Iniciar sessão ou registar-se
    • Gia
    • 2 julho 2020

     # 1

    Boa tarde
    Já adquiri um terreno e estou a fazer a planta da moradia com um arquitecto com o qual assinei um contrato.

    Nesta fase da elaboração da planta o arquitecto diz-me que tenho de definir tudo o que quero porque depois no projecto já não posso alterar. No entanto eu pensei que era nesta fase que faria o mapa de quantidades e que ele me ajudaria em algumas decisões para não ultrapassar o meu orçamento... se só vai fazer o mapa de quantidades quando fizer o projecto não poderei cortar nalgumas despesas que poderia cortar agora certo?? Tipo de revestimento para as fachadas, vidros janelões grandes em vez de janelas normais, enfim algumas decisões que precisava de tomar tendo em consideração os valores de custo. Pensei que o arquitecto me ajudaria nisso?? Senão sou eu que terei de investigar sozinha??
    Agradeço opinião de quem tem mais conhecimentos acerca de que forma se processa esta fase. Gosto de muitas coisas mas para não exceder o meu orçamento posso fazer escolhas...mas quem me ajuda a escolhar???
  1.  # 2

    tudo depende dos €€€€€ acordados.

    do ponto de vista Teórico, se chegassem ao ponto do mapa de quantidades e vissem que a casa passava o seu orçamento, então tinha que se voltar à arquitectura e refazer as coisas.

    mas na prática o dinheiro pelo qual se mandam fazer projectos não dá para o arquitecto fazer isso, pelo que a unica opção depois é mexer nos acabamentos.

    no entanto um arquitecto experiente sabe logo se o que esta a desenhar vai estoirar com o orçamento do cliente ou não.
  2.  # 3

    Colocado por: Giaquem me ajuda a escolhar???

    O seu arquiteto
    A primeira responsabilidade dele enquanto técnico é fazer-lhe uma casa adequada ao seu orçamento e não ao portfolio dele.
    Nos primeiros esquiços, a casa já deve estar adequada ao seu orçamento. Se o seu orçamento são 200.000 não se pode iludir com uns esquiços de 250m2 + piscina.
    Passada esta primeira fase bem a escolha dos materiais. Leva telha ou cobertura ajardinada? Leva reboca ou painéis em aço corten?
    Não se deixe iludir com uns 3D todos catitas e a promessa de que constrói a 800€/m2
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  3.  # 4

    E leia o contrato do arquitecto.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  4.  # 5

    Gia, sem a querer desanimar, essa conversa do seu arquitecto e de quem está para se fazer cobrar e não para lhe prestar um serviço.

    Colocado por: Gianesta fase que faria o mapa de quantidades e que ele me ajudaria em algumas decisões para não ultrapassar o meu orçamento...


    Quem lhe ajuda com isto é o empreiteiro. O arq. faz uma estimativa que deve ser entendida como tal.

    O que voce diz ao arquitecto é que não quer ultrapassar X e ele vai fazer o trabalhinho dele e estudar opções, depois disso, é um trabalho conjunto entre ele e o cliente (a Gia). Depois disso vai pedir orçamentos e se a coisa correr bem o arq nao anda muito longe e a coisa dá, senao começa o jogo do ajuste.

    convem Você primeiro ver o que gosta, e convém que vá as lojas e perceber quanto custa, e ter noção que sobre os materiais ha descontos que o empreiteiro pode ou não passar para si fruto da dificuldade e quantidades associadas. (por exemplo, imagina que gosta de um material 1mx1m que custa 100€/m2 para aplicar em 2,5m2 de parede, é diferente o mesmo material para 10m2, e o empreiteiro, se souber o que anda a fazer, leva isso em consideração).

    Obviamente isto é só o inicio da procissão, ha a parte de cosntrução civil, especialidades etc. Não deixe tudo nas mãos dos arq. eng. e empreiteiros, envolva-se a sério. é a sua casa, é o seu dinheiro, em ultima análise voce é sempre quem fica com o menino nas mãos se não corre bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
  5.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoE leia o contrato do arquitecto.

    E releia as letras pequeninas
    :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
    • Gia
    • 2 julho 2020

     # 7

    Pois é isso...já li bem o contrato, pois fiquei desiludida quando me disse que não teria o projeto em 3D porque não consta do contrato...enfim nem tinha reparado pensei que isso hoje em dia fosse normal em todos os projectos...Agora ando a pintar de caneta de feltro zonas em castanho na planta em papel para ver se gosto do revestimento...eu é que ando a fazer claro...mas também já me falaram que os revestimentos em madeira ou imitação de madeira são muito dispendiosos...que não compensa!!
  6.  # 8

    Colocado por: Giatambém já me falaram que os revestimentos em madeira ou imitação de madeira são muito dispendiosos...

    Depende do seu conceito de dispendioso.
    Qual o seu orçamento para a obra incluindo muros e arranjos exteriores? Quantos m2 de construção vai ter?
    • Gia
    • 2 julho 2020

     # 9

    A planta está com 182 metros quadrados e piscina de 6x3,5.....Ele ainda não me falou de orçamentos nem me perguntou quanto posso despender..
  7.  # 10

    Colocado por: Gianem me perguntou quanto posso despender..

    Começa mal!
    Começa muito mal.
    •  
      RRoxx
    • 2 julho 2020 editado

     # 11

    Colocado por: Giapensei que isso hoje em dia fosse normal em todos os projectos.


    Para seu bem, mude esta mentalidade. não "pense que", não assuma, faça o trabalho de casa. Acredite que nem todos os profissionais sabem o que fazem e querem fazer bem porque tem brio. Desconfie, faça perguntas, seja chata.

    quando chegar á fase dos preços lembre-se disto:

    Se um lhe pede 50 e outro lhe pede 10 para o mesmo trabalho, provavelmente não estão a falar da mesma coisa.
    Concordam com este comentário: Sira, zedasilva, Bi91
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gia
    • Gia
    • 2 julho 2020

     # 12

    Sim é isso que faço já percebi que não posso confiar este trabalho a ninguém tenho de ser mesmo eu...

    Agora ando com umas dúvidas talvez me possam ajudar...são janelões de vidro de parede inteira de correr para os quartos...acho visualmente muito bonito mas não sei em questões de preços e de isolamento serão práticos?? não tornarão os quartos muito quentes uma vez que não têm estores exteriores??
      janela_IMG_20200106_174835.jpg
  8.  # 13

    Um destes dias tivemos um contacto de um DO para a realização de um CE, com a indicação que tinha que se ter algum cuidado pois estava a receber orçamentos muito altos em relação aquilo que podia gastar.
    Antes de darmos cotação para o trabalho pedimos os elementos do projeto e indicação do valor que tinha disponível. O DO pode ir no máximo aos 200.000 já com iva. O projeto ronda os 240m2 com piscina e uma catrefada de arranjos exteriores.
    Reunimos com o DO e explicamos que não iriamos dar cotação para o CE porque era dinheiro deitado ao lixo. A única solução é um projeto novo.

    Gia, tenha cuidado, nem embarque em ilusões.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  9.  # 14

    Colocado por: Giaem questões de preços e de isolamento serão práticos?

    Práticos são. Baratos é que não.

    Colocado por: Gianão tornarão os quartos muito quentes uma vez que não têm estores exteriores??

    Sim!
    Para que isso não aconteça tem que ter alternativas, que por norma não são baratas
    • Gia
    • 2 julho 2020

     # 15

    Pois...eu acho-os muito bonitos...há a opção de colocar uma janela mais pequena e revestir o interior do cubo numa espécie de material a imitar madeira...mas já me disseram que também é muito caro...que opção será melhor??!! Eu realmente adoro os vidro...caro por caro optava pelos vidros..não???
    • Gia
    • 2 julho 2020

     # 16

    Pois...eu acho-os muito bonitos...há a opção de colocar uma janela mais pequena e revestir o interior do cubo numa espécie de material a imitar madeira...mas já me disseram que também é muito caro...que opção será melhor??!! Eu realmente adoro os vidro...caro por caro optava pelos vidros..não???
  10.  # 17

    Colocado por: Giajá me disseram que também é muito caro...

    As suas fontes de informação podem ser boas mas estão a assustá-la um pouco.
    • Sira
    • 2 julho 2020 editado

     # 18

    Se calhar não vai gostar do que eu vou dizer, mas pense bem se quer continuar o processo com esse técnico.

    Pode não parecer, mas pode sair-lhe mais barato mudar agora do que mais para a frente. E se ainda não fez a entrega na câmara, ainda vai muito a tempo de fazer as alterações que forem precisas.

    Se chegar ao fim, com tudo pronto e aprovado, e concluir que não tem possibilidade de tirar a casa do papel, vai perder muito mais tempo (e dinheiro) para fazer as alterações.

    E é um grande risco não lhe ter dado um valor máximo para a construção. Se mesmo quando eles sabem, é o que é...

    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: NTORION
  11.  # 19

    Palavra... Que não entendo...
    Como se parte para um projecto, sem um budget para a obra....

    Gia, mal lhe pergunte, mas pode meter aqui a proposta de honorários, preços, o que inclui ou não inclui?
  12.  # 20

    Colocado por: Pedro BarradasComo se parte para um projecto, sem um budget para a obra....

    Quando prefiro fazer portfólio em vez de obras.
 
0.0235 seg. NEW