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  1.  # 1

    Gasolina, carro não tem filtro particulas
  2.  # 2

    Colocado por: callinasGasolina, carro não tem filtro particulas
    isso que sai no escape não é óleo 😂 antes disso ele já tinha todas as velas bem isoladas e nao trabalhava direito , muito provavelmente é condensação com carvão acomulado no escape ... Como anda pouco tudo isso é normal .
  3.  # 3

    Eu também trocava para 5w30 neste momento.
    De qualquer forma numa leitura rápida dizem que esse motor rapidamente fica com passagens nos segmentos ou fuga nos retentores.

    Não é um diagnóstico propriamente dito, mas se tirar a vareta do óleo (deve ir até ao Carter) deve sair algum vapor. Se sair tipo chaleira já deve ter passagem nos segmentos
  4.  # 4

    Da vareta de óleo não sai vapor.
    Mas do compartimento onde meto óleo, são vapor.
    Como se repara fuga nos segmentos ou fuga redentores?
  5.  # 5

    Colocado por: callinasDa vareta de óleo não sai vapor.
    Mas do compartimento onde meto óleo, são vapor.
    Como se repara fuga nos segmentos ou fuga redentores?


    Boas,

    Esse motor tem um consumo de óleo que é uma aberração. Está a consumir 8 l/100 de gasolina e 0,1 l/100 km de óleo.

    Normalmente existem 5 pontos por onde o óleo entra para a cãmara de combustão:
    - Retentor do turbo - É o mais fácil de trocar. Origina passagem do óleo que lubrifica o turbo, para o ar que vai para a admissão. É fácil de diagnosticar. Basta verificar se toda a admissão a jusante do turbo está toda babada de óleo. O próprio coletor de admissão vai ficando obstruído ao longo do tempo, originando perda de rendimento do motor. A EGR ainda não foi à vida? Não vai durar muito tempo...
    - Desgaste no veio do turbo. Mesma situação. Aqui ainda é mais grave porque o turbo vai à vida dele, podendo mandar partículas metálicas para dentro do motor, danificando-o.
    - retentores das válvulas. As válvulas abrem e fecham dezenas de vezes por segundo. Sofrem desgaste. Implica abrir o motor, mas não é nenhum pesadelo trocar.
    - 1 ou mais segmentos defeituosos. Aqui implica sacar o motor fora e fazer um overhaul completo. mais vale comprar um motor usado.
    - Passagem de óleo entre os canais onde circula o óleo no bloco e um ou mais cilindros. Basta uma rachadela no bloco para isto acontecer.

    Como foi o início de vida desse motor? (Rodagem). Foi feita em condições? Já comprou o carro usado? Normalmente uma má rodagem vai originar problemas a longo prazo.

    Isso não faz fumo azul no escape quando está a andar com o carro e puxa mais por ele?
  6.  # 6

    abrindo o motor.

    um teste de compressão a seco e com oleo é conclusivo no diagnostico.

    eu trocava o oleo para 0W30 ou 5W30. e pelo custo e facilidade eu trocava tb a PCV. deve ter a referencia 1035A422
    Concordam com este comentário: Caravelle
  7.  # 7

    Colocado por: harsousa

    Boas,

    Esse motor tem um consumo de óleo que é uma aberração. Está a consumir 8 l/100 de gasolina e 0,1 l/100 km de óleo.

    Normalmente existem 5 pontos por onde o óleo entra para a cãmara de combustão:
    - Retentor do turbo - É o mais fácil de trocar. Origina passagem do óleo que lubrifica o turbo, para o ar que vai para a admissão. É fácil de diagnosticar. Basta verificar se toda a admissão a jusante do turbo está toda babada de óleo. O próprio coletor de admissão vai ficando obstruído ao longo do tempo, originando perda de rendimento do motor. A EGR ainda não foi à vida? Não vai durar muito tempo...
    - Desgaste no veio do turbo. Mesma situação. Aqui ainda é mais grave porque o turbo vai à vida dele, podendo mandar partículas metálicas para dentro do motor, danificando-o.
    - retentores das válvulas. As válvulas abrem e fecham dezenas de vezes por segundo. Sofrem desgaste. Implica abrir o motor, mas não é nenhum pesadelo trocar.
    - 1 ou mais segmentos defeituosos. Aqui implica sacar o motor fora e fazer um overhaul completo. mais vale comprar um motor usado.
    - Passagem de óleo entre os canais onde circula o óleo no bloco e um ou mais cilindros. Basta uma rachadela no bloco para isto acontecer.

    Como foi o início de vida desse motor? (Rodagem). Foi feita em condições? Já comprou o carro usado? Normalmente uma má rodagem vai originar problemas a longo prazo.

    Isso não faz fumo azul no escape quando está a andar com o carro e puxa mais por ele?

    O carro não tem turbo.
    Gasta na ordem 6,5 aos 100 km.
    Comprei carro novo, teve boa rodagem.
  8.  # 8

    Colocado por: callinasDa vareta de óleo não sai vapor.
    Mas do compartimento onde meto óleo, são vapor.
    Como se repara fuga nos segmentos ou fuga redentores?


    Se não sai fumo da vareta do óleo em princípio não é segmentos. Se sai fumo pelo bocal de enchimento de óleo pode apontar para válvulas ou defeito na ventilação da caixa do cárter, mas aí também sairia pela vareta. O consumo de óleo pode ter muitas causas possíveis, é preciso um diagnóstico passo a passo. Na situação mais simples pode estar a ser perdido por algum lado.
  9.  # 9

    Colocado por: callinasO meu Mitsubishi consome 4 litros óleo por cada 4 mil km, motor MIVEC 1.6.

    O óleo é OW20, sinceramente todos os meses vejo o nível e acrescento.
    A não ser o escape que está muito preto, o carro aparentemente anda normal. Alguma ideia do problema?
    Nas oficinas dizem que tem de abrir o motor e ver que se passa .


    O consumo desse carro não será assim de origem? Já viu o que diz o manual do carro.
    Digo isto pq o grupo vag também tem carros também pode consumir 1lL de óleo por cada 1000km.
    Muito cuidado se está a pensar colocar outro tipo de óleo tanto pode correr bem como pode correr mal. Há vários casos na internet a dizerem que mudaram de óleo 0W para 5W e que correu bem mas nem sempre é assim.
  10.  # 10

    Colocado por: Pereira_89A minha e91 apareceu a sinalização a sizer para meter 1lt de óleo que está no mínimo. Da última vez que foi à bmw meter 1 lt de óleo "levaram-me" 20 e tal euros.
    Sei que o oleo é o castrol edge 5w30 mas estive a ver ma norauto e tem 2 só 1 tem M no nome e outro não, alguém sabe qual a diferença e qual se adequará melhor aos famosos motores N47??
    https://www.norauto.pt/p/oleo-de-motor-edge-da-castrol-para-motores-a-gasolina-e-gasoleo-5w-30-m-5-l-2696027.html
    https://www.norauto.pt/p/oleo-de-motor-edge-da-castrol-para-motores-a-gasolina-e-gasoleo-5w-30-ll-5-l-2695998.html


    Se é para repor convém que seja o exatamente igual.
    A Castrol tinha um óleo com a norma BMW (não me recordo agora de momento qual era) salvo erro era o LL mas que deixou de ter a norma BMW, e lançou no mercado em 2021 ou 2022 o M, esta informação foi-me dada pela própria Castrol.
    Se ainda encontrarem garrafões com a norma da BMW que não sejam o M, verifiquem qual a data do óleo, possivelmente será uma remessa antiga (isto se nada mudou entretanto).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradasboas. pessoal dos carros.
    Aqui a minha carrinha com quase 10 anos e 152000km, tem a "frente toda escavacada" - eu já desconfiava...
    Os senhores da oficina arranjaram-me este arranjnho. Que acham deste orçamento?
      20240303_153736.jpg


    Pedro, cálculo que já deve ter posto a carrinha a reparar, mas caso não tenha posto, recomendo os amortecedores
    Bilstein B4, Kayaba a gás ou sachs. Pelo que tenho ouvido os da Monroe não são grandes espingarda. Penso ter lido algures que quando vira a direção para um lado faz barulho.
    É algo do gênero toc-toc ou é um zumbido?
    Se for zumbido pode ser algum rolamento numa das rodas estragado, se for tipo toc-toc pode ser alguma transmissão ou ponteira de transmissão.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1alguem me dá uma boa referencia para polimento de faróis na zona de Oeiras?
    obrigado.


    Marco1, sei que já lá vão alguns meses desde que perguntou, mas se ainda precisar diga que eu faço polimento de faróis bem como outros tipos de trabalho de detalhe automóvel. Qualquer coisa envie mensagem privada.
  13.  # 13

    Colocado por: bluthunder82

    Se é para repor convém que seja o exatamente igual.
    A Castrol tinha um óleo com a norma BMW (não me recordo agora de momento qual era) salvo erro era o LL mas que deixou de ter a norma BMW, e lançou no mercado em 2021 ou 2022 o M, esta informação foi-me dada pela própria Castrol.
    Se ainda encontrarem garrafões com a norma da BMW que não sejam o M, verifiquem qual a data do óleo, possivelmente será uma remessa antiga (isto se nada mudou entretanto).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pereira_89



    O mais próximo de data que encontrei foi este mas deve ser da garrafa, mesmo sendo da garrafa associo que seja 12/2023 logo já deve ser actualizado.
    Pelo que li na internet desde que fosse o 5w40 e tivesse a norma LL04 era o ideal, e o funcionário da norauto tb disse que era essa mas vale o que vale.
    Obrigado
      Screenshot_20240427_175022_Gallery.jpg
      Screenshot_20240427_174950_Gallery.jpg
  14.  # 14

    Colocado por: Pereira_89


    O mais próximo de data que encontrei foi este mas deve ser da garrafa, mesmo sendo da garrafa associo que seja 12/2023 logo já deve ser actualizado.
    Pelo que li na internet desde que fosse o 5w40 e tivesse a norma LL04 era o ideal, e o funcionário da norauto tb disse que era essa mas vale o que vale.
    Obrigado
      Screenshot_20240427_175022_Gallery.jpg
      Screenshot_20240427_174950_Gallery.jpg


    Se esses é o Castrol LL, é pq a Castrol voltou a ter norma BMW.
    Possivelmente um é para carros sem filtros de partículas e outro com filtro de partículas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pereira_89
  15.  # 15

    Ajuda para este "dilema", agradeço o vosso feedback:

    1- manter viatura com 10 anos, 150000km, SEAT LEON ST- Diesel 1.6| 110cv - necessita de intervenção de mecânica e de uma limpeza profunda - estimativa de custo - 1000€ (Valor retoma 6500€)

    2- Novo, em campanha Gasoleo - KIA CEED SW 1-6 CDRi - 29000€ (PVP - 34000€)

    3- Novo, em campanha Gasolina - SEAT Leon5p 1.0 TSI 110cv FR - 27000€ (PVP: 33000€)

    4- Ainda ponderei a aquisição de um veiculo hibrido (Gasolina + bat. autonomia elétrica a rondar os 50km (campanha cerca de 34000€), mas duvido que me compense o sobrecusto, bem como o ROI, tenho receio da fiabilidade, nomeadamente do modulo elétrico/bateria.

    Perfil de condução atual:
    - Viagens nos dias uteis em AE + Urbano de 60km.
    - Viagens maiores, 2x Mes de 600km
    - Estimativa anual de kms: 22000€

    Outros dados:
    - Valor de aquisição até 30000€;
    - possibilidade levar uma bicicleta no interior da viatura.
    - Economia, segurança, conforto e fiabilidade é a prioridade- Performance, não é prioridade.
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasAjuda para este "dilema",agradeço o vosso feedback:

    1- manter viatura com 10 anos, 150000km, SEAT LEON ST- Diesel 1.6| 110cv - necessita de intervenção de mecânica e de uma limpeza profunda - estimativa de custo - 1000€ (Valor retoma 6500€)

    2- Novo, em campanha Gasoleo - KIA CEED SW 1-6 CDRi - 29000€ (PVP - 34000€)

    3- Novo, em campanha Gasolina - SEAT Leon5p 1.0 TSI 110cv FR - 27000€ (PVP: 33000€)

    4- Ainda ponderei a aquisição de um veiculo hibrido (Gasolina + bat. autonomia elétrica a rondar os 50km (campanha cerca de 34000€), mas duvido que me compense o sobrecusto, bem como o ROI, tenho receio da fiabilidade, nomeadamente do modulo elétrico/bateria.

    Perfil de condução atual:
    - Viagens nos dias uteis em AE + Urbano de 60km.
    - Viagens maiores, 2x Mes de 600km
    - Estimativa anual de kms: 22000€

    Outros dados:
    - Valor de aquisição até 30000€;
    - possibilidade levar uma bicicleta no interior da viatura.
    - Economia, segurança, conforto e fiabilidade é a prioridade- Performance, não é prioridade.
    se ambos os modelos servem pelo seu habitáculo e espaço que não restem dúvidas , Kia em novo ... Agora é assim entre manter o SEAT por 1000€ e trocar de carro não se trata apenas de 1000€ tem aí uma catrafada de coisas que lhe estão a mexer com o cérebro ... Desde a vontade de mexer nas modernices aos ecrãs grandes e linhas tomagoxis entre opiniões femininas á mistura , quanto a isso eu resolvia primeiro a questão de é preciso trocar ou não ????
    Concordam com este comentário: Sirruper
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro BarradasAjuda para este "dilema",agradeço o vosso feedback:

    1- manter viatura com 10 anos, 150000km, SEAT LEON ST- Diesel 1.6| 110cv - necessita de intervenção de mecânica e de uma limpeza profunda - estimativa de custo - 1000€ (Valor retoma 6500€)

    2- Novo, em campanha Gasoleo - KIA CEED SW 1-6 CDRi - 29000€ (PVP - 34000€)

    3- Novo, em campanha Gasolina - SEAT Leon5p 1.0 TSI 110cv FR - 27000€ (PVP: 33000€)

    4- Ainda ponderei a aquisição de um veiculo hibrido (Gasolina + bat. autonomia elétrica a rondar os 50km (campanha cerca de 34000€), mas duvido que me compense o sobrecusto, bem como o ROI, tenho receio da fiabilidade, nomeadamente do modulo elétrico/bateria.

    Perfil de condução atual:
    - Viagens nos dias uteis em AE + Urbano de 60km.
    - Viagens maiores, 2x Mes de 600km
    - Estimativa anual de kms: 22000€

    Outros dados:
    - Valor de aquisição até 30000€;
    - possibilidade levar uma bicicleta no interior da viatura.
    - Economia, segurança, conforto e fiabilidade é a prioridade- Performance, não é prioridade.

    Eu compro-te o leon por 6500k.
    Tenho uma skoda octavia de 2011 1.6 tdi com 105cv e tem 291.000kms. E vou ver se ela faz os 500.000kms sem grande despesa. A unica coisa que levou até agora foi um injector. O resto foram só peças de desgate.
    O que é que o leon precisa para gastar 1000€?
  18.  # 18

    Concordo com ambos, sendo racional vou manter a viatura mais uns tempos.
    Precisa de substituição da suspensão no eixo frontal e das rótulas dos eixos, limpeza da FAP. Limpeza profunda dos interiores e algum detalhe no exterior, incluindo os faróis. Os anos já se notam, com diversos ruídos parasitas. De resto está fina.
    Com consumos muito comedidos, como é de esperar. Chego a ter AE +IC, em viagens de 250km, consumos de 4,00l/100km.

    Cidade+AE, com cerca de 5,2
  19.  # 19

    Eu tento levar os meus carros ao limite, porque um carro novo custa muito dinheiro. E só se rentabiliza o investimento se os tivermos por muitos anos e fizermos muitos kms.
    Se tivermos sorte com eles.
    Acho que fazes bem em ficar com ele.
    Acho que com 150.000kms nao precisa de suspensao. Deve precisar de casquilhos. Os barulhos nao sao da suspensao. Sao de casquilhos. Um mecânico de confiança diz o que realmente precisa.
    Quanto ao FAP. Nao lhe mexa. O segredo é deixar o carro fazer as regeneracoes e nao as interromper. A minha acelera a rotacao e sabemos sempre quando está a fazer.
    Esses motores precisam de mudar o oleo a cada 15.000kms. E para a saude dos injectores deves meter gasoleo aditivado.
  20.  # 20

    O meu medo é perder a minha Hyundai matrix 1.5 crdi ,adoro este carro , não é nada de especial em área nenhuma , nem motor , nem interior , nem conforto , mas não compromete nem falha em ponto nenhum , na altura comprei com 80M km ,uma pechincha pela idade já tem 20 anos , 204M km faz cerca de 107km diários , mudo de pneus quase todos os anos , já levou uma embraiagem , umas tuches e uns martelinhos , uma pintura bem aplicada geral com tratamento mimoso de chapa , jantes especiais , suspensão nova , anulação de egr e descarborizacao parcial ... Hoje dá mais km do que de origem , média de 5.4 LT aos 100km enfim , gosto de chegar de manhã dar a chave e arrancar ! Comprar algo mais moderno já me assusta um bocado tanto pela electrónica como modernices mecânicas ...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
 
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