Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: luisvv

Está a confundir as coisas.Há o aspecto do nº de transacções, que baixou muito no período do pico pandémico de 2020, como é público e que está a recuperar,o que justifica a frase:"Um cenário que permite perspetivar o setor está em franca recuperação e a dar uma boa resposta à crise pandémica."

E paralelamente há o do valor do m2, que tem vindo a subir nos últimos anos, como também é público e notório.

parabéns, conseguiu extrapolar o suficiente para estar sempre de acordo com as imobiliárias. ganhou o prémio pato bravo de junho.
  2. Colocado por: RCF
    Mas, por aqui, neste forum, os profissionais da construção também dizem/escrevem que a mão de obra é escassa e o custo está a aumentar e os materiais igualmente...
    Estarão, também, a promover o aumento de preço dos serviços que prestam...? Tratar-se-á do mesmo fenómeno?
    Concordam com este comentário:JotaP,somdigital

Salvo os aumentos desde o inicio da pandemia, o custo dos materiais generalizado não tem vindo a aumentar. E digo isto porque trabalho na área desde há 16 anos.
    Agora o que aumentou foi o nível de exigência construtiva e o custo de taxas e taxinhas e obrigatoriedades, seja para o construtor como para o DO.
    Quanto à mão de obra escassa, está relacionado directamente com a valorização da mesma.
  3. Colocado por: buraburamonoInfelizmente estes palhaços mentem com quantos dentes têm. Nos últimos anos as notícias são sempre "o imobiliário está em alta! isto é sempre a subir!". Agora aparecem a dizer que a "recuperação" é extraordinária. Ora se segundo eles, nunca houve uma queda, como é que estão a falar em recuperação?

A minha colega de home office já trabalhou no departamento de comunicação de uma grande imobiliária, a realidade dos números pode ser (muito) diferente do que se comunica, quanto mais ênfase se dá à mensagem, normalmente a realidade é no sentido oposto... no inicio da pandemia, as diretrizes eram claras, jamais falar em pandemia e COVID 19, eram palavras proibidas, tal como fotos com máscara, a ideia a passar era de normalidade, até que a banda continuava a tocar e o titanic a afundar...

A partir de certa altura, a estratégia era aproveitar as "vantagens" do COVID, então já se falava em COVID por tudo e por nada, até de forma forçada...

Isto das estratégias de comunicação, dava muito que falar... incluindo a interpretação dos dados e a ocultação estratégica de alguns indicadores... Mesmo sem combinar, se for bom para o setor, uma imobiliária dá o tom e mensagem a passar e as outras seguem. Há até guerras para ver quem lança o primeiro report do ano anterior, quem marca a estratégia de comunicação...

A certa altura, alguém começou a falar em baixar preços, para agilizar as transações, pensei que estava a dado o mote, mas aguentaram-se... depois há os influencers... tanta coisa...

Sabendo o que sei, acredito pouco ou nada nessas noticias.

PS: aquele "nomeadamente a estrangeiros" não é inocente naquele contexto mais amplo, parece-me estar lá para confundir a parte pelo todo. Com a verdade me enganas!
    Concordam com este comentário: eu, Vítor Magalhães, PoisÉ
    • eu
    • 2 junho 2021
    Colocado por: RUIOLISabendo o que sei, acredito pouco ou nada nessas noticias.

Todos sabemos que na realidade não são "notícias", é manipulação da opinião pública.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, smart
  4. Colocado por: RUIOLI

A minha colega de home office já trabalhou no departamento de comunicação de uma grande imobiliária, a realidade dos números pode ser (muito) diferente do que se comunica, quanto mais ênfase se dá à mensagem, normalmente a realidade é no sentido oposto... no inicio da pandemia, as diretrizes eram claras, jamais falar em pandemia e COVID 19, eram palavras proibidas, tal como fotos com máscara, a ideia a passar era de normalidade, até que a banda continuava a tocar e o titanic a afundar...

A partir de certa altura, a estratégia era aproveitar as "vantagens" do COVID, então já se falava em COVID por tudo e por nada, até de forma forçada...

Isto das estratégias de comunicação, dava muito que falar... incluindo a interpretação dos dados e a ocultação estratégica de alguns indicadores... Mesmo sem combinar, se for bom para o setor, uma imobiliária dá o tom e mensagem a passar e as outras seguem. Há até guerras para ver quem lança o primeiro report do ano anterior, quem marca a estratégia de comunicação...

A certa altura, alguém começou a falar em baixar preços, para agilizar as transações, pensei que estava a dado o mote, mas aguentaram-se... depois há os influencers... tanta coisa...

PS: aquele "nomeadamente a estrangeiros" não é inocente naquele contexto mais amplo, parece-me estar lá para confundir a parte pelo todo. Com a verdade me enganas!
    Concordam com este comentário:eu,Vítor Magalhães

Confirmo a mesma coisa
    Tb tenho informações de dentro de uma grande imobiliária que os consultores foram obrigados a dizer que "está tudo bem " e que o valor estava igual 😁
  5. Colocado por: buraburamono
    parabéns, conseguiu extrapolar o suficiente para estar sempre de acordo com as imobiliárias. ganhou o prémio pato bravo de junho.

Não precisa de exagerar, limitei-me a concluir com aproveitamento a disciplina de Português no que antigamente se chamava ciclo preparatório, o que me habilitou a apreender o significado de uma série de palavras escritas de acordo com um conjunto de regras e convenções.
  6. Colocado por: RUIOLI

Concordam com este comentário:eu,Vítor Magalhães

isto nem é exclusivo das imobiliárias, é mesmo assim o marketing hoje em dia. e sim, quanto mais adjectivos exuberantes mais fico de pé atrás, ainda por cima com esta história de que vêm aí os estrangeiros e ui, vai ser um festim! parece que está a acontecer algo.
    mas enfim, não levo muito a sério porque duvido da capacidade desta gente de fazer análises competentes do estado do mercado. parece-me que nem para se salvarem conseguiriam fazer uma análise correta a benefício deles. ou seja, nem dá para usar como sinal de vender ou de comprar.
    de resto, temos a comunicação chapa 5.

resumo: malta que posta este tipo de notícias dia sim, dia não: é uma perda de tempo.
  7. Nestes últimos 2 meses parece-me existir uma tendência manifesta de subida dos preços anunciados (se são aqueles escriturados já nao sei). Outra impressão mais subjetiva, é que a procura continua superior à oferta, mesmo à minha volta conheço n gente à procura de casa. Em parte porque os preços elevados de arrendamento empurram as pessoas para a compra com crédito.
  8. Colocado por: lusomanEm parte porque os preços elevados de arrendamento empurram as pessoas para a compra com crédito.

Os preços do arrendamento, embora altos, têm vindo na generalidade com tendência de descida.

Está tudo muito incerto...

Falando de um setor que conheço melhor, mercado de escritórios, comerciais e hotéis... antes da pandemia não havia oferta de qualidade de escritórios para a procura em Lisboa e Porto, havia pipeline de meses de espera, quase um ano, nas melhores zonas os melhores edifícios nem entravam no mercado... agora, temos as empresas a avançar para sistemas híbridos de trabalho, a libertar grandes quantidades de espaço... edifícios single-tennant (todo ocupado por um só arrendatário) estão a passar a multi tennant (vários arrendatários)... a meio de 2019 se me dissessem isto, eu chamava louco a essa pessoa!

Nem falo dos comerciais e dos hotéis...

Já a logística, completamente o oposto!

Portanto, é esperar para ver e não acreditar em histórias da carochinha e lavagens cerebrais, indutoras de algo que pode não ser real, mas que se acreditarmos todos muito e seguirmos como carneirinhos, vai-se tornar real!

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo” Peter F. Drucker, alguém leu estes gurus todos e está a fazer o seu trabalho...
    Concordam com este comentário: eu, Lissa
    • MHS
    • 2 junho 2021
    Interessante. Não surpreendetemente parece que adaptação é efetivamente a qualidade para a sobrevivência.
    Colocado por: NLuzVejam esta , vale a pena 😉

https://www.idealista.pt/news/financas/investimentos/2021/06/02/47604-crowdfunding-imobiliario-querido-investi-numa-casa-lanca-novo-projeto-de
  9. Colocado por: MHSInteressante. Não surpreendetemente parece que adaptação é efetivamente a qualidade para a sobrevivência.

Isto já é mais comun em paises como o reino unido. Algum dia iria chegar a Portugal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MHS
  10. Porque não investir diretamente num REIT?

Além de que se eu tivesse 20 ou 30k que quisesse investir em imobiliário preferiria comprar qualquer coisa a crédito.

É que se pegar em 20k e comprar um imóvel de 100k, eu fico com quase todo o rendimento do imóvel enquanto o banco fica apenas com uma pequena percentagem. Enquanto que se me juntar com mais 4 amigos e cada um contribuir com 20k para esse imóvel, eles levam 80% do rendimento. ;)
  11. Será que o preço dos imoveis vai cair apartir de setembro, quando acabarem as moratorias? espero que sim!!....
  12. Colocado por: AnileSerá que o preço dos imoveis vai cair apartir de setembro, quando acabarem as moratorias? espero que sim!!....

Quer uma aposta como não ?
    Concordam com este comentário: macinblack, Vítor Magalhães
  13. Colocado por: AnileSerá que o preço dos imoveis vai cair apartir de setembro, quando acabarem as moratorias? espero que sim!!.
    Credo, parece um abutre a rondar um animal doente.
    Concordam com este comentário: NLuz, Picareta, DR1982, rjmsilva, Vítor Magalhães
  14. Colocado por: AnileSerá que o preço dos imoveis vai cair apartir de setembro, quando acabarem as moratorias? espero que sim!!....

Você está mesmo à espera de apanhar aqueles desgraçados que não vão conseguir pagar a casa, para os despejar e ficar com a casa para si...um abutre, como disseram.
    Concordam com este comentário: DR1982
  15. Parece site de aluguer de carro ou tipo booking em que vc fazia qq busca em plena pandemia e os tradicionais avisos de "Atencao a procura para essas datas esta muito alta" continuavam aparecendo.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  16. Eu conheço alguns que estao à espera que os preços desçam ja ha uns anos, um deles ate tem a mania de atribuir preço as casas dos outros em função daquilo
    Que quer pagar.
    Esperam, esperam, esperam e os senhorios agradecem 😀
  17. Colocado por: AnileSerá que o preço dos imoveis vai cair apartir de setembro, quando acabarem as moratorias? espero que sim!!....

Duvido, a procura continua superior à oferta. Até as imobiliárias se esfolam para ter produto em condições.

Os anos 2012-2017 em que poucos fogos se construíram estão a dar cabo do mercado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anile

0.4615 seg. NEW