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  1. Colocado por: eu

    A ideia de que os carros velhos dão muita despesa é uma enorme falácia.

    Os carros novos não gastam na oficina, mas têm um custo muito superior: a desvalorização.
    Não é uma falácia... Não se pode é generalizar... No meu caso era real ..

    Para evitar a desvalorização num novo, é comprar semi novo seja um ICE ou VE....
  2. Colocado por: eu
    Concordo, mas a ideia é usar cada vez mais energia renovável para carregar os VE.
    Os meus usam agora eletricidade dos painéis solares :)
    • eu
    • 14 agosto 2021 editado
    Colocado por: mafgodNão é uma falácia... Não se pode é generalizar... No meu caso era real ..


    Se calhar não escrevi da melhor forma, é mais algo deste género:

    A ideia de que os carros velhos dão mais despesa que os carros novos é uma enorme falácia.

    A desvalorização é o maior custo de um automóvel.
    Concordam com este comentário: zed
  3. Colocado por: lpetingaAinda há a questão de trocar de baterias. Pelo que me lembro (e posso estar errado), a bateria de um leaf custa 8000€. Mesmo que uma bateria dure 20 anos (o que duvido), é como se fosse uma manutenção de 400€/ano, apenas é feita toda de uma vez. Óbvio que daqui a 20 anos as baterias devem estar bem mais baratas, mas quanto menos?

    Dito isto, quando tiver de trocar o meu veículo, quase de certeza que vou comprar um eléctrico, mas não acho que no final de 10/15 anos vou poupar assim tanto quanto isso.
    Concordam com este comentário:eu
    O poupar ou não depende do seu caso.

    Seja como for, num ICE nunca iria poupar :)

    Sobre a questão das baterias, não se preocupe se o VE for recente... Antes disso troca de carro.
    Concordam com este comentário: lpetinga
  4. Colocado por: mafgod
    Sobre a questão das baterias, não se preocupe se o VE for recente... Antes disso troca de carro.
    Concordam com este comentário:lpetinga

    É aqui que estamos em desacordo. O mafgod troca muito de carro. Eu troco muito pouco. Rentabilizo o investimento no maior número de anos.
    Quando houver um ve a preco acessivel com boa autonomia e dure 20 anos com as mesmas baterias e eficiencia, talvez o meu chip e carteira mudem.
    Edit
  5. Mafgod, não mafdog lol

    Troquei o meu carro ao fim de 15 anos... O outro familiar, troquei com 3 anos, mas apenas um em posse, assim que pude :)
  6. Colocado por: mafgodMas, como já disse, só o não alimentar a máquina que gira á volta do petróleo, o carregar em casa, sem cheiros e sem ruídos, pouca manutenção, é simplesmente priceless.
    • eu
    • 14 agosto 2021
    Colocado por: SirruperEu troco muito pouco. Rentabilizo o investimento no maior número de anos.


    Eu também tenho essa estratégia.

    Tenho dois carros a diesel, um de 2008 e outro de 2014, ambos com excelente qualidade de construção e com elevada expectativa de durabilidade. Quando trocar um deles, certamente que vai ser por um elétrico, mas antes vou rentabilizá-lo ao máximo.

    Nesta altura, aquilo que gasto em combustível e manutenção não justifica de forma alguma trocar por um elétrico.

    Mas lá está o que diz o mofgad 😁: cada caso é um caso, não devemos generalizar.
    Concordam com este comentário: mafgod, lpetinga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  7. Sinceramente eu acho que no que toca a baterias e tudo muito recente só daqui a alguns anos e que pensarei em comprar um carro elétrico .

    Um Smart de 2000 e picos a gasóleo bebe muito pouco e Barato . Para o dia a dia tenho a trotinete e mota .
  8. E quando o custo da electricidade fizer triplicar ou sextuplicar o preço dos carregamentos ? Pois é...

    Colocado por: Bruno.Alves
    Mais uma vez, consegue explicar porque é que se vendem Golf, Megane e afins? Novos?
    Já nem digo... Sei lá... BMW série 7? Série 5?
    Mercedes classe E?
    Os VE, esses safados da matemática detractora...
    Isto ia lá bem era com Dacia para todos. O mundo proibido de produzir carros mais caros que 10k€!
  9. É pena é esses smarts a diesel com 40 cavalos terem fama de darem bastantes problemas mecânicos, com turbos partidos,etc..

    Colocado por: Reduto25Sinceramente eu acho que no que toca a baterias e tudo muito recente só daqui a alguns anos e que pensarei em comprar um carro elétrico .

    Um Smart de 2000 e picos a gasóleo bebe muito pouco e Barato . Para o dia a dia tenho a trotinete e mota .
  10. Actualmente nunca compraria um VE novo. Pagar mais 30% que o vizinho do lado que está coletado não é racional.
    O mesmo se passou com os carros de 2 lugares no passado.
    Um dos carros que tenho é um hibrido que comprei usado há 8 anos. A bateria já quase não existe, agora é um carro a gasolina que entre seguro,IUC, inspecção e manutenção custa pouco mais de 400€/ano. Serve perfeitamente para as voltinhas á volta da Grande Lisboa e arrecadação do meu material de desporto.
  11. Colocado por: CarvaiActualmente nunca compraria um VE novo. Pagar mais 30% que o vizinho do lado que está coletado não é racional.

    200% de acordo. Já se falou por aqui, a nossa forma de apoiar os VE é completamente despropositada. Também por isso estamos com os VE dos mais caros da Europa para particular
  12. Colocado por: carlosj39E quando o custo da electricidade fizer triplicar ou sextuplicar o preço dos carregamentos ? Pois é...


    Não faço futurologia. A minha bola de cristal avariou a semana passada...
    O combustível sobe de forma consistente e com isso arrasta os preços da generalidade dos bens. Nunca vais poder fabricar o teu próprio combustível.
    Mas mesmo que isso venha a ser taxado, várias empresas e particulares poderão produzir a sua própria energia, como algumas já fazem actualmente. É uma falácia incrível supor que a electricidade (bem essencial) vai sextuplicar por causa de existirem VE. Irão ser taxados claro, mas com regras próprias. E bem digo eu.
    E seja como for, um VE vai sempre consumir menos de 1/3 da energia consumida pelo ICE. Quanto mais os recursos forem finitos, mais estes "pormaiores" vão ser fundamentais
  13. Colocado por: CarvaiActualmente nunca compraria um VE novo. Pagar mais 30% que o vizinho do lado que está coletado não é racional.
    O mesmo se passou com os carros de 2 lugares no passado.
    Um dos carros que tenho é um hibrido que comprei usado há 8 anos. A bateria já quase não existe, agora é um carro a gasolina que entre seguro,IUC, inspecção e manutenção custa pouco mais de 400€/ano. Serve perfeitamente para as voltinhas á volta da Grande Lisboa e arrecadação do meu material de desporto.


    Como é que funciona isso de estar coletado?
    Basta alguém estar coletado para recibos verdes? Tem que ter mínimo de faturação?
  14. Colocado por: manelvc

    Como é que funciona isso de estar coletado?
    Basta alguém estar coletado para recibos verdes? Tem que ter mínimo de faturação?

    Não sei ao certo como funciona. Numa empresa normal que paga e deduz o IVA, deduz na totalidade. Para além do normal desconto de frota e amortizações financeiras. O meu filho comprou um Plug-in há 2 anos e foi um excelente negócio para a empresa de que é sócio. Para Recibos verdes e ENI não sei como funciona.
    Ainda não estou comprador de um VE mas ouvi dizer que comprar usados vindos de França é um bom negócio.
    Agora como administrador do condomínio onde moro estou a estudar a instalação de carregadores no parqueamento. Para já só existe um Tesla e não carrega em casa.
  15. Colocado por: Sirruper
    Tenho um carro a combustao com 16 anos e quero mantê-lo por mais 10 anos.
    Custou-me 12k há 14 anos. Agora ainda deve valer 2k.
    A minha matemática é diferente da matematica dos apologistas dos VE. É a matematica dos detractores.
    Tambem nao defendo que deva mandar fora o seu carro a combustão para comprar um VE.
    Eu tenho um a combustao e nao acho boa ideia ir a correr trocar, mas quando pensar/precisar de trocar sem duvida que vou equacionar um VE.
    Irei fazer as contas, um VE embora mais caro na aquisição comparado com um a combustão equivalente, pode muito bem ficar mais barato ao fim do ano, serão essas contas que terei de fazer na altura
    Concordam com este comentário: eu
  16. Colocado por: carlosj39E quando o custo da electricidade fizer triplicar ou sextuplicar o preço dos carregamentos ? Pois é...

    É mais facil produzir eletricidade em casa do que gasóleo/gasolina
  17. então e gpl?
  18. Colocado por: Reduto25então e gpl?

    O GPL tem um mercado residual. Se um dia o GPL se aproximasse do consumo da gasolina levava logo com o saque fiscal em cima e deixava de compensar. Aliás é o que irá acontecer com a eletricidade, quando consumo começar a subir e a diminuir os combustíveis fosseis. O Jet A1 da aviação é quase igual ao gasóleo mas é muito mais barato devido aos impostos.
 
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