Colocado por: ferreiraj125É por isso que eu acho que os saldos covid só vêm daqui a uns tempos. Por ora ainda estamos na sangria.
Colocado por: julinhos
Vão falir as pequenas empresas
E as pessoas que ganham pouco
Mas as pessoas que ganham pouco basta arranjarem um emprego e a vida delas fica igual
E quem tem dinheiro para comprar vai continuar a ter
Porque essas pessoas ou não dependem de um emprego, ou se dependem não é um emprego precário, por isso têm sempre os seus rendimentos garantidos.
E são e sempre foram essas pessoas que têm poder de compra em Portugal.
E digo isto porque eu estou incluído nesse grupo, por isso sei bem do que estou a falar.
Colocado por: NLuz
Tenho exatamente a mesma opinião.
Quem se enquadre num patamar médio/alto em termos monetários continua ter um bom poder de compra.
No último ano, investindo na bolsa se soubessem a quantidade de pessoas que aumentou o seu património até ficavam malucos...
Colocado por: ferreiraj125
No último ano?
O IWDA tem dado 10% ao ano nos últimos 10 anos.
Nós estamos num período de dinheiro extremamente barato e quem tem acesso a esse dinheiro (financiamento) está a enriquecer à força toda.
Como esta "impressão" brutal de dinheiro nem sequer chega aos bolsos dos comuns mortais, a inflação tem-se mantido baixa e por isso a maior parte das pessoas está a empobrecer sem sequer notar.
Notam que o preço das casas tem subido e não passa daí. Não notam que na realidade estão muito mais pobres do que antes.
Estou mortinho por comprar casa com recurso a crédito e investir todo o dinheiro que me reste. Ter dinheiro parado é o maior erro neste momento.
Embora a próxima correção possa estar mesmo à porta, e aí já troca as contas...
Colocado por: NLuz
Eu não estou a falar de 10%...Estou a falar de pessoas que só no ultimo ano aumentaram o património para quantias obscenas..
Um exemplo, as ações da Apple em 23/03/2020 caíram para os 56$, ao dia de hoje estão a 135$.
Já é uma subida fantástica, agora imagine que alguém tem 100.000€ e investiu na Apple nessa altura, mas não investiu "apenas" os seus 100.000, alavancou(não vou explicar o mecanismo, mas correndo mal fica com uma divida de 4x menos daquilo que tinha) a quantia que tinha 4x ou seja investiu 400.000€.
É fazer as contas como diz o outro...
E quem diz a Apple , diz varias outras empresas tecnológicas.
Foi um fartar de ganhar dinheiro neste ultimo ano para muita gente.
Há muito dinheiro no banco e é normal que diversifiquem e comprem imóveis.
Colocado por: Principiantedeobras
Nem vou comentar a estratégia que descreve, uma vez que é uma desgraça completa em termos de gestão de risco mas no final do dia, esses hipotéticos investidores, precisam de obter rendimento dos imóveis que compram (senão mais vale manterem investido no IWDA como comentou alguém)...se as rendas já estão a cair, porque motivo os preços das casas haveriam de se manter?
Já começam a dar algum sinal de abrandamento, como mostra a última publicação do INE:
Em nove dos 24 municípios com mais de 100 mil habitantes a desaceleração dos preços entre o 2º e 3º trimestre de 2020
foi superior ao padrão nacional (-1,8 p.p.), tendo sido particularmente acentuada na Amadora (-9,3 p.p.), em Cascais (-8,9
p.p.) e Lisboa (-8,1 p.p.).
8.1% é bastante, por cada 100.000 são menos 8.000 EUR, num unico trimestre.
Link para consulta:https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=415206831&DESTAQUESmodo=2
Colocado por: GT_racingRegistaram-se menos 30% carros novos em janeiro de 2021 que em 2020...
Colocado por: alex52Até agora não tenho reparado em grandes alterações nos preços. A primeira coisa que pensei foi que a procura de vivendas iria disparar, pois com esta história do isolamento as pessoas iam estar mais atentas aos barulhos das cidades e apartamentos, e iriam passar a valorizar mais a (aparente) tranquilidade duma vivenda. Além de terem um jardim, e de estarem mais isoladas do resto dos vizinhos. Mas posso estar enganado.
Colocado por: NLuzAquilo que eu disse atrás sobre portueses que ganharam imenso dinheiro no último ano...
https://visao.sapo.pt/imobiliario/2021-02-05-ha-portugueses-com-muito-dinheiro-que-compram-casas-de-5-ou-6-milhoes-de-euros-e-sem-financiamento/
Colocado por: PrincipiantedeobrasVendedores de casa a dizer que vão continuar a haver compradores...
Colocado por: euEste tipo de artigos é pura areia para os olhos..