Iniciar sessão ou registar-se
    • AMVP
    • 15 junho 2021
    Colocado por: Nelhas

E que não usa Hospitais Públicos?
    E ensino Publico?
    E Serviços Públicos?

Por essa ordem de ideias só se paga o que se usa.

Só para eu entender a sua ideia.
    Concordam com este comentário:eu,Vítor Magalhães

E qual seria o problema?
    • AMVP
    • 15 junho 2021
    Colocado por: eu
    Quem não paga portagens também usa (outras) estradas, estradas essas com um custo de construção e manutenção.

Que ja pagam atraves dos impostos sobre os combustiveis
  1. Comprar Casa agora? Os preços são aceitáveis?
    Concordam com este comentário: Caravelle
  2. Parece que está tudo na mesma!

Caro para quem compra, barato para quem vende.
  3. Colocado por: VarejoteParece que está tudo na mesma!

Bem dito, mas isso foi sempre assim!
  4. Colocado por: VarejoteParece que está tudo na mesma!

Para mim se o preço atual está caro ou barato, vai depender do comportamento do mercado no futuro.
    Actualmente os custos de construção (materiais e mão de obra) estão muito elevados, pelo que dificilmente a construção nova possa ser vendida mais barata (sem perder dinheiro). O mercado de usados, pelo que vejo, até porque espero que a minha casa fique pronta para vender o meu apartamento, considero está "caro", ou melhor, é possível fazer algum dinheiro com a venda. O que de certa forma era o normal, exceptuando o período da TROICA.
  5. Eu vejo as coisas destas forma, comprei um T2 em Odivelas em 2005 por aprox. 150k e hoje em 2021 oferecem-me aprox. 300K pelo mesmo imóvel com 16 anos de idade.

Se a inflação de 16 anos acumulada duplicou então o preço está correcto
    Se a inflação de 16 anos acumulada não duplicou então está caro

Agora um pouco mais a sério :)

O setor imobiliário não está em linha com o custo de vida em Portugal, e isso explica-se muito facilmente, através dos diversos prémios que Portugal recebeu por ser um dos melhores países para se viver, e isso por consequência alavancou compras de imóveis em PT por estrangeiros de todas as partes do mundo, ora para quem em NY paga $1.000.000 por um T1 com 40m2 fica muito feliz em pagar 500.000 por um T2 ou T3 em Lisboa.

Agora para quem é Português e ganha um salário mediano ou mesmo elevado para o nosso índice salarial não é comportável financeiramente comprar imóveis aos valores a que estão atualmente.

Mas também duvido que os preço tendem a baixar, porque enquanto existir mais procura que oferta a tendencia será sempre aumentar o valor dos mesmos.

Estou a referir-me á compra, porque no mercado de arrendamento acho que ainda está pior.
    • AMVP
    • 15 junho 2021
  6. Colocado por: AMVPhttps://www.noticiasaominuto.com/casa/1775180/imobiliaria-espanhola-esta-em-portugal-para-comprar-casas-a-idosos

Muito interessante. Será que também compram casas assim, a quem queira construir outra casa, e facilite assim o processo de financiamento, por se livrar do atual crédito, mantendo usofruto da habitação até a nova casa ter licença de utilização?
    • NLuz
    • 15 junho 2021
    Colocado por: AMVPhttps://www.noticiasaominuto.com/casa/1775180/imobiliaria-espanhola-esta-em-portugal-para-comprar-casas-a-idosos

E como é que essa empresa ganha dinheiro ?
    Ou é uma fachada do Pai Natal ?😁
    • AMVP
    • 15 junho 2021
    Colocado por: NLuz

Sobre isso parece-me que a resposta esta no artigo.
  7. Colocado por: pribeiroSe a inflação de 16 anos acumulada não duplicou então está caro
    Os ordenados pelo menos não duplicaram, portanto eu diria que está caro. Mas isso sou o eu comprador. O eu vendedor, digo que não está caro coisa nenhuma, é custo justo, tendo em conta a inflação.
    • zed
    • 16 junho 2021
    Colocado por: pribeiroEu vejo as coisas destas forma, comprei um T2 em Odivelas em 2005 por aprox. 150k e hoje em 2021 oferecem-me aprox. 300K pelo mesmo imóvel com 16 anos de idade.

Se a inflação de 16 anos acumulada duplicou então o preço está correcto
    Se a inflação de 16 anos acumulada não duplicou então está caro

Aplicando o coeficiente de desvalorização da moeda estão-lhe a oferecer 250K em dinheiro de 2005. Em 16 anos teve uma valorização de 3,24% anuais acima da inflação, ignorando todas as despesas que teve com a casa.

Está caro? Que valorização achava a adequada para pra a sua casa e zona?
    Concordam com este comentário: pguilherme
  8. Colocado por: zedignorando todas as despesas que teve com a casa.

Querem fazer as contas como se fosse um mero investimento. Mas a verdade é que se esse apartamento serviu de habitação para ele durante este período... também é preciso somar aos "ganhos" os custos que teria com arrendamento de um apartamento igual. E aí já não é fácil encontrar um número. Mesmo estimando, é como se os custos com o investimento fossem negativos.
  9. Colocado por: ricardo.rodriguesé preciso somar aos "ganhos" os custos que teria com arrendamento de um apartamento igual

Na verdade, isso é a base do custo de operação/utilização/exploração. Se não teve custo, é bom. Se para além de não ter tido custo, ainda teve receita, melhor ainda.
    Não tem que somar qualquer tipo de valor inventado, muito menos relativos a negócios que não estão relacionados (compra vs aluguer).

Nos automóveis é mais claro, pois quase sempre se incorre em perda. A diferença entre compra e venda, somado às despesas de manutenção, seguros e combustível, dá o real custo de operação durante o período.
    Não tem que integrar nos cálculos um possível custo de alugar um carro.
    Pode sim, é comparar ambas as realidades e aferir qual será mais vantajosa, seja ao início, durante ou só no fim do exercício.
  10. Colocado por: pribeiroAgora para quem é Português e ganha um salário mediano ou mesmo elevado para o nosso índice salarial não é comportável financeiramente comprar imóveis aos valores a que estão atualmente.

Mas também duvido que os preço tendem a baixar, porque enquanto existir mais procura que oferta a tendencia será sempre aumentar o valor dos mesmos.

Para o bem e para o mal, é esta a actual realidade.
    Por mais injusto que pareça, não faz muito sentido assumir que o valor das casas se alinhe em função dos rendimentos médios nacionais (compradores estrangeiros, gap de riqueza, localização geográfica, etc, etc)
    • FFAD
    • 16 junho 2021 editado

Pelo que percebo, eles compram a casa e recebem uma renda do idoso para continuar a viver na casa até ao fim da vida. EM alguns casos, é uma boa solução, pois ficam com liquidez para gozar os últimos anos de vida, sendo que não podem levar a casa para a cova como muitos querem...
    • NLuz
    • 16 junho 2021
    Colocado por: FFAD

Pelo que percebo, eles compram a casa e recebem uma renda do idoso para continuar a viver na casa até ao fim da vida. EM alguns casos, é uma boa solução, pois ficam com liquidez para gozar os últimos anos de vida, sendo que não podem levar a casa para a cova como muitos querem...

Sim,sim, parece ser muito bonito...

Gostava só de saber como é quantificado o valor a pagar pelas casas, e eventuais cláusulas que devem estar neses contratos de compra.
    • FFAD
    • 16 junho 2021

Sim,sim, parece ser muito bonito...

Gostava só de saber como é quantificado o valor a pagar pelas casas, e eventuais cláusulas que devem estar neses contratos de compra.

Por vezes é preciso ter "estômago" para certos negócios, em Espanha tem muito sucesso. Outro exemplo, é o seguro de funeral, em Espanha vende-se como pãezinhos quentes, e cá não é bem aceite pelo mercado.

Vi este negócio pela primeira vez há uns anos via seguros. Ninguém é obrigado a aceitar nada, pelo que terá de haver um acordo, não creio que o objectivo seja enganar os velhotes. A título pessoal não me metia nisto, mas um fundo fazer isto, parece fazer sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz
  11. Colocado por: pguilhermePor mais injusto que pareça, não faz muito sentido assumir que o valor das casas se alinhe em função dos rendimentos médios nacionais (compradores estrangeiros, gap de riqueza, localização geográfica, etc, etc)
    Eu percebo que em termos de mercado não faça sentido, mas é um bocado esquizofrénico. Se as casas não são para quem cá está e quem cá trabalha (por acaba por não ter poder de compra para as adquirir), então são para quem? Como é que este desfasamento entre o valor de mercado dos imóveis e o ordenado médio dos portugueses se coaduna com a nossa constituição onde postula que qualquer cidadão deve ter direito a uma habitação condiga, ou com as promessas do nosso PM que garante habitação condigna para todos até 2024?

0.6104 seg. NEW