Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá boa tarde

    Estou a pedir orçamentos para a construcção de uma moradia e deparo-me com uma questão!!!
    Em vez de entregar tudo a uma só empresa, porque não pedir vários orçamentos para cada fase. (Estrutura/Alvenaria/Tubagens/...)
    Nem sei se é legal, é possivel!


    Desde já obrigado
    Vitor F.
    •  
      RRoxx
    • 11 agosto 2020

     # 2

    Pode fazer, basicamente vai fazer você a gestão da obra e tem de andar a correr atrás dos empreiteiros, tê-los programados para que os trabalhos não colidam nem tenham de ser desfeitos porque alguém se esqueceu de fazer x y ou z, garantir que ninguém fica a espera de ninguém e basicamente levar como todos a pedir satisfações porque você nunca fez e vai correr mal.

    Mas pode,.sem problema.
    Concordam com este comentário: vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  2.  # 3

    Colocado por: RRoxxMas pode,.sem problema.

    Pode se tiver um alvará de empreiteiro geral.
    Concordam com este comentário: bettencourt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  3.  # 4

    Colocado por: RRoxxPode fazer, basicamente vai fazer você a gestão da obra e tem de andar a correr atrás dos empreiteiros, tê-los programados para que os trabalhos não colidam nem tenham de ser desfeitos porque alguém se esqueceu de fazer x y ou z, garantir que ninguém fica a espera de ninguém e basicamente levar como todos a pedir satisfações porque você nunca fez e vai correr mal.

    Mas pode,.sem problema.
    Ou contrata um projeto de execução e se for uma coisa bem feita ate uma criança gere a coisa!
    O pior é quando alguns começarem a falhar e atrasar os outros
    Concordam com este comentário: vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  4.  # 5

    quando for levantar a licença de construção tem que indicar na camara quem é o empreiteiro da obra.

    muitos faziam a estrutura da casa e depois "emprestavam" o alvará para o DO acabar a obra. o DO entregava a carpintaria a um, a canalização a outra, o estuque a outro, a pintura a outro, etc... um pouco como pensa fazer.

    tirando os problemas que o RRoxx referiu, as finanças começaram a caçar os empreiteiros porque haviam casas feitas por eles, mas que a facturação era metade do valor da casa, porque afinal de contas eles só faziam metade das casas e começaram e levar coimas.

    agora o que eles fazem nesses casos, é fazerem o trabalho dele e vão à camara retirar o alvará deles da obra e o DO que se desenrasque para fazer o resto da casa.
    Concordam com este comentário: vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  5.  # 6

    Colocado por: pauloagsantos
    agora o que eles fazem nesses casos, é fazerem o trabalho dele e vão à camara retirar o alvará deles da obra e o DO que se desenrasque para fazer o resto da casa.

    E muito bem, afinal vão assumir responsabilidade por trabalhos que não vão ser executados por eles?
    A empresa que vier de seguida tem de apresentar o seu alvará na câmara municipal.
    Concordam com este comentário: vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  6.  # 7

    Colocado por: pauloagsantosquando for levantar a licença de construção tem que indicar na camara quem é o empreiteiro da obra.

    Quem é o empreiteiro e quem é o director de obra

    Colocado por: fredcunhaE muito bem, afinal vão assumir responsabilidade por trabalhos que não vão ser executados por eles?

    O empreiteiro ainda pode ganhar alguns trocos com isso, mas o irresponsável do director de obra assumir essa responsabilidade é que eu não entendo.
    Concordam com este comentário: vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  7.  # 8

    Pergunte-se se houver algum problema quem vai assumir?
    Janelas, vedação. O serralheiro a dizer que as humidades não tem nada a ver com ele, mas sim com o empreiteiro que não isolou bem as janelas e portas. Isto aconteceu a um conhecido meu.
    O que você pode poupar, ganha em cabelos brancos.
    A título pessoal, dei tudo ao empreiteiro.
    Concordam com este comentário: Sira, vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NLuz, vitor_fernandes
  8.  # 9

    Colocado por: RRoxxPode fazer, basicamente vai fazer você a gestão da obra e tem de andar a correr atrás dos empreiteiros, tê-los programados para que os trabalhos não colidam nem tenham de ser desfeitos porque alguém se esqueceu de fazer x y ou z, garantir que ninguém fica a espera de ninguém e basicamente levar como todos a pedir satisfações porque você nunca fez e vai correr mal.

    Mas pode,.sem problema.
    Concordam com este comentário:vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitor_fernandes


    e, a questão da licença, ou seja ela é levantada na camara e depois?

    Desculpe a pergunta idiota...e Obrigado
  9.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Pode se tiver um alvará de empreiteiro geral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitor_fernandes


    mas, não tenho. Quer dizer então que não posso!!!

    Obrigado
  10.  # 11

    Colocado por: DR1982Ou contrata um projeto de execução e se for uma coisa bem feita ate uma criança gere a coisa!
    O pior é quando alguns começarem a falhar e atrasar os outros
    Concordam com este comentário:vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitor_fernandes
    Sim, realmente gerir tudo deve ser complicado. Mas não, deve existir um responsável de Obra?
  11.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosquando for levantar a licença de construção tem que indicar na camara quem é o empreiteiro da obra.

    muitos faziam a estrutura da casa e depois "emprestavam" o alvará para o DO acabar a obra. o DO entregava a carpintaria a um, a canalização a outra, o estuque a outro, a pintura a outro, etc... um pouco como pensa fazer.

    tirando os problemas que o RRoxx referiu, as finanças começaram a caçar os empreiteiros porque haviam casas feitas por eles, mas que a facturação era metade do valor da casa, porque afinal de contas eles só faziam metade das casas e começaram e levar coimas.

    agora o que eles fazem nesses casos, é fazerem o trabalho dele e vão à camara retirar o alvará deles da obra e o DO que se desenrasque para fazer o resto da casa.
    Concordam com este comentário:vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitor_fernandes


    Significa então, que não posso gerir fase a fase minha Obra.
    Resta-me a alternativa de entregar chave na mão a uma empresa.
    è isto, se bem entendi?
    Porque não consigo ter alvará de emrpeiteiro geral, e esse alvará não pode ser levantado por 3 ou 4 empresas?

    Desculpe a pergunta idiota.

    Obrigado
  12.  # 13

    Colocado por: fredcunha
    E muito bem, afinal vão assumir responsabilidade por trabalhos que não vão ser executados por eles?
    A empresa que vier de seguida tem de apresentar o seu alvará na câmara municipal.
    Concordam com este comentário:vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vitor_fernandes


    Então, cada empreitada vão à camara com o Alvará de cada um.
    Assim, é possivel construir fase a fase!

    Obrigado.
    Concordam com este comentário: gsenra
  13.  # 14

    Tem de haver um alvará de empreiteiro geral... o gajo das serralharias não tem, o carpinteiro idem, o electricista idem, normalmente têm certificados.. os que tem.
    Concordam com este comentário: Picareta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
    •  
      RRoxx
    • 12 agosto 2020

     # 15

    Colocado por: PicaretaPode se tiver um alvará de empreiteiro geral.


    Lá estao voces a exigir as coisas dentro da legalidade... bolas pah.

    Ainda ha pouco apareceu aqui um que nem projectos havia. Agora o homem não pode gerir a própria obra. Só complicam 🤣🤣🤣
    Concordam com este comentário: vitor_fernandes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  14.  # 16

    O que não faltam é o obras feitas por DO sem alvará, ainda há pouco falei com um construtor que alugava o alvará por 2mil€ e cobrava 75€ por mês de direção técnica durante a obra...

    Agora quer um conselho? Não se meta nisso, só faz sentido para quem está dentro do ramo e com conhecimentos técnicos do que está a fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  15.  # 17

    Colocado por: vitor_fernandesMas não, deve existir um responsável de Obra?
    responsável em que sentido? você na obra deve ter um fiscal contratado por si para garantir que o empreiteiro constrói o que você pagou.

    titando isso o responsável é o empreiteiro e o Dt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
    • smart
    • 12 agosto 2020 editado

     # 18

    hum..
    companheiro
    quer construir por fases?..
    admita 2
    a 1ª entre escavação e estrutura da casa
    A 2ª o restante e trate você da adjuducação das carpintarias/cozinha/pavimento e das caixilharias.
    não estou a dizer que faz bem nem mal
    estou-lhe a indicar o que acho a melhor possibilidade no caso.
    levante o alvará com o alvará de quem lhe vai fazer a estrutura da casa e ao adjudicar peça ao homem referencias para a remoção de terras,,,
    pronta a estrutura, troque o alvará no municipio para quem lhe vai executar os restantes trabalhos e acorde que trata das rubricas que falei anteriormente.
    poupar dinheiro na casa, não é nos acabamentos.
    é nas rubricas que lhe custam mais dinheiro....
    nao significa que a casa lhe vai ficar mais barato..sobretudo se não percebe da poda...e garantias caput...
    contrate um Director fiscalização para o acompanhar sobretudo durante as execuções das armaduras de ferro/betão armado..existe para aí cada trapalhada...o cimento tapa tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  16.  # 19

    Atenção que, em algumas câmaras, a troca no alvará leva o seu tempo e o seu custo.
    Nas câmaras mais demoradas, pode inclusive obrigar a parar a obra.

    Colocado por: smarthum..
    companheiro
    quer construir por fases?..
    admita 2
    a 1ª entre escavação e estrutura da casa
    A 2ª o restante e trate você da adjuducação das carpintarias/cozinha/pavimento e das caixilharias.
    não estou a dizer que faz bem nem mal
    estou-lhe a indicar o que acho a melhor possibilidade no caso.
    levante o alvará com o alvará de quem lhe vai fazer a estrutura da casa e ao adjudicar peça ao homem referencias para a remoção de terras,,,
    pronta a estrutura, troque o alvará no municipio para quem lhe vai executar os restantes trabalhos e acorde que trata das rubricas que falei anteriormente.
    poupar dinheiro na casa, não é nos acabamentos.
    é nas rubricas que lhe custam mais dinheiro....
    nao significa que a casa lhe vai ficar mais barato..sobretudo se não percebe da poda...e garantias caput...
    contrate um Director fiscalização para o acompanhar sobretudo durante as execuções das armaduras de ferro/betão armado..existe para aí cada trapalhada...o cimento tapa tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
  17.  # 20

    Colocado por: vitor_fernandes

    Significa então, que não posso gerir fase a fase minha Obra.
    Resta-me a alternativa de entregar chave na mão a uma empresa.
    è isto, se bem entendi?
    Porque não consigo ter alvará de emrpeiteiro geral, e esse alvará não pode ser levantado por 3 ou 4 empresas?

    Desculpe a pergunta idiota.

    Obrigado


    Na nossa moradia ainda não diziam para fazer assim como pretende e só tenho a dizer que a melhor coisa que fiz foi entregar tudo, chave na mão. Se assim por vezes já há chatices nem quero imaginar a ter que gerir pintores, trolha, pedreiros, picheleiros e etc. Alguém sem experiência a fazer isso é mesmo impossível, ou melhor, é possível mas vai dar m€rd@
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vitor_fernandes
 
0.0241 seg. NEW