Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 25 novembro 2019
    Colocado por: JoelMEvidente que mandar os outros ficarem com a vida em stand by ou com salários injustos é sempre mais fácil... Já diz o ditado, pimenta no c* dos outros para mim é refresco!

Quando se aumenta a despesa pública é sempre à custa de alguém.

Ou o dinheiro do Estado cai das árvores?
  1. Colocado por: davidsantosO Estado tem os cofres cheios

Eu não sigo este tópico, mas li isto e fiquei de boca aberta!
    Que estado? O Nosso?!!!
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 25 novembro 2019
    Colocado por: JoelMEvidente, mas certas pessoas só se queixam quando se aumenta certa despesa pública (salários), quando o aumento é para o resto, já não se ouve ninguém...

Eu sou o primeiro a criticar as despesas estúpidas do Estado, como AE duplicadas, negociatas com privados, resgate de bancos, etc.
  2. O dinheiro que é empregue nos bancos é a fundo perdido ou é emprestado?

É porque são duas situações opostas...
  3. Colocado por: eu
    Eu sou o primeiro a criticar as despesas estúpidas do Estado, como AE duplicadas, negociatas com privados, resgate de bancos, etc.

Como a falta de produtividade e ineficácia total dos serviços públicos com salários e progressões de carreiras principescas , com a falta de capacidade de gerir empresas estatais com pagamento de horas que nem sequer foram feitas e se os bancos precisam de resgate a principal culpa é do próprio estado . Já agora consegue me identificar uma " negociata com privado" que não lhe agrade?
    • eu
    • 25 novembro 2019
    • eu
    • 25 novembro 2019 editado
    Colocado por: Reduto25Só me veio dar razão o estado não tem capacidade de gerir empresas seja ele de esquerda ou direita

Pior que isso: o Estado não tem mostrado capacidade para gerir bem o dinheiro dos nossos impostos.

A pergunta mágica é: como podemos mudar isto?
  4. Colocado por: eu

3 dinamites
  5. Colocado por: Reduto25

Só me veio dar razão o estado não tem capacidade de gerir empresas seja ele de esquerda ou direita

O problema não é figura do estado mas sim a engrenagem política e a sua promiscuidade com os privados .
    Quanto ao salário e progressões ... bom isso não é para toda a gente.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6. Colocado por: eu
    Pior que isso: o Estado não tem mostrado capacidade para gerir bem o dinheiro dos nossos impostos.

Políticos em condições ! Mas isso tão cedo não acontece .
  7. Colocado por: JoelMEvidente, mas certas pessoas só se queixam quando se aumenta certa despesa pública (salários), quando o aumento é para o resto, já não se ouve ninguém...

Este pensa que o mundo real resume-se ao forum da casa.
  8. Colocado por: enf.magalhaesPolíticos em condições ! Mas isso tão cedo não acontece .

Porque não os há, ou porque não votam neles?
    • eu
    • 25 novembro 2019
    Colocado por: enf.magalhaesPolíticos em condições ! Mas isso tão cedo não acontece .

O que terá que ser mudado nas democracias, para atrair para a política pessoas honestas, competentes e com uma visão de futuro?
  9. Colocado por: JoelM

Muito pelo contrário, o estado é muitíssimo bom gestor... Mas a favor das empresas privadas dos amigos que mais tarde os vão contratar.
    Só de pensar a ginástica que fazem para durante décadas andares a desfalcar os cofres públicos sem serem condenados (salvo raras excepções tipo Armando vara).
    Concordam com este comentário:eu

Prefiro acreditar que são pura e simplesmente incompetentes e os do privado superiores . Se os políticos são bons gestores segundo a sua teoria a Maioria do povo e incompetente e pouco informado
    • eu
    • 25 novembro 2019
    Para mim este é o principal problema das democracias: salvo raras exceções, a classe política é constituída por espertalhões sem escrúpulos (em Portugal, alguns são simplesmente vigaristas), incompetentes e mais preocupados com a sua própria carreira e carteira do que com uma gestão competente dos dinheiros públicos.

Como é que podemos substituir esta corja por pessoas honestas e competentes? Sinceramente não sei.
  10. Colocado por: euComo é que podemos substituir esta corja por pessoas honestas e competentes? Sinceramente não sei.

Isso é como procurar o Pai Natal. Basta ler este Forum para ver que a maioria das pessoas não se entende a administrar um condomínio com meia dúzia moradores. E depois querem que alguém consiga satisfazer a vontade de alguns milhares que pouco ou nada têm em comum.
  11. Colocado por: euPara mim este é o principal problema das democracias: salvo raras exceções, a classe política é constituída por espertalhões sem escrúpulos (em Portugal, alguns são simplesmente vigaristas), incompetentes e mais preocupados com a sua própria carreira e carteira do que com uma gestão competente dos dinheiros públicos.

Como é que podemos substituir esta corja por pessoas honestas e competentes? Sinceramente não sei.

Podemos começar por perceber as limitações da política.
    Por exemplo, que o "interesse comum" é uma mera fantasia, quando se sai do campo da proclamação vaga para o terreno das coisas mais concretas. Regra geral, o "interesse comum" é surpreendentemente coincidente com o interesse de quem em cada momento o invoca - não cabe na cabeça que o interesse de outros se sobreponha ao nosso. Era o que faltava, não ser do interesse geral haver uma ciclovia em cada rua da cidade, ou um qualquer serviço "gratuito".

E o que dizer dos "interesses"? Palavra feia, que se aplica só aos outros - a nós, só o "interesse comum" nos norteia, já os outros são gajos intratáveis, corruptos e/ou corruptores, capazes de colocar o € à frente de tudo. No nosso caso, ui, o € está lá mas é um mero subproduto da busca pelo "interesse comum".

Sobra ainda o limite da acção política em si: a ilusão de que tudo se resolve com leis, normas, fiscalização. Ou de que a intenção de uma qualquer lei, norma ou regra se materializa no resultado desejado e/ou esperado, sendo que quando tal não acontece é porque obviamente os políticos estão a soldo de alguém.

Claro que nada disto nega a existência de corrupção, incompetência e outras pragas - mas muito me admiraria que os políticos fossem significativamente "mais maus" que os seus eleitores.
    Concordam com este comentário: Carvai
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  12. Tomar decisões politicas é SEMPRE muito difícil. Mesmo quando parece que no momento toda a gente está de acordo mais cedo ou mais tarde aparecem opiniões contrárias. Veja-se o caso da Web-Summit que aparentemente tinha um apoio unanime, mas começam a aparecer divergências.
    https://eco.sapo.pt/2019/11/25/rui-moreira-acusa-governo-de-ter-dinheiro-para-a-web-summit-mas-nao-para-os-sem-abrigo/
    Para mim não é nada de novo pois já assisti ao mesmo filme na EXPO98 e no Euro2004.
  13. Colocado por: Carvai
    Isso é como procurar o Pai Natal. Basta ler este Forum para ver que a maioria das pessoas não se entende a administrar um condomínio com meia dúzia moradores. E depois querem que alguém consiga satisfazer a vontade de alguns milhares que pouco ou nada têm em comum.
    Concordam com este comentário:eu

A política não visa satisfazer todos nem tem como objectivo angariar bons gestores. Visa apenas angariar os votos dos eleitores suficientes para ganhar aos restantes concorrentes. E não é nem vai ser a dizer a verdade que os cativa. Conclusão, as políticas de facilitismo e promessas surreais imperam porque o publico alvo EXISTE!
    Concordam com este comentário: manelvc

0.6082 seg. NEW