Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Reduto25então e gpl?
    Poupa no combustível mas tem os restantes custos iguais
  2. Colocado por: carlosj39E quando o custo da electricidade fizer triplicar ou sextuplicar o preço dos carregamentos ? Pois é...

Se as coisas chegarem a esse ponto, pode crer que carregar o carro vai ser um problema menor. Quase tudo consome energia. Para o caso de não estar a par, os preços da eletricidade no mercado estão elevadíssimos (mais do dobro do normal) e só isso está a por em risco muita indústria que consome energia, pois os custos de operação ficam elevadíssimos. Falar em 3x ou 6x o preço da energia implica que tudo está estupidamente mais caro e entrámos num período de grande inflação.
  3. Num post num grupo de fanáticos da zona ZER na baixa de Lisboa, hoje meteram um post a defender que o diesel deveria chegar aos 2€/litro para ver se a malta nada menos de carro...
  4. Quando o preço da eletricidade se tornar incomportável para uma pessoa normal quero ver os defensores do ambiente compulsivos
  5. E quando o IUC começar a ser pago como em alguns países
    • eu
    • 14 agosto 2021
    Colocado por: JotaPNum post num grupo de fanáticos da zona ZER na baixa de Lisboa, hoje meteram um post a defender que o diesel deveria chegar aos 2€/litro para ver se a malta nada menos de carro...

Eu até concordo com isso, mas tem que ser uma subida gradual ao longo dos anos, pois seria estúpido mandar para abate carros ICE perfeitamente funcionais.

Nós somos um País pobre! Não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar recursos.
  6. Não há como concordar com isso. Primeiro porque os carros não são os maus da fita. Aviação, barcos e transportes públicos são os responsáveis por toda a nova trama da poluição do ar e Bla Bla Bla. Sem alternativas sérias não temos vida para pagar ao preço do ouro.
    Concordam com este comentário: Reduto25
  7. https://www.youtube.com/watch?v=qZtdzpGsc5Y

este podemos produzir em casa , quem tiver um agregado de maior dimensão tem vantagens
    • eu
    • 14 agosto 2021
    Colocado por: JotaPPrimeiro porque os carros não são os maus da fita. Aviação, barcos e transportes públicos são os responsáveis por toda a nova trama da poluição do ar e Bla Bla Bla.

https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism
  8. Como dizia um ilustre comentador mais acima, eu também não tenho bola de cristal, agora não é preciso ter nenhuma para - dado a ganãncia por dinheiro dos chineses, os donos actuais da EDP - para prever que a electricidade irá subir e muito, e a curto prazo.

A verdade é que já todos se calaram com os 200 ou 300 milhões que a EDP ficou a dever na venda das barragens, em impostos, a Portugal!

Venderam ao desbarato a EDP e ainda por cima aos tecno.comunistas chineses, não foi, agora...aguentem!

Colocado por: ruicarlov

Se as coisas chegarem a esse ponto, pode crer que carregar o carro vai ser um problema menor. Quase tudo consome energia. Para o caso de não estar a par, os preços da eletricidade no mercado estão elevadíssimos (mais do dobro do normal) e só isso está a por em risco muita indústria que consome energia, pois os custos de operação ficam elevadíssimos. Falar em 3x ou 6x o preço da energia implica que tudo está estupidamente mais caro e entrámos num período de grande inflação.
  9. Qualquer dia voltamos aos veículos de tração animal
  10. Colocado por: carlosj39Como dizia um ilustre comentador mais acima, eu também não tenho bola de cristal, agora não é preciso ter nenhuma para - dado a ganãncia por dinheiro dos chineses, os donos actuais da EDP - para prever que a electricidade irá subir e muito, e a curto prazo.

A verdade é que já todos se calaram com os 200 ou 300 milhões que a EDP ficou a dever na venda das barragens, em impostos, a Portugal!

Venderam ao desbarato a EDP e ainda por cima aos tecno.comunistas chineses, não foi, agora...aguentem!

A ganancia não é dos chineses mas do Estado que leva 64% em impostos sem produzir 1 Kw. https://www.comparamais.pt/blog/taxas-e-impostos-na-eletricidade-

E os chineses só têm 19% da EDP https://www.edp.com/pt-pt/investidores/estrutura-acionista.
    E não venderam barragem nenhuma, continuam todas do Estado. Cederam os direitos de exploração a uma empresa francesa. E usaram um estratagema previsto na lei para fazer o negócio. Algo que é muito habitual nos grandes grupos - criam uma nova empresa para uma área de negócio e a seguir vendem a nova empresa. No imobiliário isso é comum há dezenas de anos.
  11. Colocado por: CarvaiE usaram um estratagema previsto na lei para fazer o negócio. Algo que é muito habitual nos grandes grupos - criam uma nova empresa para uma área de negócio e a seguir vendem a nova empresa. No imobiliário isso é comum há dezenas de anos.

Acho que o ministério publico vai discordar de si em breve.

Quanto aos VE, não vale a pena ter inveja por não termos carteira para comprar um, não é por isso que vale a pena tentar a baixo algo que tem muito potencial, resta esperar que cheguem outros modelos à medida da carteira.
  12. Colocado por: eu

https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism

Além de ser uma expressão que detesto e inventada justamente para não se argumentar... Que quer dizer em relação ao conteúdo do quote?

Tem alternativas para o cidadão médio fazer a sua vida, quando simplesmente se tornar o combustível ultra caro, só porque sim?
    • eu
    • 15 agosto 2021
    Colocado por: JotaPTem alternativas para o cidadão médio fazer a sua vida, quando simplesmente se tornar o combustível ultra caro, só porque sim?

Daqui a 10 anos haverá VE para todas as bolsas, incluindo usados baratos.
  13. Não é preciso esperar 10anos. Hoje já pode.
    Pode é não comprar o que quer e da marca que pretende...
    Concordam com este comentário: eu
  14. Colocado por: JotaPNão há como concordar com isso. Primeiro porque os carros não são os maus da fita. Aviação, barcos e transportes públicos são os responsáveis por toda a nova trama da poluição do ar e Bla Bla Bla

Isso não é assim tão linear. É um argumento muito usado para nós auto desresponsabilizarmos. Em parte porque intuitivamente um avião ou um barco por ser maior emite claramente mais co2 que um carro.
    Só que os carros são milhões e milhões, muitas vezes circulam em para/arranca nas cidades só com o condutor. A poluição em termos absolutos acaba por ser maior. Bem como o ratio poluicao utilidade.

Depois não é só o CO2, é também a qualidade do ar nas cidades. E nesse aspecto, o carro diesel particular é o principal culpado. A quantidade de partículas que respiramos directamente aos viver nas cidades e por demais.

Por isso também defendo que deve haver medidas para empurrar primeiro o diesel para fora do centro das cidades, e mais tarde quando os EV forem uma solução viável eliminar qualquer tipo de ICE.

E não defendo isto de agora, desde que é “moda”. E pessoalmente nunca quis ter um carro a diesel, em quase 30 anos de carros. Isto apesar da descriminação a favor do diesel em favor da gasolina. Como em vários países devia custar pelo menos o mesmo na bomba. Mas a situação actual e fruto de uma fiscalidade pro-diesel “sugerida” pela Alemanha.
  15. Colocado por: carlosj39Como dizia um ilustre comentador mais acima, eu também não tenho bola de cristal, agora não é preciso ter nenhuma para - dado a ganãncia por dinheiro dos chineses, os donos actuais da EDP - para prever que a electricidade irá subir e muito, e a curto prazo.

Ainda que a EDP tivesse sido toda vendida aos chineses (o que não é verdade) ainda existe uma coisa chamada concorrência. Se a EDP está cara, muda-se para outra comercializadora. Quando os preços de aquisição de energia estão altos para todos os comercializadores, não é por causa da EDP que esta não tem envergadura para ditar o preço dos mercados europeus e mundiais. É por outros factores estruturais, tal como a relação oferta/procura de gás natural, falta de ação europeia para regular os mercados de licenças de emissão de CO2.
    Por um lado tem razão os chineses têm influência nisso, já que tem havido uma grande procura de gás natural na china para substituir o carvão e isso faz disparar preços. Mas agora isso ser por causa da EDP ter uma parte de capital chinês.....
  16. Aliás faz todo o sentido os carros pagarem uma taxa para a RTP quando carregam...
  17. a eletricidade já e cara , se todos a grande maioria dos carros forem elétricos em quanto ficara a eletricidade alguma estimativa?

0.6209 seg. NEW