Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 12 julho 2020

     # 21

    Colocado por: linkerrsCom o ifttt não precisa saber nada. É só entrar na aplicação e pôr se "isto" fazer "aquilo"

    Colocado por: ANdieselLeia sobre Shelly, já se consegue fazer bastante coisa.

    Sim, há plataformas que já fazem muita coisa. O problema é quando quiser "cruzar" entre as duas, porque Shelly é só para os dispositivos deles e IFTTT também só para alguns outros, já se torna mais difícil.
  1.  # 22

    Colocado por: zed
    Eu comecei com este cenário mas fui acautelando que conseguiria centralizar tudo num único sistema. Com a plataforma Shelly e Google Home já conseguia:
    - Abrir e fechar estores ao nascer e pôr do sol.
    - Temporizador semanal de vários dispositivos (horários fixos).
    - Controlar dispositivos consoante temperatura e humidade.
    - Aviso de fim do programa da máquina de secar.
    - Medir consumos.
    - Controlo por voz.

    Meti recentemente o Home Assistant para conseguir umas coisas mais complexas e para ter tudo local por razões de desempenho e fiabilidade:
    - Regulação de estores conforme a incidência solar (azimute e elevação). O cálculo é dependente da dimensão de cada vão, previsão de temperatura e nuvens. Hoje como vai estar uma brasa vai ficar tudo a 33% ou 50% nas horas de incidência solar.
    - Várias acções baseadas em "geofencing", estilo fechar ou abrir estores quando saímos ou voltamos a casa.
    - Ligar/desligar luzes com um horário mais flexível (modo férias).

    Futuramente:
    - Se me esquecer do portão da garagem aberto mais de x tempo, fechar o mesmo (ou notificação no telemóvel a perguntar se é para fechar).
    - Mais "geofencing": armar e desarmar alarme, ligar e desligar climatização.
    - Ligar e desligar coisas baseado na produção do (futuro) solar FV.
    - Integração com CCTV tipo acender luzes exteriores quando são detectadas pessoas.

    É um passatempo e ao mesmo tempo os resultados são muito úteis. Quando me reformar ainda abro uma empresa para ajudar quem não tenha tanta facilidade em montar isto tudo. :)

    Estou a tomar o mesmo percurso que tu e já devo ter lido as mesmas coisas 😛
    Concordo com isso e é também o que vou implementar com o decorrer do tempo.
    De momento só tenho os estores a abrir/fechar a determinadas horas e medições de consumos, pois ainda não estou a habitar a casa.

    E é como dizes é um passatempo para quem gosta e percebe!
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  2.  # 23

    Colocado por: zed

    Sim, há plataformas que já fazem muita coisa. O problema é quando quiser "cruzar" entre as duas, porque Shelly é só para os dispositivos deles e IFTTT também só para alguns outros, já se torna mais difícil.


    Pois, nisso tem razão. Por isso que disse que dependia do que o user queria para domótica. É que para muitos que querem domótica afinal chega "domótica", e para utilizações menos complexas, a Shelly chega e sobra.
    Concordam com este comentário: zed
  3.  # 24

    Aqui está um excelente tópico, muita ajuda e partilha.
    Também gosto bastante do tema domotica.
    Vou aprendendo muito por aqui.
  4.  # 25

    Colocado por: zedQuando me reformar ainda abro uma empresa para ajudar quem não tenha tanta facilidade em montar isto tudo. :)


    Excelente!

    Se quiser fazer uma consultadoria mesmo antes de se reformar, eu necessito! :)
  5.  # 26

    Colocado por: zed
    Eu comecei com este cenário mas fui acautelando que conseguiria centralizar tudo num único sistema. Com a plataforma Shelly e Google Home já conseguia:
    - Abrir e fechar estores ao nascer e pôr do sol.
    - Temporizador semanal de vários dispositivos (horários fixos).
    - Controlar dispositivos consoante temperatura e humidade.
    - Aviso de fim do programa da máquina de secar.
    - Medir consumos.
    - Controlo por voz.

    Meti recentemente o Home Assistant para conseguir umas coisas mais complexas e para ter tudo local por razões de desempenho e fiabilidade:
    - Regulação de estores conforme a incidência solar (azimute e elevação). O cálculo é dependente da dimensão de cada vão, previsão de temperatura e nuvens. Hoje como vai estar uma brasa vai ficar tudo a 33% ou 50% nas horas de incidência solar.
    - Várias acções baseadas em "geofencing", estilo fechar ou abrir estores quando saímos ou voltamos a casa.
    - Ligar/desligar luzes com um horário mais flexível (modo férias).

    Futuramente:
    - Se me esquecer do portão da garagem aberto mais de x tempo, fechar o mesmo (ou notificação no telemóvel a perguntar se é para fechar).
    - Mais "geofencing": armar e desarmar alarme, ligar e desligar climatização.
    - Ligar e desligar coisas baseado na produção do (futuro) solar FV.
    - Integração com CCTV tipo acender luzes exteriores quando são detectadas pessoas.

    É um passatempo e ao mesmo tempo os resultados são muito úteis. Quando me reformar ainda abro uma empresa para ajudar quem não tenha tanta facilidade em montar isto tudo. :)
    Concordam com este comentário:rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário:linkerrs


    Devia colocar um paço a paço de como fazer isso tudo 😂 🤣
  6.  # 27

    Colocado por: Anonimo12122020Uma dúvida grande, a domótica tem que passar sempre por cabos e trabalhar numa central ou pode ser sem fios utilizando somente a NET como meio de comunicação.

    Domótica é um conceito no qual você quer controlar/automatizar algo em sua casa local ou remotamente.
    Para uns é apenas meter a relva a regar ou abrir e fechar os estores consoante a hora do dia, para outros é meter a máquina do café a tirar um café depois de passados 15minutos de ter carregado no interruptor da luz do wc e ao mesmo tempo abrir os estores da cozinha, desligar o alarme da casa e arrancar a bomba circuladora do retorno de água quente.
    É um mundo infindável de opções tanto através da eletricidade, da rede, wifi, zigbee, bluetooth.. e por aí fora
  7.  # 28

    Colocado por: Anonimo12122020ok então mesmo não deixando agora as coisas prontas mais tarde da???

    Vai depender do tipo de domótica pretendido, há coisas que precisam de rede/eletricidade e isso têm de ficar logo definido.
    Dando um exemplo fácil nos dias de hoje, os estores eléctricos, se não deixar acautelado logo uma tubagem elétrica para dentro da caixa de estores vai ter de andar a partir para o fazer mais tarde.
  8.  # 29

    Colocado por: zedEu comecei com este cenário mas fui acautelando que conseguiria centralizar tudo num único sistema. Com a plataforma Shelly e Google Home já conseguia:
    - Abrir e fechar estores ao nascer e pôr do sol.
    - Temporizador semanal de vários dispositivos (horários fixos).
    - Controlar dispositivos consoante temperatura e humidade.
    - Aviso de fim do programa da máquina de secar.
    - Medir consumos.
    - Controlo por voz.

    Meti recentemente o Home Assistant para conseguir umas coisas mais complexas e para ter tudo local por razões de desempenho e fiabilidade:
    - Regulação de estores conforme a incidência solar (azimute e elevação). O cálculo é dependente da dimensão de cada vão, previsão de temperatura e nuvens. Hoje como vai estar uma brasa vai ficar tudo a 33% ou 50% nas horas de incidência solar.
    - Várias acções baseadas em "geofencing", estilo fechar ou abrir estores quando saímos ou voltamos a casa.
    - Ligar/desligar luzes com um horário mais flexível (modo férias).

    Futuramente:
    - Se me esquecer do portão da garagem aberto mais de x tempo, fechar o mesmo (ou notificação no telemóvel a perguntar se é para fechar).
    - Mais "geofencing": armar e desarmar alarme, ligar e desligar climatização.
    - Ligar e desligar coisas baseado na produção do (futuro) solar FV.
    - Integração com CCTV tipo acender luzes exteriores quando são detectadas pessoas.

    É um passatempo e ao mesmo tempo os resultados são muito úteis. Quando me reformar ainda abro uma empresa para ajudar quem não tenha tanta facilidade em montar isto tudo. :)



    Isso é muito bonito, mas isso são brincadeiras.

    Para poder fazer essas brincadeiras precisa de poder controlar os seus dispositivos e aí é que entra a base da domótica. E isso, para fazer bem feito, é com KNX e não com Shellys, Sonoffs ou afins. Não vai assentar a parte eléctrica da sua casa em dispositivos dos chineses de meia dúzia de euros. Até o pode fazer, desde que não tenha grandes expectativas.

    Atenção que eu tenho sonoffs em minha casa. E são bons, sim, mas para certos usos. Tenho-os, por exemplo, na minha churrasqueira exterior. Aí, caso falhem, não há grande problema. Mas, para terem uma ideia, já me falharam 2 ou 3 vezes em 3 meses. Não é muito, é certo. Funcionam quase sempre. Mas comparar com a minha instalação KNX que em 8 anos não falhou UMA ÚNICA vez... está tudo dito.
    Numa instalação de domótica KNX, um interruptor não acender uma vez num ano...é mau sinal.

    Claro que não podemos comprar valores, certo...mas cada um tem que ter noção daquilo que coloca.


    Quanto ao Home Assistant e Google Home...eu também uso e gosto. Mas... sem ter a base, não controla nadinha.
    E, além disso, você sabe tão bem quanto eu sempre que há uma actualização do Home Assistant é para fazer com o coração nas mãos, porque muitas coisas deixam logo de funcionar (eles próprios avisam) e o Google Home...nem o nosso português tem. E eu falar brasileiro ou estrangeiro para comandar a casa...não.
    Tenho 5 dispositivos Google Home em casa (3 Nest's e dois players da Lenovo) e não os uso mais por não terem Português.
  9.  # 30

    Pode-se num sistema KNX colocar as proteções no QE e os módulos de saidas num outro quadro (sem proteçoes) dentro de um roupeiro?
    Isto é, em vez de irem uma serie de tubos do QE para os pontos de luz, ia só um tubo do QE ao Quadro dentro do armario e daí saiam para os varios pontos.
  10.  # 31

    Colocado por: jfsmoreiraPode-se num sistema KNX colocar as proteções no QE e os módulos de saidas num outro quadro (sem proteçoes) dentro de um roupeiro?
    Isto é, em vez de irem uma serie de tubos do QE para os pontos de luz, ia só um tubo do QE ao Quadro dentro do armario e daí saiam para os varios pontos.


    E tinha os actuadores dentro do armário?? Isso parece-me estranho, no mínimo.
    Porque quereria isso?
  11.  # 32

    A ideia seria eliminar aquela tubagem e cabelagem toda.
    Por exemplo: sai do QEG uma linha para iluminação do quarto até esse armário.
    No armario tinha os atuadores (saidas) para os diversos pontos de luz do quarto (geral, cabeceira esq + dir, geral IS, espelho IS, etc). Só aqui poupava uma carrada de € em cabo e tubo.
  12.  # 33

    Obviamente, que qd me refiro a armario,refriro-me a um pequeno QE parcial ocultado pelo armário, mas sem proteçoes (disjuntores)
  13.  # 34

    Ahhhh....pode ter os quadros parciais que quiser. Agora sem protecções....não faço ideia. Tem que perguntar ao electricista/projectista da parte eléctrica.
    • zed
    • 15 julho 2020

     # 35

    Colocado por: MikeMelgaIsso é muito bonito, mas isso são brincadeiras.

    Para poder fazer essas brincadeiras precisa de poder controlar os seus dispositivos e aí é que entra a base da domótica. E isso, para fazer bem feito, é com KNX e não com Shellys, Sonoffs ou afins. Não vai assentar a parte eléctrica da sua casa em dispositivos dos chineses de meia dúzia de euros. Até o pode fazer, desde que não tenha grandes expectativas.

    É a sua opinião, tem direito a ela. Mas vai usar da falácia que na China não se fabrica com qualidade, é isso? Ok, mas é um argumento fraquito, nem vou entrar por aí... Caso não saiba, os produtos Shelly são desenhados na Bulgária e têm a mesma garantia (e melhor apoio ao cliente) que milhares de outros produtos fabricados na China e vendidos na UE. Como, sei lá, um iPhone.

    Então mas contribua de forma positiva para o tópico: os dispositivos para fazer "bem feito" são quais? São fabricados onde e qual o preço? E já agora, e por uma questão de transparência, por acaso tem algum interesse comercial em KNX? Por exemplo, vende ou instala estes sistemas? Eu não tenho nenhum interesse comercial aqui, estou somente a relatar a minha experiência.

    desde que não tenha grandes expectativas.

    As minhas expectativas são por exemplo as automações que listei na minha publicação, e tudo tem funcionado bem. Pode indicar que outras expectativas maiores eu poderia ter, para saber o que estou a perder?

    Outra expectativa que tenho é que se comprar um dispositivo qualquer avulso, quero conseguir integrá-lo na domótica sem ter de pagar a ninguém para vir cá programar o sistema.

    Atenção que eu tenho sonoffs em minha casa. E são bons, sim, mas para certos usos. Tenho-os, por exemplo, na minha churrasqueira exterior. Aí, caso falhem, não há grande problema. Mas, para terem uma ideia, já me falharam 2 ou 3 vezes em 3 meses. Não é muito, é certo. Funcionam quase sempre. Mas comparar com a minha instalação KNX que em 8 anos não falhou UMA ÚNICA vez... está tudo dito.
    Numa instalação de domótica KNX, um interruptor não acender uma vez num ano...é mau sinal.

    Claro que não podemos comprar valores, certo...mas cada um tem que ter noção daquilo que coloca.

    Ou não está nada dito pois não identificou os dispositivos que tem, que falhas tiveram ou não tiveram e que funções desempenham. Mas olhe, não tenho essa experiência com os Shelly. Duas ou três vezes em três meses seria mau. Também tenho dispositivos Netatmo e Broadlink que me lembre; tudo ok. Sonoff não comento pois nunca utilizei.

    Então mas porque não meteu KNX na churrasqueira exterior?

    E, além disso, você sabe tão bem quanto eu sempre que há uma actualização do Home Assistant é para fazer com o coração nas mãos, porque muitas coisas deixam logo de funcionar (eles próprios avisam) e o Google Home...nem o nosso português tem. E eu falar brasileiro ou estrangeiro para comandar a casa...não.
    Tenho 5 dispositivos Google Home em casa (3 Nest's e dois players da Lenovo) e não os uso mais por não terem Português.

    Não tenho essa experiência mas também só meti isto há poucos meses e só houve duas actualizações. No entanto, sei isto permite fazer uma "imagem" completa do sistema antes de qualquer actualização por isso se por acaso correr mal é coisa de um clique para voltar ao estado anterior. Não estou preocupado, além de que as actualizações são facultativas.

    Os sistemas KNX recebem actualizações com que frequência? Suportam comando por voz em Português de Portugal? Suportam comando por voz? Um sistema instalado há 5 anos pode vir a ganhar a capacidade de comando por voz em Português como aconteceu com o Google Assistant de há uns meses para cá? (verifique lá pois acho que é capaz de estar desactualizado quanto a isso)
    Concordam com este comentário: rui.fern
  14.  # 36

    Um sistema KNX pode interligar com tudo o que entender e muito mais além.
  15.  # 37

    Colocado por: MikeMelgaAhhhh....pode ter os quadros parciais que quiser. Agora sem protecções....não faço ideia. Tem que perguntar ao electricista/projectista da parte eléctrica.


    Pois, aí está. O eletricista diz que sim, mas eu acho que não.
  16.  # 38

    Colocado por: jfsmoreiraUm sistema KNX pode interligar com tudo o que entender e muito mais além.

    Enquanto houver dinheiro o céu é o limite.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
  17.  # 39

    Preferi não instalar KNX e ir para uma solução montada por mim. Na realidade, após estudar tantos sistemas para a casa não relacionados com este tema cansei-me e decidi fazer a coisa de uma forma "mais simples", também a instalação KNX ficaria bastante cara no meu caso e ia tirar flexibilidade a menos que €€€€.

    Entendo que isto é só para quem gosta de gastar algum tempo para isso e tem o skillset adequado. Coisas que estou a estudar para implementar sobre um Home Assistant:

    * Unipi: https://www.unipi.technology/
    * Shelly: https://shelly.cloud

    Isto vai permitir um grande nivel de flexibilidade usando as mesmas plataformas de base. Já mandei vir alguns devices para fazer testes.
    Ainda estou a ponderar se uso os sistemas da Simon IO 100 ou Legrand Valena para os interruptores, estores, etc. Depende dos testes de compatibilidade.

    Depois vou dando noticias aqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: linkerrs
    • zed
    • 16 julho 2020

     # 40

    Colocado por: casadoscatitosinstalação KNX ficaria bastante cara no meu caso e ia tirar flexibilidade a menos que €€€€


    Importa-se de partilhar preços?
 
0.0298 seg. NEW