Colocado por: Vítor MagalhãesOra bem, ando a pensar trocar as lâmpadas (H4) do Panda por lâmpadas LED e para além da questão legal (não consigo encontrar informação fidedigna na Internet) quais as desvantagens e cuidados a ter?
Alguém já o fez e pode partilhar a experiência?
Colocado por: LMigAlves
Olhe que (talvez) não...
Esses led dão para usar nos modelos indicados, mas (existe sempre um "mas") as ópticas têm de estar homologadas para usar lâmpadas LED.
Normalmente as ópticas não tem as duas homologações (halogéneo e LED) e depois vai dar barraca nas IPO.
É um tema "recorrente" nos fóruns de automóveis.
Colocado por: bluthunder82
Não digo que não, mas não me parece que a Hiace de 1977 tenha a homologação para LED's aliás na época.
Quando for a próxima vez à IPO, a ver se pergunto se há problemas ou não se tivermos o certificado da OSRAM/philips
Colocado por: LMigAlves
Como escrevi atrás, é um tema recorrente nos fóruns de automóveis.
Estamos num país onde um carro está há meses apreendido porque tem amortecedores cor de laranja e a marca que os fabricou tem certificado que são iguais aos de origem...
LED numa Hiace de 1977... ao preço que tem estado o azeite!
Colocado por: bluthunder82
Mencionei essa Hiace por acaso, pois se reparar é um dos muitos veículos que vem na lista de veículos certificados para usar essas lâmpadas led.
Colocado por: LMigAlves
Mas não é só estar o modelo HIACE na lista, no farol tem de estar aquele código de homologaçãoão do farol.
E4 02082, E6 028457 ou E4 0324
Não é para todas as Toyota Hiace de 1977.
Os códigos de homologação também contam.
Colocado por: bluthunder82Estou sim a dizer que não se percebe o motivo para carros mais antigos terem certificação que se pode utilizar lâmpadas led e haver carros mais recentes não terem a dita certificação.
Colocado por: jorgemlflorencioBom, pelos vistos o problema do encadeamento não é só meu. Já pensava que estava a ficar maluco...
https://www.youtube.com/watch?v=w0nBlZwUT3s
Mas a própria industria automóvel é culpada disto, com a conivência dos reguladores, ao ceder às "modas" do xenon (entre outras) em detrimento da segurança...
Colocado por: jorgemlflorencioBasta dar de frente com um carro com farós Xenon que esteja inclinado para cima, para se ficar "imediatamente cego"...
Colocado por: bluthunder82...mas para usar com xenon precisa de ter os niveladores automáticos e os mija mija nos faróis do gênero dos mija mija instalados no capo. Conheço varias pessoas que colocaram esses sistema no carro e na altura não tiveram qualquer problema na inspeção, atualmente não sei se há problemas ou nao.
...
Colocado por: pcspinheiro
Não se for o meu. Tenho mesmo que ver as lâmpadas, aquilo dá um feixe muito focado, é certo, mas fraquinho para o que estava á espera. Sobretudo comparado com os halogéneo do Opel, que até acho que iluminam melhor (são umas "150%" penso eu. Mas mesmo assim...
Colocado por: LMigAlves
Tenho ideia que se for xenon 35w não precisa de ter isso, só é obrigatório se for 55w.
Colocado por: pcspinheiro
Não se for o meu. Tenho mesmo que ver as lâmpadas, aquilo dá um feixe muito focado, é certo, mas fraquinho para o que estava á espera. Sobretudo comparado com os halogéneo do Opel, que até acho que iluminam melhor (são umas "150%" penso eu. Mas mesmo assim...