Iniciar sessão ou registar-se
    • NMGS
    • 21 agosto 2021 editado
    Colocado por: Tmack

    Deve subir mas não muito.

    Nenhum BC quer ver empréstimos imobiliários impagáveis combinados com perdas massivas no valor dos ativos imobiliários... Isso tem o potencial de gerar uma crise muito maior do que qualquer inflação.


    Certo que tem muita lógica o que diz, é uma das formas otimistas de ver a questão, ainda assim para tal existem as moratórias, estas acabam por camuflar e tentam gerir o crédito malparado da melhor forma. Perante um declínio económico/instabilidade, aumentar a taxa de juro poderá ser a única forma de captar investimento para algo que é tipicamente seguro, os depósitos a prazo e algumas obrigações que beneficiam com taxas altas, para desta forma financiar o sistema económico (Estados e empresas). Por outro lado, os bancos centrais com alta inflação cortam inevitavelmente na compra de dívida. Desta forma quem pode comprar dívida aos paises e empresas para alimentar estado/empresas? Certamente investidores que ao correr riscos de alguns países/empresas não pagarem no tempo previsto desencadeiam aumento da taxa de juro que está sempre paralela à noção de risco de algo e do tempo de não utilização do dinheiro..
  1. "Os preços são aceitáveis ?"
    Eu acho que os preços das casas estão demasiado altos para os salários dos portugueses e para a instabilidade laboral e nível de desemprego real. Não estão nada aceitáveis.

    Se eu fosse dono de uma imobiliária tentaria achar clientes em países estrangeiros, com clima ruim, clientes idosos com reformas altas que queiram viver aqui. Tem de ser reformados, porque trabalhar com os nossos salários não é muito apelativo.
    Baixar os preços, seria mau para o meu negócio.
    Por isso, o meu cliente alvo preferencial seria os estrangeiros.
    (Isto é o que eu faria se fosse dono de uma imobiliária, eu próprio, não recomendo a ninguém que o faça, é só o que eu faria.)
    • DS86
    • 21 agosto 2021
    Colocado por: HAL_9000Tudo a mandar o barro à parede.

    Ainda me lembro de em 2016 achar caro um T4 novo, com piscina no centro da Nazaré por 150 k. Hoje em dia esta quieto.


    Caro? Isso só aconteceu devido à crise. Em 2008 um t3 novo sem piscina no centro da Nazaré custava 150k
  2. Com esta política monetária, os preços vão continuar a galopar. Temos que começar a aceitar que no centro de Lisboa e Porto não será possível viverem portugueses, assim como já acontece em algumas cidades europeias.
  3. @lusoman
    "Temos que começar a aceitar que no centro de Lisboa e Porto não será possível viverem portugueses"

    Só no centro ? A minha prima é amiga de uma vendedora numa imobiliária, na grande Lisboa.
    Essa imobiliária é especializada em vender casas no litoral, essa vendedora disse à minha prima que metade das pessoas que pedem para ver as vivendas perto da praia, são estrangeiros. E que são quase sempre estes que se chegam à frente com o dinheiro, e que fazem a compra.
  4. Casas mais baratas ‘empurram’ portugueses para Espanha

    https://expresso.pt/economia/2021-08-22-Casas-mais-baratas-empurram-portugueses-para-Espanha-3382469e?fbclid=IwAR0DllBhDwTKpGchrvuu_tBfvbRQtqNqLvV8sQ0dqXCZwkKqC-BcLtqJ-A8

    Um dia destes, MArrocos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: WarrenG
  5. Quando comparam o preço das casas com as outras cidades europeias convém ter em conta o custo de vida, mas principalmente a qualidade de construção. Qualquer casa com 50 anos na Alemanha etc tem melhor isolamento que muita construção recente em Portugal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunones
 
0.8897 seg. NEW