Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 10 fevereiro 2020

# 321

Colocado por: CarvaiE aonde o Estado vai buscar o dinheiro ? Quase exclusivamente ao setor privado.

Também entraram muitos milhares de milhões da UE e por via da dívida pública.
  1.  # 322

https://www.dinheirovivo.pt/economia/metade-das-obrigacoes-a-emitir-este-ano-e-para-pagar-uma-divida-de-socrates/?amp=1

Um pormenor no final do artigo:

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) insiste que há, de facto, condições para que o saldo orçamental final de 2019 (em contas nacionais, as que interessam a Bruxelas e para avaliar o cumprimento do Pacto de Estabilidade) fique “em torno do equilíbrio, não sendo de excluir a possibilidade de um ligeiro excedente orçamental”, diz a entidade.

Há fatores que explicam isso. A coleta de impostos está a correr muito bem, o investimento público não arrancou como era suposto e ficou abaixo do orçamentado e há fatores extraordinários que eram para acontecer, mas foram adiados. É o caso do pagamento de uma indemnização judicial por parte da Câmara de Lisboa no valor de 170 milhões de euros. Devia ter caído em 2019, mas afinal, fica para mais tarde.

Como é conhecido neste governo, as contas são à base de cativaçoes e empurrar com a barriga para a frente...
  2.  # 323

Colocado por: eu
    Também entraram muitos milhares de milhões da UE e por via da dívida pública.

O dinheiro da UE também vem dos contribuintes europeus (já ouviu falar no Brexit) e a divida é para os netos pagarem...

"A coleta de impostos está a correr muito bem,"
    Porque é nisto que o Estado é bom, no saque fiscal.
  3.  # 324

4.  # 325

5.  # 326

Colocado por: euTambém entraram muitos milhares de milhões da UE

Sim, os contribuintes de fora de Portugal também têm dado o seu contributo, não são só os nacionais.

Colocado por: eupor via da dívida pública.

A tal que os impostos sobre os privados vai pagando.
  6.  # 327

J.Fernandes

não defenda os privados assim tanto, sabe muito bem que não vivemos propriamente um liberalismo sem muletas ( a mama do estado de uma forma ou de outra)
    ou acredita na pureza? não sei números mas uma boa parte do privado vive do dinheiro do estado e outra parte vive do trafico de influencias...do estado.
  7.  # 328

Colocado por: marco1mas uma boa parte do privado vive do dinheiro do estado

Desculpe mas não é ao contrario?

Então quem paga? não diga que descobrimos petróleo?

Uma minoria do privado vive á conta do estado e esses são os amigos do sistema, mas maior parte não tem a felicidade de meter a mão á panela, maior parte é crivada de impostos para pagar isto tudo.

Qualquer pequeno/médio empresário tem um sócio dentro da empresa que nada faz e no fim do ano leva mais dinheiro que o patrão, mas quando dá prejuízo não mete lá 1€.
    Concordam com este comentário: leandro_m
  8.  # 329

Colocado por: marco1uma boa parte do privado vive do dinheiro do estado e outra parte vive do trafico de influencias...do estado.

Uma coisa é certa, aproximadamente 100% do dinheiro público é dinheiro extorquido aos privados, portanto dizer que há privados a viver do estado é equivalente a dizer que há alguns privados a viver à custa de quase todos os outros privados.
  9.  # 330

Colocado por: J.Fernandesé dinheiro extorquido aos privados

Calma, que tem que haver impostos

Kkkkkk

O dinheiro é que deveria ser gasto e gerido por gente honesta e inteligente, se o que os privados pagam em impostos fosse bem gasto ninguém acharia caro, agora entre bancos e PPP é fazer as contas, ou melhor é não fazer as contas pois deve ser deprimente o valor que gastamos nos últimos 10 anos, se a isso juntarmos os juros da dívida é a cereja no topo do bolo.
  10.  # 331

Colocado por: JoelMestradas, transportes públicos, serviços públicos, ver televisão, comunicações

O problema muitas vezes não está em pagar, está em pagar e ser mal servido, é o mesmo que ir ao restaurante e passar fome saímos de lá com a sensação que fomos roubados, com o estado quem trabalha no privado tem mais ou menos a mesma sensação.
  11.  # 332

Colocado por: rsvaluminio

O problema muitas vezes não está em pagar, está em pagar e ser mal servido, é o mesmo que ir ao restaurante e passar fome saímos de lá com a sensação que fomos roubados, com o estado quem trabalha no privado tem mais ou menos a mesma sensação.

É qual é sensação dos privados quando aldrabam ivas, ircs , etc ?
    Não me venham dizer que não ! Só em 2016 foram transicionados 46 mil milhões de euros por debaixo da mesa ! Coisa pouco . Apenas 26% do PIB ...
  12.  # 333

Colocado por: enf.magalhaes
    Não me venham dizer que não ! Só em 2016 foram transicionados 46 mil milhões de euros por debaixo da mesa ! Coisa pouco . Apenas 26% do PIB ...

Deve ser parecida a quando um FP faz uma casa e pergunta se dá para ser sem factura porque não quer pagar o IVA, os santos na minha terra estão todos na igreja.

Colocado por: JoelM

Mas parece que toda a gente gosta da maneira como o estado é gerido, afinal votam sempre nos mesmos...

O sistema está montado é totalmente indiferente em quem se vota, mudar as pessoas é fácil mudar o sistema só é possível com um 25 de Abril bem feito
  13.  # 334

Colocado por: enf.magalhaes

O que eu me rio quando leio coisas deste género..

Se quem lê soubesse o que é a famosa "economia paralela", evitava-se tanto disparate..
  14.  # 335

Colocado por: JoelM

Com um estamos onde estamos, onde é que outro ia ser diferente? O problema está nas pessoas, não no sistema!

Sim nas pessoas que montaram e vivem a conta do sistema.

Quem não vive á conta do estado tem que pagar para manter esse mesmo estado.
  15.  # 336

as empresas seja do que for mais in, são aquelas a quem de alguma forma foram adjudicados serviços pelo estado.
  16.  # 337

Colocado por: rsvaluminioO sistema está montado é totalmente indiferente em quem se vota, mudar as pessoas é fácil mudar o sistema só é possível com um 25 de Abril bem feito

O Sá Carneiro tentou mudar e acabou como acabou...
  17.  # 338

Colocado por: Bricoleiro

O Sá Carneiro tentou mudar e acabou como acabou...

O Sá Carneiro só estava no lugar errado à hora errada, o "acidente" foi programado para acontecer ao Amaro da Costa!
  18.  # 339

Colocado por: JoelMDeve querer dizer que o j Fernandes não usa nada que é feito / financiado com dinheiro de extorquido, nada de usar estradas, transportes públicos, serviços públicos, ver televisão, comunicações, etc etc etc. Espero que seja coerente nessa sua visão!

Eu uso estradas, serviços públicos, até já fui a hospitais públicos, tudo a que tenho direito como contribuinte.
    Mas quando me cobram cada vez mais impostos e me oferecem cada vez menos em troca, também tenho todo o direito de me sentir extorquido.
    Concordam com este comentário: Carvai, TicMic
  19.  # 340

Colocado por: 21papaleguas
    O Sá Carneiro só estava no lugar errado à hora errada, o "acidente" foi programado para acontecer ao Amaro da Costa!

Era ministro da defesa de Sá Carneiro, o chefe do governo era Sá Carneiro.
    Quando se apontam críticas, elogios, atitudes ou factos a um governo, fala-se no chefe, no cabeça de lista. Não sei se eram todos alvos ou não, mas a comichão nos donos do sistema foi provocada pelo governo de Sá Carneiro.

0.1133 seg. NEW