Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 641

    Agora ainda ia ser melhor cima vez que vem cheques em branco da UE... Quando era até agora a UE que impunha alguns limites...
    O centeno para todos os efeitos, consideremos correta ou errada a maneira de agir dele o que queria era resultados positivos.

    Agora que já se assumiu que vamos ter grandes défices sem tetos e dinheiro da UE para gastar quase sem controlo vai ser o descalabro...
  2.  # 642

    O melhor era distribuir em cartão por todos os contribuintes que só desse para usar em produtos nacionais
  3.  # 643

    Bem feito, não votassem PS, o partido da banca rota, no passado, presente e futuro.
    Quem sai aos seus não degenera.
    Concordam com este comentário: manelvc
  4.  # 644

    "Celebra-se hoje em Portugal, dia 11 de Junho, o Dia da Libertação de Impostos – um dia que certamente deveria ser feriado todos os anos. O Dia da Libertação de Impostos representa o dia em que em média os trabalhadores deixam de trabalhar para o estado (apenas para pagar impostos e assim cumprir as suas obrigações fiscais) e passam a trabalhar para si. Na prática, somos todos trabalhadores do estado durante cerca de meio ano."
    in https://oinsurgente.org/
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 12 junho 2020

     # 645

    Colocado por: CarvaiCelebra-se hoje em Portugal, dia 11 de Junho, o Dia da Libertação de Impostos

    A carga fiscal em Portugal é uma desgraça, um dos fatores que impede o empreendedorismo e o desenvolvimento do País.

    Nisto, concordo consigo.
    • MVA
    • 12 junho 2020 editado

     # 646

    Colocado por: BricoleiroBem feito, não votassem PS, o partido da banca rota, no passado, presente e futuro.
    Quem sai aos seus não degenera.
    Concordam com este comentário:Anonimo12122020,manelvc


    Não se votava no PS e votava-se em qual? Qual a alternativa viável? Os lunáticos do BE que querem nacionalizar tudo? Os comunistas cuja ideologia trouxe fome em massa nos locais onde foi implementada? O populista do Ventura? Os da IL que querem privatizar tudo? A racista da Joacine? O PSD do Rio que tem demonstrado consecutivamente ser um flop? Os do PAN que se fossem governo gastavam o orçamento todo em medidas animais e ambientais?

    A realidade é que não há alternativa ao PS neste momento.
    • MVA
    • 12 junho 2020 editado

     # 647

    Colocado por: eu
    A carga fiscal em Portugal é uma desgraça, um dos fatores que impede o empreendedorismo e o desenvolvimento do País.

    Nisto, concordo consigo.


    Eu aqui não posso de todo concordar. Os países mais próperos e com melhor qualidade de vida da União Europeia são precisamente aqueles que têm os impostos mais elevados da UE: Suécia, Dinamarca, Austria, Finlândia (fonte: https://tradingeconomics.com/country-list/personal-income-tax-rate?continent=europe ).

    A diferença é que lá não existe corrupção nem jobs for the boys e os impostos são bem aplicados.

    Mas vocês podem sempre mudar-se para a Roménia e Bulgária que são respectivamente os dois países com impostos mais baixos da UE.
    • MVA
    • 12 junho 2020 editado

     # 648

    Suécia e Portugal são países com a mesma população (aprox. 10,4 milhões de habitantes cada país).
    No entanto o PIB da Suécia é de 556 biliões de doláres, enquanto o de Portugal é menos de metade !!!! (241 biliões de doláres). Será por causa dos impostos excessivos em Portugal?

    Imposto sobre o rendimento: 57% (Suécia) vs 48% (Portugal)
    IVA: 25% (Suécia) vs 23% (Portugal)
    TSU das empresas: 31,42% (Suécia) vs 23,75% (Portugal)
    IRC das empresas: 21,7% (Suécia) vs 21% (Portugal)

    E no entanto não vejo nenhum Sueco a querer imigrar para Portugal.

    O problema de Portugal não são os elevados impostos, mas sim os ridiculamente baixos salários:

    Salário médio em euros: 3194 (Suécia) vs 1418 (Portugal)
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  5.  # 649

    Colocado por: MVAEu aqui não posso de todo concordar. Os países mais próperos e com melhor qualidade de vida da União Europeia são precisamente aqueles que têm os impostos mais elevados da UE: Suécia, Dinamarca, Austria, Finlândia (fonte:https://tradingeconomics.com/country-list/personal-income-tax-rate?continent=europe).

    Há sempre um "pormenor" que fica esquecido quando se fazem estas comparações, é que com um salário bruto em Portugal de pouco mais de 3000 euros já se pagam 45% de IRS - já se é rico! - enquanto que para se atingir essa taxa nos países que nomeou são precisos muitos mais milhares de euros ao fim do mês.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
    • eu
    • 12 junho 2020

     # 650

    Colocado por: MVAO problema de Portugal não são os elevados impostos, mas sim os ridiculamente baixos salários:

    E se o IRS fosse mais baixo? O que aconteceria aos salários?

    Quanto ao resto da sua intervenção, esses países não têm uma boa economia porque têm impostos altos. A relação de causa-efeito não será bem essa...
    Concordam com este comentário: J.Fernandes
  6.  # 651

    Colocado por: MVASerá por causa dos impostos excessivos em Portugal?

    Também terá a sua quota parte de responsabilidade.
    Porque se não viu nenhum sueco a querer imigrar para cá - na verdade devem haver bastantes, principalmente reformados - também não vê muitas empresas a quererem vir para cá, porque muitas preferem sistemas fiscais mais amigos, como os dos nossos concorrentes do leste europeu.


    Colocado por: MVAO problema de Portugal não são os elevados impostos, mas sim os ridiculamente baixos salários:

    Mas podemos continuar: os salários não são um problema, são um sintoma da baixa produtividade nacional.
    • MVA
    • 12 junho 2020

     # 652

    Colocado por: eu
    E se o IRS fosse mais baixo? O que aconteceria aos salários?

    Quanto ao resto da sua intervenção, esses países não têm uma boa economia porque têm impostos altos. A relação de causa-efeito não será bem essa...


    Esses países têm uma boa economia porque têm impostos altos e porque não têm corrupção (frisei este ultimo ponto nos meus posts). Neste países há um investimento publico brutal do Estado na economia, que só é possível com elevados impostos.

    Em resposta à sua outra pergunta, se em Portugal o IRS fosse mais baixo, o salário liquído dos Portugueses seria melhor, mas continuariam a não ter onde cair mortos.
    • MVA
    • 12 junho 2020

     # 653

    Colocado por: J.FernandesMas podemos continuar: os salários não são um problema, são um sintoma da baixa produtividade nacional.


    Há uma causa-efeito e o seu efeito reciproco.

    O meu emprego é altamente qualificado. Sou doutorado e trabalho numa equipa com mais alguns doutorados onde desenvolvemos carros autónomos. Isto em Portugal, mas numa empresa Alemã.

    Precisamos desesperadamente de contratar doutorados com bons conhecimentos na área. Metemos um anuncio em todas a plataformas e só se candidatam 1 ou 2 pessoas (na maioria dos casos não são qualificadas para o cargo). A questão não é o salário, porque no anuncio não é explicito o vencimento. No entanto ninguém se candidata.

    A casa mãe na Alemanha mete o mesmo anuncio, mas para trabalhar lá na Alemanha. Ao fim de 1 semana já receberam mais de 100 CVs de pessoal doutorado, altamente especializado com vários papers publicados na área, com experiência cientifica e com patentes lançadas.

    Para a minha equipa ser produtiva é preciso lançar produtos de valor acrescentado para o mercado. Se nem sequer conseguimos contratar, como é que vamos fazer algo produtivo?

    Se para Portugal só vem cá parar brasileiros e ucranianos com o 9º ano, como é que nós vamos fazer algo?
    Por raio há um gajo chinês ou mexicano que seja doutorado e altamente qualificado na área que eu preciso, de vir para a minha empresa, quando pode ir para a Suécia ganhar 3 vezes mais?

    Para aumentar seriamente a produtividade é necessário atrair gente altamente qualificada para o nosso país. E para isso é preciso pagar bons salários.

    É uma faca de dois gumes: sem bons salários não conseguimos aumentar a produtividade, mas sem aumentar a produtividade não conseguimos aumentar os salários.
  7.  # 654

    Colocado por: MVAMetemos um anuncio em todas a plataformas e só se candidatam 1 ou 2 pessoas (na maioria dos casos não são qualificadas para o cargo).

    Claro que sim, como eu tenho vindo a repetir há muito tempo: a causa principal da baixa produtividade nacional radica na baixa escolaridade/formação da população.

    Colocado por: MVAÉ uma faca de dois gumes: sem bons salários não conseguimos aumentar a produtividade, mas sem aumentar a produtividade não conseguimos aumentar os salários.

    Nada disso. As prioridades deveriam estar claras na cabeça de todos: mais educação para ter mais produtividade, para no fim as empresas poderem pagar melhor salários.

    Colocado por: MVAPara a minha equipa ser produtiva é preciso lançar produtos de valor acrescentado para o mercado.

    Você sem gente qualificada como é que consegue lançar produtos concorrenciais de grande valor acrescentado?! Há uma questão prévia a todas: educação e qualificação.
  8.  # 655

    Colocado por: MVAEsses países têm uma boa economia porque têm impostos altos e porque não têm corrupção

    Mais impostos não fazem melhor economia, se existe relação é mais ao contrário. E há corrupção nesses países, deverá ser menos, mas há.
  9.  # 656

    Colocado por: JoelMe nao "usarem" as pessoas com formacao de pouco adianta

    É preciso que haja pessoas com formação para usarem ferramentas modernas e conseguirem estar atualizadas. Porque senão acontece isto:

    Colocado por: MVAMetemos um anuncio em todas a plataformas e só se candidatam 1 ou 2 pessoas (na maioria dos casos não são qualificadas para o cargo).
  10.  # 657

    Colocado por: JoelMnao se esqueca de descontar o custo de vida nos 2 países... 3000euros brutos em PT nao é igual a 3,000 brutos na suecia!

    Mesmo descontando o diferente nível de vida...50% de imposto sobre um salário de 10000€ (ficam 5000€ de rendimento líquido), é muito diferente de 50% de imposto sobre um salário de 4000€ (ficam 2000€ de rendimento líquido).
  11.  # 658

    Colocado por: JoelMEu fiz várias e a empresa ficou a ganhar em produtividade!

    Mas você não percebeu o que eu quis dizer. Você, eu e muitos outros temos formação contínua nos nossos trabalhos e isso é bom e necessário, mas não é com o 9º ou o 12º anos de escolaridade que se consegue fazer engenharia, ou arquitetura por exemplo, há sempre uma formação de base essencial.
    • eu
    • 12 junho 2020

     # 659

    Colocado por: MVAEsses países têm uma boa economia porque têm impostos altos

    Se isso fosse verdade, então a solução para melhorar a economia de Portugal seria simples: bastaria aumentar (ainda mais) a carga fiscal...
    • MVA
    • 12 junho 2020

     # 660

    E não nos podemos esquecer que os nossos próprios formados são muito desaproveitados.

    Nós somos o país onde a esmagadora maioria dos engenheiros tecnológicos quando acabam o curso vão trabalhar em suporte técnico e manutenção de serviços. Nós, conjuntamente com a Rep. Checa, Hungria e Polónia, somos os indianos da Europa.
 
0.2452 seg. NEW