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  1.  # 1

    Colocado por: ThingsHappen

    Não os tenho aqui exactamente, mas até tinha um excel.

    Basicamente, para os meus kms esperados:

    Preço do ID4
    +Custo de electricidade do ID4
    +Custo de manutenção esperada do ID4
    -Preço do Tiguan
    -Custo de combustível do Tiguan
    -Custo de manutenção esperada do Tiguan

    Não tem muita ciência.


    Olhando para o site, preços base:
    ID4 46k
    Tiguan 34k

    ID4 que gaste uns 2€ por 100k e o Tiguan uns 8€.

    Para quem faz 15 000 km por ano. Em 12 tem 180 000km

    180 000 / 100 * 8 = 14.4k
    180 000 / 100 * 2 = 3.6k

    Recuperas 10.8k se juntares as revisões e manutenção mais barata diria que em 12 anos já compensava.

    De qualquer forma, concordo que é muito tempo. Atualmente ainda tens aquilo que o Bill Gates chama de Green Premium. Estes produtos ditos "amigos do ambiente" são mais caros. O que é natural tendo em conta o que falei em cima (escala ainda reduzida).
    Em 2025, os preços já vão estar equilibrados.

    Ou então, se comprares por empresa ou importares um semi-novo (não pagas ISV) já fazes bons negócios. O meu i3 custava 45k novo, passados 3anos ficou por 20k (veio da França com 35mil km)
  2.  # 2

    20k para fazer 160kms.
  3.  # 3

    Colocado por: pvieira91Para quem faz 15 000 km por ano. Em 12 tem 180 000km


    Você acima disse que fazia 15k km em dois anos.

    Está como os dos painéis , vai passar a andar mais para pagar o carro mais rápido?
  4.  # 4

    Há quem prefira comprar a pronto, outros preferem ir pagando a prestações.

    Já o disse logo no inicio da discussão, o que é bom para mim pode não ser para o outro.
    Há que fazer as contas. E muitos na volta, até sairia mais barato andar de táxi/uber ou de transportes públicos.

    Sou do tempo em que tinhas duas hipóteses: diesel ou gasolina.
    Pela ordem de ideias, o pessoal deveria optar pela gasolina, o mesmo carro na versão gasolina sempre foi (no passado, agora não faço a mínima) era bem mais barato.
    Há até uma regra tipo, "opta por um diesel, que ao fim de 100.000km já compensa".
    E de fato, a grande parte (se não mesmo a maioria, onde eu me icnluí) optou por diseel.

    Eu faço muitos kms (agora com o COVID menos), mais de 30.000km/ano... e do ponto de vista económico, na altura optei por um Fiat Bravo 1.9JTD em 1999, que me custou em Euros, algo como uns 21.000€ consciente que a versão a gasolina era bem mais barata! Estive com ele 15anos e mais de 450.000kms (mais de 25.000L de diesel e óleo de fritar lol) com muita oficina pelo meio.

    Agora, no século XXI, temos os VEs (Ok, deixei os GPL porque, mesmo sendo mais económicos que um ICE não são carros para mim).
    E da mesma maneira que se fazia contas no passado, fazemos agora.
    Tenho uma regra, por cada 100.000kms feitos, poupo cerca de 10.000€ entre combustível/oficinas/impostos...

    Afirmar que um VE é caro, ou não faz sentido, sem saber a realidade de cada um.... é apenas mandar postas para o ar.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmsilvaEstá como os dos painéis , vai passar a andar mais para pagar o carro mais rápido?
    Por norma, quem tem um VE, passa a andar mais.
    Falando por mim, no pré-COVID, a distãncia ou o ter de pegar no carro, não foram desculpas para dar uma volta.
    Quando o preço de andar 100km são dois cafés, não há uma razão para optar um sitio mais perto que outro :-)
  6.  # 6

    Colocado por: ThingsHappen

    Sim, carros destes de frota com 2 ou 4 anos são ao pontapé.
    Julgo que eléctricos passaremos a ver em breve, mas aí o factor de degradação da bateria (ou medo de...) vai ser um factor importante.
    Concordam com este comentário:rjmsilva
    É procurar que há...

    Sobre o estado das baterias, há para quase qualquer VE, APPs que indicam o estado o carro.
    É procurar por quem é especialista na venda de VEs para não ser enganado.
  7.  # 7

    Colocado por: ricardoantunesNão não é ilusão. Conheço 2 casos reais em que o carro é carregado com eletricidade gerada em casa pelo sol.
    E não foi de ler umas coisas na net, é real mesmo.
    Creio que não nos conhecemos Ricardo :-)
    Podes afirmar então que conheces 3, se bem que um é da NET lol

    Tenho dois VEs, e desde fins de julho passado que, tenho carregado os meus dois VEs quase sempre com o excedente da produção (e sim, tenho baterias, mas dou prioridade aos VEs).
  8.  # 8

    Colocado por: mafgodPor norma, quem tem um VE, passa a andar mais.
    Falando por mim, no pré-COVID, a distãncia ou o ter de pegar no carro, não foram desculpas para dar uma volta.
    Quando o preço de andar 100km são dois cafés, não há uma razão para optar um sitio mais perto que outro :-)


    Então basta por o carro em cima de 4 cepos ligado à ficha, ele paga-se num instante...
  9.  # 9

    Colocado por: rjmsilvaEntão basta por o carro em cima de 4 cepos ligado à ficha, ele paga-se num instante...
    ?!?

    Não percebi, tb tem o seu ICE em cima de dois cepos ligado no relantim?
  10.  # 10

    O VE para se pagarem temos de fazer mais kms. Os ICE se tiverem parados é ao contrario. Gastam menos.
  11.  # 11

    Colocado por: mafgod?!?

    Não percebi, tb tem o seu ICE em cima de dois cepos ligado no relantim?


    O user fazia 7500km por ano com o ICE, para justificar que o VE se paga rápido fez as contas com 15.000km, alhos e bogalhos mais uma vez.
  12.  # 12

    Colocado por: pvieira91
    ID4 46k
    Tiguan 34k


    Nao percebo a malta deste forum. Para construir ou comprar casa é ver quem gasta menos. É uma tesura só vista.
    Para comprar carro ja anda tudo endinheirado.
    Fala-se em 30k ou 40k como se fossem trocos.
  13.  # 13

    Então há Mercedes e áudis, ( e os da família Quandt !, grande apoiante dos nazis) híbridos a gastar 1 ou 2 litros aos cem, para os poupadinhos ( até a fazer contas são poupadinhos, fazem poucas ou muito poucas contas) são óptimos, teem é o pequeno pormenor de custarem 60 ou 70 mil euros..
  14.  # 14

    Colocado por: hangasMas por outro lado, a malta parece não ter medo de ICEs com 200.000 Km, e até mesmo importá-los. Alguns até dizem que ainda não fez a rodagem :)


    Por duas razões - por comprovada fiabilidade e porque no pior cenário, qualquer Zé da esquina o sabe reparar...
  15.  # 15

    E gosto particularmente de falarem em prazer de condução num eléctrico. Se me falarem de comodidade, aceito agora condução e prazer é numa serra, com um carro a gasolina e uma dinâmica que por agora nenhum eléctrico tem. E atenção..adoro eléctricos e quero vir a ter um.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  16.  # 16

    Colocado por: Sirruper
    Que ilusao.
    É vê-los aqui no topico dos paineis fv que produzem energia para pagar a conta do frigorifico.
    Quanto mais proeuzir para atestar o ve.

    Ilusão de quem? Eu sei bem quando produzo em casa, e não é para auto consumo.

    Colocado por: ThingsHappenVieram mostrar o quê?


    Vieram provar que o que descreveu não corresponde à verdade, o model 3 custa muito menos que um model X ou S, ou seja, os preços baixam com o tempo e com novos modelos, e já se fala de um modelo ainda mais barato da tesla.
  17.  # 17

    Na realidade automóvel portuguesa quantos vivem em moradias para que isso seja relevante para o cálculo da poupança da generalidade dos portugueses?
    Além disso maior parte dos portugueses trabalha durante o dia. Durante o tempo ideal em que o VE estaria à carga...claro que pode carregar baterias de casa mas aí o investimento duplica...
  18.  # 18

    Basta poupar nas suites que põem na casa e fazerem casas com tamanho optimizado que chega e sobra para painéis e baterias. É uma questão de prioridades, eu sei quais são as minhas e ter casa grande para mostrar aos amigos não é uma delas.
  19.  # 19

    Colocado por: ThingsHappenNão os tenho aqui exactamente, mas até tinha um excel.

    Basicamente, para os meus kms esperados:

    Preço do ID4
    +Custo de electricidade do ID4
    +Custo de manutenção esperada do ID4
    -Preço do Tiguan
    -Custo de combustível do Tiguan
    -Custo de manutenção esperada do Tiguan

    Não tem muita ciência.


    Não esqueceu do valor residual? Isto é, a previsão do valor do bem no fim do exercício?
    Isto pode fazer uma grande diferença, mas por alguma razão os particulares costumam ignorar este aspecto.
    • mafgod
    • 24 agosto 2021 editado

     # 20

    Colocado por: JotaPE gosto particularmente de falarem em prazer de condução num eléctrico. Se me falarem de comodidade, aceito agora condução e prazer é numa serra, com um carro a gasolina e uma dinâmica que por agora nenhum eléctrico tem. E atenção..adoro eléctricos e quero vir a ter um.
    Prazer é subjetivo. E gostos não se discutem. :)
    Concordam com este comentário: JotaP
 
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