Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    estou a renovar uma casa com cerca de 40 anos. Tinha em mente renovar toda a canalização até ao posto de derivação principal "sotão" uma vez que toda a derivação de água provém do sotão.

    A minha ideia era substituir tudo por PPR.

    A descascar um pouco, reparo que a tubagem de água fria, está em tubo de "PVC salvo erro" e a quente em tubo "galvanizado creio".

    Dado que a de água fria está em PVC, fará sentido remodelar a mesma uma vez que a casa está toda "descascada" e que esta já tem 40 anos?

    Deixo em anexo duas imagens para terem uma ideia do que falo e se puderem dar as vossas opiniões de profissionais agradecia.

    Obrigado desde já.
      IMG_1571.JPG
      IMG_1568.JPG
      IMG_1566 2.JPG
    • SrR
    • 25 agosto 2020

     # 2

    Substitua os dois
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  2.  # 3

    Obrigado SrR.. é o que farei então..
  3.  # 4

    Olá Anonimo06082021,

    o que são tubos melhores que o PPR?
    E relativamente ao isolamento dos tubos consegue indicar um exemplo? porque todas as instalações que tenho visto, não levam qualquer isolamento sobre o PPR..

    Obrigado.
  4.  # 5

    Infelizmente vêem-se muitas sem isolamento, o problema é se viu isso em instalações novas a serem montadas, ou em antigas a serem retiradas😉
    Pense. Se numa habitação há preocupações de isolamento térmico sobre temperaturas ambientais, não acha tão ou mais importante o isolamento de canalizações em que circulam fluídos com amplitudes térmicas muito maiores?
    • SrR
    • 26 agosto 2020

     # 6

    Por vezes o mais importante é como se faz as instalações, ate pode ter tubagem xpto se aquela porra nao estiver como deve ser fica com um berbicaxo
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 7

    Eu estou a ver se arranjo a linha toda da "Aquatherm"..

    Conseguem dar-me um exemplo de isolamento "imagem"? Apenas conheço os que isolavam os tubos de cobre mas de PPR ainda não vi..

    Aqui a questão não é o preço.. é fazer bem feito.. a mim faz-me todo o sentido que pelo menos o de água quente seja isolado, mas lá está.. vi muito recentemente uma instalação em moradia "não tenho como arte canalizador" e estava toda sem isolamento algum.

    Obrigado.
    • SrR
    • 26 agosto 2020

     # 8

    Nao falo desses berbicaxos
    • SrR
    • 26 agosto 2020

     # 9

    Nao falo desses berbicaxos

    Colocado por: davidanrodConseguem dar-me um exemplo de isolamento "imagem"? Apenas conheço os que isolavam os tubos de cobre mas de PPR ainda não vi..
    é do género , so precisa de isolamento pro diametro que pretende
  6.  # 10

    E a máxima do ppr é térmico não precisa de isolamento.

    A lei da térmica obriga a isolamento na água quente e fria de 10mm

    Na fria ninguém põe e na quente só as vezes..
  7.  # 11

    Se o Ppr levar isolamento, como deve de ser, já não dilata? Ou é só com cimento em cima?
  8.  # 12

    Dilata de qualquer forma, só que no cimento não tem folga. Depois, quando está tudo silencioso ouvem-se estalidos sem mexo vindos das paredes e quando essas interações não criam micro roturas nas soldas, muita sorte...
    Mas sou suspeito. Com isolamento ou sem, sou anti PPR.
  9.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021Fadiga...


    eheheheh
    É verdade que já vi várias vezes o James a falar vezes sem conta sobre isto. Só queria perceber bem como funciona isso do ppr.
    • SrR
    • 26 agosto 2020

     # 14

    Colocado por: KduvidasDilata de qualquer forma, só que no cimento não tem folga. Depois, quando está tudo silencioso ouvem-se estalidos sem mexo vindos das paredes e quando essas interações não criam micro roturas nas soldas, muita sorte...
    Mas sou suspeito. Com isolamento ou sem, sou anti PPR.
    É anti por alguma razao em concreto?
  10.  # 15

    Aproveitando o tópico, entre PPR e Multicamada, qual o melhor? Se for para algo melhor que isso qual o incremento de preço, 20 30 50%, às vezes também não se investe em melhores tubos por não se perceber quais são os valores e aí a pessoa se investir um pouco mais fica melhor servido.
  11.  # 16

    Colocado por: KduvidasDepois, quando está tudo silencioso ouvem-se estalidos sem mexo vindos das paredes e quando essas interações não criam micro roturas nas soldas, muita sorte...


    É, deve ser o plástico que faz esses estalidos... O ppr só dilata se tiver espaço, senão não dilata.
  12.  # 17

    Bem, muito se fala do que é melhor e ainda ninguém mencionou esse tal melhor.

    De qualquer maneira cheguei a um dilema..

    tenho a cozinha com tubo galvanizado para quente e PVC para fria e nas casas de banho dei com um misto.. cobre e pvc..

    Posto isto, removeriam a tubagem de cobre das casas de banho fazendo a instalação toda nova? relembro que a derivação provém toda do sotão "misto entre cilindro e esquentador" e é relativamente simples mas dá trabalho em remover e tem 40 anos.. De lembrar que a minha ideia era ter mais 40 anos sossegado ou acreditar e não ter de rebentar paredes e afins..


    Que dizem os entendidos?
    Obrigado.
      IMG_1574.JPG
  13.  # 18

    Colocado por: Anonimo06082021

    Dilata sim e muito!!


    não me parece que tenha força para empurrar o cimento, portanto se não houver espaço não dilata.
  14.  # 19

    Colocado por: SrRÉ anti por alguma razao em concreto?
    Já noutro tópico expliquei porquê. Além da dilatação, o processo de fusão/colagem é demasiado falível. Basta um tremelique do operador e está tudo estragado, além de quer pela dilatação, quer pelas pressões de tração das alvenarias poderem surgir micro fissuras nas soldas.
    E como quase ninguém isola, não há folgas, etc, etc...
    • SrR
    • 27 agosto 2020

     # 20

    Colocado por: KduvidasJá noutro tópico expliquei porquê. Além da dilatação, o processo de fusão/colagem é demasiado falível. Basta um tremelique do operador e está tudo estragado, além de quer pela dilatação, quer pelas pressões de tração das alvenarias poderem surgir micro fissuras nas soldas.
    E como quase ninguém isola, não há folgas, etc, etc...
    sim de facto a influência humana na solda do ppr é maior que noutros sistemas, embora todos estão sujeitos a má ligações seja multicamada pex inox etc, sem exageros ja tenho milhares e milhares de metros de tubo ppr colocado, assim como milhares de soldas, e pela experiência que tenho é uma material relativamente fiável.
 
0.0261 seg. NEW