Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: ferreiraj125É por isso que eu acho que os saldos covid só vêm daqui a uns tempos. Por ora ainda estamos na sangria.

Vão falir as pequenas empresas
    E as pessoas que ganham pouco
    Mas as pessoas que ganham pouco basta arranjarem um emprego e a vida delas fica igual

E quem tem dinheiro para comprar vai continuar a ter
    Porque essas pessoas ou não dependem de um emprego, ou se dependem não é um emprego precário, por isso têm sempre os seus rendimentos garantidos.

E são e sempre foram essas pessoas que têm poder de compra em Portugal.
    E digo isto porque eu estou incluído nesse grupo, por isso sei bem do que estou a falar.
    Concordam com este comentário: NLuz, Eugenia Matos
    • NLuz
    • 3 fevereiro 2021

# 822

Colocado por: julinhos

Vão falir as pequenas empresas
    E as pessoas que ganham pouco
    Mas as pessoas que ganham pouco basta arranjarem um emprego e a vida delas fica igual

E quem tem dinheiro para comprar vai continuar a ter
    Porque essas pessoas ou não dependem de um emprego, ou se dependem não é um emprego precário, por isso têm sempre os seus rendimentos garantidos.

E são e sempre foram essas pessoas que têm poder de compra em Portugal.
    E digo isto porque eu estou incluído nesse grupo, por isso sei bem do que estou a falar.
    Concordam com este comentário:NLuz

Tenho exatamente a mesma opinião.
    Quem se enquadre num patamar médio/alto em termos monetários continua ter um bom poder de compra.
    No último ano, investindo na bolsa se soubessem a quantidade de pessoas que aumentou o seu património até ficavam malucos...
    Concordam com este comentário: julinhos, Eugenia Matos
  2.  # 823

Colocado por: NLuz

Tenho exatamente a mesma opinião.
    Quem se enquadre num patamar médio/alto em termos monetários continua ter um bom poder de compra.
    No último ano, investindo na bolsa se soubessem a quantidade de pessoas que aumentou o seu património até ficavam malucos...
    Concordam com este comentário:julinhos

No último ano?

O IWDA tem dado 10% ao ano nos últimos 10 anos.

Nós estamos num período de dinheiro extremamente barato e quem tem acesso a esse dinheiro (financiamento) está a enriquecer à força toda.

Como esta "impressão" brutal de dinheiro nem sequer chega aos bolsos dos comuns mortais, a inflação tem-se mantido baixa e por isso a maior parte das pessoas está a empobrecer sem sequer notar.

Notam que o preço das casas tem subido e não passa daí. Não notam que na realidade estão muito mais pobres do que antes.

Estou mortinho por comprar casa com recurso a crédito e investir todo o dinheiro que me reste. Ter dinheiro parado é o maior erro neste momento.

Embora a próxima correção possa estar mesmo à porta, e aí já troca as contas...
    Concordam com este comentário: jg231
    • NLuz
    • 3 fevereiro 2021

# 824

Colocado por: ferreiraj125

No último ano?

O IWDA tem dado 10% ao ano nos últimos 10 anos.

Nós estamos num período de dinheiro extremamente barato e quem tem acesso a esse dinheiro (financiamento) está a enriquecer à força toda.

Como esta "impressão" brutal de dinheiro nem sequer chega aos bolsos dos comuns mortais, a inflação tem-se mantido baixa e por isso a maior parte das pessoas está a empobrecer sem sequer notar.

Notam que o preço das casas tem subido e não passa daí. Não notam que na realidade estão muito mais pobres do que antes.

Estou mortinho por comprar casa com recurso a crédito e investir todo o dinheiro que me reste. Ter dinheiro parado é o maior erro neste momento.

Embora a próxima correção possa estar mesmo à porta, e aí já troca as contas...

Eu não estou a falar de 10%...Estou a falar de pessoas que só no ultimo ano aumentaram o património para quantias obscenas..

Um exemplo, as ações da Apple em 23/03/2020 caíram para os 56$, ao dia de hoje estão a 135$.
    Já é uma subida fantástica, agora imagine que alguém tem 100.000€ e investiu na Apple nessa altura, mas não investiu "apenas" os seus 100.000, alavancou(não vou explicar o mecanismo, mas correndo mal fica com uma divida de 4x menos daquilo que tinha) a quantia que tinha 4x ou seja investiu 400.000€.
    É fazer as contas como diz o outro...
    E quem diz a Apple , diz varias outras empresas tecnológicas.
    Foi um fartar de ganhar dinheiro neste ultimo ano para muita gente.

Há muito dinheiro no banco e é normal que diversifiquem e comprem imóveis.
  3.  # 825

Colocado por: NLuz

Eu não estou a falar de 10%...Estou a falar de pessoas que só no ultimo ano aumentaram o património para quantias obscenas..

Um exemplo, as ações da Apple em 23/03/2020 caíram para os 56$, ao dia de hoje estão a 135$.
    Já é uma subida fantástica, agora imagine que alguém tem 100.000€ e investiu na Apple nessa altura, mas não investiu "apenas" os seus 100.000, alavancou(não vou explicar o mecanismo, mas correndo mal fica com uma divida de 4x menos daquilo que tinha) a quantia que tinha 4x ou seja investiu 400.000€.
    É fazer as contas como diz o outro...
    E quem diz a Apple , diz varias outras empresas tecnológicas.
    Foi um fartar de ganhar dinheiro neste ultimo ano para muita gente.

Há muito dinheiro no banco e é normal que diversifiquem e comprem imóveis.

Nem vou comentar a estratégia que descreve, uma vez que é uma desgraça completa em termos de gestão de risco mas no final do dia, esses hipotéticos investidores, precisam de obter rendimento dos imóveis que compram (senão mais vale manterem investido no IWDA como comentou alguém)...se as rendas já estão a cair, porque motivo os preços das casas haveriam de se manter?
    Já começam a dar algum sinal de abrandamento, como mostra a última publicação do INE:

Em nove dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes a desaceleração dos preços entre o 2º e 3º trimestre de 2020
    foi superior ao padrão nacional (-1,8 p.p.), tendo sido particularmente acentuada na Amadora (-9,3 p.p.), em Cascais (-8,9
    p.p.) e Lisboa (-8,1 p.p.).

8.1% é bastante, por cada 100.000 são menos 8.000 EUR, num unico trimestre.

Link para consulta: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=415206831&DESTAQUESmodo=2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Klauser
  4.  # 826

Ainda assim há três variáveis que vão retardar o que considero inevitável por tempo indeterminado:

1. São situações deste género: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/milionario-frances-compra-sede-da-navigator-em-lisboa-e-mais-16-imoveis-por-120-milhoes

2.São as baixas taxas de juro, que por um lado mantém a operar empresas que de outra forma simplesmente faliam, permitindo por um lado manter alguns empregos e por outro lado manter o acesso ao crédito a grande parte da população empregada

3.Todo o sistema de incentivos que existe à volta do imobiliário (i.e.comissões das mediadoras, comissões e volume do crédito concedido dos Bancos), autênticos drivers inflacionários do valor dos imóveis transacionados, à custa do comprador/vendedor.

No entanto, sobre 2, há que ter em atenção que as regras de acesso ao crédito à habitação vão continuar a apertar. Basta consultar a informação divulgada pelo Banco de Portugal:
    https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/avaliacao-da-solvabilidade

Entre outros aspetos relevantes, destaco a seguinte passagem:
    Os contratos de crédito à habitação e os outros créditos com garantia hipotecária ou equivalente não devem, em regra, ter prazos médios superiores a 30 anos.
    Os contratos de crédito pessoal não devem ter um prazo superior a 7 anos. Excetuam-se os créditos com finalidades de educação, saúde e energias renováveis, cuja maturidade máxima é de 10 anos, desde que estas finalidades sejam devidamente comprovadas.
    Os contratos de crédito automóvel não devem ter um prazo superior a 10 anos.
    • NLuz
    • 4 fevereiro 2021

# 827

Colocado por: Principiantedeobras

Nem vou comentar a estratégia que descreve, uma vez que é uma desgraça completa em termos de gestão de risco mas no final do dia, esses hipotéticos investidores, precisam de obter rendimento dos imóveis que compram (senão mais vale manterem investido no IWDA como comentou alguém)...se as rendas já estão a cair, porque motivo os preços das casas haveriam de se manter?
    Já começam a dar algum sinal de abrandamento, como mostra a última publicação do INE:

Em nove dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes a desaceleração dos preços entre o 2º e 3º trimestre de 2020
    foi superior ao padrão nacional (-1,8 p.p.), tendo sido particularmente acentuada na Amadora (-9,3 p.p.), em Cascais (-8,9
    p.p.) e Lisboa (-8,1 p.p.).

8.1% é bastante, por cada 100.000 são menos 8.000 EUR, num unico trimestre.

Link para consulta:https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=415206831&DESTAQUESmodo=2

O que lhe estou a dizer é que há muita gente a ganhar dinheiro fora do imobiliário, e compram casas que nem sequer é para serem investimentos. É para viver, para os filhos etc.
    No ultimo ano ganhou-se muito dinheiro na bolsa.
    • NLuz
    • 4 fevereiro 2021 editado

# 828

O que lhe estou a dizer é que há muita gente a ganhar dinheiro fora do imobiliário, e compram casas que nem sequer é para serem investimentos. É para viver, para os filhos etc. Nem sequer se estão a preocupar se é caro ou barato, ora isso faz com os preços das casas continuem tb a serem puxados para cima.
    No ultimo ano ganhou-se muito dinheiro na bolsa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Meia Cuca
  5.  # 829

Registaram-se menos 30% carros novos em janeiro de 2021 que em 2020...

É só um mero indicador, mas que influencia bastante o resultado de grandes grupos (sim porque cada vez há menos representantes regionais), não do ignorante, não especializado, pobre trabalhador que apelidaram para aí...
  6.  # 830

Colocado por: GT_racingRegistaram-se menos 30% carros novos em janeiro de 2021 que em 2020...

Então se metade dos carros estão parados há 11 meses... Para quê comprar carro novo?
    Concordam com este comentário: NLuz
  7.  # 831

Há vários fatores que impedem a queda de preços:
    1. Falta de mão de obra que não permite haver oferta em quantidade suficiente.
    2. Alguns anos em que o número de fogos construídos foi muito baixo (exemplo: 8000 fogos no país todo em 2016).
    3. Politica expansionista do BCE: crédito fácil e barato para compra de casa.
    4. Outra consequência de taxas de juro baixos é que muitos aforradores passam a investir em imobiliário.

Na minha opinião, só haverá uma queda se de facto a destruição da economia real, ao nível das falências e do desemprego, for mais elevada do que se previa. E com este segundo confinamento isso é possível.

Acredito que no segundo semestre deste ano algumas pessoas se vejam a obrigadas a vender depressa para obter liquidez.
  8.  # 832

Até agora não tenho reparado em grandes alterações nos preços. A primeira coisa que pensei foi que a procura de vivendas iria disparar, pois com esta história do isolamento as pessoas iam estar mais atentas aos barulhos das cidades e apartamentos, e iriam passar a valorizar mais a (aparente) tranquilidade duma vivenda. Além de terem um jardim, e de estarem mais isoladas do resto dos vizinhos. Mas posso estar enganado.
    • NLuz
    • 5 fevereiro 2021

# 833

Colocado por: alex52Até agora não tenho reparado em grandes alterações nos preços. A primeira coisa que pensei foi que a procura de vivendas iria disparar, pois com esta história do isolamento as pessoas iam estar mais atentas aos barulhos das cidades e apartamentos, e iriam passar a valorizar mais a (aparente) tranquilidade duma vivenda. Além de terem um jardim, e de estarem mais isoladas do resto dos vizinhos. Mas posso estar enganado.

E está certo.
    A procura por vivendas aumentou bastante, agora o preço é que está puxadinho...
    Quem as tem tenta vender bem, estou a falar de moradias já bem em segunda mão, não de construção nova.
    É a lei da oferta e da procura.
    • NLuz
    • 6 fevereiro 2021

# 834

9.  # 835

Uns ganharam muito, outros ficaram a bater com eles na lage.
    Concordam com este comentário: NLuz, ferreiraj125
  10.  # 836

Colocado por: NLuzAquilo que eu disse atrás sobre portueses que ganharam imenso dinheiro no último ano...

https://visao.sapo.pt/imobiliario/2021-02-05-ha-portugueses-com-muito-dinheiro-que-compram-casas-de-5-ou-6-milhoes-de-euros-e-sem-financiamento/

Vendedores de casa a dizer que vão continuar a haver compradores...
    O que era suposto dizerem? Que estão assustados e que não fazem ideia do que vai acontecer em 2021 e 2022?

Realço a seguinte passagem:
    Lembrando que antes da pandemia, os estrangeiros representavam uma fatia de 52% dos clientes desta filial versus 48% de nacionais, o responsável adianta que agora a proporção é de 40% de estrangeiros para 60% de nacionais.“Há portugueses com muito dinheiro. Que compram casas em Cascais na ordem dos cinco ou seis milhões e muitas vezes sem financiamento. Por isso o dinheiro está cá e existe. As pessoas apenas procuram a altura certa para investir”, reforçou ainda Francisco Quintela.

São estes os portugueses representativos do mercado nacional e que vão manter os preços? Não me parece, mas eu não sei nada, é apenas uma opinião.

Não deixa de ser também interessante a diminuição da proporção de estrangeiros clientes desta empresa, ou apareceram muitos portugueses com dinheiro ou os estrangeiros já não estão a investir tanto.
    Concordam com este comentário: eu, ferreiraj125
  11.  # 837

Os portugueses estavam em fila de espera, e agora que os estrangeiros se foram chegou a vez deles comprarem. Não percam a oportunidade rapazes, aproveitem antes que as senhas se esgotem.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 7 fevereiro 2021

# 838

Colocado por: PrincipiantedeobrasVendedores de casa a dizer que vão continuar a haver compradores...

Este tipo de artigos é pura areia para os olhos...
    Concordam com este comentário: devidamenteinscrito
    • RUIOLI
    • 7 fevereiro 2021 editado

# 839

Colocado por: euEste tipo de artigos é pura areia para os olhos..

Exatamente, as grandes imobiliárias têm departamentos de comunicação para passar a mensagem que lhes dá jeito, quando as transações estagnarem ou baixarem vamos ver as mesmos departamentos e agências de comunicação a dizer que é hora de vender antes que baixe mais... a máquina tem de rolar

Post do facebook de um dos gurus do imobiliário, publicado hoje:
    "Com o mercado em alta ou em baixa, o que é (muito) caro dificilmente se vende..."

Está dado o mote...
    Concordam com este comentário: devidamenteinscrito
    • NLuz
    • 7 fevereiro 2021

# 840

Com o mercado em alta ou em baixa, o que é (muito) caro dificilmente se vende..."

Isso dá pano para mangas.
    O caro é sempre relativo, depende da oferta e da procura numa determinada zona.

0.2656 seg. NEW