Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Gostava de colocar uma questão aos arquitectos que por aqui andam, parece-me me a mim que a legislação na edificação em Portugal é demasiado castradora da liberdade de desenho e na liberdade de formas, acessibilidade, desenrolar da vivència do edifício. Será que a vossa classe foi tida em conta? consultada? ou apenas foram obrigados a seguir os preceitos definidos mais uma vez pela classe política que nada percebe da poda. Digo isto porque quem gosta de arquitectura, gosta de seguir o que se vai passando por esse mundo fora e o que se pode facilmente constatar é que mais de metade dos projectos de referência a nível mundial não seriam possíveis de realizar em Portugal.

    Cumprimentos

    Pedro
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  2.  # 2

    Não concordo que haja crastação na liberdade das formas, do desenho, das acessibilidades, etc....
    Mas concordo que hajam algumas restrições no que concerne ao desenrolar da vivência do edificio, nomeadamente no que concerne à tipologia habitacional... fruto da não revogação/ actualização do RGEU.
    Concordam com este comentário: brunomrosa, CMartin, antonylemos, Anonimo1710
  3.  # 3

    Colocado por: pedrosatreque se pode facilmente constatar é que mais de metade dos projectos de referência a nível mundial não seriam possíveis de realizar em Portugal.

    do seu ponto de vista, como por exemplo?
  4.  # 4

    Não me parece. Os arquitetos é que são pouco dados à criatividade dado o contexto do mercado. Salvo questões muito concretas na legislação não impõe limites à criatividade, apenas impõe regras e normas para que as coisas sejam seguras (em vários âmbitos, físicos e jurídicos) e coerentes.

    Existe apenas uma nota mais discricionária em relação à estética no RJUE , mas que os técnicos camarários pouco se apoiam, senão - pelo contrário, não se via aí os mamarrachos.

    Outro fator é que os clientes pagam o menos possível para ter resultados o mais rápido possível, e isso tem consequências no resultado final.
    Concordam com este comentário: CMartin, AlbertinoV
    •  
      CMartin
    • 1 setembro 2020 editado

     # 5

    Não sou arquitecta, antes design/decoração de interiores mas não sei se a legislação é culpada mor por isso. Penso que, havendo essa vontade da parte do dono de obra, e, com o arquitecto certo, o desenho pode ser liberto, mesmo tendo que cumprir requisitos como as acessibilidades, áreas mínimas, etc. Não serão incompatibilidades. Ou pelo menos ao ponto de castrar o desenho, e a vivência dos ambientes. É uma discussão interessante !
  5.  # 6

    Colocado por: Pedro Barradasnão revogação/ actualização do RGEU.

    Concordo de todas as formas com isto.
  6.  # 7

    O RGEU ainda tem conceitos que remetem para os requisitos e vivencias da realidade dos anos 50 a 70... não pode ser.

    O LNEC, e as universidades de arqutiectura têm n estudos sobre as tipologias habitacionais... alguns deles com o intuito de servir de base a alteração do RGEU.. tudo ficou em aguas de bacalhau... aliás alguns desses estudos, publicados, para mim, já se encontram obsoletos... já tem 20 anos!!!
    Concordam com este comentário: imo
  7.  # 8

    acho que são fases... que coicindem mais ou menos com o poder de compra de quem construir/compra.

    nos anos 70/80 a arquitectura era de uma forma geral muito má, prédios feios, que ainda ficava piores depois de colocarem marquises em todas as varandas. Casas com divisões minusculas, quartos pequenos, cozinhas minusculas, etc. Mas tinha que ser assim porque quem comprava não tinha dinheiro para mais.

    nos anos 90/00, as pessoas começaram a ter mais poder de compra (muitas graças ao crédito) e as coisas começaram a melhorar, predios mais bonitos, casas com divisões maiores, embora se tenha levado para o extremo oposto com salas enormes, frias e desconfortáveis.

    nos anos 10/20, o crédito fechou as torneiras e quem compra/constroi é quem tem poder de compra e tenho visto nos ultimos 10 anos prédios bonitos a serem construidos, poucos mas bons.

    um exemplo muito simples, quando o dinheiro é pouco se as janelas levarem uma pedra mármore na soleira, já vão com sorte, o resto vai tudo a reboco liso nem para imitar a cantaria a reboco o dinheiro dá. havendo dinheiro, a janela já leva uma pedra nas cantaria. Dá logo uma graça diferente à casa ver as janelas com as cantarias a pedra.
    • imo
    • 1 setembro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: pedrosatre
    a legislação na edificação em Portugal é demasiado castradora da liberdade de desenho e na liberdade de formas, acessibilidade, desenrolar da vivència do edifício.

    De acordo.
    Exemplos: obrigatoriedade de projeto/rede de gás; impossibilidade de construção de cozinha e sala em open space como (felizmente só) algumas CM ainda insistem em manter; falta de coerência e uniformidade entre as diversas CM, cada uma interpreta a legislação à sua maneira, não havendo um fio condutor.
  8.  # 10

    Não percebo nada de arquitectura e desconheço a legislação para além do muitíssimo básico, mas do que pude e posso observar, o drama é a existência de muitos "construtores" que não o são e entendem o projecto apenas como licença para construir... Respeitam o aspecto exterior, relativamente, e dentro é um Deus nos acuda.
    Acontece muito nas fases de euforia, com crédito acessível e muita procura. Quem tem um terreno com vabilidade de construção, "acha-se"
    Pelo menos na minha zona foi assim. Há verdadeiras pérolas. A minha casa escapou porque a comprei ainda em fase de acabamentos e atrasados; ainda assim, logo que pude tive de corrigir a entrada e escada de acesso à garagem. A porta abria em suspenso para os degraus...a lei não permite, mas teve licença
    Mesmo que a legislação não seja a melhor, era bom que fosse cumprida
    Concordam com este comentário: obraslx32
  9.  # 11

    Colocado por: imoimpossibilidade de construção de cozinha e sala em open space como
    nao existe
  10.  # 12

    Colocado por: antonylemosnao existe

    .. mas que elas existem, existem.... ;)
    Concordam com este comentário: Picareta
  11.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    .. mas que elas existem, existem.... ;)
    hahaha.. pois! felizmente nunca me cruzei com nenhuma
  12.  # 14

    Pelo menos a nova lei de reabilitação urbana veio tirar o bidé das "casas de banho completas".
    :D
  13.  # 15

    Colocado por: JoelMTodos os países têm legislação
    e não esquecer que cada país tem um clima diferente por isso construir cá no minho a mesma obra que foi feita em Singapura ou no Brasil seria impossível de realizar.. muita gente olha para as obras nas revistas sem sequer pensar que cá o clima nao permite certas coisas
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, imo, Mk Pt
  14.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    do seu ponto de vista, como por exemplo?


    Desculpe Pedro Barradas, este é apenas um exemplo Solo House de Pezo Von Ellrichshausen as IS aqui nunca passariam.

    •  
      Mk Pt
    • 2 setembro 2020 editado

     # 17

    Colocado por: pedrosatre

    Desculpe Pedro Barradas, este é apenas um exemplo Solo House de Pezo Von Ellrichshausen as IS aqui nunca passariam.

    Ao olhar para essas IS dá vontade de dizer que ainda bem que há RGEU em PT.

    :)
    Concordam com este comentário: antonylemos, Sira
  15.  # 18

    Colocado por: pedrosatreDesculpe Pedro Barradas, este é apenas um exemplo Solo House de Pezo Von Ellrichshausen as IS aqui nunca passariam.
    se fosse em Pt ele teria de cumprir as regras, nao quer dizer que nao deixaria de ser uma casa que podia publicar numa revista, apenas nao seria exactamente igual a essa... nao percebo o seu ponto de vista... um arquitecto portugues que vá trabalhar noutro país terá igualmente de cumprir com a legislação desse país...! muita coisa que se faz cá seria impensável noutros lados,
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Pedro Barradas
  16.  # 19

    Colocado por: Mk Pt
    Ao olhar para essas IS dá vontade de dizer que ainda bem que há RGEU em PT.

    :)
    Concordam com este comentário:antonylemos


    Obviamente que gostos não se discutem eu gosto bastante da casa e funciona assim dessa maneira.

  17.  # 20

    Colocado por: antonylemosse fosse em Pt ele teria de cumprir as regras, nao quer dizer que nao deixaria de ser uma casa que podia publicar numa revista, apenas nao seria exactamente igual a essa... nao percebo o seu ponto de vista... um arquitecto portugues que vá trabalhar noutro país terá igualmente de cumprir com a legislação desse país...! muita coisa que se faz cá seria impensável noutros lados,
    Concordam com este comentário:JoelM,Pedro Barradas


    Não é propriamente por aí que se está a falar, obviamente que está na lei tem que se cumprir, é o porquê de ser assim?, será que alguém como um DO ou um arquitecto não deveriam ter o poder de assumir certas coisas e se responsabilizar por tal, já que um é o criador e o outro o que está a pagar. Porquê que quem está a pagar e sendo uma casa para habitação, não pode ter uma cozinha junto com a sala, não terá liberdade para isto porquê, indo ao exagero e não estando a falar do exterior, aqui compreendo que existam reservas, um DO querendo um jacuzzi na sala não o pode fazer porquê, isso incomoda terceiros em que aspecto?

    Cumprimentos.
 
0.0251 seg. NEW