Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Comprei uma casa que vem equipada com Aquecimento Central e com Ar Condicionado, e tenho a grande dúvida de que sistema devo utilizar para aquecer a casa.

    Queria considerar o custo do aquecimento no dia a dia e a "qualidade do aquecimento" (sinto que o AC deixa o ar um pouco mais "seco").

    Agradeço desde já todas as opiniões que me possam dar.
    D
  2.  # 2

    Pessoalmente, prefiro o Ar Condicionado... Os modelos com tecnologia Inverter apresentam níveis de qualidade do ar muito bons e também de poupança de energia.

    Coisas da Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: denguen
  3.  # 3

    Caros

    Opiniões são sempre opiniões. Hoje em dia julgo que ar condicionado é uma excelente solução por inumeras situações.
    O aquecimento chamado central só será vantajoso quando existirem energias renováveis que permitam este aquecimento/arref.
  4.  # 4

    Ola a todos,

    Pelo que tenho pesquisado o Ar condicionado é dos sistemas de aquecimento/arrefecimento mais escolhidos devido a diversas vantagens já mencionadas em topicos anteriores...
    Aquilo que pretendo saber é se alguem tem ideia dos custos mensais com energia numa habitação T3, tenho pesquisado bastante e não encontro nada sobre isto...

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Boas,

    Depende do que pretende.
    Mais conforto? Aquecimento central (se for piso radiante então...)
    Mais económico? AC

    Cump
  6.  # 6

    Sr. Pedro...

    Neste momento este é daqueles pontos que eu mais indeciso estou... Por tudo que tenho lido não sou o unico nesta "guerra"... Até o arquitecto que por acaso mora a 200mt do local de constução tambem esta indeciso devido as diversas soluções...

    A questão do maior conforto honestamente não é o meu problema porque penso que o conforto do AC é suficiente, o problema é o investimento inicial, onde o AC concerteza fica a ganhar e a manutenção mensal, aqui esta o meu receio com o AC por causa da dependência da electricidade...
    A casa tera perto de 200m2 destribuidos por 2 pisos e será um T3.
    Tambem me falaram numa solução de uma empresa do Norte em AC mas com um chiller alimentado/ajudado com um painel solar fotovoltaico, assim garantem custos de electricidade muito reduzidos, estou a espera de elementos e depois posso coloca-los para apreciação...

    Em ultimo recurso, fico pela pré instalação de AC e aquecimento central depois vejo como a casa se comporta...

    Cumprimentos.
  7.  # 7

    Boas,

    Sr. Barbosa, pré instalação dos dois sistemas é que me parece um disparate... Faça uma escolha e pronto.
    Vai estar a gastar dinehiro numa pré instalação que nunca vai utilizar.
    Não quer dizer que monte por exemplo já os ACs. Mas se optar por esta solução (ou outra), já só faz a pré-instalação deste sistema.
    Se o conforto dos ACs é suficiente, não creio que consiga outra solução mais económica em termos de exploração mensal, e aínda tem a vantagem de ir podendo colocar as unidades à medida das necessidades e da carteira! ;)
    Quanto à dependncia da electricidade, não vejo de facto qual o problema... Costuma ter problemas com o abastecimento da mesma aí na sua zona?

    Só ter em atenção algumas considerações: AC vê os seus rendimentos optimizados em casas com pouca inércia térmica em termos de paredes e tectos. Ou seja, isolamento pelo interior. (tectos falsos c\ isolamento e o mesmo nas paredes)


    Cump
  8.  # 8

    Pois,

    Quanto a isso tem toda razão, tenho é mesmo que me decidir, em principio optarei pelo AC...
    Quando falei na questão da electricidade foi pelo razão de depedender de uma fonte de alimentação que a tendência é ser cada vez mais cara...
    Fiquei com uma duvida no seu ultimo tópico, aquilo que aconselha é a utilização de tectos falsos?

    Cumprimentos
  9.  # 9

    Boas,

    Sr. Barbosa, se optar pelo AC, sem dúvida que aconselho o uso de tectos falso c\ isolamento (lâ de rocha ou XPS), assim como as paredes isoladas pelo interior.
    Isto pela razão de que assim diminui a carga térmica de cada divisão, sendo muito mais rádida a sua climatização pelo AC, logo mais cómodo e mais económico.

    Quanto a estar dependente de uma fonte de "alimentação" com tendência a subir... E qual é a que não sobe? Não tenho dúvidas que a electricidade é a energia para o futuro. A forma como possa ser produzida pode e deve mudar, mas não vejo "substituto" para ela.

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

    Depois de decidir que é mesmo AC que quero. Que marcas aconselham??? Alguem com experiências???


    Obrigada
  11.  # 11

    Também estou a construir e no inicio tive algumas duvidas. Depois de muitas conversas optamos pelo Ac da Mitsubish o sistema multi-split Invertor. Não vou utilizar qualquer outro tipo de aquecimento/arrefecimento, por isso espero ter feito a opção correcta :)

    cumpts
    gmacedo

    http://anossa-casinha.blogspot.com/
  12.  # 12

    Colocado por: gmacedoTambém estou a construir e no inicio tive algumas duvidas. Depois de muitas conversas optamos pelo Ac da Mitsubish o sistema multi-split Invertor. Não vou utilizar qualquer outro tipo de aquecimento/arrefecimento, por isso espero ter feito a opção correcta :)

    cumpts
    gmacedo

    http://anossa-casinha.blogspot.com/


    Já me falaram também muito bem de uma marca, a Hitachi... 5 anos de garantia... mas também são carotes...

    E olha onde vais colocar as unidades exteriores? Junto à casa? Fazes alguma "casota" para as unidades exteriores?

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  13.  # 13

    Vou colocar na parte de trás, mesmo junto á casa, vai ter uma "casinha", em vez de fazer um passeio de 1 mt em toda a volta, naquela parte vai ter pelo menos 1,5 mt , esteticamente não influencia muito já que vai ser tudo vedado.

    cumpts
    gmacedo

    http://anossa-casinha.blogspot.com/
  14.  # 14

    Eu vou-me ficar pelos LG Multi MPS Inverter.
    A relação qualidade/preço é satisfatória.
  15.  # 15

    será que podem colocar preços e a área a beneficiar dos AC?

    estes AC são todos com instalação exterior certo?

    como é a manutenção dos filtros? não depositam demasiada sujidade?
  16.  # 16

    será que podem colocar preços e a área a beneficiar dos AC?

    Eu coloquei há um ano e pico 4 máquinas de ac samsung por 3250€ já com instalação. Aquecem/arrefecem uma area bruta de 160m2...talvez uns 130/140m2 uteis...

    estes AC são todos com instalação exterior certo?

    Exacto

    como é a manutenção dos filtros? não depositam demasiada sujidade?

    Claro que sim...é a função deles...:-) Tenho duas máquinas em cada piso e as do piso r/c (portas a abrir, etc) são as que mais ficam com os filtros sujos. Os principais, (pó) são lavaveis e/ou aspiráveis, os outros dois, desodorizante e plasma ion são de substituição...não sei quando...mas tenho de saber...:-)

    Abraço, Pedro
  17.  # 17

    obrigada pela resposta.

    no nosso caso a área seria de 224m2. a pré-instalação já existe mas não sei se é para aparelhos a colocar dentro de casa ou fora...

    confesso que ver os aparelhos pendurados me faz demasiada comichão nos olhos... esteticamente parece que vivo num escritório...
  18.  # 18

    ... esteticamente parece que vivo num escritório...

    Esquecia logo isso ao fim de uns dias...quando estivessem 0º lá fora e pudesse andar em toda a casa com 22º...

    Abraço, Pedro
  19.  # 19

    ahahahah essa é boa!

    mas engana-se...e quando chegasse à altura de limpar o pó era chatice a dobrar!! andar com o escadote para trás e para a frente.. pfffff

    agora a falar a sério, acho mesmo horrível aquilo pendurado dentro de casa... os de instalação exterior, como digo, são outra história...
  20.  # 20

    Pedro Fernandes
    e a nível de consumos de electricidade? Está satisfeito?
 
0.0187 seg. NEW