Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Vítor MagalhãesOra bem, ando a pensar trocar as lâmpadas (H4) do Panda por lâmpadas LED e para além da questão legal (não consigo encontrar informação fidedigna na Internet) quais as desvantagens e cuidados a ter?
    Alguém já o fez e pode partilhar a experiência?


    Eu no carro anterior troquei as normais de origem (halogéneo philips) por umas X-treme power.
    Melhorou bastante.
    Duraram uns 7 ou 8 anos.
    Depois meti X-treme Vision. Duraram até vender o carro.
    O tempo de duração tem muito a ver com o tempo de uso.

    Existem vários videos no youtube a mostrar a diferença entre lâmpadas normais, de alto rendimento, xénon, led
  2.  # 2

    Para ópticas de farol aberto/normal- o indicado será lâmpada XPTO do gênero as Philips XTREME+150% , OSRAM night breaker. Mas quanto mais esbranquiçada/azul for a luz menor vai ser a durabilidade da mesma, uma vez que o filamento da lâmpada é mais fino.
    Pode colocar xenon com as ditas lâmpadas R, exemplo H7R que como aqui disseram tem uma película em frente ao bulbo da lâmpada.
    Já tive instalado no meu carro e posso dizer que são altamente mesmo com ópticas olho de boi/lupa.
    Só tirei pq para além de estar ilegal já me chateava cada vez que tinha de ir à inspeção ter de pedir ajuda para tirar o para-choques e as ópticas para meter as lâmpadas normais.
    Atualmente existem estas lâmpadas de led, mas para além de serem estupidamente caras, ainda só estão a provadas para alguns carros independentemente do ano. Pois estão aprovadas para carros recentes bem como para alguns modelos mais antigos. Mas acho que o panda do user em questão não está nessa lista. Pelo que sei a lista está a aumentar aos poucos, pois até há poucos meses ainda nem eram legais em PT.

    Para ópticas olho de boi, pode por qualquer umas das três opções, mas para usar com xenon precisa de ter os niveladores automáticos e os mija mija nos faróis do gênero dos mija mija instalados no capo. Conheço varias pessoas que colocaram esses sistema no carro e na altura não tiveram qualquer problema na inspeção, atualmente não sei se há problemas ou nao.

    Quando a cor... Recomendo 4000/5000k para kits aftermarket dos que conheço. De origem até aos 6000k, mais que isso ja começa a ser azulado.

    Vítor Magalhães, se as suas ópticas não dão grande luz, pode ser três coisas, lâmpadas velhas, ópticas queimadas por dentro,ópticas baças/amarelas por fora. Ou vá quatro, as ópticas já não serem grande coisa já desde novas.

    Caso estejam baças/amarelas se for da zona de Lisboa posso ajudar.

    Deixo fotos de alguns dos meus trabalhos
  3.  # 3

    Colocado por: LMigAlves

    Olhe que (talvez) não...

    Esses led dão para usar nos modelos indicados, mas (existe sempre um "mas") as ópticas têm de estar homologadas para usar lâmpadas LED.
    Normalmente as ópticas não tem as duas homologações (halogéneo e LED) e depois vai dar barraca nas IPO.

    É um tema "recorrente" nos fóruns de automóveis.


    Não digo que não, mas não me parece que a Hiace de 1977 tenha a homologação para LED's aliás na época.
    Quando for a próxima vez à IPO, a ver se pergunto se há problemas ou não se tivermos o certificado da OSRAM/philips
  4.  # 4

    Colocado por: bluthunder82

    Não digo que não, mas não me parece que a Hiace de 1977 tenha a homologação para LED's aliás na época.
    Quando for a próxima vez à IPO, a ver se pergunto se há problemas ou não se tivermos o certificado da OSRAM/philips


    Como escrevi atrás, é um tema recorrente nos fóruns de automóveis.
    Estamos num país onde um carro está há meses apreendido porque tem amortecedores cor de laranja e a marca que os fabricou tem certificado que são iguais aos de origem...

    LED numa Hiace de 1977... ao preço que tem estado o azeite!
  5.  # 5

    Colocado por: LMigAlves

    Como escrevi atrás, é um tema recorrente nos fóruns de automóveis.
    Estamos num país onde um carro está há meses apreendido porque tem amortecedores cor de laranja e a marca que os fabricou tem certificado que são iguais aos de origem...

    LED numa Hiace de 1977... ao preço que tem estado o azeite!


    Sim, por isso referi que acredito que isso possa estar a acontecer, pq isso dos centros de IPO tem muito que se diga. Um caso desses, é o caso que refere, pois tenho estado a acompanhar esse caso (golf do sr. Adelino).

    Mencionei essa Hiace por acaso, pois se reparar é um dos muitos veículos que vem na lista de veículos certificados para usar essas lâmpadas led. Como a Hiace existe lá outros veículos dessa época.
      Screenshot_20240130213622.png
  6.  # 6

    Colocado por: bluthunder82

    Mencionei essa Hiace por acaso, pois se reparar é um dos muitos veículos que vem na lista de veículos certificados para usar essas lâmpadas led.


    Mas não é só estar o modelo HIACE na lista, no farol tem de estar aquele código de homologaçãoão do farol.
    E4 02082, E6 028457 ou E4 0324

    Não é para todas as Toyota Hiace de 1977.
    Os códigos de homologação também contam.
  7.  # 7

    Bom, pelos vistos o problema do encadeamento não é só meu. Já pensava que estava a ficar maluco...
    https://www.youtube.com/watch?v=w0nBlZwUT3s

    Mas a própria industria automóvel é culpada disto, com a conivência dos reguladores, ao ceder às "modas" do xenon (entre outras) em detrimento da segurança...
  8.  # 8

    Colocado por: LMigAlves

    Mas não é só estar o modelo HIACE na lista, no farol tem de estar aquele código de homologaçãoão do farol.
    E4 02082, E6 028457 ou E4 0324

    Não é para todas as Toyota Hiace de 1977.
    Os códigos de homologação também contam.


    Certíssimo, duvido é que uma Hiace de 1977, tenha homologação para led como frisou que é necessário para poder usar leds, isto considerando os faróis de origem.

    Atenção que não estou aqui a criticar o que está a escrever. Estou sim a dizer que não se percebe o motivo para carros mais antigos terem certificação que se pode utilizar lâmpadas led e haver carros mais recentes não terem a dita certificação.

    Deixo aqui foto de um farol de um Corolla onde se vê a certificação/norma do farol.
    Segundo a lista da OSRAM, o Corolla de 2004 é um dos que pode usar leds.
      Screenshot_20240130221316.png
      Screenshot_20240130221243.png
  9.  # 9

    Uma opção é instalar uns faróis auxiliares em led.

    https://www.philips.pt/c-m-au/luzes-auxiliares-led

    Não são faróis de nevoeiro, são faróis auxiliares.
    Tem regras de montagem e funcionamento, mas desde que sejam devidamente instalados são legais.
    Não podem estar acima dos médios (luzes de cruzamento), tem uma distância minima ao solo, têm de ter aviso luminoso de funcionamento/acionamento.
    Mas são legais e (alguns) ficam ao preço de um par dessas lâmpadas.
  10.  # 10

    Colocado por: bluthunder82Estou sim a dizer que não se percebe o motivo para carros mais antigos terem certificação que se pode utilizar lâmpadas led e haver carros mais recentes não terem a dita certificação.



    As homologações são feitas a pedido, são feitos testes, examinadas e aprovadas.
    Cada homologação tem uma despesa associada para quem a pede.
    Porque é que pediram a homologação de uns e não pediram de outros... se a lista é da Osram, se eles é que vendem as lâmpadas e eles é que pedem as homologações... só eles saberão.
  11.  # 11

    Sim, são tipo umas daylight mas específicas para ajudar na iluminação principal.
    Mas para quem gosta de ter o carro mais discreto possível , mas a dar uma boa luz, essa pode não ser uma solução, por isso as lâmpadas led homologadas poderia ser una solução.
    Agora não percebo é aquilo que eu disse no meu post anterior.
  12.  # 12

    Colocado por: jorgemlflorencioBom, pelos vistos o problema do encadeamento não é só meu. Já pensava que estava a ficar maluco...
    https://www.youtube.com/watch?v=w0nBlZwUT3s

    Mas a própria industria automóvel é culpada disto, com a conivência dos reguladores, ao ceder às "modas" do xenon (entre outras) em detrimento da segurança...


    O mal é as pessoas que são irresponsáveis ao instalar um kit de xenon em carros com faróis abertos com lâmpadas sem ser a versão R (versão com a fita a meio da lâmpada). No mínimo dos mínimos, é isto que se pede, quando não há ou não se consegue adaptar esses kits de lupas/olho de boi em faróis normais
  13.  # 13

    Hoje em dia até algumas alterações homologadas (e de fábrica) são perigosas. Basta dar de frente com um carro com farós Xenon que esteja inclinado para cima, para se ficar "imediatamente cego"...

    As alterções não homologadas, sejam "H7" ou "H7R", era com mão pesada que se resolviam...
  14.  # 14

    Colocado por: jorgemlflorencioBasta dar de frente com um carro com farós Xenon que esteja inclinado para cima, para se ficar "imediatamente cego"...


    Não se for o meu. Tenho mesmo que ver as lâmpadas, aquilo dá um feixe muito focado, é certo, mas fraquinho para o que estava á espera. Sobretudo comparado com os halogéneo do Opel, que até acho que iluminam melhor (são umas "150%" penso eu. Mas mesmo assim...
  15.  # 15

    Sim, mas o problema não é só do xenon, mas sim também de lâmpadas de halogéneo, basta o farol estar mal regulado que é o suficiente para encadear a pessoa que vem de frente, embora com xenon possa ser ainda pior.
    Hoje em dia há tanta preocupação na segurança rodoviária, que uma das coisas que se deveria assegurar era precisamente esse cuidado. Aliás existe algumas marcas se não todas que já tem o sistema que o farol se ajusta sozinho, agora pode é não ser para todas as carteiras já que isto é considerado como um extra e não como algo essencial.
  16.  # 16

    Colocado por: bluthunder82...mas para usar com xenon precisa de ter os niveladores automáticos e os mija mija nos faróis do gênero dos mija mija instalados no capo. Conheço varias pessoas que colocaram esses sistema no carro e na altura não tiveram qualquer problema na inspeção, atualmente não sei se há problemas ou nao.
    ...


    Tenho ideia que se for xenon 35w não precisa de ter isso, só é obrigatório se for 55w.
  17.  # 17

    Colocado por: pcspinheiro

    Não se for o meu. Tenho mesmo que ver as lâmpadas, aquilo dá um feixe muito focado, é certo, mas fraquinho para o que estava á espera. Sobretudo comparado com os halogéneo do Opel, que até acho que iluminam melhor (são umas "150%" penso eu. Mas mesmo assim...


    Possivelmente as lâmpadas e ou os balastros já estão em fim de vida. Uma lâmpada dessas quando começa a morrer a luz tende em ficar para o violeta e a ficar muito fraca quando comparada como uma lâmpada nova.
    Recomendo comprar um par de lâmpadas novas de uma marca como deve ser.
    Recomendo a substituição do par pq se deve mudar sempre as lâmpadas aos pares, para não correr o risco de um farol a emitir mais luz que o outro
  18.  # 18

    Colocado por: LMigAlves

    Tenho ideia que se for xenon 35w não precisa de ter isso, só é obrigatório se for 55w.


    Obrigatório quer para 35w como para 50/55w.
    Ou pelo menos era.
  19.  # 19

    Sim, é o que vou fazer, quando tiver tempo e estiverem em promoção na Amazon ou assim. Talvez osram. Preciso de desmontar o para choques para remover e reparar os faróis (sistema de nivelamento automático) e faço tudo de uma vez. Por agora tenho que me entreter com um casquilho do amortecedor direito com folga (que está prensado no braço da suspensão, belo pincel..) e duas rótulas inferiores no Opel que têm uma folga jeitosa e nunca dei conta até começarem a fazer uns estalidos muito altos sempre que havia mais solicitação. Já vem tudo a caminho.
  20.  # 20

    Colocado por: pcspinheiro

    Não se for o meu. Tenho mesmo que ver as lâmpadas, aquilo dá um feixe muito focado, é certo, mas fraquinho para o que estava á espera. Sobretudo comparado com os halogéneo do Opel, que até acho que iluminam melhor (são umas "150%" penso eu. Mas mesmo assim...


    Eu tinha Philips x-treme power nos máximos do carro que vendi em dezembro.
    O que tenho agora tem "full led" de origem.
    Em máximos não acho que seja superior ao anterior, em médios sim.
    Com as x-treme power de halogéneo incomodava o reflexo de alguns sinais, principalmente em autoestrada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bluthunder82
 
0.3991 seg. NEW