder imenso tempo a gerir as pessoas todas e o dinheiro ia todo para os ordenados deles.
    • ig8
    • 5 junho 2020

# 73

Colocado por: pauloagsantosem que ia perder imenso tempo a gerir as pessoas

A grande cor de cabeça de muitos lideres...
  13.  # 74

Colocado por: rjmpires
    Na minha opinião devia pedir orçamentos apenas quando tiver tudo concreto, para não andar a perder tempo, fazer os construtores perder tempo e eventualmente descartar algum à partida por ter sido mais caro que outro!

Vá falar com eles, veja as obras em construção, limpeza, arrumação, segurança, maquinaria.. etc e tal, e fale com os outros donos de obra se conseguir, para lhe darem feedback do que tem corrido bem/menos bem.
    Muito Obrigado. De uns 70 comentários aproveitei 3. Obrigado
  14.  # 75

Colocado por: vitor_fernandesMuito Obrigado. De uns 70 comentários aproveitei 3. Obrigado
    acima dos 4%.. é uma excelente média! ;)
    Concordam com este comentário: vitor_fernandes
  15.  # 76

Colocado por: vitor_fernandesMuito Obrigado. De uns 70 comentários aproveitei 3. Obrigado

podia ter aproveitado mais, tem informação muito útil.
    Concordam com este comentário: Picareta, vitor_fernandes
  16.  # 77

Que comentário tão infeliz e deselegante.

Provavelmente tem uma ideia distorcida do que é um fórum e do que leva as pessoas a participar.
    Concordam com este comentário: Picareta, adavidnunes
  17.  # 78

Ontem o meu vizinho do lado saiu de casa com umas calças todas rotas no joelho.
    Que vergonha!
    PS - Será que este comentário é dos que se aproveita?!
  18.  # 79

Lembra aquela expressão do pobre e mal agradecido...
    Concordam com este comentário: elastikman
  19.  # 80

Não quis afectar ninguem e penso que falei de uma forma genérica, além do mais nestes temas de 0 a 10 sou -100.

Mas já que tocam no assunto, interrogo-me porque para algumas pessoas é assim tão dificil ajudarem de forma desinteressada? se é para criticarem não comentem.... porque de Velhos do Restelo Portugal está Cheio...
    Eu por exemplo, passo todos os dias a aprender com tudo.

Obrigado pela ajuda, foi bastante util.
    Vitor F.

0.0250 seg. NEW