Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

    Colocado por: JoelMos cortes só de uma vez chegaram aos 12%...

    Eu estava falar dos cortes do mesmo autor que aprovou os aumentos, não do sucessor.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
    • eu
    • 20 abril 2020

     # 542

    Colocado por: J.FernandesO problema do país não são só os aumentos de 0,3%. Mas também são.

    Nesta fase do campeonato, o principal problema é a redução brutal do PIB e todas as suas consequências.
  2.  # 543

    Colocado por: euNesta fase do campeonato,

    Nesta fase do campeonato aumentar f.p´s é insultar desempregados, pessoas em lay off, pequenos empresários que tiveram de fechar o negócio, etc., etc.
    Concordam com este comentário: Luis Santos Duarte
  3.  # 544

    Colocado por: euo principal problema é a redução brutal do PIB

    Se o problema é a redução do PIB, vamos dar uma ajuda aumentando a despesa pública!
    • eu
    • 20 abril 2020

     # 545

    Eu concordo (em parte) que é um mau sinal não suspender os aumentos na FP, até porque provavelmente no orçamento do próximo ano estes aumentos vão ser comidos por um aumento da carga fiscal.

    Mas esta obsessão com os FP (ainda por cima numa altura em que alguns são tão importantes) é doentia, presumo que mais por razões ideológicas que propriamente racionais.

    Só assim se justifica concentrarem tanto a vossa atenção nos FP, quando toda a economia está à beira do colapso.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  4.  # 546

    Colocado por: Carvaihttps://eco.sapo.pt/2019/12/11/valorizacao-salarial-da-funcao-publica-custa-715-milhoes-no-proximo-ano/
    "De acordo com o documento, a valorização salarial custará 715 milhões de euros no próximo ano, incluindo progressões, promoções, aumentos salariais, revisão de carreiras e “outros direitos”.

    Este valor significará um aumento médio por trabalhador de 3,2% em 2020, sublinha o Ministério."

    Pogressoes ?!
    Será que é desta ? É que apesar das promessas , carreiras publicadas em diário da República , etc contínuo no primeiro nível remuneratório de enfermagem ...
    Eu dispenso aumentos... Só gostaria de saber se a carreira é a sério ? Quando é para implementar por todos os enfermeiros do SNS? Ou se vou para a reforma como se fosse recém licenciado ...
    O PM bem disse que os enfermeiros iam ter as carreiras descongeladas em 2018 ! Estamos em 2020 e estou na mesma .... eu compreendo a situação do país e estou disposto a sacrifícios desde que sejam sinceros e definiam uma carreira e uma data real e definitiva para a implementar ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis Santos Duarte
  5.  # 547

    Colocado por: euMas esta obsessão com os FP (ainda por cima numa altura em que alguns são tão importantes) é doentia

    Acho que há razões, isso sim, para dizer que a obsessão em proteger os f.p´s de todas as agruras que o resto do país atravessa, é que é doentia. Ainda por cima quando os mais desprotegidos continuam a ter de pagar os aumentos dos outros.

    E se há muitos que neste momento têm um trabalho crítico, muito exigente e extenuante, então esses poderiam receber um subsídio extra temporário, não me chocaria nada.
  6.  # 548

    Colocado por: enf.magalhaesO PM bem disse que os enfermeiros iam ter as carreiras descongeladas em 2018 ! Estamos em 2020 e estou na mesma

    Este PM é o mesmo gajo que há uns anos atrás se insurgia contra o alegado convite do Passos Coelho para os jovens licenciados emigrarem. Até á dias deram como exemplo o enf. Luis no UK.
    Será o mesmo que agora oferece meia dúzia de euros/hora aos enfermeiros ao mesmo tempo que no UK oferecem 2600€ aos enfermeiros portugueses em inicio de carreira?
    • eu
    • 20 abril 2020

     # 549

    Colocado por: J.Fernandesa obsessão em proteger os f.p´s de todas as agruras que o resto do país atravessa

    Pode ficar descansado: eles foram castigados com a austeridade de 2011 e certamente serão castigados novamente com a austeridade de 2021.
  7.  # 550

    Aí está um bom negócio: comprar petróleo e queimá-lo. Já estão a pagar a quem o compra.


    https://eco.sapo.pt/2020/04/20/petroleo-afunda-40-ja-so-vale-11-dolares-em-nova-iorque/
    • eu
    • 20 abril 2020

     # 551

    Colocado por: CarvaiSerá o mesmo que agora oferece meia dúzia de euros/hora aos enfermeiros ao mesmo tempo que no UK oferecem 2600€ aos enfermeiros portugueses em inicio de carreira?

    Então mas afinal é favorável aos aumentos dos FPs ou não?

    Decida-se.
  8.  # 552

    Colocado por: eueles foram castigados com a austeridade de 2011

    Quem foram castigados foram os desempregados, os que tiveram de emigrar e quem foi à falência, os f.p´s passaram pela crise de 2011 relativamente incólumes, apenas com uma pequena perda de rendimentos em relação àqueles.
  9.  # 553

    Colocado por: euPode ficar descansado: eles foram castigados com a austeridade de 2011 e certamente serão castigados novamente com a austeridade de 2021.
    obviamente que sim, mas pense em quem perdeu emprego, casa, se viu obrigado a recorrer a caridade. Essas pessoas não foram mais castigadas? A obsessão surge porque quando houve retoma económica a prioridade não foi zelar pelas condições de trabalho dos precários por exemplo, foi sim repor as 35h da FP.

    Não acho que os FP sejam bem pagos nem tão pouco mais ou menos, Considero que existe uma clara dicotomia e diferença de tratamento que potencia a cisão social e essas opiniões extremadas. Neste um FP encara a crise que se avizinha com uma leveza de alma muito maior, do que o trabalhador do privado, pois o último pode perder emprego, com o tempo pode perder a casa, antes disso pode não ter com o que alimentar a família. Alguém consegue ser razoável perante esta possibilidade?
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  10.  # 554

    Colocado por: eu
    Então mas afinal é favorável aos aumentos dos FPs ou não?

    Decida-se.

    Se tiver paciência podia ler um post anterior onde dizia que o pessoal do SNS e das Forças de Segurança eram muito mal pagos.
    Mas sabemos como funciona a coisa, se um é aumentado todos, mesmo os inúteis, têm que ser aumentados.
    E se dessem um prémio generoso (como fizeram os donos dos supermercados ) aos 10 ou 15 mil de profissionais que estão a tratar diretamente os 1300 internados com o virus, estava aqui para aplaudir. E não dou para peditórios pois já vimos como aconteceu em Pedrogão e similares.
  11.  # 555

    Colocado por: JoelMtem de se informar melhor...

    Você é que tem de começar a abrir os olhos.

    Os desempregados, as empresas falidas, os que tiveram de emigrar, eram f.p.´s?!
  12.  # 556

    Colocado por: JoelM"Apesar de haver um novo apertar do cinto já este ano, é em 2011 que a austeridade vai sentir-se mais. E, no extenso rol de medidas, a função pública é mesmo o sector mais sacrificado. Além dos cortes nos rendimentos, que vão oscilar entre os 3 e os 10% para os salários superiores a 1500 euros, o Governo vai ainda reduzir os encargos com a ADSE, congelar as promoções e as progressões, reduzir as contratações na administração pública e ainda aumentar em 1% as contribuições para a Caixa Geral de Aposentações. As medidas atingem cerca de 700 mil funcionários públicos, sendo que as reduções salariais, de acordo com o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, afectarão entre 200 e 250 mil trabalhadores do Estado."
    Como é que mede o impacto que a crise teve no privado em percentagem? Conheci nessa altura muitas pessoas que viram os seus ordenados reduzidos em 20-30%. Conheci pessoas saídas da faculdade e que se ofereciam para trabalhar de borla porque não havia oferta e conheci muitos amigos que emigraram, e até hoje não voltaram. No meu caso particular posso-lhe dizer que tive uma redução de ordenado (em troca de empregos) de 76%, a qual me vi obrigado a aceitar para continuar a cumprir com as minhas obrigações. Tive de aturar o meu novo patrão a "gabar-se" dos investimentos imobiliários que fazia nesse periodo quando reduziu o salário de toda a equipa. No fim não deu mais e decidi trabalhar por conta própria, assumindo eu todos os riscos.

    Portanto não venha tentar dizer que a FP foi quem mais sentiu a crise, sofreram também obviamente, mas ao menos tinham a segurança do emprego e o salário ao dia 23.
  13.  # 557

    Colocado por: CarvaiMas sabemos como funciona a coisa, se um é aumentado todos, mesmo os inúteis, têm que ser aumentados.
    Este é o foco do problema. O salário na FP não ser indexado à produtividade.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 558

    Colocado por: HAL_9000O salário na FP não ser indexado à produtividade.

    Está indexado ao saque, quanto mais impostos sacarem mais ganham.
    • eu
    • 20 abril 2020 editado

     # 559

    Colocado por: HAL_9000obviamente que sim, mas pense em quem perdeu emprego, casa, se viu obrigado a recorrer a caridade. Essas pessoas não foram mais castigadas?


    Sim, e? Perante essa desgraça, afinal o que seria aceitável? Despedir todos os FP? Cortar-lhes 70% do ordenado? E já agora, porque não cortar também o salário de todos os funcionários privados que mantiveram o emprego?

    Eu vejo aqui um ódio (sim, é a palavra certa) aos FP completamente irracional. São os bodes expiatórios para tudo, agora, até para a crise provocada pelo covid19.

    Curiosamente, a maior fatia do OE do estado até vai para pensões e prestações sociais e não para os salários dos funcionários públicos. É por isso que é irónico ler aqui um pensionista a falar em saque.
  15.  # 560

    O problema não são os FP. O problema é a gestão do nosso país que é feita de forma a ser mais "carinhosa" com uma determinada classe...
 
0.1678 seg. NEW