Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 25 maio 2021
    Há coisas que não regridem... a evolução não regride, ainda que, pontualmente, possa acontecer, como acontece agora por causa da pandemia. Mas, na analise a longo prazo, não há regressão. Apenas a curto (ou muito curto) prazo pode haver regressão.
    A globalização veio para ficar. As viagens fáceis entre países e até entre continentes vieram para ficar. As férias fora de portas vieram para ficar... por isso, o imobiliário é, cada vez mais, um valor seguro e valorizável, não apenas para habitação permanente e própria, mas cada vez mais para arrendamento e arrendamento de curta duração
    Concordam com este comentário: NLuz, Supporter
  1. Colocado por: LissaHavia t0 minúsculos com rendas de 270€ em Santa Apolónia ou na Mouraria, hoje em dia é este o tipo de casa que está no AL. Da mesma maneira que a

Ainda a semana passada soube de um caso na Almirante Reias que paga 200€ por 1 quarto, o problema é que no quarto são 8! E o apartamento tem 3 quartos com respetivamente 8+8+6 pessoas... ou seja 22*200!!!!

Em certas zonas lisboa está pior que Ourique.
  2. quanto maior a fezada num investimento, maior o tombo :D o tópico das criptomoedas ficou calminho, agora é a vez deste.
  3. Colocado por: buraburamonoquanto maior a fezada num investimento, maior o tombo :D o tópico das criptomoedas ficou calminho, agora é a vez deste.

Só que casas sempre se investiu, e sempre se há-de investir.
    As criptomoedas é um fenômeno recente...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4. Colocado por: LissaHavia t0 minúsculos com rendas de 270€ em Santa Apolónia ou na Mouraria

Sim, em prédios a cair de podre.

Colocado por: Lissahoje em dia é este o tipo de casa que está no AL.

Agora em prédios reabilitados.
    Concordam com este comentário: NLuz
  5. Colocado por: NLuz

Só que casas sempre se investiu, e sempre se há-de investir.
    As criptomoedas é um fenômeno recente...

seja qual for o ativo uma coisa é certa: as pessoas tem memória muito curta.
    Concordam com este comentário: eu
  6. Colocado por: NTORION

Ainda a semana passada soube de um caso na Almirante Reias que paga 200€ por 1 quarto, o problema é que no quarto são 8! E o apartamento tem 3 quartos com respetivamente 8+8+6 pessoas... ou seja 22*200!!!!

Em certas zonas lisboa está pior que Ourique.
    8 pessoas num quarto? Esta tudo doido.
  7. Colocado por: buraburamono

seja qual for o ativo uma coisa é certa: as pessoas tem memória muito curta.

É verdade que as pessoas tem memória curta, mas a ganância cega as pessoas, e na maior parte das vezes o Excelente é inimigo do Bom.
    Quero dizer com isto, é que quem quer ganhar algum com um imóvel tem que saber quando comprar e quando vender 😉
  8. Não vale a pena fazer market timing.

Eventualmente o preço vai descer ou estagnar por uns tempos.

São correções normais visto que sempre que o mercado está mais aceso há especuladores a tentar tirar um lucro rápido, fazendo o preço subir mais depressa do que o justificável e eventualmente tem de corrigir.

No entanto para quem quiser comprar casa para longo prazo, dificilmente compensa estar à espera que o preço baixe, visto que a tendência de longo prazo é a subida e descidas são raras e ocorrem por períodos mais curtos que as subidas.
    Concordam com este comentário: Lissa
  9. Eu não discordo que a médio longo prazo os ativos imobiliários em média valorizam, sempre foi assim.

Agora a conversa de que as matérias primas da construção aumentam, a mão de obra da construção aumenta, o lucro do promotor/ construtor mantém-se, logo o preço das casas sobe, de forma assim tão simplista não me convence, porque do outro lado da equação, quem compra e vive do salário médio, não consegue subir o seu salário na mesma proporção dos aumentos atrás referidos, se recorrer a crédito a prestação aumenta, a taxa de esforço aumenta... o que no limite pode inviabilizar a compra/ troca de nova habitação.

Claro, podemos falar de nichos como investidores estrangeiros, não chegam a 10% das transações, sendo que em média (o top 10 de nacionalidades) o valor médio da compra é de 1M €.

Só no local onde eu morava, estão a arrancar dois empreendimentos... passado uns meses continua apenas o estaleiro montado, pouco mais... porque será?
    Concordam com este comentário: nrferreira
  10. Colocado por: RUIOLInão consegue subir o seu salário na mesma proporção dos aumentos atrás referidos

Eu não percebo nada disto mas... esta é a razão pela qual acredito que haverá algures no tempo uma descida, não de forma abrupta, provavelmente nunca para valores de "antigamente", mas haverá nem que seja muito ligeira. É que da forma como "falam", parece que isto agora sobe indefinidamente... então quê, qq dia nem o gajo mais rico conseguia comprar casa??? Quando não houver ninguém que compre pq os salários não acompanham, quero ver se não desce... por mim até pode subir 10x, desde que o meu salário tb suba no mesmo factor :D

Aqui na minha localidade construíram-se e continuam a construir prédios à maluca, vendiam-se apartamentos q nem pão quente... no entanto, os mais caros já não é bem assim. Alguns já tiveram q descer o preço ligeiramente, até já fazem "casa aberta" que é muito raro por aqui.

Os combustíveis tb não estão a valores de antigamente, mas vai havendo subidas e descidas... se fosse sempre a subir, ninguém aguentava.
  11. Os brasileiros indianos paquistaneses das glovos ubers desta vida estão todos enfiados nesses quartos de 200 300 euros em casas que metem nojo.

Muitas vezes até dividem 1 quarto entre eles com beliches

E os senhorias transformam as salas em quartos para rentabilizar ao máximo o espaço até apartamentos com espaço de arrumação com algum espaço se adapta a um quarto
  12. Colocado por: RUIOLIEu não discordo que a médio longo prazo os ativos imobiliários em média valorizam, sempre foi assim.

Agora a conversa de que as matérias primas da construção aumentam, a mão de obra da construção aumenta, o lucro do promotor/ construtor mantém-se, logo o preço das casas sobe, de forma assim tão simplista não me convence, porque do outro lado da equação, quem compra e vive do salário médio, não consegue subir o seu salário na mesma proporção dos aumentos atrás referidos, se recorrer a crédito a prestação aumenta, a taxa de esforço aumenta... o que no limite pode inviabilizar a compra/ troca de nova habitação.

Claro, podemos falar de nichos como investidores estrangeiros, não chegam a 10% das transações, sendo que em média (o top 10 de nacionalidades) o valor médio da compra é de 1M €.

Só no local onde eu morava, estão a arrancar dois empreendimentos... passado uns meses continua apenas o estaleiro montado, pouco mais... porque será?
    Concordam com este comentário:nrferreira

Ok, então agora os promotores vão passar a perder dinheiro na construção nova só porque o zé povinho não tem poder de compra! Nesse caso, os promotores afastam-se, a oferta diminui e o preço volta a corrigir para cima (aliás, o que se verificou de 2012 até aos dias de hoje...). Ultimamente têm aparecido mais promotores por estes preços em alta, mas serão corrigidos assim que exista uma ligeira correção. A construção nova não tem tendência a baixar a não ser que seja em mercados muito específicos onde os preços estão especulados. Não estou a ver um construtor em Viseu (por exemplo), a ter grandes margens com o preço do ferro a triplicar para conseguir baixar os seus orçamentos futuros.
  13. Colocado por: RCF
    Desceram abruptamente na crise de 2008? Onde? Não em Portugal... quando muito, desceram um bocadinho...
      pordatacasas.JPG
  14. Colocado por: Bondi
      pordatacasas.JPG

Consequências da crise imobiliária nos EUA, falência de bancos e Troika em Portugal. Tudo isto ajudou a baixar os preços, mas não me parece que a curto prazo (5 anos) volte a baixar, talvez no máximo possa estagnar.
    • RCF
    • 26 maio 2021
    Colocado por: Bondi
      pordatacasas.JPG

a fonte é credível, mas...
    1 - inclui, também, prédios rústicos, portanto, não inclui apenas casas;
    2 - refere-se ao valor dos imóveis transacionados e não, por exemplo, ao valor por m2. Portanto, poderá querer dizer que se transacionaram prédios de menor valor, não se transacionando tanto os prédios de valor mais elevado;
    3 - se esse quadro fosse (não é) relativo ao valor por m2 e de imóveis para habitação, quereria dizer que uma casa que em 2007 valia €115000, em 2012 valeria apenas €65000. Se assim fosse, sim, a queda teria sido abrupta. Mas, pelo que atrás expus, não foi assim.
  15. Colocado por: Bondi
      pordatacasas.JPG

Não é tão fiavel o valor médio do que se vende VS valor médio por m2.
  16. Colocado por: SupporterOk, então agora os promotores vão passar a perder dinheiro na construção nova só porque o zé povinho não tem poder de compra! Nesse caso, os promotores afastam-se, a oferta diminui e o preço volta a corrigir para cima (aliás, o que se verificou de 2012 até aos dias de hoje...). Ultimamente têm aparecido mais promotores por estes preços em alta, mas serão corrigidos assim que exista uma ligeira correção. A construção nova não tem tendência a baixar a não ser que seja em mercados muito específicos onde os preços estão especulados. Não estou a ver um construtor em Viseu (por exemplo), a ter grandes margens com o preço do ferro a triplicar para conseguir baixar os seus orçamentos futuros.

Os promotores não vão perder dinheiro (ou deixar de ganhar, já trabalhei com muitos na zona da AM Lisboa e sei bem das margens e outras cenas onde vão buscar €...) os compradores que ganham o "salário médio" não vão ter capacidade aquisitiva, só pode baixar o número de transações ou então estes compradores são "empurrados" para imóveis mais afastados da cidade (ainda mais) ou de qualidade inferior ou então não fazem nada e aguentam onde estão, fazem obras de melhoria dos imoveis onde residem.
  17. Urbanos
      pordataurbanos.JPG
  18. Colocado por: buraburamonoquanto maior a fezada num investimento, maior o tombo :D o tópico das criptomoedas ficou calminho, agora é a vez deste.

Já está a subir novamente :) Pelo menos eu já recuperei do tombo quase na totalidade.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, ricardo.rodrigues

0.3910 seg. NEW