Iniciar sessão ou registar-se
    • J D
    • 9 dezembro 2020

     # 1

    Colocado por: mafgodCom muitos milhares de kms encima, a preocupação da bateria na volta é o menor dos males :-)


    Eu vejo todo o FUD de volta das baterias com alguma vontade de rir, a tecnologia usada não difere em quase nada da que usam nos telemóveis com fast charge TODOS os dias , um telemóvel em 1 ano passa por mais ciclos de fast charge do que um Tesla com 500k km a nivel de comparação. A vasta maioria nunca apresenta perdas acima dos 5%-8%, a sua substituição , apesar do valor mais baixo é claro , é completamente impossível na maioria dos casos, estamos mesmo a embarcar no FUD de algumas publicações há mais de 5 anos atrás?
  1.  # 2

    Colocado por: mafgodNos VEs, há APPs que se consegue ver o estado das baterias e dos seus módulos, antecipando as degradações.
    claro que um módulo pode avariar de um dia para o outro como outro qualquer componente de um carro.

    Sei que em alguns casos se podem substituir apenas alguns "módulos" da bateria. Isto é muito mais pacífico, na minha opinião, e traz uma boa dose de confiança.

    Colocado por: mafgodCom muitos milhares de kms encima, a preocupação da bateria na volta é o menor dos males :-)

    A ideia que tenho é que os electricos sofrem menos com kilometragem. Componentes no contacto com o solo, como suspensão, pneus, travões etc é natural que tenham o seu desgaste, mas parece-me relativamente tranquilo (a não ser as suspensões a ar todas xpto).
    Que outros componentes poderão trazer dissabores?

    edit: para mim a solução passará sempre por ser electrico :)
  2.  # 3

    Colocado por: Sirruperhttps://www.custojusto.pt/lisboa/sedan/mercedes-benz-c-220-aut-desde-328eur-mes-31944052
    Eu preferia comprar este.



    Comparar esses dois veículos não é bem a mesma coisa. O mercedes até é giro. O outro além de tudo o resto que faz, tambem transporta uma pessoa do Ponto A para o ponto B. Fazendo a analogia, é como um iPhone que também faz chamadas.
  3.  # 4

    Colocado por: pguilhermeA ideia que tenho é que os electricos sofrem menos com kilometragem. Componentes no contacto com o solo, como suspensão, pneus, travões etc é natural que tenham o seu desgaste, mas parece-me relativamente tranquilo (a não ser as suspensões a ar todas xpto).
    Que outros componentes poderão trazer dissabores?
    É essa também a minha ideia.
    Contudo, quem tem um model S com 421CV deverá ter feitos uns bons arranques com o carro.... a suspensão e transmissão não deverão estar tão bem estimadas quanto a um simpático utilitário como um Leaf ou ZOE :-)
    Ou então, devido à sua construção, até estará bem melhor ;-)

    E também, quantos mais kms maior a probabilidade de já ter tido algum acidente e ter o chassi empenado por exemplo (o mesmo se passa com qualquer outro tipo de carro).
    • J D
    • 9 dezembro 2020

     # 5

    Colocado por: mafgoda suspensão e transmissão não deverão estar tão bem


    Ai mafgod mafgod , transmissão num Modelo S ? Vai desmultiplicar o que mesmo lol?
  4.  # 6

    • J D
    • 9 dezembro 2020

     # 7

    Colocado por: mafgodAi JD, JD.....

    A caixa de velocidades creio ser para desmultiplicar... e são usadas nos ICEs.


    Ai mafgod mafgod mafgod, o Modelo S não tem transmissão , tem apenas uma engrenagem , a transmissão com a caixa é que fazem a desmultiplicação, em VEs , salvo rara excepção são um eixo fico ao motor. Esse segundo artigo quem o escreveu mais valia ir ver os programas do Goucha.
    Teslas use electric motors that have two moving parts, and single-speed “transmissions” that have no gears. The company says its drivetrain has about 17 moving parts compared with about 200 in a conventional internal combustion drivetrain. The Tesla system is virtually maintenance-free.
  5.  # 8

    Esquecia-me também de dizer que, alguns dos Leaf40, os primeiros, vinham com um defeito de fabrico em que quando se acelerava ou desacelerava mais violentamente, a transmissão fazia uns clics.... e que, no meu caso, apesar de terem siso reapertados uns parausos teve de levar uma transmissão nova.
    Aqui alguém a queixar-se deste problema.
    • eu
    • 9 dezembro 2020

     # 9

    Claro que os VE têm transmissão, para transmitirem a potência às rodas.

    Podem não ter é caixa de velocidades.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, mafgod
  6.  # 10

    Colocado por: mafgodA caixa de velocidades creio ser para desmultiplicar... e são usadas nos ICEs.
    Aqui não fui 100% correto... há pelo menos um VE com uma caixa de duas velocidades.

    Porsche Taycan Turbo
    Caixa de velocidades:
    Caixa de duas velocidades no eixo traseiro;
    Transmissão de uma velocidade no eixo dianteiro

    Segundo me recordo, a Tesla no seu início tentou também colocar uma caixa de velocidades no seu roadster.
    Mas, devido ao torque que o VE tinha, estavam contnuamente a danificarem-se, e desistiu de as colocar ;-)
    • J D
    • 9 dezembro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: euClaro que os VE têm transmissão, para transmitirem a potência às rodas.


    https://en.wikipedia.org/wiki/Transmission_(mechanics)

    Uma transmissão inclui um conjunto de gears para desmultiplicar ( reduzir neste caso ) o binario , um EV , salvo 2 raras excepções apenas tem um diferencial único , não são transmissões.

    O problema do que é uma transmissão na Tesla vem daqui

    In British English, the term transmission refers to the whole drivetrain, including clutch, gearbox, prop shaft (for rear-wheel drive), differential, and final drive shafts. In American English, however, the term refers more specifically to the gearbox alone, and detailed usage differs.[note 1]

    Trans

    Isso é o exemplo de uma transmissão ( se bem que com 16 redutoras ) e já bem amassada , num EV isto não existe nem se coloca a situação de danos na mesma em arranques a fundo. Agora , se quiserem falar de jogos de pneus a cada 6 meses como aconteceu aos primeiros donos dos Modelos S , sure.
  7.  # 12

    Mas que coisa tão pornográfica ;-)
    • J D
    • 9 dezembro 2020

     # 13

    Colocado por: mafgodMas que coisa tão pornográfica ;-)


    Well , sendo sincero, essa transmissão está mesmo toda f*rnicada LOL
  8.  # 14

    J D, transmissão, é o conjunto mecanico que transmite o movimento do motor à(s) rodas. Isso é um facto. Que existem vários tipos de transmissão, também é um facto. Uma transmissão mecanica não tem necessáriamente de ter esses componentes todos que menciona no seu post, e pode até nem ter nenhum deles.
  9.  # 15

    Seja como for, um VE tenha ou não a dita transmissão, seja o que for, é bem mais simples e menos susceptível de avariar :-)
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, eu
    • J D
    • 9 dezembro 2020

     # 16

    Colocado por: Vítor MagalhãesJ D, transmissão, é o conjunto mecanico que transmite o movimento do motor à(s) rodas. Isso é um facto. Que existem vários tipos de transmissão, também é um facto. Uma transmissão mecanica não tem necessáriamente de ter esses componentes todos que menciona no seu post, e pode até nem ter nenhum deles.


    Uma transmissão sem diferencial e veio terminal deve ser um mimo ... epá Oh Magalhães...
  10.  # 17

    Colocado por: J D

    Uma transmissão sem diferencial e veio terminal deve ser um mimo ... epá Oh Magalhães...


    Oh J D, vá lá pesquisar ao Google e depois venha cá explicar o que é uma transmissão e para que serve...
    • J D
    • 9 dezembro 2020

     # 18

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Oh J D, vá lá pesquisar ao Google e depois venha cá explicar o que é uma transmissão e para que serve...


    Já ali está em cima , basta não ser calão e ler. Eu sei o que uma transmissão é . o Vitor se calhar precisa de ler um pouco.
  11.  # 19

    Colocado por: J D

    Já ali está em cima , basta não ser calão e ler. Eu sei o que uma transmissão é . o Vitor se calhar precisa de ler um pouco.


    Deixe lá, eu ajudo ;)

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/42662/1/T.01%20-%20Sistemas%20de%20Transmissao%20de%20Movimento.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coelhinho78
    • J D
    • 9 dezembro 2020

     # 20

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Deixe lá, eu ajudo ;)

    https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/42662/1/T.01%20-%20Sistemas%20de%20Transmissao%20de%20Movimento.pdf


    Castiço , e sabes o que todas partilham em comum ? Um veio terminal e pelo menos um diferencial, fantástico o que umas aulas de Mecânica do primeiro ano podem ensinar.
 
0.2269 seg. NEW