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    • eu
    • 6 setembro 2020

     # 81

    Colocado por: BricoleiroA área é medida em cc e não em n° de cilindros.

    Não, cc é o volume da câmara de combustão. A área de contacto entre peças metálicas não é diretamente proporcional a esse volume.

    Para a mesma cilindrada, a área de contacto metal-metal é menor com 3 cilindros do que com 4 cilindros. E não é apenas no contacto entre o pistão e a camisa do cilindro, é também na biela (menos uma) na cambota, na árvore de cames, são menos válvulas. Não há qualquer dúvida que há menos atrito num motor de 3 cilindros.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  1.  # 82

    Colocado por: BricoleiroA área é medida em cc e não em n° de cilindros.

    cm^3 é uma medida de volume e não de área

    Posto isto, a relação entre o volume da câmara de combustão e a superfície lateral do pistão é directamente proporcional, na razão de 1/4 do diâmetro do pistão/cilindro, pelo que acaba por bater certo, não equacionando outros componentes, tal como descrito acima.

    De qualquer forma, a fricção, embora importante, é apenas um factor entre muitos.
    No caso específico de 3 cilindros em linha, embora falte simetria que tenha de ser compensada, tem a vantagem de poder ter um ângulo da cambota muito equilibrado.

    Pensar apenas em "pegar num motor de 4 cilindros e tirar um" está longe de se aproximar das reais diferenças, consequências, etc.
    É mais prático analisar os resultados dos motores dos fabricantes do que equacionar a componente teórica, de forma abstracta, diria.
  2.  # 83

    Colocado por: pguilhermemais prático analisar os resultados dos motores dos fabricantes do que equacionar a componente teórica, de forma abstracta, diria.

    Por isso mesmo mantenho o que disse. Abra um motor 1.2 de 3 cilindros e outro 1.2 de 4 cilindros e compare o tamanho das peças.
 
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