Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: LupanEntão só por curiosidade a malta que 10 anos atrás comprou casas a 200 k € e hoje vende a 300 k €, imaginando que não recorreu a crédito, eu não tenho conhecimento, mas será fácil realizar 10 k € ano brutos até imaginando que a casa não é habitada... Ou quem comprou a 100 k € e vendeu e vende agora por 200 k €, não é considerado investimento? Só quero entender o ponto de vista


    Se você vender agora a casa onde vive por mais 100K do que a comprou há 10 anos, fica todo contente! Mas o resto do mercado também subiu. Começa a ver casas novas para onde se mudar e raios, não consegue comprar nada equivalente (nem falo de melhor) sem re-investir tudo o que ganhou! E agora? Realizou de facto um lucro? E se daqui a outros 10 anos o mercado desce e a sua casa #2 valer menos 150K do o preço de compra? Qual é o saldo deste exercício? Está mais pobre? Ainda vive nas mesmas condições!

    Não é que não seja possível ganhar ou perder dinheiro com a casa própria, mas é preciso ter atenção às suas circunstâncias particulares. Para 95% das pessoas, a casa própria nunca vai ser um verdadeiro investimento, porque qualquer ganho ou perca será re-absorvido pelo mercado quando trocam de casa.
    Concordam com este comentário: carlosj39, Tanialexandra
  2.  # 2

    Colocado por: JoelM

    a meu ver não deixa de ser um investimento... quem comprou podia sempre continuar a alugar, pagando por algo que nunca vai ter... é a minha maneira de ver as coisas, de uma maneira simplista, porque tudo depende quanto se paga de renda, quanto se vai pagar de empréstimo, etc etc. A razão pela qual disse que comprar casa própria é um investimento é porque a alternativa é "dar" dinheiro a ganhar (e bem) a outra pessoa (senhorio).