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  1.  # 1

    Colocado por: VarejoteSão só 2 euros por mês...




    2 euros
    falso !
  2.  # 2

    Vi hoje o Costa a ralhar e a dizer ou são 25€ no selo ou são menos 874 no IRS , 😂 este **** vai dar mesmo 874 a quem pagar os 25€ ? 😂😂😂. Como é que um labrego destes tem coragem de dizer uma barbaridade destas ? Não sou de desejar mal a ninguém mas este já ia com o PQP para um sítio aonde o sol não brilha !!!
  3.  # 3

    Porque ele é só o melhor político que já andou na nossa terrinha. Vai ver se o povo não vai dizer que ele tem toda a razao
  4.  # 4

    Politiquices à parte (não gosto nem um pouco do nosso PM, e do Medina ainda menos), fico muito satisfeito que muitos carros velhos sejam abatidos.

    Porque de charutos velhos e fumarentos, com má manutenção e/ou sem qualquer segurança (mesmo com boa manutenção), alguns a passar na inspeção com uma notinha no isqueiro (dizem que é cada vez mais raro, e ainda bem), estão as nossas estradas cheias. Se metade desses fossem embora, "Amén Costa".

    Claro que se calhar em muitas casas vai passar a haver apenas um carro em vez de dois (ou dois em vez de três!). É o meu caso, por isso contra mim falo. Temos por cá dois carros pré-2007, se calhar vai ser o incentivo para passar a ter só um (já tenho falado nisso, mas sem conseguir convencer a patroa. Pode ser que seja desta).

    Só é pena que quem não tem alternativa a usar o carro, e fracas condições económicas, tenha que pagar também.

    Eu seria apologista de um aumento de 50€ por ano (ou até 100€), mas apenas no segundo carro do agregado, por exemplo. Creio que penalizaria menos os agregados mais desfavorecidos.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgemlflorencioPolitiquices à parte (não gosto nem um pouco do nosso PM, e do Medina ainda menos), fico muito satisfeito que muitos carros velhos sejam abatidos.

    Porque de charutos velhos e fumarentos, com má manutenção e/ou sem qualquer segurança (mesmo com boa manutenção), alguns a passar na inspeção com uma notinha no isqueiro (dizem que é cada vez mais raro, e ainda bem), estão as nossas estradas cheias. Se metade desses fossem embora, "Amén Costa".

    Claro que se calhar em muitas casas vai passar a haver apenas um carro em vez de dois (ou dois em vez de três!). É o meu caso, por isso contra mim falo. Temos por cá dois carros pré-2007, se calhar vai ser o incentivo para passar a ter só um (já tenho falado nisso, mas sem conseguir convencer a patroa. Pode ser que seja desta).

    Só é pena que quem não tem alternativa a usar o carro, e fracas condições económicas, tenha que pagar também.

    Eu seria apologista de um aumento de 50€ por ano (ou até 100€), mas apenas no segundo carro do agregado, por exemplo. Creio que penalizaria menos os agregados mais desfavorecidos.
    totalmente desadequado á realidade ... um carro por ser velho não implica que polua mais que um novo , um carro por ser velho não implica que de um modo geral seja pior que um novo , uma família pode precisar de vários carros , ter um carro de lazer é outra coisa... Existe carros novos que poluem mais que 10 carros velhos juntos e estes vão continuar intocáveis , muitos velhos não circulam em todo o sítio outros fazem muitos poucos km , todos os carros vendidos na Europa foram vendidos dento da legalidade ambiental e se não tinham data de validade estão aptos para continuar a andar , só mais uma coisa neste aumento brutal que alguém pode pensar que é ambiental em alguns casos o valor que advém do CO2 é mais baixo do que advém das burocracias cm³ , existe carros eléctricos baratos da BYD , ora , carros que no país de origem são vendidos ao público por 7000 ou 9000€ mas em Portugal não há disso porque obviamente não interessa ,mas para mim o mais grave é exigir a uma pessoa que pague sem mais nem menos por algo que obteve por direito e em conformidade , eu se fosse 1º ministro amanhã acabava com tudo o que fosse reformas acima dos 1000€ só porque empobrece o país , emitia os IMIS mais caros do mundo para as casas sem projectos de energia verde , sistemas energéticos eficientes de 100 para 2000€ , quem tivesse um esquentador pagava 3000€ porque as bombas e painéis solares são mais verdes e gastam menos ... Se eu fosse 1º ministro amanhã em vez de cobrar 20 passava a cobrar 90% do Euromilhões só porque tinha que aumentar o IRS !!!! Cortar nas gorduras e nos banquetes que é bom e nesta raia toda junta não , não é preciso ... É preciso é num país cujo os transportes públicos são um nojo a todos os níveis , inadequados , inapropriados , os carros são claramente caros aonde se paga multas para impor impostos proibidos , impostos extras adicionais sobre carros mais económicos , aonde os carros baratos da China são vendidos a preço de ouro custando 3 x mais do que no país de origem tá tudo dito ... O lixo tóxico deste país que deveria ser cremado era os políticos !!!! Não há nada que se aproveite nesta classe ! Tudo ladrões , culpa , pedófilos , bandidos , que não gastem um escudo seu para governar o trabalho de todos nós .
  6.  # 6

    Colocado por: rafaelisidoroexiste carros eléctricos baratos da BYD , ora , carros que no país de origem são vendidos ao público por 7000 ou 9000€ mas em Portugal não há disso

    Não são os mesmos carros. Claro que há despesas de transporte, IVA (e ainda não há IA) e importadores muito gulosos. Mas os carros que vêm para o mercado europeu não são o mesmo que lá se vende a 7-10k€.

    Colocado por: rafaelisidoroExiste carros novos que poluem mais que 10 carros velhos juntos e estes vão continuar intocáveis

    Os novos que poluem mais já levam a "dolorosa" desde 2007. Atenção que não concordo com a forma "cega" como o IUC é aplicado (e para ser claro, também não concordo com a isenção dos VE) mas, por muito que esta revisão do IUC antigo seja dura para algumas pessoas, na forma como o IUC funciona, esta divisão "dura" de pré/pós Junho 2007 é altamente injusta.
  7.  # 7

    Colocado por: Bruno.Alvesna forma como o IUC funciona, esta divisão "dura" de pré/pós Junho 2007 é altamente injusta.

    Esqueceu-se de um pequeno "pormaior" em 2007 o Imposto Automóvel desceu substancialmente e passou a ser pago ao longo da vida do carro. O que era saqueado tudo de uma vez passou a ser feito anualmente. Agora retornam o saque aos mesmos com a desculpa de proteger os passarinhos.
    Concordam com este comentário: Pereira_89, Bondi, rafaelisidoro
  8.  # 8

    Não é proporcional. Notícia de 2007:
    O imposto único de circulação aumenta, em relação à tabela do actual selo do carro, como contrapartida de uma baixa de cerca de 500 euros (em termos médios) no imposto pago à cabeça no acto de compra do carro, o ISV.

    Tenho um familiar com um Ibiza de Julho 2007 (mesmo na divisão), 3 cilindros baixa cilindrada e baixas emissões. Se tivesse 1 mês a menos pagaria na altura uns 25€, assim paga actualmente cerca de 180€. Onde é que vão esses 500€ médios (que neste carro estaria certamente bem abaixo da média)?
    Tenho um amigo que tem um Pajero do mato, anterior a 2000, faz mais km por ano nele que o outro familiar do Ibiza. Bebe combustível e óleo com fartura, deita fumo às postas, mas paga MUITO menos IUC que o Ibiza. Isto é justo?

    Que o IUC é demasiado alto e "cego" na aplicação, é. Mas é-o aqui e em todo o lado, que eu saiba. Só estou a dizer que esta divisão, como está implementada, é injusta para quem paga mais, e agora vai passar a ser injusta para quem paga menos.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 9

    Colocado por: Carvai
    Esqueceu-se de um pequeno "pormaior" em 2007 o Imposto Automóvel desceu substancialmente e passou a ser pago ao longo da vida do carro. O que era saqueado tudo de uma vez passou a ser feito anualmente. Agora retornam o saque aos mesmos com a desculpa de proteger os passarinhos.
    Concordam com este comentário:Pereira_89

    No meu caso em concreto a diferença entre o IA e o ISV esfumava-se ao 3.o ano, o problema é que continuei a pagar +140€ ai invés dos ~30€...
  10.  # 10

    Colocado por: Bruno.AlvesQue o IUC é demasiado alto e "cego" na aplicação, é. Mas é-o aqui e em todo o lado, que eu saiba. Só estou a dizer que esta divisão, como está implementada, é injusta para quem paga mais, e agora vai passar a ser injusta para quem paga menos.

    Espero que o Costa não o ouça, senão para o ano temos um aumento "fofinho" do IMI sobre as casas velhas. Bolas essas são muito ineficientes, poluem visualmente a paisagem, não pagaram IMT nem imposto selo e muitas ainda estão alugadas a quase 100€ por mês o que dá perfeitamente para o aumento do IMI depois do que sobrou do IRS.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  11.  # 11

    Falácia do espantalho 🤷‍♂️
  12.  # 12

    Colocado por: Bruno.AlvesNão é proporcional. Notícia de 2007:

    Tenho um familiar com um Ibiza de Julho 2007 (mesmo na divisão), 3 cilindros baixa cilindrada e baixas emissões. Se tivesse 1 mês a menos pagaria na altura uns 25€, assim paga actualmente cerca de 180€. Onde é que vão esses 500€ médios (que neste carro estaria certamente bem abaixo da média)?
    Tenho um amigo que tem um Pajero do mato, anterior a 2000, faz mais km por ano nele que o outro familiar do Ibiza. Bebe combustível e óleo com fartura, deita fumo às postas, mas paga MUITO menos IUC que o Ibiza. Isto é justo?

    Que o IUC é demasiado alto e "cego" na aplicação, é. Mas é-o aqui e em todo o lado, que eu saiba. Só estou a dizer que esta divisão, como está implementada, é injusta para quem paga mais, e agora vai passar a ser injusta para quem paga menos.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Você sabe porque é que há uma divisão do imposto IUC pré e pós Jul07?
    A justiça está aí.
  13.  # 13

    Você sabe porque é que há uma divisão do imposto IUC pré e pós Jul07?
    A justiça está aí.


    Foi o nosso amigo socras que em julho de 2007 baixou o isv (na altura IA) numa média de 500 euros e ficámos todos contentes .
    Em contra partida aumentou o imposto de circulação , que em menos de 5 anos iam buscar o que tinham baixado.
    Agora o Costa , justiceiro como é veio repor todo esquema.....carrega Zéquinha
  14.  # 14

    Ou seja, o imposto de selo era barato porque já tinham pago muito IA, mas agora vão na mesma pagar muito IUC.
  15.  # 15

    Claro. A injustiça está a ser cometida agora. Porque os pré Jul07 já pagaram mais IA que os pós.
  16.  # 16

    Colocado por: BelhinhoClaro. A injustiça está a ser cometida agora. Porque os pré Jul07 já pagaram mais IA que os pós.

    Foi o que eu disse. É injusto para os pós 2007, é injusto para os pré 2007 porque vão acabar por pagar o mesmo não tendo tido essa redução do IA.
    MAS... os pré-2007 têm agora 16 anos de poupança MUITO superior ao custo adicional de 500€ no carro que os mais recentes já pagaram muitas vezes.

    É o problema dos impostos "cegos", que não são proporcionais à utilização ou ao valor. São sempre injustos.
  17.  # 17

    Colocado por: Bruno.AlvesFoi o que eu disse. É injusto para os pós 2007, é injusto para os pré 2007 porque vão acabar por pagar o mesmo não tendo tido essa redução do IA.
    MAS... os pré-2007 têm agora 16 anos de poupança MUITO superior ao custo adicional de 500€ no carro que os mais recentes já pagaram muitas vezes.

    É o problema dos impostos "cegos", que não são proporcionais à utilização ou ao valor. São sempre injustos

    Mas nos pós 2007 a regra estava definida e era clara, quem quisesse comprava um anterior, usado é certo.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  18.  # 18

    Em 2007 ainda não tinha sido "inventado" o CO por km...
    Com a massificação dos VEs vai surgir o imposto do eletrão por km. 😏
  19.  # 19

    E a seguir a pinocada por semana. ;)
  20.  # 20

    Colocado por: NTORION
    Mas nos pós 2007 a regra estava definida e era clara, quem quisesse comprava um anterior, usado é certo.

    Certo, mas isso não faz com que seja justo. Eu não estou a defender nada (antes pelo contrário), estou só a dizer que o "assalto" que se aponta aos carros mais antigos é e foi feito em muito maior escala aos novos.
    Injusto, são todos.
 
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