Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: rui.fern

    Também gostava, mas penso que de momento não existe Shelly para isso. Antes, penso que era o Shelly Sense, mas já há mais de um ano que andava esgotado no site, agora parece nem lá estar. Acabei por programar um aparelho externo, mas funciona com uma app externa.


    Pois, provavelmente foi descontinuado.
    Mas eu por acaso vi on-line um mas era da SONOFF (Para RF 433Mhz - vulgo comando dos portões da garagem - E outro para InfraVermelhos). Gostava de ter tudo na mesma marca que é para não andar cheio de apps, mas se não der, paciência...
  2.  # 62

    Colocado por: rjmpiresTens no manual o que pretendes saber, da forma como fazes a pergunta dá a sensação que o teu quadro é monofásico, essa imagem que colocas é para uma ligação trifásica.
    Dá um olho no manual, se tiveres alguma dúvida avisa.

    https://shelly.cloud/documents/user_guide/shelly_3em.pdf


    Sim é monofásico.

    Se vires o esquema é igual a montar numa instalação trifásica a diferença é que no C e VC adicionei uma pinça para ler o consumo do VE.
      Shelly 1.png
  3.  # 63

    Colocado por: rui.fern

    Tanto quanto sei, isso danifica o aparelho, pois normalmente os compressores não devem ligar se tiverem sido desligados há muito pouco tempo.

    Também não me parece que o objetivo fosse andar a fazer on/off com o aparelho.
    Se for para ligar por exemplo 1hora antes de chegar a casa, e desliga-lo ao fim de 2-3 horas, não vejo mal.
    Mas eu tb não percebo mt de máquinas de AC
  4.  # 64

    Colocado por: papacurvas

    Sim é monofásico.

    Se vires o esquema é igual a montar numa instalação trifásica a diferença é que no C e VC adicionei uma pinça para ler o consumo do VE.
      Shelly 1.png

    Então qual é a dúvida?
    • zed
    • 21 julho 2020

     # 65

    Não recomendo, o aparelho interior precisa de electricidade para fechar a saída de ar e a unidade exterior também há de ter uma rotina de desligar.
  5.  # 66

    rjmpires


    Colocado por: papacurvasEstão aqui a falar da Shelly, precisava aqui de uma ajuda a montar o 3EM para ler o consumo geral, a produção do fotovoltaico e o consumo do VE.
    Duvidas de instalação:

    O o para que serve?

    O i é a alimentação, que tipo de fusível devo usar ? Estava a pensar puxar uma fase de um disjuntor da iluminação que pouco use para alimentar o Shelly.

    O VA/VB/VC não estou a ver como faço estas ligações nem que fusíveis usar ?

    Ainda não encontrei nenhum vídeo de instalação. Alguma sugestão?
      SHELLY 3EM.png
  6.  # 67

    eu vou montar o meu shelly 3em este fds...

    depois posso dar feedback
    Estas pessoas agradeceram este comentário: papacurvas
  7.  # 68

    A minha experiência com domótica/smarthome começou à cerca de 3 anos e já experimentei vários cenários e vou descrever brevemente o que uso.

    Para começar e já que se fala aqui, tenho um colega que tem knx e apesar de conseguir ver ali um sistema robusto não gostei muito da implementação dele.
    Uma das coisas que não gostei foi os interruptores de parede que tem no quarto. Aquilo tem vários botão, para varias funções dentro do quarto, na entrada do quarto e junto à cama. Muito útil, mas pouco funcional... pois os botões são pequenos e quando entro no quarto às escuras e com tantos botões não sei o que faz cada um, então é um filme para ligar a luz. Depois é os pequenos leds que os interruptores tem que imitem uma luz durante a noite e incomoda.
    Acho que o meu colega está satisfeito, mas diria que também não dá grande valor aquilo...

    Agora em relação ao que tenho... já usei os vários sistemas do povo que se fala por aqui... neste momento uso apenas Homekit + Hoobs(Homebridge).

    Para além dos hubs homekit, Apple TV e Homepod e o Raspberry PI com Hoobs, tenho cerca de 30 dispositivos.

    - Fitas de LED Philips Hue e candeeiros com os interruptores dimmer da Hue. Ainda não tenho luzes de tecto automatizadas, tenho 2 Shelly para testar a ver o faço em breve, mas não dou grande valor a luzes de tecto automatizadas.
    - Vários sensores da Aqara, temperatura/humidade, movimento, porta, inundação... botões...
    - Tomadas inteligente da EVE com medidor de consumo.
    - Duas câmaras da Xiaomi modificadas para funcionar em rstp que depois o Hoobs trata de colocar disponível no homekit.
    - Broadlink RM mini para controlar box e TV, também com a ajuda do Hoobs

    Tenho este sistema à cerca de 2 anos e nunca tive uma única falha. Tudo funciona mesmo que não tenha internet, as automações, interromperes. Tenho uma rede dedicada específica para estes dispositivos, tudo com IPs fixos e os dispositivos não estão conectados à internet, a única coisa que expõe os controlos fora de casa é o homekit.

    Para mim a grande vantagem do sistema é ter tudo controlável na mesma app e para já a estabilidade.

    Vou construir em breve uma moradia e ainda estou um bocado indeciso se opto por knx.. mas como estou tão satisfeito com o sistema atual... ainda não me decidi, porque acho que há coisas que quero fazer que talvez precise de um sistema como o knx.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • zed
    • 25 julho 2020 editado

     # 69

    Obrigado pelo contributo. Desconhecia esse HOOBS, parece muito interessante para quem quer usar uma das "Clouds".

    Colocado por: RykarduSouzaacho que há coisas que quero fazer que talvez precise de um sistema como o knx


    Se puder detalhar pode ser útil para quem está na mesma situação e quer saber os limites de uma ou outra opção.
  8.  # 70

    Colocado por: RykarduSouzaAquilo tem vários botão, para varias funções dentro do quarto, na entrada do quarto e junto à cama. Muito útil, mas pouco funcional... pois os botões são pequenos e quando entro no quarto às escuras e com tantos botões não sei o que faz cada um, então é um filme para ligar a luz

    É o sentimento que tenho quando vou a casa da minha irmã... o meu cunhado montou o sistema deles e para quem lá vai só de x em quando é um horror acertar na porra do botão certo.. o interruptor deve ter uns 6/8 botões, e depois uns tem luz verde outros vermelha, para mim não dava que eu gosto de coisas simples e intuitivas (para além de achar os interruptores horríveis)

    Tipo isto
    Concordam com este comentário: RykarduSouza
  9.  # 71

    Colocado por: zedObrigado pelo contributo. Desconhecia esse HOOBS, parece muito interessante para quem quer usar uma das "Clouds".

    Se puder detalhar pode ser útil para quem está na mesma situação e quer saber os limites de uma ou outra opção.


    O Hoobs apesar de servir para várias coisas a função principal é expor acessórios que não são compatíveis com homekit ao homekit.

    Ainda relativamente ao HomeKit ele não é executado na cloud, todas as automações são executadas nos hubs no meu caso no homepod. Eu se não tiver Internet estiver dentro de casa tudo funciona normalmente.

    Relativamente às limitações, há uma coisa que queria poder controlar e não sei se é possível via homekit e sei que é possível via knx que é passadores da água (ainda tenho que investigar melhor). Por exemplo, tenho sensores de inundação e medidores do fluxo de água e vou de férias. Se por acaso tiver alguma fuga quero puder cortar a água remotamente ou automaticamente... este é um dos exemplos que até posso nunca usar na vida, mas que podem ser muito úteis.

    Outra questão é a quantidade de dispositivos que vais ligar... quantos mais dispositivos ligares a uma rede Wi-Fi menos estabilidade vais ter. Uma coisa é ter 30/40/50 dispositivos outra é ter centenas...
    Concordam com este comentário: zed
  10.  # 72

    Colocado por: RykarduSouzaPor exemplo, tenho sensores de inundação e medidores do fluxo de água e vou de férias. Se por acaso tiver alguma fuga quero puder cortar a água remotamente ou automaticamente... este é um dos exemplos que até posso nunca usar na vida, mas que podem ser muito úteis.

    Sensor de inundação + Shelly 1 + Electrovalvula Não te faz isso?
  11.  # 73

    Colocado por: rjmpires
    Tipo isto
    Concordam com este comentário:RykarduSouza


    São parecidos com esses mas tem sensores de temperatura. É interessante mas pouco funcionais... para mim.... agora imaginem para os meus pais... tinha que colocar algo mais simples
  12.  # 74

    Colocado por: rjmpires
    Sensor de inundação + Shelly 1 + Electrovalvula Não te faz isso?


    Pois, é provável. É algo que tendo mente, mas que ainda não explorei.
    Ainda tenho que definir o que vou querer ter e o que poderei vir a ter no futuro e analisar se é possível.
  13.  # 75

    Colocado por: RykarduSouza

    Pois, é provável. É algo que tendo mente, mas que ainda não explorei.
    Ainda tenho que definir o que vou querer ter e o que poderei vir a ter no futuro e analisar se é possível.

    Se conseguires com que o teu sensor de inundação comunique com o shell 1, fazes a brincadeira com 20/30€ dependendo da eletrovalvula
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RykarduSouza
  14.  # 76

    Colocado por: rjmpires
    Se conseguires com que o teu sensor de inundação comunique com o shell 1, fazes a brincadeira com 20/30€ dependendo da eletrovalvula


    Em princípio consigo. O objectivo é ter tudo centrado no homekit, os sensores estão, e o Shelly 1 também é possível, tanto com firmware original, como com tasmota e também com o Hoobs.
  15.  # 77

    Um sistema KNX tem inúmeros teclados disponíveis no mercado, uns mais complexos, outros muito simples...mas quem quiser pode simplesmente colocar a aparelhagem normal e assim evitar essa tal confusão.
  16.  # 78

    Colocado por: zed[...]
    - Regulação de estores conforme a incidência solar (azimute e elevação). O cálculo é dependente da dimensão de cada vão, previsão de temperatura e nuvens. Hoje como vai estar uma brasa vai ficar tudo a 33% ou 50% nas horas de incidência solar.
    [...]
    Concordam com este comentário:rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário:skypt,linkerrs


    Por curiosidade, quer partilhar esta automação?
    • zed
    • 25 julho 2020 editado

     # 79

    É baseado neste módulo de Node RED:

    https://github.com/rdmtc/node-red-contrib-sun-position/wiki/blind-control
    O gajo que desenvolveu isto deve ter uma pancada... mas funciona bem.

    A integração com a meteorologia consegue-se através da funcionalidade de "override".
  17.  # 80

    Ok, obrigado!
    Eu tenho uma automação semelhante a controlar todos os estores da casa, mas implementei-a com recurso apenas às automations e às expressões nativas do Home Assistant.

    Vou olhar para esse módulo para tirar mais ideias!
 
0.0281 seg. NEW