Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

Vejamos o seguinte: se o SNS contrata medicos ou enfermeiros e lhes paga a tempo inteiro - com o dinheiro publico dos contribuintes - e depois não consegue gerir e usar de forma eficiente esses recursos humanos , permitindo-lhes desocupacao e uso dessa desocupacao em servicos duplicados privados- há algo aqui muito errado, e um grande erro (eu sou dos que pensa que este erro é doloso e premeditado) de gestão tecnica e politica da Saúde ! Depois a divida publica do país é que sofre as consequencias disto!

Quanto ao Imobiliario, menos volume de transações, mas em minha opinião o preço das casas só começará a cair quando a euribor começar a subir. O q demorará a acontecer.
  2.  # 782

Colocado por: carlosj39Vejamos o seguinte: se o SNS contrata medicos ou enfermeiros e lhes paga a tempo inteiro - com o dinheiro publico dos contribuintes - e depois não consegue gerir e usar de forma eficiente esses recursos humanos , permitindo-lhes desocupacao e uso dessa desocupacao em servicos duplicados privados- há algo aqui muito errado, e um grande erro (eu sou dos que pensa que este erro é doloso e premeditado) de gestão tecnica e politica da Saúde !Depois a divida publica do país é que sofre as consequencias disto!

Quanto ao Imobiliario, menos volume de transações, mas em minha opinião o preço das casas só começará a cair quando a euribor começar a subir. O q demorará a acontecer.

Já disse antes e na origem de tudo isto que o SNS contrata pessoas e mais pessoas e mais pessoas! quando há gente a mais e meios a menos. É preciso investir em meios e infra-estrutura e podem perfeitamente poupar em salários! Há médicos a mais sobretudo para os meios que existem!

Não sei se a subida da euribor vai chegar para fazer cair os preços, além disso a subida da euribor já li algures que vai levar vários anos. Acho mais importante as pessoas deixarem de investir o que poupam em imóveis em vez de deixar o dinheiro no banco, como sucedia antes.
    • nort
    • 9 outubro 2020 editado

# 783

Colocado por: Gambino

Já disse antes e na origem de tudo isto que o SNS contrata pessoas e mais pessoas e mais pessoas! quando há gente a mais e meios a menos. É preciso investir em meios e infra-estrutura e podem perfeitamente poupar em salários! Há médicos a mais sobretudo para os meios que existem!

Não sei se a subida da euribor vai chegar para fazer cair os preços, além disso a subida da euribor já li algures que vai levar vários anos. Acho mais importante as pessoas deixarem de investir o que poupam em imóveis em vez de deixar o dinheiro no banco, como sucedia antes.

tanto corredor para varrer e casas de banho para limpar... só não quem não quer!

quando o meu patrão tem menos trabalho na serralharia, até a relva vou cortar, e não fui contratado como jardineiro! estes Sr. doutores com a mania que são mais do que os outros.
    • J D
    • 9 outubro 2020

# 784

Colocado por: nort

tanto corredor para varrer e casas de banho para limpar... só não quem não quer!

quando o meu patrão tem menos trabalho na serralharia, até a relva vou cortar, e não fui contratado como jardineiro! estes Sr. doutores com a mania que são mais do que os outros.

Quando passares com o corta relvas por cima do pe arranjando uma lesao tambem vais reportar isso ao seguro de trabalho como sendo derivado do trabalho?
    Concordam com este comentário: Gambino
  3.  # 785

Colocado por: J D

Quando passares com o corta relvas por cima do pe arranjando uma lesao tambem vais reportar isso ao seguro de trabalho como sendo derivado do trabalho?

🤣🤣🤣🤣
    • nort
    • 9 outubro 2020 editado

# 786

Colocado por: J D

não me parece que alguma vez tenha cortado relva. Quando é para não trabalhar, não faltam desculpas. É o país dos Sr. Doutores...
  4.  # 787

não me parece que alguma vez tenha cortado relva. Quando é para não trabalhar, não faltam desculpas. É o país dos Sr. Doutores...

OK, vou lavar o corredor!

A mulher da limpeza que faça sigic (cirurgia de redução de lista de espera) amanhã! E na terça que faça a minha urgencia e segunda as minhas consultas.
    Concordam com este comentário: eu
    • nort
    • 9 outubro 2020 editado

# 788

mas afinal não ia para o privado porque não lhe davam o que fazer no hospital publico? é o que eu digo, só desculpas para não fazer nada e ir receber do publico e do privado.

se preferir ir lavar casas de banho esteja à vontade, ou limpar o pó, segundo se fiz, não falta o que fazer nos hospitais.
  5.  # 789

mas afinal não ia para o privado porque não lhe davam o que fazer no hospital publico? já não entendo nada.

Cada macaco no seu galho! Não sei lavar corredores, nem tal me foi proposto no contrato de trabalho. Tal como à mulher de limpeza não lhe é exigido operar ninguém, nem fazer urgências e consultas!

Esse argumento é disparatado e infantil.
    • nort
    • 9 outubro 2020

# 790

Cada macaco no seu galho! Não sei lavar corredores, nem tal me foi proposto no contrato de trabalho. Tal como à mulher de limpeza não lhe é exigido operar ninguém, nem fazer urgências e consultas!

Esse argumento é disparatado e infantil.

exacto, se calhar é preciso tirar um curso para fazer essas tarefas. o argumento é disparato e infantil, mas ir para o privado quando devia estar no publico é totalmente lógico certo?
    só mesmo para os senhores doutores.
  6.  # 791

Já todos percebemos que dado que o SNS só usa os recursos humanos medicos contratados uma fração de tempo - não usando o medico A no hospital publico B ou C quando nao tem trabalho no hospital publico D , chama.se a isto gestão danosa do erario publico, algo que em minha opinião só com uma mudança de regime politico para uma democracia e nao uma falsa democracia controlada por partidos corruptos, todos iguais embora com peles e aparencias diferentes.

Como o Dr. Soares ( que gostava de chamar ditador ao Dr. Salazar) nos meteu ditatorialmente à força e sem referendo na cee, contra o parecer tecnico de todos os principais economistas portugueses, com o unico proposito da cee (agora ue)abortar e não reconhecer o day after de qualquer tentativa de mudança do regime , infelizmente teremos de esperar uma proxima bancarrota para as coisas melhorarem.
    • AMVP
    • 9 outubro 2020

# 792

O tema é bolha imobiliária, mas mesmo assim tb vou comentar o SNS.

1- Bolha imobiliária, penso que não será só pela via da taxa de juro, do que adianta ter juros fantásticos se as pessoas não tiverem condições para pedir créditos. Sim eu sei, há pessoas que não necessitam de créditos. Mas tb sei que essas pessoas primeiro são poucos os que adquirem 20-30 imóveis segundo numa altura em que sabem ter poder negocial não vão dar mais dinheiro pelos imóveis se podem dar menos. Eu diria que a evolução irá depender mesmo da situação do emprego das famílias, mas claro é só a minha opinião.

2- SNS:
    - Sim há médicos e enfermeiros a mais, aliás há pouco tempo atrás o grande problema estava mesmo nos assistentes operacionais que tinham saído para trabalhos mais bem remunerados no sector do turismo, sim o Estado que paga fantásticamente bem não conseguia contratar ou reter assistentes operacionais nos hospitais;
    - A razão porque há médicos e enfermieros a mais é por ineficiência da Administração Pública? Não. Talvez seja melhor terem uma conversa com os profissionais e com as ordens que os representam;
    - Há falta de meios, não humanos, no SNS? Não querendo ofender ninguém, acho que em situações normais até há meios a mais, sem se efetuar uma correta análise cuto/benefício dos equipamentos, medicamentos ou meios de diagnóstico.

Já sei que, possivelmente, vão dizer que 1) não conseguem consultas; 2) que não conseguem exames; 3) que há falta disto ou daquilo, mas isso é outra conversa.

Há uma coisa é certa, o país não produz para ter o SNS que tem.

Quanto ao público/privado ainda gostava de saber a razão porque a Ordem dos médicos tem exigências diferentes para as duas realidades, numa é necessária a presença de um determinado número de médicos durante toda a intervenção médica e na outra realidade tal já não é necessário. Numa, os médicos têm redução de horário de trabalho a partir de uma determinada idade mas na outra não. Numa, só fazem determinadas interveções, como cirurgias, e na outra fazem essas intervenções e quando não são necessárias realizam as respectivas consultas da área.

Por exemplo, alguém sabe a razão pela qual a maternidade alfredo da costa ainda se mantém em funcionamento? Os médicos sabem!
  7.  # 793

exacto, se calhar é preciso tirar um curso para fazer essas tarefas. o argumento é disparato e infantil, mas ir para o privado quando devia estar no publico é totalmente lógico certo?
    só mesmo para os senhores doutores.

Quer pagar cursos e ordenados de medicina para os médicos limparem corredores?
    Mau negócio...
    • AMVP
    • 9 outubro 2020

# 794

Colocado por: carlosj39Já todos percebemos que dado que o SNS só usa os recursos humanos medicos contratados uma fração de tempo - não usando o medico A no hospital publico B ou C quando nao tem trabalho no hospital publico D , chama.se a isto gestão danosa do erario publico, algo que em minha opinião só com uma mudança de regime politico para uma democracia e nao uma falsa democracia controlada por partidos corruptos, todos iguais embora com peles e aparencias diferentes.

Como o Dr. Soares ( que gostava de chamar ditador ao Dr. Salazar) nos meteu ditatorialmente à força e sem referendo na cee, contra o parecer tecnico de todos os principais economistas portugueses, com o unico proposito da cee (agora ue)abortar e não reconhecer o day after de qualquer tentativa de mudança do regime , infelizmente teremos de esperar uma proxima bancarrota para as coisas melhorarem.

Desculpe mas não concordo consigo, já passamos por uma há pouco tempo e nada mudou. Aliás, regularizamos milhares de milhões de divida que ainda havemos de ver como vamos encontrar dinheiro para compensar esses pagamentos.

A questão da Saúde só irá mudar através da população. Só quando a população perceber que os médicos, e agora tb os enfermeiros, não são todos boas pessoas que não estão lá todos sobertudo por querem tratar pessoas é que será possível a qualquer politico, os do passado, presente ou futuro, mudarem as coisas na saúde e mesmo assim só com uma população muito atenta ao sector.

Há muito que digo que ninguém deveria sair do ensino básico sem conhecer o essencial do funcionamento do Estado, de direito, de orçamento de Estado e já agora da Conta Geral do Estado, sim é na última que está refletivo o que o Estado gasta.

Não nos podemos só queixar, tb temos de controlar o que pagamos.
  8.  # 795

Colocado por: AMVPO tema é bolha imobiliária, mas mesmo assim tb vou comentar o SNS.

1- Bolha imobiliária, penso que não será só pela via da taxa de juro, do que adianta ter juros fantásticos se as pessoas não tiverem condições para pedir créditos. Sim eu sei, há pessoas que não necessitam de créditos. Mas tb sei que essas pessoas primeiro são poucos os que adquirem 20-30 imóveis segundo numa altura em que sabem ter poder negocial não vão dar mais dinheiro pelos imóveis se podem dar menos. Eu diria que a evolução irá depender mesmo da situação do emprego das famílias, mas claro é só a minha opinião.

2- SNS:
    - Sim há médicos e enfermeiros a mais, aliás há pouco tempo atrás o grande problema estava mesmo nos assistentes operacionais que tinham saído para trabalhos mais bem remunerados no sector do turismo, sim o Estado que paga fantásticamente bem não conseguia contratar ou reter assistentes operacionais nos hospitais;
    - A razão porque há médicos e enfermieros a mais é por ineficiência da Administração Pública? Não. Talvez seja melhor terem uma conversa com os profissionais e com as ordens que os representam;
    - Há falta de meios, não humanos, no SNS? Não querendo ofender ninguém, acho que em situações normais até há meios a mais, sem se efetuar uma correta análise cuto/benefício dos equipamentos, medicamentos ou meios de diagnóstico.

Já sei que, possivelmente, vão dizer que 1) não conseguem consultas; 2) que não conseguem exames; 3) que há falta disto ou daquilo, mas isso é outra conversa.

Há uma coisa é certa, o país não produz para ter o SNS que tem.

Quanto ao público/privado ainda gostava de saber a razão porque a Ordem dos médicos tem exigências diferentes para as duas realidades, numa é necessária a presença de um determinado número de médicos durante toda a intervenção médica e na outra realidade tal já não é necessário. Numa, os médicos têm redução de horário de trabalho a partir de uma determinada idade mas na outra não. Numa, só fazem determinadas interveções, como cirurgias, e na outra fazem essas intervenções e quando não são necessárias realizam as respectivas consultas da área.

Por exemplo, alguém sabe a razão pela qual a maternidade alfredo da costa ainda se mantém em funcionamento? Os médicos sabem!

"Quanto ao público/privado ainda gostava de saber a razão porque a Ordem dos médicos tem exigências diferentes para as duas realidades, numa é necessária a presença de um determinado número de médicos durante toda a intervenção médica e na outra realidade tal já não é necessário. Numa, os médicos têm redução de horário de trabalho a partir de uma determinada idade mas na outra não. Numa, só fazem determinadas interveções, como cirurgias, e na outra fazem essas intervenções e quando não são necessárias realizam as respectivas consultas da área."

Estas ideias estão muito confusas!!... E genericamente erradas.

Fta de meios nem tenha dúvidas! Sabe quantas vagas há de intensivos no meu hospital? Sabe quantas vezes não tenho vaga no bloco por falta de material ou vagas de internamento ou vagas de bloco? Sabe que to tempo esteve a máquina de TAC parada no meu hospital? Sabe quantos microscópios intracirurgicos existem no meu hospital? E capas para os microscópios cirúrgicos? Pense sobre isso e muito mais...
    • J D
    • 9 outubro 2020

# 796

Ja, mas aposto que quando algo acontecer o seu patrao vai ser daqueles muita porreiros e vao os dois aldrabar o seguro.
  9.  # 797

Ui a que passamos há pouco tempo foi uma pré bancorrota, nao foi bancarrota, quando os juros da nossa divida publica comecarem a subir à seria e os alemaes impedirem o bce de intervir, pelo menos em larga escala, e ipso facto começar a faltar o dinheiro para pagar ordenados a policias e militares só aí é que as coisas infelizmente melhoram..

Quanto ao SNS em especifico se tomassem uma medida simples como sujeitar a um teste vocacional com detector de mentiras os candidatos a medicina , gestores hospitalares,etc. em que o factor humano e de ajuda ao proximo fosse o principal requisito, e em que o ganhar dinheiro fosse um factor detrimental e não incremental, aí teriamos logo recursos humanos muito melhores mais humanos e patrioticos.
    • AMVP
    • 9 outubro 2020

# 798

Colocado por: carlosj39Ui a que passamos há pouco tempo foi uma pré bancorrota, nao foi bancarrota, quando os juros da nossa divida publica comecarem a subir à seria e os alemaes impedirem o bce de intervir, pelo menos em larga escala, e ipso facto começar a faltar o dinheiro para pagar ordenados a policias e militares só aí é que as coisas infelizmente melhoram..

Quanto ao SNS em especifico se tomassem uma medida simples como sujeitar a um teste vocacional com detector de mentiras os candidatos a medicina , gestores hospitalares,etc. em que o factor humano e de ajuda ao proximo fosse o principal requisito, e em que o ganhar dinheiro fosse um factor detrimental e não incremental, aí teriamos logo recursos humanos muito melhores mais humanos e patrioticos.

Acredite que para o SNS nessa altura não foi fácil, foi mesmo quase uma bancarrota e só não foi mesmo pq houve pessoas, incluindo politicos, a recusarem-se a obdecer às ordem que tinham de fora.

Mas pronto, andando.
    • J D
    • 9 outubro 2020

# 799

Colocado por: carlosj39Ui a que passamos há pouco tempo foi uma pré bancorrota, nao foi bancarrota, quando os juros da nossa divida publica comecarem a subir à seria e os alemaes impedirem o bce de intervir, pelo menos em larga escala, e ipso facto começar a faltar o dinheiro para pagar ordenados a policias e militares só aí é que as coisas infelizmente melhoram..

Detetor de mentiras?! A seguir vamos fazer uma palestra sobre a terra plana? Wtf?!
    Concordam com este comentário: Gambino
  10.  # 800

"Quanto ao público/privado ainda gostava de saber a razão porque a Ordem dos médicos tem exigências diferentes para as duas realidades, numa é necessária a presença de um determinado número de médicos durante toda a intervenção médica e na outra realidade tal já não é necessário."

As exigências são indenticas em ambos. Creio que se refere a intervenções cirúrgicas(?). Em ambos as cirurgias tem o cirurgião principal e ajudante, em ambos muitas vezes fica um (interno por norma) a fechar e o outro sai porque a intervenção em si mesmo já acabou.

Numa, os médicos têm redução de horário de trabalho a partir de uma determinada idade mas na outra não
    .

A privada para os médicos é esmagadoramente a recibo verde, essas questões não se põem.

Numa, só fazem determinadas interveções, como cirurgias, e na outra fazem essas intervenções e quando não são necessárias realizam as respectivas consultas da área
    .

Esta ideia está quase imperceptível, mas vou tentar responder.

Em ambas (privado e público) é suposto fazer consultas e cirurgias, se for duma especialidade cirúrgica, se for dum especialidade não cirúrgica só faz consultas.

Se não der consulta na privada só faço cirurgias privadas como ajudante (se me convidarem) ...

No publico ninguém se safa de consultas a não ser directores de serviço e mesmo eles...

0.3506 seg. NEW