Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 741

Colocado por: KduvidasPenso conhecer razoavelmente a zona de Gandra e pelas características que enumera não devo estar enganado. Acredito que tenha comprado em bom preço e pelo sítio é um investimento mais sólido do que se comprasse p.ex em Valongo, apesar de mais próximo do Porto.
    Não sou da área do imobiliário, mas pelo que ouço o mercado está bastante ativo e atrativo naquela zona.

O apartamento fica em Campo (Valongo), ainda não está feito o acordo, mas espero amanhã assinar o CPCV. O mercado de arrendamento nesta zona é mesmo muito ativo graças à CESPU, ao que vejo um T2 atualmente começa nos 500€ quando começa a época escolar, depois na época baixa baixa para os 400€, pelo menos do que andei a consultar para este ano letivo.
  2.  # 742

Colocado por: pguilherme

Pelo que dá a entender, terá um pouco de experiência no ramo na vertente de investimento.

Assim sendo, deveria saber melhor que o comprador ocasional que tudo depende do negócio em concreto, das suas condições e das pessoas envolvidas.
    Todos estes aspectos essenciais à identificação de um "bom negócio" não são do nosso conhecimento. Assim, como avaliar?

Também já devia ser 2ª natureza compreender que o "desconto" não é tudo num negócio. Querer comprar com desconto *só pq sim* é tacanho e egocêntrico. Há que aprimorar a "situational awareness" para obter melhores resultados.

Garanto-lhe que há bons negócios com 0% desconto e péssimos negócios com descontos altíssimos.

Posto isto, haver um desconto, pelo menos de cortesia, é sem dúvida alguma muito mais normal do que a transacção pelo asking.
    Pelo descrito, esta hipótese foi explorada e rejeitada.

Bons negócios a ambos.
    Concordam com este comentário:macinblack

Quem compra uma casa para HPP tem o factor emocional mais presente. Gosta da casa, ve-se a morar ali, e compra.
    Quem compra como investimento não pensa nisso, apenas ve se as caracteristicas do imovel são atrativas a terceiros (no meu caso para arrendamento) e na rentabilidade futura.
    Se a rentabilidade for baixa, nao compra e vai procurar outro.
  3.  # 743

Colocado por: macinblack

O apartamento fica em Campo (Valongo), ainda não está feito o acordo, mas espero amanhã assinar o CPCV. O mercado de arrendamento nesta zona é mesmo muito ativo graças à CESPU, ao que vejo um T2 atualmente começa nos 500€ quando começa a época escolar, depois na época baixa baixa para os 400€, pelo menos do que andei a consultar para este ano letivo.

Vai é levar com os brazucas todos a tentar arrendar isso.
  4.  # 744

Colocado por: DonaRute
    Quem compra uma casa para HPP tem o factor emocional mais presente. Gosta da casa, ve-se a morar ali, e compra.
    Quem compra como investimento não pensa nisso, apenas ve se as caracteristicas do imovel são atrativas a terceiros (no meu caso para arrendamento) e na rentabilidade futura.
    Se a rentabilidade for baixa, nao compra e vai procurar outro.

Neste caso é o inverso, pesou mais a pensar no futuro que no presente, desde a primeira hora que olhamos mais para esta compra como investimento, do que para HPP, pois prevemos em menos de 10 anos passar para uma moradia. A escolha do local ser relativamente perto da CESPU é intencional para futuro arrendamento.
    Concordam com este comentário: DonaRute
  5.  # 745

Neste caso é o inverso, pesou mais a pensar no futuro que no presente, desde a primeira hora que olhamos mais para esta compra como investimento, do que para HPP, pois prevemos em menos de 10 anos passar para uma moradia. A escolha do local ser relativamente perto da CESPU é intencional para futuro arrendamento.

Os estudantes preferen quartos até 300€ no limite, mas nessa zona 250€ já é bom. Por esse preço de arrendamento vão chover zucas no pedaço!
  6.  # 746

Então não é em Gandra, será na parte do vale junto ao Rio Ferreira, GNR, cemitério, cruzamento para Rebordosa, etc...
    Aí, já perde mais um bocado de valor, mas continua a ser melhor que o centro de Valongo. Continua a ter fácil acesso à A42 e a partir daí Norte pela A3, Sul pela A1. Para zona periférica da metropolitana do Porto, é das zonas estrategicamente mais bem situadas👍 para mim.
  7.  # 747

Gambino, até pode ser, mas quem tem€ para frequentar a Cespu não limpa o c* a nenhum caco😉😂
  8.  # 748

Colocado por: KduvidasGambino, até pode ser, mas quem tem€ para frequentar a Cespu não limpa o c* a nenhum caco😉😂

Não se iluda muito com essas coisas, não falta gente nas faculdades privadas a trabalhar para se financiar, com pais a fazerem sacrifícios e com bolsas.

Os que têm dinheiro a valer não se importam de ir e vir todos os dias mesmo morando algo distantes.

Vai aprender por si.
  9.  # 749

Gambino, para mim é igual o apt nem é meu.
    Mas, que um T2 tem 2 quartos e alugado por 600€, fica a 300€ por quarto, também não deixa de ser verdade😉
  10.  # 750

Colocado por: DonaRuteSe a rentabilidade for baixa, nao compra e vai procurar outro.

Pela sua teoria a rentabilidade até pode ser alta, mas se o vendedor não fizer desconto, não compra.
  11.  # 751

Colocado por: KduvidasGambino, para mim é igual o apt nem é meu.
    Mas, que um T2 tem 2 quartos e alugado por 600€, fica a 300€ por quarto, também não deixa de ser verdade😉

Nessa zona não aluga quartos a 300. Isso era quartos no centro do Porto, com contas incluídas e antes da pandemia.

O preço do quarto para estudante no Porto, com contas, anda agora pelos 250 a 280.

Nessa zona não sei, mas é menos de certeza.
  12.  # 752

Colocado por: KduvidasEntão não é em Gandra, será na parte do vale junto ao Rio Ferreira, GNR, cemitério, cruzamento para Rebordosa, etc...
    Aí, já perde mais um bocado de valor, mas continua a ser melhor que o centro de Valongo. Continua a ter fácil acesso à A42 e a partir daí Norte pela A3, Sul pela A1. Para zona periférica da metropolitana do Porto, é das zonas estrategicamente mais bem situadas👍 para mim.

É exatamente isso. A zona tem potêncial para crescer ainda mais, já começam a aparecer pequenos investimentos. Quanto ao arrendamento, ao que vejo aqui na zona praticam os valores que indiquei no meu último post, mas até lá muita coisa muda e acontece.
  13.  # 753

Colocado por: Picareta
    Pela sua teoria a rentabilidade até pode ser alta, mas se o vendedor não fizer desconto, não compra.

Qual teoria? Quer implicar comigo?
    Se a rentabilidade for alta o negócio compensa, independentemente do preço.
    (Compro se tiver as caracteristicas que procuro.)
  14.  # 754

(ahem, após 10 páginas, tentanto voltar ao tópico)

https://eco.sapo.pt/2020/10/07/preco-das-casas-subiu-quase-o-dobro-das-rendas-na-ultima-decada/

será isto o sinal de que começa a ser mais vantajoso arrendar do que comprar? o gráfico não deixa de ser curioso :)
  15.  # 755

Colocado por: buraburamonoserá isto o sinal de que começa a ser mais vantajoso arrendar do que comprar? o gráfico não deixa de ser curioso :)

Entre arrendar ou comprar não são as questões financeiras as mais importantes. Idealmente os jovens nunca deviam comprar casas antes dos 35 anos. Enquanto não tiverem uma vida profissional e familiar estável devem optar pelo arrendamento. Depois podem optar por comprar algo mais duradouro.
    Mas a verdade que o comprar é quase um aluguer aos bancos. Mas como as casas praticamente sempre subiram de preço nas ultimas décadas e com juros a baixarem a compra tem sido quase sempre vantajosa. Quando estas variáveis mudarem é que o mercado se ajusta.
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 756

Bem, o CPCV foi adiado pelo vendedor, e soubemos que outra colega da pessoa que nos apresentou o apartamento da REMAX obteve uma proposta superior à nossa... Temo que possamos ter perdido o apartamento, mesmo tendo em conta que a imobiliária disse-nos que por uma questão de honra entre colegas (se é que isso existe), nós estamos primeiro pois já tinhamos dito sim e já estaria agendado o CPCV... Agora vamos aguardar pela imobiliária indicar esta semana a marcação do CPCV, e nós vamos continuar à procura de mais alternativas até que assinemos realmente o CPCV.
  17.  # 757

Colocado por: macinblackBem, o CPCV foi adiado pelo vendedor, e soubemos que outra colega da pessoa que nos apresentou o apartamento da REMAX obteve uma proposta superior à nossa... Temo que possamos ter perdido o apartamento, mesmo tendo em conta que a imobiliária disse-nos que por uma questão de honra entre colegas (se é que isso existe), nós estamos primeiro pois já tinhamos dito sim e já estaria agendado o CPCV... Agora vamos aguardar pela imobiliária indicar esta semana a marcação do CPCV, e nós vamos continuar à procura de mais alternativas até que assinemos realmente o CPCV.

Em que parte voce acredita na imobiliária?
    Concordam com este comentário: NLuz, Damiana Maria, eu
    • zed
    • 12 outubro 2020

# 758

macinblack, espero que corra bem mas para a próxima e se for de facto bom negócio então feche o negócio (CPCV) antes de vir falar para os fóruns sobre o mesmo.

Colocado por: macinblackpor uma questão de honra entre colegas

Não havendo qualquer vínculo (CPCV) quem decide isto é o vendedor, nem poderia ser de outra forma. Errado seria o agente não apresentar todas as propostas ao vendedor.
  18.  # 759

Diga ao vendedor que desiste do negócio... Pode ser que de repente o vento mude a seu favor...

Quem se mete com imobiliarias...
    Concordam com este comentário: eu
  19.  # 760

Colocado por: zedmacinblack, espero que corra bem mas para a próxima e se for de facto bom negócio então feche o negócio (CPCV) antes de vir falar para os fóruns sobre o mesmo.

Não havendo qualquer vínculo (CPCV) quem decide isto é o vendedor, nem poderia ser de outra forma. Errado seria o agente não apresentar todas as propostas ao vendedor.

Eu gostaria, mas vamos a ver o que se consegue. Eu exponho aqui a realidade, e não só a parte bonita como alguns pintam, histórias cheias de sucesso de compras e de vendas. Com a minha experiência, futuros novos compradores podem tirar ilações de como proceder, tal como eu tirei de outras histórias e dicas que me foram dadas neste forum. Eu ainda acredito que possa acontecer, ou então estou a lidar com alguém que gosta de perder o seu tempo, pois teve o trabalho depois de saber isto ainda andar a discutir o cpcv, e a fazer um com as condições que pedi.
    Concordam com este comentário: desofiapedro

0.2639 seg. NEW