Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: RMDREra mesmo de argumentos seus bem fundamentados que necessitava para "abanar" um pouco a situação.
    Eu tenho uma ideia do que pretendo, mas o trabalho dos arquitetos (e no meu caso aquele com quem tenho vindo a falar mas ainda não vinculado)


    Ah pois... isso faz parte do tempo que tem de pagar ao arqutiecto.. É uma das funções do arquitecto... ;) Mas se pelos visto diz que ainda não tem compromisso com o arquitecto... olhe eu nem sequer lhe desenhava nada... Sendo assim se calhar levou com o que "merecia" ;)


    Colocado por: RMDRalgumas limitações mas colocadas por mim...valores totais a dispender é uma dessas limitações (a rondar os 150 mil€) assim como configuração em L para maior privacidade na zona posterior. Terreno também limita (120m de frente e cerca de 30m em profundidade sujeito a destaque primeiro)

    Isso não é limitação alguma... é parte integrante dos condicionantes iniciais do programa.



    Colocado por: RMDRContudo também posso estar a ser demasiado teimoso e é aqui que todos os argumentos são válidos neste fórum e que me possam mostrar outros pontos de vista que não os esteja a perceber...afinal não é a minha área e tenho que confiar em quem trabalha nela...

    Ah pois.. se não confia, não vale apena prosseguir. Arranje outro. se tiver cara metade, não se esqueça de a envolver no projecto, senão é uma chatice...
  2.  # 62

    Colocado por: RMDREu tenho uma ideia do que pretendo, mas o trabalho dos arquitetos (e no meu caso aquele com quem tenho vindo a falar mas ainda não vinculado) é defender o seu estudo mostrando por A + B que é a melhor solução possível...


    Pelo que dá a entender, ainda não pagou nada ao Arquitecto, certo?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • RMDR
    • 26 junho 2020

     # 63

    Colocado por: Pedro Barradas

    Ah pois... isso faz parte do tempo que tem de pagar ao arqutiecto.. É uma das funções do arquitecto... ;) Mas se pelos visto diz que ainda não tem compromisso com o arquitecto... olhe eu nem sequer lhe desenhava nada... Sendo assim se calhar levou com o que "merecia" ;)



    Isso não é limitação alguma... é parte integrante dos condicionantes iniciais do programa.




    Ah pois.. se não confia, não vale apena prosseguir. Arranje outro. se tiver cara metade, não se esqueça de a envolver no projecto, senão é uma chatice...


    Eu trabalho numa área que tenho que fazer simulações para o cliente conseguir comparar não paga mais por isso...depois resta-me ter argumentos para captar o cliente sem ser por "espetar" a faca logo ao ínicio (money)...julgo que os arquitetos deveriam fazer o mesmo e o facto de não estar ainda vinculado, não pode ser razão para prestar um atendimento inicial com desprezo...todos os clientes são potenciais "clientes" e só há uma primeira vez para causar uma primeira boa impressão...
    A cara metade gosta bastante do desenho e da configuração...então um quarto com 30m2 com closet é o sonho de qualquer uma ;)...já eu considero que seja um local básico para dormir mas tudo bem...eu até me estou a ver é mais fora da casa a dar uns chutos na bola com o meu rapaz e a plantar umas couves ;)
    • ig8
    • 26 junho 2020

     # 64

    Colocado por: RMDRjulgo que os arquitetos deveriam fazer o mesmo e o facto de não estar ainda vinculado, não pode ser razão para prestar um atendimento inicial com desprezo

    Acabaste de assinar a tua sentença aqui no fórum ahahaha
    Compra uma armadura, que a legião "dos sabichões" vai cair em cima com força ahahah
  3.  # 65

    eu não trabalho de borla...Era só o que faltava... ( já o fiz, há muitos anos.... parvo fui... as pessoas sem pagarem não tem consideração nem valorizam o trabalho realizado, pior, muitas vezes depois vão bater a outra porta e nem satisfações dão)

    1º reune com um arquitecto ou vários, falar e ganhar ou não empatia com ele- é importante este ponto. Vê trabalhos, falam genericamente de ideias iniciais. pede cotação para os projectos.

    Analisa, pondera as propostas recebidas. Escolhe quem ira fazer o projecto

    Com a adjudicação feita o arquitecto começa o serviço.. amigo é nesta fase que se discutem e se metem as hipotese na mesa, se resolve o projeto, se fazem as variantes... Até chegar ao projecto final.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, N Miguel Oliveira, riscos
    • ig8
    • 26 junho 2020

     # 66

    Colocado por: JoelMquer dizer a legiao de quem já fez muitos "riscos" e deu muitas "ideias" de borla... mas obvio que dizer aos outros para trabalhar de borla para "ganhar clientes" é muito fácil, a ver se me lembro dessa da proxima se for cortar o cabelo ou fazer compras ao super mercado!

    O que foi dito foi a título de brincadeira (já sabia que alguém se ia sentir na pele, mas brincar faz parte portanto...)
    Quanto às borlas, não me parece que o user tenha pedido um projeto inteiro em modo pro bono... o que disse foi que não vê mal nenhum em ter uma primeira abordagem (que pode eventualmente incluir um "simples rabisco") que seja gratuita (ou a preço acessível) para eventualmente ganhar o cliente.
    Ou por exemplo quando vai a feiras gastronómicas, nunca pediu para provar algo?
    Se calhar deviam cobrar-lhe isso também... não vá a malta andar a provar aqui e ali, e no fim fica comido e não paga cheta...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 67

    ig8, uma ou duas horas de reunião inicial.. não acha "borla suficiente"!? Há pois é...
  5.  # 68

    Também não respondo a pedidos de orçamentos que se vê logo que foi só para saber preços... não existe verdadeiro interesse em vir a contratar os serviços. Mesmo assim perde-se tempo, a tentar perceber e a responder educadamente...
    Concordam com este comentário: ig8
    • ig8
    • 26 junho 2020 editado

     # 69

    Colocado por: Pedro Barradasig8,uma ou duas horas de reunião inicial.. não acha "borla suficiente"!? Há pois é...

    Acho que é uma questão de bom senso Pedro.
    Se as pessoas quiserem ser mais papistas que o Pápa, dificilmente arranjam clientes.
    Há quem ache que umas horas inicias de conversa (de borla) já é muito.
    Há quem não se importe de até fazer um primeiro esboço (de borla)...

    Agora, não acho justo que se "critique"(ou se tente menosprezar) quem o faz
    • ig8
    • 26 junho 2020

     # 70

    Colocado por: JoelMquanto ao sentir na pele, tem razao, já aconteceram demasiadas vezes de me deixar levar no paleio de clientes que depois com os rabiscos das ideias foram a outro lado desenvolver as minhas ideias... chegou para aprender!

    Há áreas mais sujeitas a este tipo de situações, mas quem nunca passou por tal?!? (malta que tenha negócios entenda-se)
  6.  # 71

    Colocado por: ig8Agora, não acho justo que se "critique"(ou se tente menosprezar) quem o faz

    Não é menosprezar nada..como já passei pelo mesmo... São situações que não devem acontecer... É ERRADO.
    ainda menos para apresentar coisas como estas aqui deste tópico,.. com alçados e tudo!!? que raio... Aquilo é pior que aquelas casas "modulares" em chapa de PU revestidas a ETICs...

    Numa reunião , até pode acontecer fazer uns rabiscos, à mão, ser produtiva/ esclarecedora para o promitente cliente... Mas não deve passar disto.

    Agora como é obvio cada um trabalhará da sua forma, e o cliente, também escolhe dentro das suas possibilidades e consciência.

    PS: vá la´a um advogado so para esclarecer qq coisa, o contador começa logo a pingar mal entra pela porta adentro... ou um médico... algum deles lhe daá uma ou duas horas de atenção..só para saber se é para prosseguir para proposta de preços ou não!? seja para um serviço juridico ou um aintervenção cirurgica!?.. Opá duas horas d econversa, se somares, ás vezes uma deslocação.. quem te paga isso!? Sai-me do bolso... entende?

    O arquitecto, o engenheiro, cobra-se pelo seu conhecimento, pela sua mais valia técnica.. não é só pelo "carapau" no fim. Eu pelo menos não penso assim.
    • ig8
    • 26 junho 2020

     # 72

    Colocado por: Pedro Barradasainda menos para apresentar coisas como estas aqui deste tópico,.. com alçados e tudo!!? que raio...

    Isto é respondido com isto:
    Colocado por: Pedro BarradasAgora como é obvio cada um trabalhará da sua forma, e o cliente, também escolhe dentro das suas possibilidades e consciência.


    Para ser errado, tem que haver alguma lei que diga que as pessoas não podem prestar serviços de borla.
    Se é mau para os profissionais da área!? Talvez...
  7.  # 73

    Colocado por: RMDREu trabalho numa área que tenho que fazer simulações para o cliente conseguir comparar não paga mais por isso...


    Isto aplicado à Arquitectura chama-se Concurso.
    Você abre um concurso de ideias e no final escolhe a que mais gostar.
    Agora, sem haver um prémio, não terá concorrentes nenhuns...

    Se quer que alguém resolva o seu caso "justificando por A+B que é a melhor opção"... isso tardará um tempo, tempo esse que é pago.
    Não é com as "simulações por tabela", nem um rabisco apresentado demora uma hora.
    Penso que as pessoas não percebem que o primeiro rabisco que um bom profissional apresenta é provavelmente o 20º ou 30º que fez...
    A Arquitectura é demasiado subjectiva e há muito tentativa-erro-volta a tentar...

    No seu caso, claro que o rabisco que recebeu está cheio de problemas, mas talvez como base de trabalho talvez sirva para começar, sobretudo sabendo que foi de borla... Você que espera? ...que o Arquitecto faça tudo, deixe tudo perfeitinho e você no fim decide se o contrata ou não?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 74

    Colocado por: ig8Para ser errado, tem que haver alguma lei que diga que as pessoas não podem prestar serviços de borla.
    Se é mau para os profissionais da área!? Talvez...

    Aquilo é mais errado ainda pela falta de qualidade... e não estou a falar se o desenho é bonito ou feio, poderia ser uns bonecoas à mão livre... aquilo é mau, desprestigiante... mais vale não apresentar coisas dessas. ainda por cima se foi somente passar a limpo o boneco... Probono... Epá mas que se mantenha o mínimo de principio da profissão.

    Mas não vale a pena insistir mais.
    Concordam com este comentário: ig8
    • ig8
    • 26 junho 2020

     # 75

    Colocado por: Pedro Barradas
    Aquilo é mais errado ainda pela falta de qualidade... e não estou a falar se o desenho é bonito ou feio, poderia ser uns bonecoas à mão livre... aquilo é mau, desprestigiante... mais vale não apresentar coisas dessas. ainda pro cima se foi sometne passar a limpo o boneco...
    Mas não vale apena insistir mais.

    A pergunta é: será que não é alguém em início de carreira?
    Tu, ou tantos outros, começaram logo a saber tudo? (e ainda hoje não sabem com certeza)
    Os erros são oportunidades de melhoria e aprendizagem...
  9.  # 76

    Estamos sempre a aprender, isso é uma grande verdade.. e também nos esquecemos de algumas lições anteriores... e por vezes temos de levar uma sacudidadela novamente...

    Aqui não está em causa se esta ou não, em inicio de carreira. Tão pouco se abordou tal assunto.
    Concordam com este comentário: HML82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HML82
    • ig8
    • 26 junho 2020

     # 77

    Colocado por: Pedro BarradasAqui não está em causa se esta ou não, em inicio de carreira. Tão pouco se abordou tal assunto.

    Mas pode eventualmente "justificar" o porquê de ter feito alçados e tudo em modo pro bono, e o porquê de ter alguns (pelo menos à minha leiga vista) erros
  10.  # 78

    Colocado por: Pedro Barradasainda menos para apresentar coisas como estas aqui deste tópico,.. com alçados e tudo!!? que raio.


    Secalhar o arquiteto pensa que o projeto já lhe foi adjudicado....
  11.  # 79

    Colocado por: NTORION

    Secalhar o arquiteto pensa que o projeto já lhe foi adjudicado....


    Pode pensar... Tive situações dessas no inicio de carreira... Por não haver um vinculo sério ( adjudicação e entrega de proposta de honorarios prévio).... por basear-me na boa fé das pessoas.... depois pimba.
    • RMDR
    • 26 junho 2020

     # 80

    Tantas discussões que nem sei que diga...
    Apenas tenho a dizer que (e não é direcionado a ninguém mas de uma forma genérica na atual sociedade) o lucro se sobrepõe á honestidade...mas já é assim á muito tempo infelizmente...eu é que ainda devo ser do tempo que para ter 20 escudos para ir comprar um gelado ou uma barra de chocolate, tinha que aprender a cativar o meu pai, mãe, avós, tios, vizinhos por vezes em trocas de favores, bons comportamentos e trabalho de graça (construção civil, agricultura, serralharia, pintura auto...de tudo um pocuo). Mas no meio deste acto de cativar, tenho a certeza que ganhei o respeito pelas pessoas pela honestidade, seriedade e compromisso...Valores atualmente muito esquecidos.
    Em relação ao arquitecto não se trata de ter ou não experiência (que até tem muita e é muito bem cotado na Feira, Ovar e arredores) e por vezes um abanão "nas ideias" pré formatadas é quanto baste...nem que seja pelo conselho futuro mesmo que não trabalhe com ele no futuro.
    P.S. nunca me esqueço de uma cozinha totalmente nova (eletrodomésticos incluidos) que coloquei num apartamento que tive que depois de me dirigir ao quinto local para informações e orçamentos me deparei com um senhor de 70 anos e fiquei logo de pé atrás (talvez por considerar á partida já antiquado)...a verdade é que já ía com uma ideia pré-formatada e ele somente me disse que não lhe interessava se eu fazia a cozinha com ele ou não mas como viu que eu e a minha esposa eramos tão jovens, pegou no nosso desenho e rasgou-o á nossa frente dizendo que estava tudo totalmente errado...pegou em nós e veio ao apartamento e deu-nos tantos mas tantos pormenores e dicas que realmente abanaram por completo todo o sistema...resultado ficou com a cozinha por conta dele (a troco de mais uns euros pois não era a proposta mais barata) e não é que ficou um espanto e altamente funcional? Quando vendi o apartamento todos os interessados que o visitaram ficaram fascinados com a cozinha...Pequenos gestos que valem ouro...ainda hoje recomento a amigos e conhecidos e ficam fascinados com o trabalho dele...apenas pretende ajudar uma geração que vive na "ilusão" e "lucro" descabido...se não fica com o trabalho, está-se marimbando (também com 80 anos agora não deve estar para se chatear muito mas que dá bons conselhos lá isso dá)...
 
0.0326 seg. NEW