Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

nunonogueira/arq.....não viu o meu contacto???
  2.  # 182

Olá a todos...Bom Ano

Há algum tempo que não venho ao fórum...a disponibilidade tem sido pouca. Além disso, não tenho grandes novidades nem fotos para vos mostrar devido ao mau tempo e chuva que tem assolado a zona oeste. Portanto, a obra ainda não começou, ainda só estão feitas as marcações no terreno.
    Entretanto recebi o oficio para levantar a licença de construção e fiquei estupefacta quando me apareceu o valor de aproximadamente 3000 euros...No entanto, liguei para a Câm.Muinicipal e foi erro deles, uma vez que já tinha feito o requerimento de pedido de isenção...No final, a licença ficou em 667 euros ãhhh, um bocadinho diferente...Se não estivermos atentos....

lika o terreno tem 65m2 e a casa tem aproximadamente 210m2. Em termos funcionais há sempre soluções para pessoas com dificuldades ou mobilidade reduzida.No enatnto,esteticamente também prefiro 100 vezes uma moradia térrea, mas são gostos claro...

Cumps.
  3.  # 183

Colocado por: likAexacto eu foi o contrario, sempre viv em moradia r/c e 1º andar e eu gosto de térrea pk penso muito no " REUMATISMO FUTURO"..lolo...tenho um exemplo em casa por isso digo isso...a minha a vo vive cmg e como a casa é r/c e 1ºandar custa-lhe muito descer e subir as escada- por isso fica sempre la em cima..e eu n quero isso por meu futuro..p0elo meno n queria..se tiver que ser que remédio!

Boas likA

A minha tem dois pisos e acredite que também foi a pensar no reumatismo do futuro!!! :D

Tenho 3 quartos no piso 1 e 1 quarto no piso 0!

Para já, e enquanto o reumatismo não vem, a suite é no piso 1 independente dos outros 2 quartos. A filhota que está a chegar, nesta primeira fase da vida fica connosco.

Quando for adolescente, a filhota desloca-se para um dos outros dois quartos do piso, nós ficamos ainda pela suite. Os meus pais, como ainda não estão na fase do reumático, ficam no outro quarto do piso 1. Os meus sogros como já estão um pouco na fase do reumático, ficam no quarto do piso 0.

Quando estivermos na fase do reumático, eu e a minha esposa vamos para o piso 0 e fazemos a nossa vida aí.

Há sempre soluções para tudo :D

1 ab

RG

http://montedoregato.blogspot.com
  4.  # 184

Colocado por: AnaFrancouma vez que já tinha feito o requerimento de pedido de isenção..
    Que pedido de isenção é esse?
  5.  # 185

Ola Ana. Bom ano também para si. Esta a falar de que isenção? Em que fase do projecto é que pediu a isenção? antes de o meter à câmara para aprovação? Cumprimentos, Sofia
  6.  # 186

Não sei se é a mesma isenção, mas na Câmara Mun de Alenquer existe isenção, de pagamento de licença de habitação, para casais a construir a 1.ª habitação com idade inferior a 30 anos.
  7.  # 187

Olá, bom dia

É isso mesmo que a Marta refere.
    É um pedido de isenção (que diminui bastante a taxa). Penso que só é aplicável para pessoas jovens a construir a 1ª habitação, que não têm qualquer bem imóvel em seu nome e que comprovam residir na casa dos pais. Nós tivemos a sorte de ser informados da existência deste requerimento através do arquitecto, que nos tem ajudado bastante nestas questões burocráticas. Foi óptimo, pois não sabiamos que isto era possível.
    Nós entregámos o pedido de isenção logo depois de colocar o projecto de especialidades na câmara. No entanto, pode fazê-lo depois. Ó único contra é esperar o reembolso, penso que o melhor é mesmo pagar logo o valor correcto do que ficar à espera do dinheiro...

Cumps.
  8.  # 188

esse pedido existe em todas as câmaras? ou é apenas em câmaras no interior do país? Será que em Sintra isso existe?
  9.  # 189

Eu resido no concelho de Torres Vedras, portanto não deve ser só no interior do país...penso que faz sentido que exista em todas as autarquias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: housik
    • amf
    • 19 janeiro 2010

# 190

licença de construção e licença de habitação são a mesma coisa? desculpem mas não percebi, primeiro falaram numa e depois na outra, alguém pode esclarecer?
  10.  # 191

Não, são coisas diferentes. A licença de construção refere-se às obras e está relacionada com a autorização para construir e aprovação do projecto. A licença de habitação obtém-se quando a casa está pronta a habitar.
  11.  # 192

Colocado por: AnaFrancoEu resido no concelho de Torres Vedras, portanto não deve ser só no interior do país...penso que faz sentido que exista em todas as autarquias

Estas pessoas agradeceram este comentário:likA

peço desculpa, não me lembrava onde residia... e consegue dar mais informações sobre esse tal pedido de isenção?
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2010

# 193

Colocado por: sergyioesse pedido existe em todas as câmaras?

É um benefício fiscal de incentivo à "interioridade". Ler mais aqui.
    Não existe em todas as câmaras.
  12.  # 194

Colocado por: FD
    Colocado por: sergyioesse pedido existe em todas as câmaras?

É um benefício fiscal de incentivo à "interioridade".Ler mais aqui.
    Não existe em todas as câmaras.

bem estava a ver que era bom de mais
  13.  # 195

Pois, mas Torres Vedras não é interior, muito pelo contrário...não sei então quais serão as condições
    Nós tivemos que pedir uma declaração da Junta de Freguesia em como vivemos na casa dos pais e outra nas Finanças a comprovar que não temos bens imobiliários em nosso nome. Penso que foi só isso. Mas pode sempre perguntar na Câmara Municipal ou ao técnico responsável pela sua obra penso eu...
  14.  # 196

Até porque mesmo com o pedido de isenção a taxa não fica a custo zero. Mas baixa bastante o valor. No meu caso passou dos 3000 para os 670
  15.  # 197

pois... mas por exemplo... a Lourinhã é dos municípios que têm o desconto maior de IRS em Portugal...
    • amf
    • 19 janeiro 2010

# 198

desculpem, mas o pedido de isenção foi na licença de construção? ou na de habitação? acabei por não perceber... o link acima remete para o IMT...
  16.  # 199

Foi na licença de construção
  17.  # 200

No meu município (interior) existe possibilidade de pedir isenção para IMT e estes pedidos têm que ir a reuniºao de Câmara...não sei se há para licenças de construção (eu construi mas não sou jovem, ora bolas...). Mas claro que quem constrói já não paga IMT...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisvv

0.0359 seg. NEW