Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

15 anos depois vamos instalar
      Screenshot_2025-09-27-14-16-16-790_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
      Screenshot_2025-09-27-14-15-39-484_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
  2.  # 682

Colocado por: callinas
    A ideia é ficar a processar, mas não quero ter uma coisa a demorar 8 horas quando podia demorar 2 horas. Não sei se um nas, tem capacidade em condições para ter uma virtual machine a processar as coisas de rapidez razoável

Mas qual é o objetivo que quer dar ao NAS? Normalmente é para storage (armazenamento).
  3.  # 683

Colocado por: callinas15 anos depois vamos instalar
      Screenshot_2025-09-27-14-16-16-790_com.google.android.apps.photos-edit.jpg
      Screenshot_2025-09-27-14-15-39-484_com.google.android.apps.photos-edit.jpg

Verifique bem a velocidade máxima que consegue obter do seu powerline, pois muitas das vezes com instalações elétricas mais antigas ou deficientes, os valores de transferência são ridiculamente baixos.
  4.  # 684

Olá,

Tenho um iMac 2009 a funcionar na perfeição, aumentei a RAM na altura para 4GB e toquei o disco por um SSD.

O computador está rápido, mas já a permite atualizar o SO, e por isso não permite instalar a maior parte das aplicações da App Store.

De qualquer forma, custa-me deita-lo ao lixo.

Há alguma forma de fazer algum dinheiro com ele? Eventualmente na compra de um novo?

Obrigado
  5.  # 685

Colocado por: Bragas VHá alguma forma de fazer algum dinheiro com ele? Eventualmente na compra de um novo?

De 2009 não. Isso é cangalho (com respeito). Pode sempre tentar vendê-lo, uns 30-50€ deve conseguir.
  6.  # 686

Eu sei que é.. mas custa-me deitar ao caixote do lixo..
  7.  # 687

Meter no OLX ao dobro do preço que pretende. Pode encontrar alguém que lhe dê metade do que pede.
    Concordam com este comentário: eu, jorgemlflorencio, pribeiro
  8.  # 688

Tenho um CD-ROM que não abre em lado nenhum!
    A tecnologia de há 20 anos não tem suporte no software de hoje?

Daí arranjei um Toshiba portátil antigo onde o CD-ROM abria.
    No entanto, não sei a password.(A antiga dona não se lembra...)
    E agora?

Só consigo entrar num user que não é administrador, e sem a password não consigo avançar.

Alguém consegue ajudar?
      satellite-m300-hero.png
  9.  # 689

Não consigo passar daqui.
      Screenshot_20251028-010055~2.png
  10.  # 690

Colocado por: Alexandre SilvaTenho um CD-ROM que não abre em lado nenhum!

E agora?

Só consigo entrar num user que não é administrador, e sem a password não consigo avançar.

Alguém consegue ajudar?
      satellite-m300-hero.png

Flasha uma distro qq de linux numa pen usb, entra pela bios e altera o boot para usb e faz a instalação. Depois pode fazer o que quiser e fica com um portátil prontinho para usar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
  11.  # 691

E agora?

Alguém consegue ajudar?
      satellite-m300-hero.png

A ultima vez que fiz isso, não me recordo da marca do portátil, foi entrar no modo recovery no arranque e repus o sistema. Tente aceder ao pressionar a tecla F10 ou F11 no arranque antes do logo do portatil aparecer.

Uma alternativa é comprar uma drive ótica externa na web, arranja fácil nos sites de comprar chineses da moda por menos de 20€.
  12.  # 692

Se o objetivo for formatar, é colocar uma pen com Windows, pode fazer a mesma com o MediaCreationTool da Microsoft.
    Se for para repor a password de admin, pode utilizar um hirenboot ou outra ferramenta para "martelar" a password.
  13.  # 693

E agora?

Alguém consegue ajudar?
      satellite-m300-hero.png

O seu objetivo é copiar dai ficheiros/fotos/videos ou executar algum programa/software?

Se for copiar ficheiros, já vi pessoas a irem a lojas de fotografos / impressão e pedirem para tirar os dados do cd. Pode valer a pena pagar e despachar o tema.

Se for para executar/instalar algum programa, estará limitado a windows e poderá ficar limitado ao sistemas operativos da altura ou tentar compatibilidade nos mais recentes.

Se é autodidata as alterantivas referidas de flashar uma pen e correr um so (windows/ubuntu..) são as mais práticas.
  14.  # 694

Se experimentar uma distro linux light tipo Linux Lite ou Lubuntu essa máquina até voa.
  15.  # 695

Obrigado!
    Vou ver o que consigo fazer.
  16.  # 696

Curiosidade: a Toshiba deixou de produzir portáteis há 5 anos.
    Agora o que farão?
  17.  # 697

IA:
    Sim, a Toshiba deixou oficialmente de produzir portáteis em 2020, quando vendeu a sua participação restante de 19,9% no negócio à Sharp, que já era proprietária de 80,1% desde 2018. A divisão foi integrada e renomeada como Dynabook pela Sharp.

Foco em outros negócios: A saída do mercado de portáteis fez parte de uma reestruturação mais ampla da Toshiba, que passou a focar-se em negócios como equipamentos corporativos e industriais, incluindo robôs e supercomputadores.
    • eu
    • 28 outubro 2025

# 698

Colocado por: Alexandre SilvaCuriosidade: a Toshiba deixou de produzir portáteis há 5 anos.

Estas grandes marcas, quando a concorrência aperta e as margens baixam numa determinada área de negócio, abandonam essa área e focam-se onde o lucro é maior.

É pena, eles faziam portáteis muito bons.

Mas todas as grandes marcas fazem o mesmo.
  18.  # 699

Colocado por: eu

Estas grandes marcas, quando a concorrência aperta e as margens baixam numa determinada área de negócio, abandonam essa área e focam-se onde o lucro é maior.

É pena, eles faziam portáteis muito bons.

Mas todas as grandes marcas fazem o mesmo.

Continuam a fazer como Dynabook
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  19.  # 700

Colocado por: Alexandre SilvaAlguém consegue ajudar?

No youtube ensinam a eliminar pass de acesso.
    É só procurar "esqueci password windows".

0.1783 seg. NEW