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  1.  # 621

    Colocado por: SirruperPega bem em frio?


    Sim, pega a frio sem problemas

    >Consumo é normal, misto 7 e pouco, a rolar em nacional abaixo de 6
    >Não me apercebo que gaste anticongelante , e quase nao gasta oleo do motor (5W30 C2)
    >Puxa o esperado de acordo com os seus 126CV
    >Nunca vi fumo fumo preto
    >Este fumo branco é aleatório, e só aparece quando o motor está quente. Nunca vi fumo a frio
    •  
      Dom
    • 29 março 2022

     # 622

    Parece-me ser problema com a gestão eletrónica do 5º injetor utilizado para as regenerações do DPF (gasóleo em excesso). Já o levou à Toyota para efetuarem updates? Pode ser uma questão já ultrapassada tendo em conta a idade do carro.
  2.  # 623

    Alguém conhece alguma casa na zona de viana/norte que trabalhe com fechaduras?
    Tenho aqui um problema na minha e91 que não consigo abrir a porta de maneira nenhuma 😓
    • zeto
    • 24 outubro 2022

     # 624

    Boas alguém sabe informar qual é a diferença do óleo SAE30 e o 10w30 é o mesmo óleo? Obrigado
  3.  # 625

    Colocado por: zetoBoas alguém sabe informar qual é a diferença do óleo SAE30 e o 10w30 é o mesmo óleo? Obrigado


    Anda à procura de óleo para um corta relvas?

    Veja lá se com isto fica esclarecido.

    Older engines can use the SAE30, while the 10W30 is for modern engines. Again, the SAE30 is better for warmer temperatures while the 10W30 is suitable for varying temperature ranges and also works well in cold weather.

    Read to know more about the oil grades before taking a final decision on which to use on your lawnmower.
    • smart
    • 25 outubro 2022 editado

     # 626

    Colocado por: zetoBoas alguém sabe informar qual é a diferença do óleo SAE30 e o 10w30 é o mesmo óleo? Obrigado

    Hum
    10w30 trata se de viscosidade. Ou seja, mais expresso ou líquido.
    Se o motor está no deserto, o óleo pode ser menos fluido, pois a frio com a temperatura alta, está líquido.
    Se for no polo norte, tem de ser mais fino, para permitir a melhor lubrificação a frio..
    É uma das razões.
    Existem outras relacionadas com o natureza da mecânica
    Sae 30, trata se de especificação do lubrificante, que tem de fazer face a temperatura, limpeza, pressão, resistência entre um outras propriedades.
    .
    Qd ouço os pseudo mecânicos a falar de 10w 30, 0w30 entre outras viscosidades, sem saber a especificação do motor e se o óleo indicado a satisfaz, estão logo apresentados...
    Depois o pessoal queixa se de componentes partidos, turbos rebentados, injector bombas danificados ...
    Vejam o manual.
    É clarinho
    Indica a especificação do óleo a usar.
    Depois é escolher qualquer óleo que apresenta esse código.
    Simples
    No instrangeiro vejo carros com 4 anos e meio milhão de kms a venda e a rolar.
    Por cá, muitos iguais, não fazem 200 mil
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • zeto
    • 25 outubro 2022

     # 627

    Resumindo e concluindo posso colocar o SAE30 num motor de um gerador 4t a gasolina novo?
  4.  # 628

    Não tem no manual a indicação do óleo? É sempre melhor seguir as recomendações do fabricante para maior longevidade da máquina, como indicou o smart.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, jorgemlflorencio
  5.  # 629

    Têm referências boas ou más do Dacia Sandero de 90 cv a gasolina?
  6.  # 630

    É um carro com "tecnologia antiga" da Renault dos anos 2000. Muitos manípulos, botões etc, são reciclados de twingos (ou clios?) da década passada. Este tipo de opção permitiu poupar no R&D, e focarem-se apenas nos parâmetros que permitissem ser um carro moderno a nível de normas de segurança e poluição.

    Com isto, não quero denegrir o carro em si, apenas quero dizer que é um carro barato, que cumpre, e de fácil manutenção.

    (os novos modelos não sei se continuam com esta abordagem de ir ao baú das peças buscar material)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  7.  # 631

    Colocado por: Nostradamuscarro barato, que cumpre, e de fácil manutenção

    Isso é tudo o que a minha mulher pede!
    Obrigado, está comprado ;-)

    ps: tem um velhinho fiat Punto que nos últimos meses não deixa a oficina mais que 2 ou 3 semanas sem uma visita. E visitas de 300, 600 e a última era 800 euros!
  8.  # 632

    Poça, uma conta de mecânico de 800€ para um Punto??? Isso é mais do que vale o carro, não? Eu sou absolutamente apologista de manter os carros o mais possível, enquanto não derem problemas caros. O essencial é a manutenção atempada, usar óleos com a especificação certa (não só a viscosidade) e estar atento ao carro (barulhos, vibrações, etc). Eu tive até recentemente uma Skoda superb de 2017 mas veio e foi e fiquei com o opel astra a gasolina/GPL de 2001 que já conta com 390.000 km, dá-se á chave e segue. Faço eu as manutenções (custam tuta e meia mesmo com óleo original, por isso troco 2x mais do que especificado) e as reparações quase todas. Quando morrer ou precisar de reparação que não justifique o valor, faz-se-lhe o funeral e pronto. Tem sido um fiel companheiro de viagens curtas e longas (Fui inúmeras vezes nele para Bordéus quando lá fiz um primeiro pós-doutoramento e ainda foi 3x a Copenhaga, onde trabalhei também alguns anos).
  9.  # 633

    Mais ou menos como a minha mulher, carro é para ter o máximo até dar problemas a sério. Foi o que aconteceu ao Punto de 19 anos. Há cerca de 1 mês ficou sem embraiagem e foram 600 euros, não havia hipótese de não reparar. Agora começou a aquecer e o mecânico era radiador, bomba de água e mais uma série de coisas! 800 euros! Dissemos que não, o carro vale metade se tanto!

    No dia seguinte ligou à minha mulher a dizer que ficava também bom por 300! Mas já estávamos decidimos a trocá-lo.

    Ela faz questão de ir sozinha à oficina (porque o mecânico fica muito mais disponível e atencioso...), mas depois é vista como uma miúda fácil de enganar! Haviam de ver o esforço do senhor para a convencer a não trocar o carro!
    • eu
    • 10 dezembro 2022

     # 634

    Colocado por: pcspinheiroO essencial é a manutenção atempada

    E alguma sorte. Há problemas que aparecem que não têm nada a ver com a manutenção.

    exemplo: injetor avariado, centralina queimada, volante de motor pifado, etc...
  10.  # 635

    Sim, é verdade que ter sorte também ajuda! Mas uma condução sensata e óleo novo com fartura também. Mas se aprendermos a fazer, podemos resolver muita coisa sem pagar pequenas fortunas. Não quis com o post anterior dizer que o Opel nunca me deu chatices! Só me deixou na estrada 1x e ainda relativamente novo, queimou um módulo de ignição e ficou a trabalhar em 3 cilindros. Mas já tive que lhe trocar: pinças de travão da frente, radiador, radiador e compressor do AC, alternador, bomba da direção assistida, 2x termostato, depósito de expansão, balancins da barra estabilizadora. Mas lá está, comprei as peças na net e fiz eu, ficou a uma fração do custa ir ao mecânico. Isto fora as manutenções normais: velas, óleos, filtros, pastilhas e discos, limpar injectores, lâmpadas, etc. Tendo as ferramentas e um manual Haynes (ou o Google) há pouco que não se faça, sobretudo num carro com alguns anos. Nos mais modernos é preciso software específico da marca para quase tudo... na minha ex Skoda, até para renovar o anticongelante! Obriga mesmo a ir á marca ou a mecânico que tenha o dito.

    A esposa anda a chatear para comprar outro, para viagens mais longas e porque um sr. Prof. Universitário não pode andar numa velharia destas, mas ela está servida com o seu leaf e eu estou servido com este 😁. Para 1 viagem mais longs por mês, ou menos, preciso lá de outros carro! E é um entretém. Quando este morrer vou talvez comprar um Classe E W211 que, apesar de mais complicado, ainda dá para fazer muita coisa e é outro carro. Já ando de olho, caso apareça um óptimo negócio.
  11.  # 636

    Colocado por: Casa da HortaHá cerca de 1 mês ficou sem embraiagem e foram 600 euros

    Poça, esse mecânico esfola bem... A embraiagem completa em si deve ser menos de 100€, quantos dias de mão de obra cobrou??? Não admira que queira que mantenham o carro! Acho que precisa de encontrar outro mecânico...
    Concordam com este comentário: Casa da Horta, Vítor Magalhães, jorgemlflorencio
    • smart
    • 11 dezembro 2022 editado

     # 637

    .
    • smart
    • 11 dezembro 2022 editado

     # 638

    Colocado por: Casa da HortaMais ou menos como a minha mulher, carro é para ter o máximo até dar problemas a sério. Foi o que aconteceu ao Punto de 19 anos. Há cerca de 1 mês ficou sem embraiagem e foram 600 euros, não havia hipótese de não reparar. Agora começou a aquecer e o mecânico era radiador, bomba de água e mais uma série de coisas! 800 euros! Dissemos que não, o carro vale metade se tanto!

    No dia seguinte ligou à minha mulher a dizer que ficava também bom por 300! Mas já estávamos decidimos a trocá-lo.

    Ela faz questão de ir sozinha à oficina (porque o mecânico fica muito mais disponível e atencioso...), mas depois é vista como uma miúda fácil de enganar! Haviam de ver o esforço do senhor para a convencer a não trocar o carro!

    Hum
    Com todo o respeito...
    600€ para usar uma embraiagem num Punto?
    Ainda por cima sem ser na marca?
    Boa sorte...
    https://m.auto-doc.pt/sachs/7005987?gshp=1&gclid=CjwKCAiA-dCcBhBQEiwAeWidtc7fCJvBTcB3orwczBr3VVYVHZAXp9VgdFiiL6Vx0h1oVydOClNBLxoC9aUQAvD_BwE
    E é da Sachs..
    Os restantes 500 euros terá sido mão de obra, em 3 ou 4 horas...
    🤔
    Concordam com este comentário: pcspinheiro, Caravelle, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  12.  # 639

    Definitivamente, precisa de trocar de mecânico.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, jorgemlflorencio
  13.  # 640

    Não foi só embraiagem porque o tipo é do género "já que desmontei isto é melhor mudar isto também antes de dar problemas'. É como disse, uma mulher sozinha numa oficina tem mais atenção mas depois abusam. A verdade é que ela deixa lá o carro e passado poucas horas já lhe está a enviar fotos do que é preciso mudar! É um carro prioritário para ele, o que não é de estranhar...
 
0.1966 seg. NEW