Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: Daniela13MQuantos são os jovens que em inicio de vida conseguem reunir um pé de meia suficiente para comprar uma habitação com fundos próprios + despesas bancárias?

Colocado por: Daniela13Mpessoas que como eu necessitam de apoio bancário para aquisição + construção

Comprar uma habitação, mesmo com recurso a crédito, implica obrigatoriamente ter um pé de meia para suportar no mínimo os tais ~15% do valor da transacção (10% que o banco não empresta, IMT, despesas bancárias, etc).

Construir, por outro lado, obriga a um pé de meia ainda maior, pois necessita de comprar terreno, projectar, pagar taxas e taxinhas, etc, e só depois contar com o empréstimo.

Já li comentários aqui no fórum sobre empréstimos de terreno + construção, mas julgo que só para terrenos que já tenham projecto aprovado, o que normalmente acaba por invalidar a principal questão de construção própria.

Embora comprar feito ou mandar construir tenham requisitos financeiros diferentes, ambos necessitam de pé de meia.

Colocado por: Daniela13MA minha entidade não financia pois o requisito é ter 50% do valor do terreno para eles emprestarem os restante 50% + a construção, é só por isso.

Já ponderou sobre a razão pelo qual os bancos não estão tão receptivos a este modelo, ou melhor, a razão pela qual exigem uma robustez financeira muito maior aos seus clientes?
    Os bancos, mais do que a Daniela13M, querem fazer negócio... mas pq não facilitam?
  2.  # 62

Estamos a finalizar a construção da nossa moradia, se pretende um conselho sério de quem está a construir é teve que pesquisar muito bem antes de se meter na aventura que é construir, conte ter pelo menos uns 25k de pé de meia antes de começar a construir, se não tiver, esqueça pois provavelmente vai se meter num trabalho dos diabos. Agora como em tudo, a Daniela13M é que sabe e sabe a os valores dos ordenados que poderiam ou não auferir. Mas de acordo com a nossa experiência, tem que ter algum pé de meia SEMPRE
    Concordam com este comentário: nvale, Daniela13M
  3.  # 63

Colocado por: nvaleestas empresas com todas estas facilidades associadas (projeto, burocracia, banco, advogados, CM's, etc, etc...) têm tudo para correr mal, porque pondo os ovos todos no mesmo saco, quando um se partir, todos os outros ficam sujos.

Isto.
    E clientes que já se encontravam em posições frágeis antes de arrancar... durante o processo ficam completamente comprometidos e à mercê de uma esquema já bem organizado.
    Concordam com este comentário: nvale, ricardo.rodrigues
  4.  # 64

Colocado por: nunos7temos aqui um user q dá apoio nessas coisas de crédito

Sim, coloque dúvidas aqui.
    Concordam com este comentário: nunos7
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7, Daniela13M
  5.  # 65

Colocado por: ricardo.rodrigues
    Sim, coloque dúvidasaqui.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunos7

O user de q falava é este:
    https://forumdacasa.com/account/141814/
  6.  # 66

"Já ponderou sobre a razão pelo qual os bancos não estão tão receptivos a este modelo, ou melhor, a razão pela qual exigem uma robustez financeira muito maior aos seus clientes?
    Os bancos, mais do que a Daniela13M, querem fazer negócio... mas pq não facilitam?"

A questão não é o tipo de modelo, pois trata-se de uma construção normal em alvenaria! A questão é o valor de financiamento.
    Na minha área geográfica os terrenos rondam os 100 mil euros ... infelizmente não tenho este valor disponível a pronto + despesas bancárias daí recorrer ao crédito para apoio ao financiamento.
    Nada tem a ver com a não aprovação por causa do tipo de construção.

Como é óbvio tenho um pé de meia mas não suficiente para arcar com todas as despesas com capitais próprios.
  7.  # 67

Agradeço a todos pelas informações, pelo "abre olhos" ... o tópico não se trata do financiamento, o pé de meia está garantido e temos já o crédito bancário aprovado às nossas necessidades/possibilidades.
    Abri a discussão para recolher informação sobre o estúdio de arquitetos/construtora, saber as vossas opiniões sobre o projeto em si, o tipo de construção ...
  8.  # 68

Referia-me ao modelo financeiro e não ao tipo de construção.

Não percebi, contudo, ao que se refere em "ter disponível o capital todo a ponto + despesas bancárias".
    Ora, se tivesse tudo em capitais próprios, não teria despesas bancárias.

Os alertas dados podem não ser os mais encorajadores, mas são os mais cautelosos.
    Às vezes obtemos algo diferente do que esperamos, mas igualmente (ou até ainda mais) útil.

Não se esqueça que estes são pontos de vista de quem está externo à situação, com todos os prós e contras que isso implica.
    Concordam com este comentário: nunos7, nvale, Daniela13M
  9.  # 69

Arquitetos já lhe foi dito que são bons.
    Empresa de construção - sem esperar por report, vá à procura de obras da dita, fale com eles sem falar deste projeto e veja por si... nem todos gostamos de gelados de chocolate.

Sobre a construção em si.. como bem disse está otimizada, é assim e dali não passa (sem custos). Se você gosta, porque não?
    A mim o que me deixa duvidas são os conceitos vagos do tipo, tinta branca RAL 9003 (qual, Continente, leroy, cin, dyrup), soalho finsa ac5 (qual espessura, resistência, etc) e outros mais, porque o preço como compreende vai do oito ao oitenta...
    Caso pretenda avançar, esclareça este "pormaiores" muito bem, pois é a diferença entre pagar o justo/não ter problemas no futuro e arranjar um sem numero de dores de cabeça, mesmo com garantias e seguros e afins...
    Concordam com este comentário: Daniela13M
  10.  # 70

E depois confirmar que realmente são os materiais que estão a ser utilizados... Que não paga caro e bom e recebe digamos... Fraco e barato.
    Tem que andar sempre em cima deles.
    Concordam com este comentário: Daniela13M
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Daniela13M
  11.  # 71

Colocado por: casinhaDaAvoandar sempre em cima

Não é fácil se forem mesmo aldrabões à descarada. Já por aqui se escreveu sobre reutilização de baldes de tinta, por exemplo.

E mesmo que se confirme as faturas todas e se esteja presente na receção do material em obra, podem sempre trocar quando o DO não está!
  12.  # 72

Colocado por: PicaretaÉ com essa empresa que tem que se preocupar e obter a máxima informação possível, pode começar por solicitar a IES para saber a situação económica da empresa.

aqui:https://eportugal.gov.pt/CVE/IES/ElaborarPedido.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Daniela13M

@ Picareta pode ajudar-me a interpretar a declaração?
  13.  # 73

É uma micro empresa.
    A situação financeira é... de micro empresa.

Mas já se sabe que estas contas de empreiteiros/construtores pequenos nunca são muito fiáveis.
    O objectivo é sempre o prejuízo. :P

Por outro lado, já existem há quase 20 anos.

Se sobreviveram a 2009-2015, eu diria que não apresentam muito risco.
    Concordam com este comentário: Picareta
    •  
      RRoxx
    • 28 outubro 2020

# 74

Daniela, há alguma obra feita por eles que possa ir ver?
  14.  # 75

Colocado por: RRoxxDaniela, há alguma obra feita por eles que possa ir ver?

Eles tem moradias construídas na Póvoa de Lanhoso e indicaram-nos que as podíamos visitar, no entanto não são iguais à Casa Otima.

https://www.facebook.com/Imo-JRB-1984065801861222/
  15.  # 76

Colocado por: PoisÉÉ uma micro empresa.
    A situação financeira é... de micro empresa.

Mas já se sabe que estas contas de empreiteiros/construtores pequenos nunca são muito fiáveis.
    O objectivo é sempre o prejuízo. :P

Por outro lado, já existem há quase 20 anos.

Se sobreviveram a 2009-2015, eu diria que não apresentam muito risco.

É isto.
    Os 18 anos de atividade são um ponto a favor da empresa, atingiu a maioridade :-)
    A situação financeira é frágil, mas não compromete.
    A IES é mais importante para excluir uma empresa, e neste caso não é pelas contas da empresa que a deverá excluir.
  16.  # 77

Colocado por: Joaquim de AlmeidaBoa tarde,
    Cheguei a este tópico por recomendação de uma pessoa.
    Durante o dia de hoje também encontrei esta empresa através de uma pesquisa no Google.
    Existe mais alguma "novidade" ?
    Já alguém adjudicou uma obra a esta empresa?
    Obrigado desde já pelos esclarecimentos.

@Joaquim de Almeida, conseguiu mais alguma informação adicional?
  17.  # 78

Colocado por: paulamelloEu também os conheci.
    E a apresentação do projecto pareceu me bem interessante.
    Como se trata de um projecto recente
    assim como você tou a procura de maiores informações e pesquisa sobre a empresa para não cair em ciladas.
    se tem novidades sobre sua pesquisa compartilhe aqui vai ajudar bastante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Daniela13M

@ paulamello, conseguiu reunir mais alguma informação?
  18.  # 79

Colocado por: Daniela13M

@ Picareta pode ajudar-me a interpretar a declaração?

É uma empresa como outros milhares que andam por ai... vantagem de já estar no mercado há muitos anos...

Onde facilmente se percebe que não fatura tudo (a n ser que no mercado atual perca dinheiro), pois tem prejuízo na actividade normal, pois tem mais gastos em pessoal, compras e aquisição de serviços do que em vendas e serviços prestados. Seria interessante saber de onde vêm os 27k (de outros rendimentos), podem ser rendas (n vi se tem imóveis), que a lhe permitem ter lucro.
    Ainda que não perceba aquele passivo corrente ao estado de 44k...

Ainda assim, nada de alarmante. Não é por aqui q se tem de preocupar.
  19.  # 80

Porque vindo a assinar contrato, será com a construtora e não com a Limit Studio.

0.0291 seg. NEW