Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: nunos7Já deve ter sido colocado aqui, mas dá sempre q pensar, porque motivo umas vezes não fazemos nada e outras vezes fechamos o país e hipotecamos o futuro...

https://www.dn.pt/sociedade/gripe-e-vaga-de-frio-terao-causado-4467-mortos-na-epoca-gripal-de-20162017---relatorio-8841733.html

Não comparem isto com a Gripe ! Já chega .... porque não igual
  2. Eu proponho proteger a sério os grupos de risco e deixar o resto rolar.
    • RCF
    • 4 novembro 2020
    Colocado por: Vítor MagalhãesEu proponho proteger a sério os grupos de risco e deixar o resto rolar.

Se deixarmos o resto rolar, não conseguimos proteger os riscos de risco. Os que integram grupos de riscos não vivem, nem conseguem viver sem o resto…
    Já para não dizer que este vírus não é apenas perigoso para grupos de risco. Apenas é mais perigoso para esses, não deixando de ser perigoso para o resto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LFF1980
  3. eu proponho aumentar a capacidade real do SNS

E enviar todos os casos que seja possível para o sector privado.

pode ficar caro mas parar a economia vai sair muito mais caro
    • RCF
    • 4 novembro 2020 editado
    Colocado por: rsvaluminioeu proponho aumentar a capacidade real do SNS

já que estamos numa de propor, porque não propor que acerte no euromilhões…
    em termos de capacidade de concretização, devem estar mais ou menos no mesmo grau de dificuldade
  4. Colocado por: RCF
    Se deixarmos o resto rolar, não conseguimos proteger os riscos de risco. Os que integram grupos de riscos não vivem, nem conseguem viver sem o resto…
    Já para não dizer que este vírus não é apenas perigoso para grupos de risco. Apenas é mais perigoso para esses, não deixando de ser perigoso para o resto.

Eu trabalho no "ground zero", aqui toda a gente tem um familiar ou vizinho que está infectado. Chegamos à conclusão que só existem dois tipos de pessoas: Os que já estiveram/estão infectados, e os que vão estar.
    • J D
    • 4 novembro 2020
    Colocado por: nunos7Já deve ter sido colocado aqui, mas dá sempre q pensar, porque motivo umas vezes não fazemos nada e outras vezes fechamos o país e hipotecamos o futuro...

https://www.dn.pt/sociedade/gripe-e-vaga-de-frio-terao-causado-4467-mortos-na-epoca-gripal-de-20162017---relatorio-8841733.html

Eu fico um pouco surpreso quando vejo isto ser atirado assim, mas lá está, não culpo apenas os "jornalistas". Portanto, na epoca de 16/17 morreram "supostamente" 4467 pessoas de gripe.

Causas de Morte 2016 , INE , pagina 83 , 123 mortes por gripe.

https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=330361598&att_display=n&att_download=y

Causes de Morte 2017 , INE , pagina 85 , 114 mortes por gripe.

https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=359916071&att_display=n&att_download=y

Podemos agora por favor parar com a comparação ?

Obrigado
  5. Colocado por: Vítor MagalhãesEu proponho proteger a sério os grupos de risco e deixar o resto rolar.

Só de diabéticos temos 1 milhão de portugueses. Boa sorte com isdo
  6. Colocado por: CarvaiPor carga de agua só nos preocupamos com as 2 mil e tal alegadamente mortas por Covid.

ninguem está preocupado com os que morreram com COVID, estão sim preocupados com todos que poderão morrer quando os hopitais não conseguirem dar resposta nem a covid nem aos outros.
  7. Colocado por: J D

Eu fico um pouco surpreso quando vejo isto ser atirado assim, mas lá está, não culpo apenas os "jornalistas". Portanto, na epoca de 16/17 morreram "supostamente" 4467 pessoas de gripe.

Causas de Morte 2016 , INE , pagina 83 , 123 mortes por gripe.

https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=330361598&att_display=n&att_download=y

Causes de Morte 2017 , INE , pagina 85 , 114 mortes por gripe.

https://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=359916071&att_display=n&att_download=y

Podemos agora por favor parar com a comparação ?

Obrigado

Início de novembro , e uma patologia respiratória ocupa 325 camas de UCI do país , e estas camas já estão a ser geridas com critérios mais apertados de admissao de doentes e mesmo assim o pessoal vem desvalorizar isto.

Ficavam surpreendidos com o intervalo de idades dos doentes da UCI de um grande hospital do Norte ....
    Concordam com este comentário: LFF1980
  8. Colocado por: J DPodemos agora por favor parar com a comparação ?

Eu fui ver a noticia e fui verificar junto do relatório se os numeros eram esses, parece q sim.
    Agora o JD coloca outra fonte onde os numeros são diferentes.

O relatório q vi foi este, posso ter feito alguma confusão com os numeros.
    http://www.insa.min-saude.pt/programa-nacional-de-vigilancia-da-gripe-relatorio-da-epoca-20162017/
    • J D
    • 4 novembro 2020
    Colocado por: enf.magalhaes

Início de novembro , e uma patologia respiratória ocupa 325 camas de UCI do país , e estas camas já estão a ser geridas com critérios mais apertados de admissao de doentes e mesmo assim o pessoal vem desvalorizar isto.

Ficavam surpreendidos com o intervalo de idades dos doentes da UCI de um grande hospital do Norte ....
    Concordam com este comentário:LFF1980

Eu percebo, eu só não consigo perceber de onde aparece a ideia de que morriam 3000/4000/5000 pessoas de gripe por ano em Portugal , não faria qualquer sentido. Sabendo que o nr estimado para o Planeta sao 290k a 600k, numa proporção directa, Portugal iria ter entre uns 300 e picos a 700 no maximo, mas as pessoas achavam mesmo que estávamos N vezes pior do que a "média" mundial ou ninguém se deu ao trabalho de olhar para os relatórios?
  9. Colocado por: LFF1980ninguem está preocupado com os que morreram com COVID, estão sim preocupados com todos que poderão morrer quando os hopitais não conseguirem dar resposta nem a covid nem aos outros.

Parece q já não estão a conseguir dar resposta...
    Saíram algumas noticias onde os hospitais podem suspender as atividades não urgentes durante o mês de Novembro.
    • J D
    • 4 novembro 2020
    Colocado por: nunos7
    Eu fui ver a noticia e fui verificar junto do relatório se os numeros eram esses, parece q sim.
    Agora o JD coloca outra fonte onde os numeros são diferentes.

O relatório q vi foi este, posso ter feito alguma confusão com os numeros.
    http://www.insa.min-saude.pt/programa-nacional-de-vigilancia-da-gripe-relatorio-da-epoca-20162017/

O relatório de vigilância não tem as causas detalhadas de morte nem as causas fechadas, esses nrs são tratados pelo INE e publicados em regra geral em Fevereiro do ano seguinte ( ou seja 2016 aparece em 2018 ). O que o relatório tem são o que o Eng Magalhaes fala, doenças respiratórias em bruto , ora , as pneumonias não são gripes e vice versa. No report do INE , se não me falha a memória, o grupo seguinte são as pneumonias, que já vão ser os tais nrs que os nossos media chamam de gripe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  10. Colocado por: CarvaiAté ao final de Setembro morreram em Portugal em 2020 cerca de 90 mil pessoas. Por carga de agua só nos preocupamos com as 2 mil e tal alegadamente mortas por Covid.
    Aliás o que se está a passar na China mostra que algo está muito mal contado.
    Concordam com este comentário:nunos7

Mal contado? Eles fecharam cidades inteiras e agora mal aparece um caso testam tudo e todos e ninguém anda a brincar sem máscara ou sair de casa infetado como cá.

https://www.bbc.com/news/world-asia-china-54687533
  11. Colocado por: J Ddoenças respiratórias em bruto

Mas no link q nos colocou o numero de óbitos por doenças do aparelho respiratório em 2017 foi de quase 13k.
    • J D
    • 4 novembro 2020
    Colocado por: nunos7
    Mas no link q nos colocou o numero de óbitos por doenças do aparelho respiratório em 2017 foi de quase 13k.

Pneumonias foram circa 5000 por exemplo. Depois depende do período contado. De qualquer forma a informação a reter não é essa, a informação a reter são as gripes, que raramente passam dos 100/130.
  12. Obrigado pelos esclarecimentos JD e abusando mais um pouco.
    O SARSCOV2 é o vulgarmente COVID, certo?
    E o sarcvov2 é um coronavírus da síndrome respiratória aguda grave, visto assim, depreendo q seja uma doença q ataca o aparelho respiratório, (mas q não é uma gripe, ponto assente), mas pergunto, para o próximo ano os nº de óbitos pelo covid irão estar no quadro das doenças do aparelho respiratório? Ou estou a fazer uma grande confusão?
    • AMVP
    • 4 novembro 2020
    Colocado por: enf.magalhaesFicavam surpreendidos com o intervalo de idades dos doentes da UCI de um grande hospital do Norte ....

Aí está um grande problema da comunicação. Aqui que se fala sempre é dos óbitos de pessoas com muita idade, até à minha mãe que já está nos 80, uma jovem portanto, ontem me dizia "o filha, aquelas pessoas que dizem ter morrido tb já tinham tanta idade que é natural que morram". Lá lhe respondi o que penso desde o início, e com o passar do tempo ainda penso mais, "a menos que o vírus da doideia tenha atingido os governantes mundias, achas mesmo que paravam a economia por causa dos velhos? ", sim na.minha família há velhos, quando falo com o mundo há idosos.
    • AMVP
    • 4 novembro 2020
    Colocado por: nunos7pouco.
    O SARSCOV2 é o vulgarmente COVID, certo?

Sim, vulgarmente sim.

O sarscov-2 é o virus que pode provocar a doença Covid19.

0.8054 seg. NEW