Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Reduto25a eletricidade já e cara , se todos a grande maioria dos carros forem elétricos em quanto ficara a eletricidade alguma estimativa?

    Por essa altura o número de pessoas a produzir a própria electricidade terá uma palavra a dizer na procura vs oferta.
  2.  # 2

    E qual o custo de auto.produzir electricidade (qual o break even do investimento) em paines solares/mini.eolicas/mini.hidricas e baterias, quase todos made in... China! Pois é..


    Colocado por: nortenho66
    Por essa altura o número de pessoas a produzir a própria electricidade terá uma palavra a dizer na procura vs oferta.
  3.  # 3

    Colocado por: nortenho66
    Por essa altura o número de pessoas a produzir a própria electricidade terá uma palavra a dizer na procura vs oferta.


    Já para não falar do panorama das fontes de energia utilizadas, já que atualmente é a energia de fontes fósseis que está a causar o encarecimento da eletricidade. Dado o crescimento de novos projectos de energia renovável, muita coisa vai mudar até lá.

    Colocado por: CarvaiAliás faz todo o sentido os carros pagarem uma taxa para a RTP quando carregam...


    Isso não acontece. Em casa paga-se CAV quer se tenha carros a carregar ou não. E nos postos de carregamento não há CAV.
  4.  # 4

    Colocado por: ruicarlovIsso não acontece. Em casa paga-se CAV quer se tenha carros a carregar ou não. E nos postos de carregamento não há CAV.

    Óptimo argumento, se não abastecer o carro nas bombas também não pago impostos. E se carregar no condomínio também paga tenha TV na garagem ou não.
  5.  # 5

    Impostos pagam-se sempre. A natureza dos impostos é que é diferente consoante os locais.
  6.  # 6

    Colocado por: ruicarlovImpostos pagam-se sempre. A natureza dos impostos é que é diferente consoante os locais.

    Efeito vaselina...
  7.  # 7

    Colocado por: ruicarlovjá que atualmente é a energia de fontes fósseis que está a causar o encarecimento da eletricidade.


    Tem algum link que comprove isso?
  8.  # 8

    Colocado por: rjmsilva

    Tem algum link que comprove isso?


    https://aleasoft.com/first-half-2021-period-high-prices-mibel-market-spain/
  9.  # 9

    Vou deixar isto aqui...
    Tem quase 1 hora. Mas vale o tempo.
    https://www.youtube.com/watch?v=stxkY2JelZ0&ab_channel=NeliaGuarda
  10.  # 10

    O futuro é fazerem veiculos movidos a agua.
  11.  # 11

    Colocado por: jfsmoreiraEu rendi-me aos VEs.

    Agora estou a ponderar trocar o LEaf por um NV200... alguém que tenha algum para partilhar a experiencia?
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves

    Tem no meu local de trabalho, toda gente pega nela e é sempre a bombar LOL
    Concordam com este comentário: mafgod
  12.  # 12

    Colocado por: Sirruper
    A poupança começa na compra. Se tinha um carro que pagava 700€ de iuc e gastava 500€ em manutencao ao ano, nesta altura nao sabia poupar. E foi com o electrico que se fez luz na sua carteira.
    Eu tenho um a combustao que paga 37€ de iuc e gasto 100€/ano de manutenção e com 70€ faco 600kms sem parar. O Tesla que faz 600kms com uma carga custa quanto?

    Isso depende de cada um, eu despachei um dos 2 que tinha a combustão e faz hoje precisamente 3 meses que ando de borla, sim de borla, carregamentos a 0€, mas não é para todos :-P
    Concordam com este comentário: mafgod, Bruno.Alves
  13.  # 13

    Colocado por: eu
    Daqui a 10 anos haverá VE para todas as bolsas, incluindo usados baratos.


    Não acredito.

    Já há 10 anos que se dizia isso...e, não só os eléctricos, todos estão mais caros.
    E não, não é por causa da inflação, mas sim relativamente ao rendimento.

    Removam os artífices financeiros e veriam o verdadeiro parque automóvel nacional.

    Não é, obviamente, culpa dos EVs. Mas acreditar que vão estar ao alcance de todos...parece-me muito optimista.

    Há uma franja enorme da população que anda montada em chassos porque:
    1. não é servida por transportes públicos (e como, em Portugal, transportes públicos são para pobres, isto não vai mudar);
    2. o chasso custa 500 balas;
    3. o "garajeiro" lá vai remendando a coisa à medida que precisa...mas o garajeiro nem cheira um eléctrico;
    4. o IUC são 25€, o seguro 90€...a gota pode estar cara, mas dá para meter com o dinheiro que está na carteira hoje.

    O que acredito é que cada vez mais vamos ver uma clivagem. Em que se vão ver mais e mais eléctricos, modernos, caros...e o resto vai andar de charuto.

    Não é difícil encontrar carros anteriores a 2007 que até valorizaram ligeiramente, independentemente dos kms, por fugirem às complicações e custos inerentes aos carros mais modernos...
  14.  # 14

    Colocado por: ThingsHappen

    Não acredito.

    Já há 10 anos que se dizia isso...e, não só os eléctricos, todos estão mais caros.
    E não, não é por causa da inflação, mas sim relativamente ao rendimento.

    Removam os artífices financeiros e veriam o verdadeiro parque automóvel nacional.

    Não é, obviamente, culpa dos EVs. Mas acreditar que vão estar ao alcance de todos...parece-me muito optimista.

    Há uma franja enorme da população que anda montada em chassos porque:
    1. não é servida por transportes públicos (e como, em Portugal, transportes públicos são para pobres, isto não vai mudar);
    2. o chasso custa 500 balas;
    3. o "garajeiro" lá vai remendando a coisa à medida que precisa...mas o garajeiro nem cheira um eléctrico;
    4. o IUC são 25€, o seguro 90€...a gota pode estar cara, mas dá para meter com o dinheiro que está na carteira hoje.

    O que acredito é que cada vez mais vamos ver uma clivagem. Em que se vão ver mais e mais eléctricos, modernos, caros...e o resto vai andar de charuto.

    Não é difícil encontrar carros anteriores a 2007 que até valorizaram ligeiramente, independentemente dos kms, por fugirem às complicações e custos inerentes aos carros mais modernos...


    Os carros elétricos têm tudo para ficarem até mais baratos do que os a combustão. O problema atual é a escala. Aumentando a escala os preços reduzem. As baterias têm baixado imenso de preço.
    Há uns atrás por 30 e tal mil compravas um Leaf com 20kwh. Hoje compras um Corsa/208/Zoe com +50kwh.


    "Em 2025, um carro elétrico do segmento médio com autonomia de 400 quilómetros irá custar 20 mil euros, praticamente metade dos 38 mil euros que teriam de ser desembolsados no ano passado. Em 2030, o mesmo elétrico deste segmento irá custar 16 mil euros, menos 18% do que um modelo equivalente a combustão."

    "Em relação às baterias, antecipa-se uma descida de 60% no custo por kWh até 2030"

    https://www.dinheirovivo.pt/empresas/carros-eletricos-vao-custar-o-mesmo-que-veiculos-a-combustao-entre-2025-e-2027-13831637.html
  15.  # 15

    Colocado por: ThingsHappenO que acredito é que cada vez mais vamos ver uma clivagem. Em que se vão ver mais e mais eléctricos, modernos, caros...e o resto vai andar de charuto.

    Os model 3 vieram provar o contrário.
  16.  # 16

    Veremos é o preço da electricidade em 2030, quanto custa agora carregar e quanto custará nessa altura..ah pois é!


    Colocado por: pvieira91

    Os carros elétricos têm tudo para ficarem até mais baratos do que os a combustão. O problema atual é a escala. Aumentando a escala os preços reduzem. As baterias têm baixado imenso de preço.
    Há uns atrás por 30 e tal mil compravas um Leaf com 20kwh. Hoje compras um Corsa/208/Zoe com +50kwh.


    "Em 2025, um carro elétrico do segmento médio com autonomia de 400 quilómetros irá custar 20 mil euros, praticamente metade dos 38 mil euros que teriam de ser desembolsados no ano passado. Em 2030, o mesmo elétrico deste segmento irá custar 16 mil euros, menos 18% do que um modelo equivalente a combustão."

    "Em relação às baterias, antecipa-se uma descida de 60% no custo por kWh até 2030"

    https://www.dinheirovivo.pt/empresas/carros-eletricos-vao-custar-o-mesmo-que-veiculos-a-combustao-entre-2025-e-2027-13831637.html
  17.  # 17

    Colocado por: carlosj39Veremos é o preço da electricidade em 2030, quanto custa agora carregar e quanto custará nessa altura..ah pois é!



    Qual será o preço da gasolina nessa altura?
  18.  # 18

    Depende da ganância da OPEP nessa altura, que é quem controla o mercado petrolífero..



    Colocado por: nortenho66
    Qual será o preço da gasolina nessa altura?
  19.  # 19

    Colocado por: carlosj39Depende da ganância da OPEP nessa altura, que é quem controla o mercado petrolífero..




    Já a electricidade é só comprar uns painéis e por no telhado.
  20.  # 20

    Colocado por: carlosj39Depende da ganância da OPEP nessa altura, que é quem controla o mercado petrolífero..




    Da OPEP não, do Estado que leva 70% sem produzir um litro. Com a eletricidade vai acontecendo o mesmo e depois a culpa é dos chineses.
 
0.7512 seg. NEW