Colocado por: callinasA minha dúvida é se consigo com Windows instalado ter o PC a funcionar de nas ?Se tiver um SW capaz de correr máquinas virtuais, sim.
Colocado por: callinasNão percebi para nuvens de pontos,
Interessa um PC com velocidade de topo mas pouco cores, porque não aproveita o multicores, interessa muita memória 64 gb, a gráfica será assim tão importante?
Colocado por: callinasDo que tenho lido mais vale um processador quad Core que faça 4,7 GHz ao invés de um 8 Core que só faça 4ghz
Colocado por: callinasAndo pra criar ou comprar um NASEu comprei recentemente um Optiplex 5060SFF, (com i5 de 7th geração e 16GB) usado no ebay por cerca de 100€ (já com 1 disco NVME para correr OS e mais outro disco mecânico de 1TB). Tem estado a marinar no armário mas o objectivo é instalar Proxmox e correr uma máquina com TrueNAS (ou outra coisa qualquer equivalente) para deixar de pagar armazenamento na cloud (e entre outros deixar de usar googlephotos que é o que me tem ocupado mais). Conto não gastar muito mais de 250€ comr "garimpo" de HDDs no Ebay/OLXs da vida, mas certamente que com menos de 400 paus devo ter uma coisa porreirinha a funcionar (e sobretudo com mais capacidade de processamento do que os NAS comerciais). Ao procurar PCs, tenha atenção ao espaço para discos, sobretudo as caixas mais compactas podem nao ter espaço para mais de 2.
Pelo que vejo algo mais ao meu gênero vai para mais de 400 euros.
Por 400 euros monto um PC, que posso aceder remotamente e por exemplo por a processar nuvens de pontos ou fotos aéreas.
A minha dúvida é se consigo com Windows instalado ter o PC a funcionar de nas ?
Colocado por: tigoncalarmazenamento na cloud (e entre outros deixar de usar googlephotos que é o que me tem ocupado mais).
Colocado por: fpacardosoSem dúvida, o plano é deixar o NVMe para OS e comprar +2 discos mecânicos (total de 3 exclusivos para armezenamento) para fazer RAID.
Não esquecer algo muito importante nestes NAS "caseiros", RAID, de um momento para o outro um NVMe ou um disco mecânico morre e ficam sem nada.
Colocado por: gil.alves
Então vai para ryzen e uma MB que te permita NvMe com lanes directas ao CPU!
Um ryzen tem 24+4 o GPU come 16 normalmente e o disco do OS come 4.
Ficas com um slot livre para um disco nvme para processamento super rápido.
Não te adiante teres 4.7Ghz se depois não consegues fazer dump dos dados rápido QB!
Diria que se a intenção é processamento em tempo útil. - PC
se for "ir processando" sem time constrain, uma Virtual Machine numa NAS e quando acabar acabou... :)
Colocado por: callinasnuvem de pontos de 3 gb, ou 300 fotografias aérea, certo?
Colocado por: callinasComo sei se o PC tem MB que te permita NvMe com lanes directas ao CPU?
Colocado por: callinasComo sei se o PC tem MB que te permita NvMe com lanes directas ao CPU?